25/06/2016

Resenha: Cidade das Cinzas

Título: Cidade das Cinzas
Autora: Cassandra Clare
ISBN: 9788501087157
Editora: Galera Record
Ano: 2011
Páginas: 404
Compre: aqui

Sinopse:

Clary Fray só queria que sua vida voltasse ao normal. Mas o que é “normal” quando você é uma Caçadora de Sombras assassina de demônios, sua mãe está em um coma magicamente induzido e você de repente descobre que criaturas como lobisomens, vampiros e fadas realmente existem? Se Clary deixasse o mundo dos Caçadores de Sombras para trás, isso significaria mais tempo com o melhor amigo, Simon, que está se tornando mais do que só isso. Mas o mundo dos Caçadores não está disposto a abrir mão de Clary — especialmente o belo e irritante Jace, que por acaso ela descobriu ser seu irmão. E a única chance de salvar a mãe dos dois parece ser encontrar o perverso ex-Caçador de Sombras Valentim, que com certeza é louco, mau... e também o pai de Clary e Jace.
Para complicar ainda mais, alguém na cidade de Nova York está matando jovens do Submundo. Será que Valentim está por trás dessas mortes? E se sim, qual é o seu objetivo? Quando o segundo dos Instrumentos Mortais, a Espada da Alma, é roubada, a aterrorizante Inquisidora chega ao Instituto para investigar — e suas suspeitas caem diretamente sobre Jace. Como Clary pode impedir os planos malignos de Valentim se Jace está disposto a trair tudo aquilo em que acredita para ajudar o pai?
Nessa sequência de tirar o fôlego da série Os Instrumentos Mortais, Cassandra Clare atrai os leitores de volta para o lado mais obscuro do submundo de Nova York, onde amar nunca é seguro e o poder se torna a mais mortal das tentações.

Resenha:

Enfim chego aqui com a continuação do livro Cidade dos Ossos. E, só para esclarecer, também li esse livro antes de criar o blog e só por isso a resenha está saindo tanto tempo depois. Mas demorar a resenhar não significa que não gostei da série; como disse na resenha anterior, essa é uma das minhas séries favoritas no universo fantástico juvenil, principalmente por ter uma premissa simples, mas que funciona muito bem.

Como a sinopse é enorme e ambienta bem tudo que aconteceu nesse segundo livro, então não farei aquele breve resuminho inicial, ok?! Vamos direto para o que eu achei do livro.


De início eu já afirmo: o segundo livro é melhor do que o primeiro. Como o livro inicial tem que ambientar o leitor nesse novo universo criado pela Cassandra, ele se torna mais explicativo. Nesse segundo, nós já estamos “dentro” da história, o que torna tudo muito mais elétrico e viciante. E, assim como no primeiro livro, a autora nos presenteia com algumas reviravoltas.
“Eu me lembro de quando você falava que crescer acontece quando você olha para trás e percebe que há coisas que gostaria de poder mudar. Acho que isso significa que eu cresci”.
Os personagens também melhoraram, o que torna a leitura ainda melhor e mais expressiva. O que os fez melhor foi o amadurecimento apresentado. Aquele choque inicial pelo contato com o novo mundo passou, fazendo com que eles sejam mais adultos e melhorem seus pensamentos e atitudes.

Simon continua sendo meu personagem preferido, principalmente porque ele é inteligente e muito engraçado, o que torna a leitura mais leve. E, claro, as confusões que ele arruma são excelentes. Por outro lado, também adorei Valentim. Sim, o vilão. Eu gostei da construção dele, por ser um tanto frio, inteligente e estar sempre um passo à frente. Quanto a Clary e Jace: eles continuam sendo bons personagens e também amadureceram. Mas confesso que um pouco do mimimi deles me irrita.


O enredo e os personagens melhoram; e, claro, a Galera não ficou atrás. A capa é maravilhosa e a diagramação está excelente: bonita e confortável. Isso, aliado à escrita ágil da autora, proporciona uma leitura dinâmica. Apesar do livro não ser curtinho, é possível lê-lo rapidamente.
“Talvez fosse verdade o que a rainha Seelie dissera, afinal: o amor transformava as pessoas em mentirosas”.
Obviamente, indico a série para todos que gostam de fantasia infanto-juvenil. Dê uma chance à Cassandra Clare, tenho certeza que a escrita dela irá te cativar.



Comentários
13 Comentários

13 comentários:

  1. Oi Marcos!!!

    Mimizentos sté o último livro, te garanto! kkkk Eu adoro essa série, mas Clary e Jace me irritaram muito durante a leitura. Mas como vc disse, o enredo agrada muito e é tudo tão bem construído, que os mimimis dos personagens principais se perdem na trama.

    Que bom que vc gostou!<3 E que venha cidade de Vidro! *-*

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Olá, Marcos.
    Também achei o segundo livro melhor, só não gostei de ver o sofrimento do Jace hehe. O Simon também conseguiu me encantar nesse segundo livro. Valetim chama mesmo a atenção. Ele é daqueles vilões que a gente fica torcendo por ele hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu desejo as novas edições duplas que saíram, tão lindas *-*
    Meu namorado adora o Simon (ele assistiu a série cmg ♥)
    /quero muitíssimo ler essa série agora.

    Minha Fuga da Realidade

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcos,
    Eu não consigo gostar da Cassandra. Leio essa série para saber o final logo (mentira, eu fui impulsiva e comprei tudo de uma vez quando estava em promoção, agora me arrependi, rs).
    Falta só um para eu acabar e não me animo a ler outra coisa da autora.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Essa coleção é ótima, pena que o filme para a telinha não fez sucesso

    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  7. Essa série roubou minha vida ano passado, você não tem noção da situação que eu chegava na escola.... caindo aos pedaços \o/ porque não conseguia parar de ler... Mas foi uma leitura demasiado envolvente a ponto de sua continuação ter sido uma das mais aguardadas por mim e já está a caminho da minha casa!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Oi Marcos, tudo bem?
    Acho que um pouco do preconceito que eu tinha com a série, também se devia a esse mimimi dos personagens.
    Mas ainda assim, agora darei uma chance aos livros. Afinal você é um amor, mas é chatoooo também hahahha, então se você curtiu, acredito que eu, fã louca de livros juvenis, também vou curtir :)
    E sim, as capas são mesmo maravilhosas.
    Beijos
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Como comentei na resenha anterior, sou super fã desse série. Capas lindas! O trabalho de Cassandra Clare é excelente. Adoro esse gênero literário. Sim, concordo que o segundo livro está melhor, já estamos ambientados com o enredo e personagens, então a leitura flui bem mais fácil. Resenha perfeita. Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Que bom que o segundo livro é melhor. Acho que o autor tem mais liberdade, pois não precisa fazer tantas apresentações. Essas já foram feitas no primeiro livro.
    Bom saber também que os personagens dão uma evoluída.
    Ahhh, tenho que comentar algo que não comentei na resenha do primeiro livro. As capas! Posso não ter interesse na série, mas admiro as capas!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Parece msm mto bom!
    Gostei de saber da evolução dos personagens, não curto qdo a historia fica na mesmice, me agradou mto o segundo livro, agora mais do que nunca qro ler!
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  12. Novamente concordo com você, e também acho Simon o melhor personagem de todos. Mas confesso que não me lembro muito mais. Agora estou assistindo a série pelo Netflix com minha filha.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
  13. Que bom que com o decorrer das publicações foram melhorados os enredos, geralmente é o contrário!
    Sabe que vi muita gente elogiando o vilão dessa série?
    Afffff, preciso ler mesmo! Que vergonha! Já li tanto sobre e ainda não pegay o livro kkk
    bjss

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo