23/06/2016

Resenha: Transformer

Título: Transformer
Autor: Victor Bockris
Editora: Aleph
ISBN: 9788576572190
Ano: 2016
Páginas: 498
Compre: Aqui

Sinopse:

Responsável por antecipar o espírito simples e libertário do punk, Lou Reed, líder da seminal banda The Velvet Underground, seguiu os caminhos mais perigosos e cheios de glamour em busca de um bom refrão. Transformer: a história completa de Lou Reed narra a trajetória desse artista tão plural e dissonante, dissecando suas transformações ao longo de quarenta anos de carreira. Bockris relata desde o tratamento de eletrochoque ao qual Lou foi submetido na adolescência último recurso da tentativa frustrada de barrar sua rebeldia e sua homossexualidade até os sucessos e as polêmicas da carreira solo, passando pelas relações con­flituosas com suas musas e por seus problemas com drogas. As muitas camadas de um artista complexo são reveladas de maneira inusitada, em relatos de quem o conheceu de perto, como John Cale, Andy Warhol, Nico, Laurie Anderson, William S. Burroughs e David Bowie.

Resenha:

Falar de Lou Reed é falar de música de qualidade, de talento, de polêmicas e principalmente da sociedade. Lou foi um divisor de águas provocativo dentro da sua família e dentro da música. Conhecer um pouco mais sobre ele e sobre a sua história é essencial para quem gosta do trabalho do artista ou, até mesmo, para quem procura uma biografia com históricas polêmicas, mas inspiradoras.

Lou não teve uma vida sempre feliz. Ele era um espírito livre e, por isso, foi incompreendido, muitas vezes, por sua família e pela sociedade em que viveu. Prova disso é ter sido encaminhado pelos pais para tratamento médico por causa de seus “trejeitos homossexuais” e uma suposta “instabilidade emocional”. Terminou em um psiquiatra, recebendo tratamento por eletrochoque para curar seu desejo de se relacionar com pessoas do mesmo sexo.


Apesar disso tudo, Reed continuou uma força da natureza. Seus atos, algumas um tanto inconsequentes, mostram bem isso. Sua personalidade adensou e tornou-se ainda mais marcantes, fazendo com que sua música fosse única, forte e viva. Tudo isso e muito mais sobre Lou você conhece em Transformer, um excelente trabalho de Victor Bockris sobre a vida do cantor.

Aliás, quando digo excelente, não é apenas força de expressão. Temos nessa obra uma extensa pesquisa, proporcionando um profundo conhecimento sobre a vida e o trabalho do famoso cantor. Isso deixa a obra com a leitura um pouco mais lenta, devido a quantidade enorme de detalhes, mas também a faz ser um documento essencial para todo aquele que deseja ter um acesso mais íntimo à mente de ícone.


Além do ótimo trabalho do autor, a obra também recebeu um tratamento todo especial por parte da Aleph, editora que publica o livro no Brasil. Temos uma capa dura com uma arte simplesmente maravilhosa. Todo o trabalho foi feito em alto relevo, mostrando a preocupação da editora com seus leitores. A diagramação interna também é muito boa, confortável e bonita, propiciando uma ótima leitura. Ademais, a obra ainda conta entrevista com o cantor, proporcionando um “acesso direto” ao Lou.

Até mesmo eu, que não sou fã de biografias, tive que me render a esse trabalho. Afinal, o primeiro ponto chamativo é a própria personalidade de Lou. Em segundo lugar, uma pesquisa bibliográfica poderosa e única sobre o cantor. Por fim, o trabalho gráfico criado pela editora. Tudo isso faz com que a obra seja única e que eu a indique para todos, mesmo para quem não é fã do Reed.

Outras fotos:








Algumas músicas:







Comentários
17 Comentários

17 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Acho que dos blogs que eu acompanho o seu foi o primeiro em que vi uma leitura desse tipo. Não tenho o costume de ler mas esse ano estou com uma proposta de expandir meus horizontes literários e acho que essa é uma boa forma de começar.
    Beijos

    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  2. Divo , lindo!!!
    Adoro biografias de músicos... músicos de verdade, que fizeram algo pela música, de preferência para o Rock.

    Esse livro está lindo!!! Quero muito ler!!

    Adorei a resenha ♥

    Bjkssss

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcos, tudo bem?
    Eu não conheço o cara :P e nem sou a maior fã de biografias, então passo.
    Mas fiquei triste aqui só por ler um pouquinho do que ele passou. Como a própria família pode fazer isso?
    Beijos
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcos!

    Tbm não sou muito fã de biografias, a única que li e gostei muito foi a do Sidney Sheldon.
    Adorei sua resenha e gente, como não querer ler e ter esse livro lindo na estante? Parabéns a editora pelo belíssimo trabalho!

    Mais um na minha lista de desejados!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  5. Olá, Marcos.
    Não sei se você sabe, mas não sou muito ligada em músicas, raramente ouço alguma coisa, mais em filmes e novelas mesmo. Então nunca tinha ouvido falar do cantor. Mas achei a obra bem interessante. A vida dele foi bem difícil pelo que pude perceber aqui.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi Marcos!
    Eu não sou muito fã de biografias, mas ler a história de alguém que, mesmo com muitas dificuldades ainda conseguiu fazer ótimas músicas e um grande sucesso, é mesmo inspirador. Confesso que não escuto muitas canções de Lou Reed, mas claro que já ouvi falar da sua história e polêmicas. Deve ser um livro emocionante (tirando as partes dos mínimos detalhes da vida do cantor). Uma boa indicação, mas essa eu vou passar por enquanto rs.
    Abs!

    ResponderExcluir
  7. Marcoooos!
    Ele é muito incrível, sou fã tanto das músicas como da personalidade dele! Muito boa a resenha, ainda não li, mas sempre tive vontade, está na minha wishlist a muito tempo. Foi bom ver ela por aqui.

    www.priscilaaborda.com

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Oi Marcos, tudo bem?
    Confesso que não conhecia o cantor, ouvi as músicas que selecionou e não são do meu estilo. Eu não leio biografias, só abro exceção para personalidades que admiro. Independentemente disso, parece ser uma excelente obra. Eu fiquei chocada com o tratamento de choque que deram a ele, já li alguns livros sobre isso, infelizmente era muito comum na época. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi tudo bem..
    Assim como vc também não sou muito fá de biografias ,nunca li nenhuma ,mas a sua resenha aflorou minha curiosidade em relação a esse livro,principalmente por conter varias ilustrações e amo livros com ilustrações..
    um abraço e muito sucesso :)

    ResponderExcluir
  11. Oi, Marcos.

    Nunca tinha ouvido falar desse moço! Eu não curto biografias, costumo dizer que não me interesso pela vida alheia, por mais interessante que ela possa ser! hahahaha
    Imagino que seja uma ótima leitura para quem curte a banda. E que horror esse negócio dos pais dele terem feito ele se tratar de trejeitos homossexuais! Quanto preconceito, e vindo de quem devia amá-lo incondicionalmente, né?

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  12. Oi.
    Não conhecia o cantor, mas a obra parece ser muito interessante e retrata momentos fortes vividos pelo mesmo. Sua resenha sempre muito boa e explicativa. Para os fãs desse cantor e conhecedores de seu trabalho, uma obra muito rica em informação. Obrigada. Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Não curto biografias, mas esse parece ter sido bem escrita


    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  14. Oii!
    Não curto ler biografias...Pra quem é fã parece ser bom...
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Eu não conheço o cantor, inclusive Fiquei curiosa em conhecer algumas músicas suas, mas a história dele parece ser bem triste, principalmente sobre como seus pais agiram sobre sua sexualidade. Não leio muito biografias mas me nteressei por essa.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
  16. Eu só conheço o cantor de nome, mas gostei da sua resenha, poxa, não sabia que ele tinha sofrido tanto por sua sexualidade, que horror gente! E quando a própria família abandona fica osso, hein?!
    Gosto bastante de biografias, e está linda mesmo a edição, vou anotar aqui e quem ler ainda!
    bjs

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo