25/06/2016

Resenha: Cidade dos Ossos

Livro: Cidade dos Ossos
Autora: Cassandra Clare
ISBN: 9788501087140
Editora: Galera Record
Ano: 2011
Páginas: 459
Compre: Aqui

Sinopse:

Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.

Resenha:

Eu li Cidade dos Ossos há mais de dois anos, antes mesmo de criar o blog, e só resolvi resenhá-lo agora. Não que eu não tenha gostado do livro, pois a série está entre as minhas preferidas no universo fantástico juvenil. Eu só não sabia se iria conseguir transmitir bem o que senti ao ler o livro depois de tanto tempo. Mas resolvi que já tinha passado da hora de resenhar a obra.

Clary resolve sair para se divertir com seu amigo Simon e escolhe uma casa de festas chamada Pandemônio. Porém, ao fazer a escolha, ela nem imagina que sua vida iria mudar para sempre. Durante a festa, ela presencia um estranho assassinato. Porém, o que é mais assustador é que o corpo sumiu e apenas ela consegue enxergar os assassinos.


Clary está assustada, é claro, mas também fascinada. De uma forma estranha, ela queria saber mais sobre aquele grupo de assassinos. Quando ela menos espera, descobre que está envolvida até a cabeça com aquele grupo e que, talvez, ela não seja tão normal quanto imagina. Clary descobrirá que há mais mistérios em nosso mundo do que supõem suas filosofias.
"– Não pare por aí. Suponho que também existam vampiros, lobisomens e zumbis...– É claro que existem - informou Jace. - Mas você encontra mais zumbis no sul, onde ficam os padres voudun. –– E as múmias? Elas ficam só pelo Egito?– Não seja ridícula. Ninguém acredita em múmias."
Dentro deste enredo, Cassandra consegue criar um mundo fantástico bem original, apesar de se utilizar de elementos já existentes, como anjos, demônios, vampiros e lobisomens. A criatividade da autora está em como ela conseguiu agrupar tantos seres fantásticos dentro de uma mesma história sem desvirtuá-los, mas tornando-os únicos. E, claro, a criação dos caçadores das sombras é o que dá grande mérito à autora.

Além de um bom enredo, o livro também conta com personagens bem construídos. O enfoque maior é em Clary e Jace e eles são os mais trabalhados. Tanto física como psicologicamente, eles são explorados ao máximo, o que dá ao leitor a sensação de conhecer cada um deles há muito.


Porém, apesar deles serem os personagens mais aprofundados por serem os protagonistas, o que mais me agradou foi Simon. Em suas particularidades, com seu jeito meio nerd, meio maluco, ele ganha o leitor sem grandes dificuldades. E como ele amadurece ao decorrer da obra, se torna ainda mais convincente.
“O menino nunca mais chorou, e nunca se esqueceu do que aprendeu: que amar é destruir, e que ser amado é ser destruído”.
Não bastasse o enredo bem construído, a Galera soube trabalhar muito bem o aspecto físico da obra. A capa é maravilhosa, a diagramação é muito boa e confortável. Isso, combinado com uma narração fluida, torna a leitura muito ágil.

Apesar de não ser o melhor livro fantástico de todos os tempos, Cidade dos Ossos tem muitos elementos capazes de prender os fãs do gênero. Como possui uma leitura fácil e rápida, é excelente para ser desbravado entre livros mais complexos. Sem dúvidas, a obra é recomendada.


Comentários
10 Comentários

10 comentários:

  1. Oi Marcos!!!!

    OMG! Vc tbm gostou do Simon!!!!! *o* kkkkk Ele é meu personagem preferido em toda a série. Mesmo com o foco em Clary e Jace, não consigo deixar de gostar dele e de Izzy!

    Adorei sua resenha, fiquei com vontade de ler essa série de novo! rsrsrsrsrs Vc assistiu a série de TV??? Faz um Desbravando a Netflix com ela??? *-* Pedindo demais neh? kkkkk

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Olá, Marcos.
    Eu me interessei em ler essa série por causa das capas maravilhosas. mas acabei gostando muito do mundo criado pela autora. Me apaixonei pelo Jace, então não gostei muito do Simon hehe. Mas ao contrário do livro, na série eu gostei muito dele.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu não tinha interesse em ler as obras da Cassandra, mas tantos amigos me indicaram a série e os livros que dei uma chance ao seriado e adorei, não vejo a hora de lê-los *-*

    Minha Fuga da Realidade

    ResponderExcluir
  5. Como assim você gosta dessa série? Para tudo!
    hahahha
    Nunca imaginei que você gostaria dela :P
    não que eu tenha lido e não curtido. Não que eu tenha preconceito... Tá, ok. Acabei criando um preconceito enorme com essa série por motivos de... sei lá. Acho que porque eu não gosto da atriz que faz a Clary no cinema hahhahah. Daí o preconceito se estendeu e eu acabei vendo essa série como só mais uns livrinhos juvenis e bobos (e olha que eu gosto disso) e acabei nunca lendo, nem me interessando. Mas depois desta revelação, terei que dar uma chance aos livros da autora :)
    Beijooos
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Sou fã desse série, adorei esse livro. Uma leitura fácil, envolvente e com personagens que cativam. Também gosto do Simon, mas sou apaixonada por Magnus Bane, tanto no livro, quanto na série da tv, personagem perfeito! E claro, os queridinhos Clare e Jace! Como sempre, ótima sua resenha. Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Marcos

    Logo que lançou esse livro lembro de estar na Travessa do Barra Shopping e de ter visto a declaração da Stephanie Meyer na capa! Como na época eu era bem fanzoca de Crepúsculo, logo quis ler, mas acabei postergando tanto que até esqueci. Mas aí lançaram o filme e eu assisti: detestei, achei bem ruim mesmo. E depois disso perdi o interesse. Sei que todo mundo fala que o filme não tem nada a ver com o livro, mas sei lá, acho que onde há fumaça, há fogo! Hahahaha
    Que bom que você gostou!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Marcos!!
    Se eu já tinha vontade e curiosidade em ler essa série, depois da sua resenha não tenho mais dúvidas!!
    Estou bastante convencida que a história é sim mto boa, e que não vou me arrepender!
    Capa perfeita! Personagens me agradam mto!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Confesso que fiquei curiosa quando vi sua resenha, pois não são os tipos se livros que vejo que você costuma ler. Também já li essa trilogia mais ou menos na mesma época que você. A minha opinião é muito parecida com a sua. Inclusive só li os três primeiros livros, não me interessei por ler os demais.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
  10. Só li o primeiro capítulo desse primeiro livro, e lembro um pouco da festa kk
    anjos, vampiros, demônicos, fiquei mais interessada pra saber desses demônios inseridos na trama!
    As capas são perfeitas!
    Se bem que as edições econômicas que vi lá no sebo não são brilhosas, mas bonitas também.
    bjs

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo