10/06/2016

Resenha: Vai que é sua, Marieta

Título: Vai que é sua, Marieta
Autora: Alessandra Tapias
Editora: Independente
ISBN: 
B01D22JMHO
Ano: 
2016
Páginas: 
41
Compre: Aqui

Sinopse:

Marieta, uma moça do interior, acostumada com o sossego da vida rural, vê tudo virar de cabeça pra baixo quando ganha o sorteio de aniversário da sua cidade, e o prêmio? Uma viagem para New York!!! 

Resenha:

Que eu gosto de contos não é segredo para ninguém. Não é raro aparecer esse gênero textual em resenhas e divulgações aqui no blog. Como bom fã do gênero, também leio textos do tipo em blogs; foi assim, através da coluna Tô Pensando em Contos, no blog Tô Pensando em Ler, que eu conheci a Marieta. Foi amor à primeira vista. Quando a Alessandra Tapias anunciou que o conto seria estendido, quis ler na hora. É dessa versão final que você encontra a resenha aqui.

Marieta é uma moça simples, meio ingênua, que mora na zona rural. Gosta do seu cantinho, da sua casa, das suas flores. O seu mundo é pequeno, mas tem uma mágica inigualável. Contudo, o mundo de Marieta está prestes a sofrer uma grande mudança; como ela ganhou um concurso na sua cidade, ela irá a Nova Iorque com tudo pago! Claro, sendo Marieta quem é, isso geraria uma história linda e muito divertida.

Marieta, obviamente, não estava preparada para uma viagem como aquela. Aliás, ela nem estava muito animada, afinal, as suas flores eram bem mais interessantes. Porém, com a ajuda das amigas, ela pega roupas emprestadas, enche as malas e parte rumo ao desconhecido. Sem dúvidas, sua visão de mundo se expandirá para sempre.

Partindo dessa premissa, Tapias cria um conto belo e doce. Marieta é uma protagonista incomum. Inocente, ingênua, que se encanta facilmente e que confia sem grande dificuldade, o que será o motivo de todos os desdobramentos da obra. Guardando todas as proporções, é claro, lembrou-me de Macabéa, personagem criada pela Clarice Lispector.  As similaridades entre as duas são muitas, apesar de o aprofundamento ser completamente diferente.

Outro ponto que torna a leitura maravilhosa é a escrita da autora. Alessandra não cai naquele academicismo de criar um enredo simples, com uma protagonista simples, mas com uma escrita rebuscada. Ao contrário, a escrita é leve, doce, suave, assim como a alma da protagonista. Isso faz com que a leitura das páginas seja rápida.

Quanto à parte física, não há muito que falar, visto que o conto é publicado em formato e-book. Contudo, preciso elogiar a capa que combina perfeitamente com o enredo. A diagramação, por sua vez, é simples, mas funcional, propiciando uma ótima leitura.


Em suma, Vai que é sua, Marieta é um conto doce, leve e singelo, perfeito para ler entre livros mais densas. O seu ponto é alto é a protagonista; aliás, protagonista esta que merece outros contos ou até um romance. Sem dúvidas, fico na espera de novas aventuras da Marieta.



Comentários
23 Comentários

23 comentários:

  1. Oi Marcos,
    Ainda não conhecia o lançamento.
    Adoro contos e com certeza darei uma chance, assim que puder.
    Pela resenha, a Marieta parece ser uma ótima personagem.

    tenha uma ótima sexta.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcos!

    Conheço o blog da autora mas não sabia que ela escrevia! Vou já caçar esse conto para lê-lo. Gostei muito da sua resenha. Fiquei curiosa! rsrsrsrsrsrs

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Oi, Marcos!
    Eu já tinha até marcado esse conto como desejado no skoob, mas me perdi de acompanhar.
    Eu amo contos e com certeza vou gostar desse.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcos, tudo bem?
    Estava sumida porque tive problemas com meu joelho, fui internada, mas agora voltei e já consegui colocar o blog mais ou menos em dia. Agora posso visitar os blogs que sigo.
    Confesso que não tenho o costume de ler contos, mas esse em especial parece ser tão sensível, e doce como você mesmo falou que fica difícil resistir. Vou dar uma chance, pois posso me surpreender. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Pera.
    Estou DES-MAI-A-DA!!!
    Caracaaaaaa!!!! Que delícia de resenha. Olha, não é porque é meu não, mas ficou muito phoda!! hahahaha

    Obrigada por tudo, Marcos. Você sempre me apoiando, ainda mais fazendo uma resenha dessa. Nem tenho como agradecer.

    Muito obrigada mesmo, e fico feliz que tenha gostado!!!

    Bjkssssssss

    ResponderExcluir
  6. Olá!!
    Aaaaah a Alessandra arrasoooou!!!
    Eu amo contos, então esse não poderia ser diferente né! Como já citei lá na resenha dela, eu me vejo nesse conto em cada detalhe!!!
    Parabéns Alessandra! Parabéns pela resenha Marcos!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Marcos.
    Sempre com resenhas de livros bons né?
    Gostei de ser um conto levinho, e como você mesmo disse é ótimo para intercalar com leituras mais pesadas.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  8. Olá, Marcos.
    Diferente de você, não sou muito fã de contos. Acho eles muito pequenos e geralmente não consigo me envolver e quando acontece fico com raiva porque quero mais hehe. Achei essa capa linda e fiquei curiosa para saber o que a Marieta vai aprontar, por isso eu leria, mesmo não sendo fã hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?
    Confesso não ser muito fã de contos, eles não me deixam presa a história, sabe? Mas os poucos que li, muitos me impressionaram. Mas gostei da sinopse, sabe? Eu gosto desses personagens ingênuos e é bom ver o quanto eles vão aprendendo ao longo da história. Me interessei pelo livro, confesso!

    Sessão Proibida

    ResponderExcluir
  10. Ah, que fofo! Não costumo ler contos, mas as vezes são uma boa distração quando estamos a procura de uma leitura rápida, e acho que a autora apostou justamente no que tanto reclamam nas mocinhas, a inocência e confiança extrema nos outros, e acabou por criá-la de uma forma muito doce que domina o coração do leitor. Fiquei curiosa pra ler!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Parece ser uma leitura gostosa, não tenho hábito de ler contos


    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Nossa que recomendação maravilhosa! Gosto muito de contos, leio com alguma frequência embora não resenhe tanto quanto você então valeu pela indicação Marcos.

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  14. Oi Marcos!!

    Eu tb adoro um conto e o título desse me pareceu bem interessante! Só não gosto da Macabea, mas quero conhecer a Marieta! rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  15. A leitura de ''Vai que é sua, Marieta'' parece ser leve e fluída, fiquei bem curiosa com relação a escrita da autora. Acredito que esse conto seja muito bom, espero realmente gostar do mesmo.

    ResponderExcluir
  16. Oi Marcos, que resenha em... Adorei a premissa do livro, parece ser bem divertido. Queria eu ganhar um sorteio desses.
    Tem uma coisa no seu texto que eu gostaria de destacar: realmente há muitos autores que tem uma escrita rabuscada e com isso mascara uma história não tão boa assim. Gosto de quando um autor, com sua simples escrita, me impressiona com uma incrível história!

    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
  17. Como eu gosto da Marieta. É uma moça tao simples e que passa pra gente ingenuidade; características essas que não encontramos em muitos personagens.
    Eu também venho vendo lá no blog maravilhoso Tô Pensando em Ler, merece todo sucesso ;)

    ResponderExcluir
  18. Oi Marcos, tudo bem?
    Também gosto bastante de ler contos, embora não esteja neste momento atualmente :P
    leitora de fases, essa sou eu hahahha
    Mas curti conhecer este. Quem sabe um dia eu confira a história? Afinal, com tantos elogios, acabo ficando curiosa =D A capa é muito bonita mesmo :)
    Beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?
    Gosto de contos e sua resenha me deixou bem interessada por esse. Uma leitura leve, sempre faz bem ao coração. Gostei da sinopse, fiquei bem curiosa! Obrigada pela dica. Abraços.

    ResponderExcluir
  20. Marcos
    41 páginas é quase um mini livro. A resenha ficou linda mesmo, vi aqui o comentário da autora também. Também gosto de contos e vou tentar ler este. Se eu ganhasse uma viagem para NY ia pirar de felicidade. Espero que tenha válido a pena para Marieta separar-se das suas flores para fazer a viagem.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
  21. Que massa!!!
    Não sabia que a Lelê era escritora^^
    Quero ler também!!! Já tem na Amazon???
    Adorei a resenha, deu pra ver que a Marieta é uma personagem forte e bem marcante, além de fofa.
    Eu quero!!! Gostei da sua resenha, e sabendo que foi escrito por uma blogueira, é ainda mais especial ♥
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe de nada, inocente!! hahahahaha

      Obrigada, Ana!!!! Você que é muito especial ♥

      Bjkssssss

      Excluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo