20/06/2016

Resenha: Mistério de Elêusis

Título: Mistério de Elêusis
Autor: Márcio Sidney
Editora: Novo Século
ISBN: 9788542804270
Ano: 2015
Páginas: 445
Compre: Aqui

Sinopse:

Europa. 2035-2039. Um novo grupo de ladrões ousa avisar previamente o horário e o dia em que irá agir. E nada ou ninguém que tenha uma segurança digna de elogios escapa.
Mas por que informar antes? Qual motivação para enfrentar os melhores esquemas de seguranças para furtar apenas o item posto como alvo, ao invés de efetuar um grande roubo? E por que nem com esses avisos ninguém é capaz de detê-los?
Existe apenas uma maneira de responder a essas questões: capturando-os! para isso, irá surgir um grupo de especialistas dispostos a pôr fim aos crimes. Será isso o suficiente? Nada é o que parece, e a verdade revelada ofusca um mistério ainda maior.

Resenha:

Se você sabe, por exemplo, que sua casa será assaltada em uma determinada noite, o que você faz? Proteger a si e o seu patrimônio da melhor maneira possível deve ter sido a sua resposta. Contudo, e se nem mesmo o maior esforço fosse capaz de vencer a força do assaltante? É assim que o mundo se vê diante de uma série de roubos que estão acontecendo. Os ladrões não são apenas os melhores, eles são também são audaciosos. Eles avisam com antecedência que praticarão o crime e cumprem, sempre com sucesso.

As empresas de segurança se esforçam, mas nada parece ser capaz de deter os especialistas por trás dos crimes. Eles são inteligentes, ardilosos e competentes. Cada ação é minimamente calculada; os mais modernos sistemas de segurança caem diante da capacidade dos ladrões. A pergunta que fica é: alguém conseguirá entendê-los e, quem sabe, detê-los?


Partindo dessa premissa, Márcio Sidney cria uma trama interessante, competente e que cumpre seus objetivos. Alguns elementos parecem mirabolantes até serem minimamente explicados posteriormente. Aliás, essa explicação é um dos pontos altos da trama, fazendo que ela seja mais real. Afinal, perceber que aquilo realmente poderia acontecer, mesmo que seja altamente improvável, faz com que o livro seja envolvente.
“Quando se é inteligente, ou melhor, brilhante, nunca se está sem propósito algum” (p. 90).
A trama é dividida em três momentos, onde os crimes são explicados dos variados ângulos. Essa característica deixa a obra mais real, mas também mais lenta, visto a quantidade de detalhes e nuances que cada ação contém. A escrita é bem detalhada e cadenciada; obviamente, isso não é um defeito, mas pode incomodar alguns leitores que prefiram tramas mais rápidas e com menor detalhamento.

Os personagens também merecem destaque pelo bom aprofundamento. O autor consegue fugir daquela criação de apenas cascas e nomes que acontece em livros onde o número de personagens é um pouco maior. O fato de transformar cada uma das pessoas retratadas na obra únicas faz com que haja uma aproximação maior do leitor com o enredo, o que é excelente.


Em relação à parte física, não tenho grandes reclamações. A capa é chamativa e já dá o ar sombrio e misterioso que existe na obra. A diagramação é muito bonita e combina perfeitamente com o enredo desenvolvido. Há alguns problemas na revisão, mas nada que não possa ser resolvido numa segunda edição; ademais, não atrapalha significativamente a leitura.
“(...) Alex chegou a sorrir pensando em toda a situação, e em como algumas coisas referentes ao comportamento humano são tão previsíveis” (p. 350).
Em suma, Mistério de Elêusis é o primeiro livro de uma série nacional que promete. O primeiro livro já é bom e ficamos na expectativa de um crescimento ainda maior na sequência do enredo. Para quem gosta de tramas inteligentes, essa é uma boa opção.


Comentários
12 Comentários

12 comentários:

  1. Oi, Marcos

    Eu já tinha lido uma resenha sobre esse livro há umas duas semanas mais ou menos e, assim como a sua, ela era em sua maior parte elogiosa. O livro tem uma proposta bem interessante e esse fato deles roubarem e não serem pegos, mesmo com as pessoas sabendo do crime, me lembrou um pouco o filme Truque de Mestre.
    Estou curiosa para saber qual é o segredo.

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marcos!
    Gente, esse livro me foi uma mistura de The Purge com Truque de Mestre hahahahhaha
    The Purge por conta do detalhe que eles comentam que vão assaltar e tals (ok que no filme é um dia do ano para a "expurgação" mas ainda assim...)
    Truque de Mestre, como a Tami falou ali em cima: rouba o povo e ninguém pega eles.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcos, tudo bem?Li uma resenha desse livro esses dias, mas nao lembro onde. Acho que foi no blog da Sil.
    O enredo é bem interessante. Apesar de curtir livros mais rápidos, acho que iria curtir esse, pois gosto muito de ver as explicações e tudo o mais e entender como de fato tudo aconteceu. A capa é super bacana também. Curti!
    Beijooos
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Você traz umas dicas tão incríveis!!! Nunca tinha visto esse livro e gostei bastante!!

    Aventura é o que há! Adorei!!!

    Bjks

    Lelê

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcos!

    O começo da sua resenha me lembrou um filme que assisti e que não me lembro o nome agora.Mas por ser um livro, creio que a história seja mais complexa e com mais aprofundamento entre os personagens. Já li uma resenha deste livro (acho até que foi no blog antigo) e gostei muito. Apesar de estar correndo desse selo,(não por ser nacional, mas pelas edições mesmo que sempre vem carregadas de erros..) creio que a história mereça uma chance.

    Como sempre, ótima resenha!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  6. Oii Marcos!!
    Que série! Nem li e já curti pra caramba! Espero que a o próximo seja tão bacana qto este!
    Pelo q li parece msm super fácil a leitura, e bastante interessante!
    Gostei bastante o enredo tbm, confesso que me prendeu atenção tanto pela capa tanto pelo conteúdo!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Marcos.
    Gostei muito do livro. Mesmo achando a segunda parte mais cansativa por ter que ler os mesmos crimes de novo, a leitura vale a pena. E é como você falou, depois que descobrimos como os crimes aconteceram, a gente pensa, fácil assim? hehe

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oi Marcos, tudo bem?
    Então, é a primeira vez que leio uma resenha sobre esse livro e gostei muito do que você escreveu. A capa está muito bem elaborada e a sinopse chama a atenção. Gostaria de ler, pois fiquei muito curiosa por essa trama inteligente e envolvente. Gosto desse estilo de leitura. Tomara que a serie continue no mesmo estilo ou melhor ainda! Obrigada por essa super dica. Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Oi tudo bem..
    Ainda não conhecia o livro,nem o autor;
    gostei bastante do resenha do livro parece ser bastante interessante ,principalmente por gostar de livros bem detalhados ,assim parece que vc estar vivenciando a estoria do livro..ótima resenha..
    um abraço e muito sucesso :)

    ResponderExcluir
  11. O livro já me ganhou pela capa e também gostei da trama, gosto de história com personagens audaciosos e também gosto de conhecer novos talentos nacionais. Se puder vou conferir a obra.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
  12. Nossa bem inusitado! E louco! A capa também está muito linda.
    E na hora que comecei a resenha e você falou sobre os roubou serem avisados com antecedência, já pensei: se fosse comigo corria pra rua com meus livros! rsrsrsrs
    Vou querer ler com certeza!
    Preciso entender o que se passa nesta obra!

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo