26/06/2016

Resenha: Cidade dos Anjos Caídos

Título: Cidade dos Anjos Caídos
Autora: Cassandra Clare
ISBN: 9788501092717
Editora: Galera Record
Ano: 2013
Páginas: 364
Compre: aqui

Sinopse:

A guerra acabou e Caçadores de Sombras e integrantes do submundo parecem estar em paz. Clary está de volta a Nova York, treinando para usar seus poderes. Tudo parece bem, mas alguém está assassinando Caçadores e reacendendo as tensões entre os dois grupos, o que pode gerar uma segunda guerra sangrenta. Quando Jace começa a se afastar sem nenhuma explicação, Clary começa a desvendar um mistério que se tornará seu pior pesadelo.

Resenha:

Cidade dos Anjos Caídos dá início à chamada “segunda trilogia” da série Os Instrumentos Mortais. E começou bem, por sinal, principalmente porque o grande protagonista muda: Clary e Jace saem do centro das atenções, apesar deles serem essenciais para a trama, e Simon ganham os holofotes. Como ele é meu personagem favorito, a trama me agradou muito.

Se você ainda não leu os livros anteriores, essa parte pode conter spoiler.

A vida de Simon mudou radicalmente. Ele não queria se tornar um vampiro, mas infelizmente não teve escolhas quanto a isso. Se não fosse o bastante, ele recebeu uma “maldição”, a marca de Caim. Ou seja, qualquer um que tentar fazer mal a ele será punido pela ira divina. Há quem pense que isso é um benefício, mas isso só faz Simon se achar ainda mais estranho.


Por ele ser um vampiro diferenciado, vários grupos do submundo desejam sua companhia. O que já era indesejável para ele, se torna ainda pior quando ele começa a ser perseguido por homens encapuzados. Enfim Simon terá que se assumir como um vampiro e enfrentar as consequências de seus poderes.
“Mas seu pai havia lhe ensinado que matar sem piedade era uma virtude, e talvez fosse impossível esquecer o que os pais ensinavam. Independente do quanto quisesse” (p. 64).
Não obstante, mortes estranhas começam a acontecer e o submundo volta a borbulhar. A paz que foi selada pode chegar ao fim novamente e a guerra pode estourar antes do que todos imaginam. E o pior: Simon, Jace, Clary e Isabelle podem estar no epicentro de tudo.

A partir daqui, resenha livre de spoiler.

Eu achei a premissa do livro muito boa, já o enfoque foi no personagem que eu gosto. Mas tenho que admitir que, apesar de Simon ter evoluído bastante, outros personagens regrediram, principalmente Jace e Clary. Além disso, temos menos ação do que no livro anterior, o que pode incomodar alguns leitores mais ávidos por aventura e lutas.


Jace, que sempre foi um personagem marcante e irônico, está bem mais soturno nessa obra. Já não há grandes tiradas e menos ainda uma participação ativa. Ele parece apenas “apanhar” da realidade. Clary, por sua vez, havia melhorado um pouco no livro anterior e se tornado uma personagem mais forte. Mas essa fase passou. Ela voltou a ser a menina cheio de mimimi e que precisa ser salva. E, claro, faz um drama enorme toda vez que acha que Jace a está ignorando.
“– Às vezes, Clary – disse ele –, o amor não basta” (p. 125).
Porém, em contramão a esses dois, temos uma surpresa: juntamente com Simon, Isabelle também cresce na obra, o que é maravilhoso, já que ela é uma das melhores personagens. Ela se torna ainda mais forte, decidida; e, claro, continua a chicotear as pessoas e coisas, o que eu adoro.

Quanto à parte física, assim como os anteriores, o livro não deixa a desejar. A capa é bela, assim como a diagramação. Além disso, as folhas são amareladas, a letra tem um tamanho confortável e o um espaçamento agradável, o que torna a leitura ainda mais ágil.


De uma maneira geral, o livro é bom e dá uma sequência satisfatória à série. Para quem gosta de fantasia juvenil e/ou da escrita da autora, o livro é mais do que indicado.



Comentários
14 Comentários

14 comentários:

  1. Adoro esse livro, não deixa a desejar em nada! Tão bom quanto os anteriores


    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  2. Não gosto muito de Cassandra Clare (não me bate! kkkk), os livros dela me cansam só de olhar kkkk. São muitas sequencias e livros muito grandes... não sou muito fã, mas admito que muita gente ama as histórias :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcos!

    Esse livro me deixou meio que boba sabe? Eu queria desesperadamente saber o que aconteceria somente com o Simon, e toda vez que a narrativa voltava para Clary e Jace, eu bufava de raiva! kkkkk
    Como vc já sabe, Jace só piora... achei ele mais mimizento que a Clary! kkkkkk

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Agora você ficou feliz não é mesmo? hahah. Legal quando o foco muda. Podemos conhecer mais de outros personagens :)
    Não li toda a resenha, para evitar os spoilers, mas acho que vou gostar dos livros. Bora ler hahahah
    Beijos
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Marcos
    Concordo com tudo o que você falou. Realmente o Jace ficou apagado nesse livro e a Clary que até então eu gostava muito, chegou a me irritar em alguns momentos. E o Simon que até então não era um dos meus favoritos ganhou seu merecido destaque. Parei a série nesse hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi Marcos, não sei porque mas nenhum livro da Cassandra Clare até hoje me chamou atenção. Quem sabe algum dia ainda mudo de ideia.
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  7. Olá! Não li a resenha por causa dos spoilers, ainda pretendo terminar a série! Já tentei ler tres vezes e não consigo sair do primeiro livro! --'
    Não sei pq, afinal o tema é interessante, os personagens, pelo menos alguns, são interessantes e a história tem uma boa temática e desenrolar, mas não consigo terminar! Até comprei aquela edição de colecionador linda com capa holográfica, mas não cosigo levar a leitura adiante, acho que pq assisti ao filme primeiro, e ele não me agradou muito, espero que depois de conseguir terminar o primeiro a série flua bem melhor.
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Marcos!
    Bom....como não sei nada sobre Instrumentos Mortais e não li nenhum dos livros do spin-off, você pode imaginar que fiquei meio perdida na resenha, né? Rsrs
    Mas que bom que você está gostando da série. Às vezes esse tipo de leitura leve é tudo o que queremos, não é mesmo? Sinto isso com os livros da Richele Mead.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Oi.
    Até agora achei a série fantástica, super fã! Ainda não li Cidade dos Anjos Caídos, super ansiosa! Estou fazendo uma releitura da trilogia anterior, pois algumas partes ficam no esquecimento...Sempre é uma ótima leitura. Obrigada pela resenha, como sempre, ótima! Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Oi Marcos!!!

    Eu ainda não li nada da Cassandra, eu sei, uma vergonha!Mas realmente o pessoal sempre fala bem da construção dos personagens e do universo que ela cria! Um dia minha preguiça por séries grandes vai passar e irei conferir!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. Uool! Cada livro d Cassandra me convence mais que tô perdendo uma série bacana!
    Está mto bom a série, os personagens estão ainda melhores que os outros, me agradou mto!!
    Em breve qro ler todos!
    Parabéns pela resenha Marcos!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Não vi esses três livros ainda. E ao mesmo tempo em que gostei do Somin e a Isabelle serem os protagonistas, não gostei da regressão, do casal principal. Ainda estou na dúvida se quero investir neste livros. Vou aguardar a resenha dos outros dois.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
  14. Marcos, tenho muita vontade de ler essa série, ainda mais com tantas resenhas positivas, série de tv e tudo mais. Já li vários spoilers inclusive kkkk
    O duro é que tenho preguiça kkkk sério, to optando por livros único ou trilogias, ando muito ansiosa kkkk
    mas ainda lerei esse ano sem falta!
    bjs

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo