11/06/2016

Resenha: Mr. Mercedes

Título: Mr. Mercedes
Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
ISBN: 9788556510020
Ano: 
2016
Páginas: 
400
Compre: Aqui

Sinopse:

Nas frigidas madrugadas, em uma angustiante cidade do Centro-Oeste, centenas de pessoas desempregadas estão na fila para uma vaga numa feira de empregos. Sem qualquer aviso um motorista solitário irrompe no meio da multidão em um Mercedes roubado, atropelando os inocentes, dando ré e voltando a atropelá-los. Oito pessoas são mortas, quinze feridos.
Em outra parte da cidade, meses mais tarde, um policial aposentado chamado Bill Hodges é ainda assombrado por um crime sem solução. Quando ele recebe uma carta enlouquecida de alguém que se auto-identifica como privilegiado e ameaça um ataque ainda mais diabólico, Hodges acorda de sua deprimente e vaga aposentadoria, empenhado em evitar outra tragédia.
Brady Hartfield vive com sua mãe alcoólatra na casa onde ele nasceu. Ele adorou a sensação de morte sob as rodas da Mercedes, e ele quer aquela corrida de novo. Apenas Bill Hodges, com um par de aliados altamente improváveis, pode prender o assassino antes que ele ataque novamente. E eles não têm tempo a perder, porque na próxima missão de Brady, se for bem sucedido, vai matar ou mutilar milhares.
Mr. Mercedes é uma guerra entre o bem e o mau, do mestre do suspense, cuja visão sobre a mente deste obcecado assassino insano é arrepiante e inesquecível.

Resenha:

Mr. Mercedes tinha tudo para ser ruim, previsível e clichê. A premissa não é tão surpreendente, afinal, a luta do bem contra o mal é presente em praticamente todos os livros. Contudo, quando um mestre escreve, mesmo a premissa mais comum pode ser tornar de alto nível. E esse é o caso. Em Mr. Mercedes, o surpreendente não é a trama, mas o que Stephen King consegue fazer com ela. Criar algo bom a partir do lugar comum é para poucos.

Na presente obra, temos basicamente dois grupos narrativos. Do lado dos mocinhos temos Hodges: policial aposentado, acima do peso, com problemas para aceitar a inatividade após anos de serviço, com desejos suicidas. Junto a ele, acabamos conhecendo outros heróis, como Holly, Janelle e Jerome. O investigador, a princípio, não é nada surpreendente. Ao contrário, parece uma figura típica de filmes americanos. Porém, aí King entra com seu poder de transformar o comum no genial. Com um aprofundamento psicológico surpreendente, vamos além dessa casca, encontrando um homem com anseios, dúvidas, mas ainda com muita lenha para queimar.


No polo sombrio da obra, temos Brady. A princípio, também mais uma caricatura de livros policiais: um homem solitário, com uma infância difícil, uma mãe alcoólatra e que desenvolveu certo tipo de impulso sociopata. Clichê? Sim. Contudo, novamente, King entra em ação. Temos novamente um desenvolvimento psicológico forte, indo além de um simples transtornado querendo destruir o mundo. Entendemos com precisão os motivos de Brady: sua violência, seus transtornos, o fato de jogar um carro e matar diversas pessoas, nada disso é gratuito.
“Tenho certeza de que você fez “o melhor que pôde”, mas infelizmente (para você, não para mim) você falho. Imagino se já houve um “bendito” que você quis pegar, Detetive Hodges, foi o homem que dirigiu deliberadamente para cima da multidão na fila para a Feira de Empregos no City Center no ano passado, matando oito e ferindo muitos mais. (Devo dizer que superei até minhas maiores expectativas.) Era em mim em quem você estava pensando quando lhe deram aquela placa na Cerimônia Oficial de Aposentadoria?” (p. 27).
Ou seja, King parte do que seria apenas mais um livro de suspense e o transforma em um ótimo livro de suspense, com direito a um final eletrizante e cheio de surpresas, mesmo o leitor sabendo, desde o princípio, quem é o vilão e quem é o mocinho. O quesito psicológico e o apoio em personagens secundários são fundamentais para essa surpresa e esse efeito de novidade. Sem eles, dificilmente isso seria possível.

Ademais, outro ponto que contribui para que a obra seja acima da média é a retirada da pose de herói das costas de Hodges. Em livros policiais, em geral, os investigadores são quase deuses: eles podem tudo, deduzem tudo, vencem tudo. Nesta obra, não funciona assim. Nosso protagonista possui limitações físicas, de conhecimento tecnológico e tem restrições de ação. Além disso, não tem um ego exacerbado; sabe que precisa dos outros e solicita ajuda. Isso deixa a obra mais palpável, mais verossimilhante.


Outro ponto que merece destaque é a escrita do autor. Em muitos dos seus livros, King aposta em uma escrita mais cadenciada, detalhista. Nesta obra, o autor modifica a sua escrita para se adaptar ao gênero suspense. Com isso, a trama passa a ser mais veloz, mesmo nos momentos de aprofundamento psicológico. As descrições são ótimas, mas menos detalhistas, conferindo agilidade à leitura. Isso deixa o livro mais envolvente para um público maior.
“Hodges leu que há poços tão fundos na Islândia que você pode jogar uma pedra lá dentro e nunca ouvir o barulho dela batendo na água. Ele acha que algumas almas humanas são assim” (p. 34).
Quanto à parte física, devo apenas elogiar o trabalho da Suma de Letras. A capa é maravilhosa e possui diversos elementos que remetem aos personagens do livro. A diagramação é simples, mas muito confortável. A revisão e diagramação estão muito boas, algo que já é comum nos trabalhos da editora. Ou seja, tudo contribui para uma boa leitura.

Em Suma, Mr. Mercedes é um livro que surpreende pela profundidade acima da média e pelo bom trato dado ao lado psicológico dos personagens. Pode não ser o melhor livro do King, mas é, sem dúvidas, um thriller exemplar e que merece ser lido. 


Comentários
15 Comentários

15 comentários:

  1. Oi, Marcos, tudo bem?

    Acredito que seja isso que faz um grande autor, o poder que ele tem de pegar um enredo que tinha tudo para ser "mais do mesmo" e tranformá-lo em algo diferenciado e surpreendente.
    Eu só tive uma experiência com o autor com o livro Desespero, mas faz MUITO tempo que eu li e eu não tinha maturidade suficiente para assimilar a leitura.
    Ainda tenho o livro e tenho que reler.
    Acho a capa bem legal também, agora estou curiosa para saber o significado desse guarda-chuva.

    Excelente resenha.

    Beijos
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcos, tudo bem?
    Ah, finalmente algum livro do autor que de repente eu consiga me adaptar. É que é justamente essa narrativa detalhista que me afastou dele. Se essa é ágil, cheia de suspense, eletrizante e o autor conseguiu sair do lugar comum, finalmente irei colocar um livro de Stephen King na minha lista. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. eu adoro stephen king. esse não li. e as capas são sempre maravilhosas. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcos!

    Cara, esse livro... Olha, é muito bom mesmo! kkkkkk
    Lendo sua resenha, me lembrei do ódio que senti por Brady e parece que só aumentou, juro! rsrsrsrs

    Como vc disse, como foi o mestre que escreveu, impossível não gostar da obra! Um livro maravilhoso para quem curte o gênero. Estou ansiosa pelos próximos volumes!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nenhum livro do autor, mas ouço vários elogios sobre os mesmos e pretendo lê-los em breve. ''Mr. Mercedes'' parece ter uma narrativa fantástica e eletrizante, estou bem curiosa para saber mais sobre o desenvolvimento da ''história'' e ansiosa para conhecer a escrita do Stephen King. Os personagens são intrigantes e aparentemente bem desenvolvidos na trama.

    ResponderExcluir
  6. Primeiro, me deu até uma coisa enquanto eu estava lendo a resenha e vi a capa do meu passando ali do lado, hahahahaha

    Segundo, você sabe que gosto muito dos livros mais terríveis do autor, mas fiquei com vontade de me aventurar por este. E olha que eu nem queria. Sério, não estava afim de conhecer esse lado policial dele, mas agora, com suas recomendações, me deu vontade.

    Vou ler.

    Bjksssssssssss

    ResponderExcluir
  7. Oi Marcos,
    Estava bem curioso para ler Mr. Mercedes e ver como o mestre King se sairia em um livro policial. E mesmo tendo gostado, tambem achei que esta longe de ser o melhor livro do autor.
    O que mais me incomodou foi o Brady. Me pareceu que a maldade dele (e seus atos de violência) partem de sua loucura, e não de uma personalidade eminentemente má. Outra coisa que me incomodou é que em alguns momentos ele é o criminoso genial e em outros ele é extremamente amador.
    Mas ainda assim estou bem curioso para ver a continuação. O gancho deixado ao final parece promissor.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Marcos, tudo bem?
    A gente já se conhece a tanto tempo nessa vida de blog que é desnecessário falar mais uma vez que eu não curto o autor né? Me perdoe! Quem sabe algum dia eu leia outro livro dele e curta, mas acho que só daqui alguns anos :P
    Então confesso que o livro não me atraiu.
    Sou dessas :(
    Beijooos
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Querendo muito esse livro! Adoro os livros do King e esse já estava na minha lista de desejados. Agora, lendo sua resenha, mas ansiosa fiquei. Suspense e policial são meu gênero preferido e esse enredo com final cheio de surpresas, tudo de bom! A capa está muito linda. Obrigada por sua resenha e por essa ótima dica. Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. O King é sempre muito elogiado ! Sempre vejo nos blogs uma ótima leitura ;)
    Eu adoro livros policiais. E como você falou é a mesma sinopse que encontramos nos outros livros, mas imagino que o autor saiba mesmo o que está fazendo. Que bom que ele te proporcionou uma leitura surpreendente !

    ResponderExcluir
  12. Olá Marcos!
    King sempre arrasa com seus enredos!
    Gosto mto dessa escrita fácil que prende o leitor ate o fim do livro...
    Me agradou bastante a história da Mercedez!
    VC arrasando com resenhas! Parabéns!
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. oi tudo bem..
    Bom honestamente essa é a melhor resenha que eu ja li desse livro(sem babaçao.rs).
    já havia lido algumas resenhas sobre o livro e junto com a maravilhosa capa ja tava super interessada em ler ,mas depois da sua resenha eu quero pra ontem ,vc atrai a curiosidade somente com a resenha e fica impossível não querer ler.
    um abraço e muito sucesso.

    ResponderExcluir
  14. Sempre estou em dívida com o mestre, até agora só li dois livros dele e já li inúmeras resenhas que só ressaltam sua genialidade. E que acho mais interessante é justamente seus personagens que fogem dos cliches.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
  15. Resenha espetacular, parabéns, gostei muito mais uma vez, e até perdi o medo de ler kkkk
    Adorei a capa, e a premissa é muito boa e curiosa.
    Ainda mais com o mocinho sendo mais limitado. Também detesto aqueles mocinhos poderosãos que podem tudo, afffs!
    Claro que vou ler!!!
    bjs

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo