27/06/2016

Resenha: Os Contos Completos

Título: Os Contos Completos
Autor: Alberto Mussa
Editora: Record
ISBN: 9788501107220
Ano: 2016
Páginas: 400
Compre: Aqui

Sinopse:

Com sua obra vasta, erudita e tematicamente variada, Alberto Mussa criou esta grande coletânea
Esta coletânea de contos tem, pelo menos, uma particularidade. Os contos que a compõem são, em sua maioria, retomadas de textos anteriores do autor. Não são simples reedições: são reescrituras, novas versões cujo espectro varia desde a quase literalidade até a completa reformulação, ou a mixagem de textos anteriormente dispersos. Do Brasil recém-descoberto às favelas e bares cariocas, da África profunda aos nossos terreiros de candomblé, da Grécia homérica aos sambas-enredos, do Egito faraônico aos poetas árabes pré-islâmicos, Alberto Mussa recolhe mitos e causos até compor um repertório absolutamente original.

Resenha:

Os Contos Completos é meu primeiro mergulho literário na escrita de Alberto Mussa. Aliás, meu primeiro e bom mergulho. A escolha de desbravar algo do autor não foi aleatória: ele tem um currículo de dar inveja. Ele é vencedor dos prêmios Casa de las Américas, o de Ficção da ABL, o Machado de Assis, o Oceanos e o da APCA. Devido às grandes premiações, previa uma escrita rica; felizmente, não estava enganado.

Para entender melhor essa obra, é preciso compreender que, apesar do título, o livro não carrega todos os contos do autor. Além disso, a obra é uma coletânea de textos já publicados em outros livros. Contudo, esses textos foram reescritos, reelaborados e editados, buscando uma melhora significativa, uma nova orientação. Não conheço os textos em sua origem, mas posso afirmar que aqui, no presente trabalho, todos foram excelentes.


O grande mérito do autor na obra é recontar o Brasil de maneira competente e completa. Diferente de muitos autores que prometem abordar o brasileiro e focam apenas nas classes socialmente prestigiadas, Mussa busca um retrato real, percorrendo diversas facetas do brasileiro. Desta forma, encontrar-se-ão no livro textos abordando as favelas cariocas, seus moradores e pessoas de caráter duvidoso; dá espaço aos índios, pobres, negros, bêbados e suas conversas de botequim, cultos africanos... grupos historicamente renegados passam a ganhar voz na literatura do autor. O que é, sem dúvida, digno de aplausos.
“Emboscada, traição – Alemãozinho estava preparado para tudo. Era malandro, claro. Não seria dono das bocas, se não fosse” (p. 21).
O mais interessante é que o autor faz a abordagem de todos esses grupos com grande propriedade, com a certeza de quem viveu ou pesquisou muito. Isso faz com que os contos ganhem em verossimilhança, em beleza e justifiquem os prêmios que seus textos vêm recebendo. Ademais, isso ajuda na identificação do leitor. Ver-se representado na literatura, de modo sério, sem estereótipos mesquinhos, é essencial na construção de leitores.

Outro ponto que merece destaque é a qualidade do autor como narrador de histórias. Seus textos são leves, soltos, mesmo quando se revestem de profundidade e geram reflexão. A escrita de Mussa lembra a fala de um contador de histórias, de alguém que vive para inebriar os sentidos do interlocutor com fatos de espaços e tempos distantes. Isso faz com que o livro possa ser lido de conto em conto, analisado profundamente por partes, ou desbravado em apenas uma “sentada”, apesar do seu tamanho amplo.


Além dos bons textos, o livro também ganha pontos pela boa parte física. A capa é simples, mas interessante. O minimalismo empregado me atrai. A diagramação, por sua vez, é básica, mas confortável, alcançando o objetivo de gerar uma leitura prazerosa. A revisão, como é padrão da editora, está excelente.
“Parece absurdo que uma teoria verdadeira seja o somatório de teorias falsas. Sei que não se trata de uma hipótese provável. Paciência. Num universo estritamente lógico, as coisas improváveis são as únicas coisas possíveis” (p. 88).
Em suma, Os Contos Completos é uma obra rica e que dá voz a quem muitas vezes é esquecido pelos autores. Ademais, merece destaque bela boa escrita e narrativa envolvente. Sem dúvidas, uma obra que merece ser destacada por quem gosta do gênero conto.



Comentários
15 Comentários

15 comentários:

  1. Muito bom, Marcos!
    Já fui mais fã de contos, hoje o que me consome são livros de Serviço Social e tuas resenhas vem sendo uma terapia. Agora nas férias separei uma listinha com alguns livros que tu fez resenha e eu me interessei. Sobre o Mussa, eu não o conhecia, mas com tantos títulos pareceu vergonhoso não conbece-lo...

    www.priscilaaborda.com

    ResponderExcluir
  2. Já tá ficando repetitivo eu falar que não curto coletânea de contos, né? De hoje em diante falarei "Marcos, já sabe, né?"! Hahahaha
    Não conhecia o autor, o que é vergonhoso, visto que é uma pessoa tão premiada.
    Gostei da abordagem que ele faz desses grupos especificos e gostei também de saber que ele faz isso passando verdade pra gente. É bom quando a gente sente que o autor vivenciou aquilo para escrever da melhor maneira possível!

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    não conhecia o livro e confesso que não costumo gostar muito de contos, mas a premissa parece ser boa.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcos!

    Cara, eu tenho que parar de comentar no seu blog, pq toda vez que venho aqui, é um livro a mais na minha lista de desejados! kkkkk

    Não gostei da capa, mas a obra em si me chamou a atenção. Como vc sabe, gosto muito de contos e esse seria um ótimo começo para eu conhecer a escrita do autor, já que nunca ouvi falar dele!

    Ótima resenha como sempre! Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  5. Oii!
    Aaah eu gostei mtooo desse livro, contos me agradam mto, já tinha ouvido fla do autor, mas nunca li nd, já está na listinha!!
    A capa tá linda! Qro ler em breve!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Marcos!
    Apesar desses prêmios tudo, eu não conhecia o autor.
    Você já sabe que curto contos ne? Vou salvar na listinha.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de aniversário do blog Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o autor, provavelmente por não ser muito o tipo de livro que leio, e também não sou fã de contos :( mas o fator de ser uma escrita leve até me animou a ler!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto e adorei a dica!!!!
    Mais um que eu não conhecia e descobri aqui ♥ Adoro descobrir as coisas aqui! Pena que elas me levam à falência.

    Bjks

    Lelê

    ResponderExcluir
  9. Olá, Marcos.
    Não conhecia o autor ainda, mas ele tem um ótimo currículo mesmo. Mas como não é um dos meus gêneros favoritos acho que não leria. E não gostei muito da capa também não. Mas que bom que gostou.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Oi Marcos!

    O minimalismo tb me atrai e de fato o currículo dele é invejável, isso explica a qualidade do livro!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Já ouvi comentários muito positivos sobre esse autor, mas nunca li nada dele. Gosto de contos e essa obra, assim como você citou, é muito rica e envolvente. Com certeza uma ótima leitura. Vou adicionar a minha lista, certo que sim! Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Oi Marcos, tudo bem? Como você já sabe, não tenho o hábito de ler livros de contos. Mas esse chamou bastante a minha atenção. Adoro quando os autores dão voz a pessoas esquecidas. Fico feliz também que o autor não tenha usado de estereótipos para criar seus personagens. Vai para a lista. Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Sabe que eu nunca tinha lido nada sobre o autor? Pois é.
    Mas gostei muito da resenha, e me deixou com vontade de ler, ainda mais trazendo contos falando do Braasil, de uma forma verdadeira e sem preconceitos ou exageros.
    Sempre bom ler mais sobre nossa identidade, mas sem banalidades.
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Marcos
    Não conheço este autor tão premiado, Mas pela resenha Já percebemos que ele realmente deve ser muito bom. Gosto quando o autor relata aquilo que conhece, que já viveu ou participou, e como retrata a cara real do Brasil, deve ser muito interessante.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo