22/06/2016

Resenha: Kenobi

Título: Star Wars – Kenobi
Autor: John Jackson Miller
ISBN: 9788576571995
Editora: Aleph
Ano: 2015
Páginas: 528
Compre: Aqui

Sinopse:

A República foi destruída, e agora a galáxia é governada pelos terríveis Sith. Obi-Wan Kenobi, o grande cavaleiro Jedi, perdeu tudo... menos a esperança. Após os terríveis acontecimentos que deram fim à República, coube ao grande mestre Jedi Obi-Wan Kenobi a missão de proteger aquele que pode ser a última esperança da resistência ao Império. Vivendo entre fazendeiros no remoto e desértico planeta Tatooine, nos confins da galáxia, o que Obi-Wan mais deseja é manter-se no completo anonimato e, para isso, evita o contato com os moradores do local. No entanto, todos esses esforços podem ser em vão quando o “Ben Maluco”, como o cavaleiro passa a ser conhecido, se vê envolvido na luta pela sobrevivência dos habitantes de um oásis esquecido no meio do deserto e em seu conflito contra o perigoso Povo da Areia.

Resenha:

Por se tratar do período de exílio do Kenobi e por passar em um lugar muito, muito distante, chamado Tatooine, eu imaginei que o livro não fosse me surpreender. Pior, supus que ele seria lento. Novamente provei ser apenas um jovem Padawan; enganado estava eu. Kenobi é livro rápido, dinâmico e é uma das melhores obras que já li sobre o universo Star Wars.

Obi-Wan perdeu quase tudo: amigos, um lar, a sua preciosa Ordem Jedi... Mas ganhou uma missão. Aparentemente simples, já que deveria cuidar de uma criança. Porém, ao mesmo tempo, de suma importância: já que aquele infante poderia ser o homem que faria a República renascer.


Para sobreviver de modo anônimo, já que os Jedis estavam sendo caçados, ele abandona seu nome. Ao chegar a Tatooine, Obi-Wan para de existir; ele se torna o “Ben Maluco”, o eremita que mora no deserto e fala sozinho. Porém, quando percebe que até mesmo em lugares esquecidos há injustiças, Ben entende que precisa ajudar, mesmo que isso destrua o seu disfarce.
 “– Eu tento evitar as palavras “sempre” e “nunca” – disse Ben, passando o pano em um prato já limpo. Então, ele assumiu um tom de voz solene: – coisas que parecem permanentes, garantidas, podem encontrar um jeito de mudar rapidamente, tornando-se algo que você nem sequer é capaz de reconhecer. E nem toda mudança é para melhor” (p. 193).
Kenobi é um livro que, como dito anteriormente, me surpreendeu de forma positiva. E isso se deu, em grande parte, por causa da carga psicológica que há na obra. Ben é um homem atormentado pelo passado, pelo que foi obrigado a fazer com seu amigo Anakin. Ele não consegue se perdoar, pois acredita que parte da culpa pelo acontecido é sua. E, claro, isso o corrói um pouco todos os dias.

Diante desta carga pesada que há sobre ele, Kenobi tenta entender o motivo de sua existência, tenta dar um sentido a sua vida. Porém, tudo que ele consegue é tomar a dor como conselheira. Isso até que ele conhece Annileen e seus filhos problemáticos. Esses personagens trazem um ar novo para a vida de Kenobi, uma sensação de felicidade. Porém, isso vem acompanhado de problemas.


O Oásis onde o armazém de Annileen fica é atacado pelo Povo da Areia enquanto Kenobi está lá. Isso o colocará em ação novamente, mesmo que não da forma clássica. E quando um Jedi volta à ação, ele não para mais. Daí em diante, o livro que eu imaginei que seria parado se torna ainda mais rápido, cheio de reviravoltas e com ação de sobra.
“Derrotas tinham de ser sentidas, cada uma delas, e mereciam ser lembradas” (p. 296).
Além do enredo intrincado e da carga psicológica, o livro torna-se envolvente também por causa da excelente narração de John Jackson Miller. Como uma escrita rápida, mesmo contendo um bom número de descrições, e com capítulos curtos, o autor torna impossível querer largar a obra.

Não obstante a excelente construção textual e os personagens cativantes, a obra ainda conta com um aspecto físico incrível. A capa está formidável, a diagramação é bonita e muito confortável e a revisão está perfeita. Só tenho a parabenizar a editora Aleph pelo trabalho primoroso.


Por todos esses aspectos, é claro que eu indico a obra de olhos fechados. Seja fã ou não da série cinematográfica, você tem tudo para gostar do livro.
“Quando as pessoas lhe mostram sinais, é importante lê-los” (p. 342).


Comentários
10 Comentários

10 comentários:

  1. Oi, Marcos

    Acho que você está cansado de me ver comentar que não curto Star Wars, né? Juro que tentei me esforçar, fui ver o filminho, mas não rola.
    Contudo, acho que já disse aqui também que admiro quem curte esse universo, pois eu acho super interessante, cheio de detalhes...
    A edição desses livros é sempre maravilhosa. Que bom que vc se surpreendeu.

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  2. Oiii Marcos, tudo bem??? Eu sou do time da Tami aí hehehhehe
    Quem sabe um dia, quem sabe :3
    Que bom que o livro te surpreendeu e não foi lento como você imaginou :)
    Beijos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcos!

    É impossível um livro do universo de SW não me surpreender! rsrsrsrsrs
    Gostei demais da sua resenha, tanto que comprei o livro e confesso que estou ansiosa para finalizar minha coleção.

    Mais uma vez, parabéns pela resenha Lord! Amo essa série! *o*

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Ai, que tudo a sua resenha! Já sou apaixonada por o universo Star Wars e lendo tão positivamente sobre esse livro, fiquei mais ansiosa ainda para ter em minha estante! Infelizmente não tenho nenhuma obra Star Wars, mas quero todos, com certeza! Super fã, mas pobre!kkkk Valeu essa super dica. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Marcos.
    Você viu lá no blog que comprei finalmente um livro da saga e assim que der eu vou ler. Depois é claro que vou querer ler esse e todos os outros relacionados, porque tenho certeza de que vou gostar hehe. Ainda mais você sendo um conhecedor do assunto dizendo que esse é um dos melhores.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oi tudo bem..
    Não sou muito fã de Star Wars,acho muito legal as capas e tudo ,mas nem os livros nem os filmes me prendem,já tentei mais sabe quando não entra,e infelizmente essa serie é assim ,então eu passo..
    um abraço e muito sucesso :)

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Como já disse aqui, não sou fã de SW, mas tenho acompanhado mtas resenhas, e parece realmente bom para os fãs que não perdem um lançamento da série...
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Marcos
    quero ler alguns livros de star wars mas não sei por quais começar, você poderia passar um e-mail pra mim, se não for muito trabalho, me recomendam os três primeiros livros para ler?
    Pelas resenhas que lei ou parecem serem realmente fantásticos.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
  10. Pela sua resenha deu pra perceber que é um bom livro, envolvente, bem escrito e coerente.
    Mas confesso que não entendo muito desse universo de Star Wars. Todo mês eu prometo pra mim mesma que lerei pelo menos um livro ou assistirei o primeiro filme pra conhecer, mas nunca cumpro,kkkk Porém, tenho muita vontade sim de ler e assistir os filmes, conhecer mais dessa série que parece ser muito interessante e inovadora =)
    Fiquei só de olho na sua coleção do KING,rsrs
    bjss

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo