22/06/2016

Resenha: São Bernardo

Título: São Bernardo
Autor: Graciliano Ramos
ISBN: 8501066656
Editora: 
Record
Ano: 
2003
Páginas: 
272
Compre: Aqui

Sinopse:

As memórias de Paulo Honório, o seco e ambicioso dono da fazenda São Bernardo, são contadas sem rodeios ou floreios neste clássico de Graciliano Ramos.


Resenha:

Há livros que você gosta e há outros que você levará para a vida toda. Para mim, São Bernardo está neste grupo. Minha primeira leitura da obra foi há alguns anos e, desde então, cada releitura torna o livro ainda mais magistral para mim. O motivo? Explicarei cada detalhe.

Nessa obra, acompanharemos a vida de Paulo Honório. Ele, a princípio, era uma criança pobre vinda de um lugar simples. Porém, com o tempo, entende bem a estrutura capitalista e, com uma dose de audácia e inteligência, cresce na vida de maneira quase assustadora. Ele chega ao topo; tão alto que se torna quase inalcançável.


Ao conquistar tudo que queria, Honório ainda quer mais. Contudo, não há mais para ser ganho. Aliás, ele começa a perceber que quando chegamos muito alto, mais alto do que todos, ficamos sós. Paulo, em primeira pessoa, narra a sua vida, a sua trajetória, de garoto pobre ao topo da cadeia alimentar.
“Pouco a pouco ia perdendo os sinais de inquietação que a minha presença lhe tinha trazido. Parecia à vontade catando os defeitos dos vizinhos e esquecido do resto do mundo, mas não sei se aquilo era tapeação. Eu me insinuava, discutindo eleições. E possível, porém, que não conseguisse enganá-lo convenientemente e que ele fizesse comigo o jogo que eu fazia com ele. Sendo assim, acho que representou bem, pois cheguei a capacitar-me de que ele não desconfiava de mim. Ou então quem representou bem fui eu, se o convenci que tinha ido ali politicar. Se ele pensou isso, era doido” (pp. 36-37).
Nessa obra, acompanhamos a coisificação de Paulo. Ao passar das páginas, na proporção que ele ganha sucesso e dinheiro, mais próximo de uma coisa ele se torna. Duro, áspero, rude... Essas são apenas algumas características que o acompanham em sua trajetória. A cada pessoa que ele manipula ou explora para angariar capital, seu caráter se corrompe um pouco mais.

Paulo se deixa tornar tão próximo de uma coisa que já não consegue ver-se mais sendo amado. Porém, ainda assim casa-se. Um casamento de conveniência, vale ressaltar; mas a união é selada. O seu contraste com sua esposa o destrói ainda mais, o deixa ainda mais duro e angustiado, pois ela é tudo o que ele nunca será. Desta forma, ele se torna ainda mais áspero, principalmente com ela.


A aspereza de Paulo é tão grande que se reflete na escrita da obra. Como o livro é narrado em primeira pessoa, acompanhamos também na escrita o tornar-se objeto, o endurecimento. Isso resulta em uma prosa seca, direta, sem muitos adjetivos e metáforas. Entretanto, ao mesmo tempo, a prosa é rica. Não pelas palavras, mas pelo caráter altamente psicológico. Em cada palavra vemos as nuances mais profundas de Paulo, deixando todo o escrito um escarro de sua alma.
“– Literatura, política, artes, religião... Uma senhora inteligente, a d. Madalena. E instruída, é uma biblioteca. Afinal eu estou chovendo no molhado. O senhor, melhor do que eu, conhece a mulher que possui” (p. 173).
Quanta à parte física, talvez para combinar com o estilo da obra, a Record preparou algo bom, mas altamente objetivo. A capa é simples, mas com uma pequena ilustração que tem muito a dizer sobre a obra e o estado de espírito de Paulo. A diagramação é, assim como a capa, bem simples, mas eficaz, visto que as letras e espaçamento possuem um tamanho confortável. Não é belo, mas não deixa que as vistas fiquem cansadas, apesar do papel branco. Ademais, a revisão está excelente, o que é essencial para uma boa leitura.


Desta maneira, diante dos aspectos mencionados, considero São Bernardo uma obra que merece ser lida. Você encontrará certa dose romance, muita crítica social e uma escrita inteligente. Sem falar que Graciliano é um dos grandes autores que o Brasil já teve. Leve esse livro para casa, ele é essencial para a sua formação crítica como leitor. 


Comentários
22 Comentários

22 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marcos

    Nunca li nada do Graciliano e nem me lembrava da existência desse livro para te falar a verdade. Gostei desse negócio de coisificação, da desconstrução do homem. Deve ser interessante acompanhar essa transformação.
    Realmente há livros que nos ensinam muito e nos ensinam mais a cada leitura.
    Eu fiquei interessada no livro e gostaria de conhecê-lo um dia.

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do blog, você escreve muito bem e as resenhas são ótimas! Já tem uma nova seguidora, beijoss

    literalizza.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá!! Confesso que meu amor por Graciliano Ramos se resume à leitura de Vidas Secas em uma longínqua época de pré-vestibular. Mas foi uma leitura que nunca saiu de mim.
    Confesso, ainda, que preciso criar vergonha na cara e ler mais Graciliano.

    Amei sua resenha. Amo quando encontro blogs que se preocupam com qualidade e não apenas como o que dá mais likes e comentários!

    Beijos
    www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcos!

    Conheço a escrita do autor e concordo com vc, Graciliano tem um jeito específico de nos conquistar e de destacar suas obras. Ainda não li este livro, mas pode ter certeza que o adicionarei a minha lista de desejados.

    Adorei sua resenha e a edição parece estar linda! Essa capa tbm ficou maravilhosa!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  6. Oi Marcos, tudo bem?
    Eu acho que as editoras deveriam investir mais nas capas dos nossos clássicos nacionais, são grandes autores, com histórias de uma qualidade que por vezes não vemos mais e poucos divulgados. Geralmente, quem os lê o faz de forma obrigatória para a escola ou vestibular. Esse eu não conhecia, mas com certeza vou colocar na minha lista. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. ah, eu li. eu me sinto sempre culpada em releituras. sei io quanto são importantes, mas fico sempre angustiada de não estar lendo livros nunca desvendados. eu gostei das complexidades dos sentimentos do protagonista. beijos, pedrita meu post está aqui http://mataharie007.blogspot.com.br/2009/01/so-bernardo.html

    ResponderExcluir
  8. Oi, Marcos!
    Fiquei meio traumatizada com o Graciliano Ramos na época do colégio e nunca mais li nada dele, hahaha.
    Shame on me, né?
    Mas adorei o enredo desse livro, achei super interessante isso da coisificação dele, da escrita endurecendo e tudo o mais.
    Quem sabe!

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Marcos, tudo bem? Acredita que ainda não li nada do autor?Vergonha das vergonhas, eu sei. Mas ainda farei isso. Espero que esse ano, mas está dificil :p
    Acho que já havia lido essa postagem da outra vez e curti bastante (como sempre). Acho que essa luta desenfreada pelo poder corrompe mesmo as pessoas :(
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Own! Que lindo!!
    Adorei ♥ Eu não sabia que era da Record. Quando vi este livro na livraria, imaginei que fosse de outra editora.

    Fico feliz que seja da Record, confio no trabalho deles.

    E quanto a obra, posso confiar de olhos fechados. Tanto pela sua resenha, quanto pelo autor.

    Resenha perfeita!

    Bjks

    ResponderExcluir
  11. Que legal! Esse ainda não conhecia, mas parece ser super interessante, gostei :)


    Beijocas,

    www.nossoglamour.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Nunca li nada do autor, e imagino que seria uma leitura bem fora da minha zona de conforto, mas achei interessante a construção do personagem e a sua transformação, algo que claramente foi muito bem trabalhado

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Faz tempo que não leio algo duro e nu como a proza de Graciliano, aliás faz tempo que não leio Graciliano e de repente me deu saudades do choque de realidade, do concreto, de uma escrita firme sobre um personagem que traça um caminho difícil... talvez esteja chegando perto o momento no qual eu deva da uma pausa nos romances para ler algo diferente!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Lembro de ter lido Graciliano Ramos na época do vestibular, há muitos anos atrás. Mas sei que é uma leitura muito inteligente e reflexiva. Sinceramente não me recordo de ter lido S.Bernardo, mas é bem possível que sim. Contudo, seria muito bom reler. Vou procurar adquirir esse livro. Obrigada por sua resenha, sempre muito sincera e clara. Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Olá Marcos, tudo bem??
    Bom não sou mais de ler clássicos, mas eu confesso que gosto de ler resenhas bem escritas de um... esse livro em especial, não me recordo bem, mas a premissa abordada foi bem sugestiva de sua parte... essa questão de todos as coisas serem contra e ele ainda se casar, pode transforma a vida de alguém em algo ruim e chato... acredito que o autor, soube dosar o desenvolvimento destas partes para que o leitor se aprofundasse nos pensamentos do personagem e tentar entender porque ele tomou essa atitude... está ai, fiquei curiosa... xero!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá Marcos, tudo bem??
    Bom não sou mais de ler clássicos, mas eu confesso que gosto de ler resenhas bem escritas de um... esse livro em especial, não me recordo bem, mas a premissa abordada foi bem sugestiva de sua parte... essa questão de todos as coisas serem contra e ele ainda se casar, pode transforma a vida de alguém em algo ruim e chato... acredito que o autor, soube dosar o desenvolvimento destas partes para que o leitor se aprofundasse nos pensamentos do personagem e tentar entender porque ele tomou essa atitude... está ai, fiquei curiosa... xero!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá, Marcos.
    Nunca li nada do autor e se não me engano foi aqui no seu blog mesmo que li a resenha desse livro. Me interessou é claro. Como não se interessar depois de uma resenha dessa. Gosto muito de acompanhar histórias como a dele. As vezes estamos cometendo os mesmos erros e não percebemos até ler um livro assim.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  19. Oi tudo bem..
    Infelizmente nunca li nada do Graciliano(o que com sua resenha me fez perceber que estou cometendo um pecado),nossa adorei a história do livro,principalmente conter uma certa dose romance e crítica social..e um livro que com certeza vai pra minha lista de leitura..
    um abraço e muito sucesso :)

    ResponderExcluir
  20. Olá Marcos!
    Não conhecia o livro, me agradou mto, que eu me lembre não li ainda obras parecidas, gostaria mto de começar com São Bernardo já que me chamou bastante atenção...Parabéns pela resenha convincente!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  21. Já li alguns livros deste grande autor, uns me apaixonei, outros nem tanto (mas neste caso acredito que foi por ignorância minha). Está obra não conhecia ainda, mas sua resenha tão elucidativa me fisgou.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
  22. AAAAAH, Marcos!!! Esse é um dos meus livros preferidos da vida!!! <3
    AMoooooo!!
    Preciso relê-lo logo!!
    Que livro incrível! O final foi uma coisa! NOSSA, FOI DEMAIS!
    Se bem que não concordei com o que aconteceu com a Madalena, mas...
    Foi emocionante! rs
    bjss

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo