08/07/2016

Resenha: Morte na Flip

Livro: Morte na FLIP
Autor: Paulo Levy
Editora: Bússola
ISBN: 9788562969171
Ano: 2012
Páginas: 267
Compre: Aqui

Sinopse:

Embalado por sua amizade colorida com Dulce Neves, por doses de sua cachaça favorita, por seu empenho como pai à distância e por seu mingau de farinha láctea, o delegado Joaquim Dornelas mais uma vez usa de aguçada intuição e incrível faro policial para desvendar mais um complicado crime.


Resenha:

O crime nunca para, nem mesmo ao decorrer de uma festa literária. Durante a FLIP, o delegado Joaquim Dornelas vê uma estranha cena: um barquinho de passeio saindo para o mar durante a noite. Intrigado, pois esse tipo de passeio é feito somente durante o dia, ele deixa seus subordinados de sobreaviso e vai para casa.

No meio da madrugada, Dornelas recebe uma ligação de um de seus assistentes: um crime foi cometido e um dos mortos, muito provavelmente, é um turista estrangeiro que veio para curtir o evento que estava ocorrendo no local. Porém, quem teria interesse em assassinar um estrangeiro?


Dornelas, com a ajuda de seus assistentes, Solano, Caparrós e Peixoto, além de Dulce Neves, legista e sua recente namorada, correrão contra o tempo para tentar desvendar os motivos que levaram a acontecer um crime tão hediondo. E o pior: o assassino está solto. Será que haverá outras vítimas? A festa literária está manchada; há morte na FLIP.
“– Esse crime vai atrair a imprensa brasileira e internacional como mel para um enxame de abelhas. Se não tomarmos o cuidado de divulgar a notícia de forma organizada, o trabalho da policia será muito dificultado” (p. 67).
Partindo dessa premissa, Levy cria um livro seria excelente. Como eu já havia lido o primeiro livro do autor, Réquiem para um assassino, a minha expectativa quanto a Morte na FLIP era alta. Contudo, o autor conseguiu superar o que eu imaginava e, certamente, entrou para lista de meus autores policiais favoritos.

Paulo Levy soube aproveitar muito bem a trama do livro; todas as possibilidades foram exploradas. Assim como no primeiro livro, o autor conseguiu extrair o melhor de cada um de seus personagens; algo raro em muitos livros policiais. Conseguimos entender o motivo da ação de cada um dentro do livro.


A relação de Dornelas e Dulce também ganha um enfoque especial nesta obra. Mas se você está imaginando um romance meloso, está muito enganado. O autor constrói um relacionamento maduro entre os dois personagens, o que deixa todo o enredo mais convincente.
“O nome do delegado e a introdução macabra de Ruth prepararam o terreno para as más notícias que logo viriam. Um murmúrio coletivo tomou conta do ambiente. Ruth passou o microfone a Dornelas que respirou fundo antes de falar” (p. 76).
Aliás, Dornelas apresenta um amadurecimento enorme do livro anterior para esse. Agora, além de delegado exemplar, ele se mostra um homem mais feliz com a vida, menos melancólico. Ela acaba se tornando um pai melhor, apesar da distância de seus filhos. Ou seja, o autor soube caprichar tanto no assassinato quanto no plano de fundo da obra.

Quanto à diagramação, o livro também não deixa a desejar. Eu gostei muito da capa, pois ela exemplifica perfeitamente a essência do livro. As folhas são brancas, mas como o espaçamento e as letras são grandes, a leitura é rápida e fluída. Mesmo lendo por horas seguidas, como eu fiz, você não sente as vistas cansadas.

O livro é mais do que recomendado, tanto para quem gosta de livros policiais como para quem não gosta, afinal, a trama do plano de fundo deixa o livro mais leve para quem não é fã desse gênero. Certamente o livro irá te surpreender, mas prepare-se: haverá muitas reviravoltas.



Comentários
32 Comentários

32 comentários:

  1. Oi Marcos, não conhecia a obra desse autor. Gosto muito de histórias assim e fiquei curiosa para saber a relação entre o barco e o crime cometido. E porque um estrangeiro? Eu viajo legal nesse tipo de trama. É como se eu fosse o personagem central e tivesse que desvendar todo o mistério.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  2. Marcos! Sério que Dornelas e Dulce ficam juntos? Algo de bom teria que acontecer com esse personagem tão cheio de atitudes né...Adoreeei saber q o autor explorou cada personagem pra fazer do livro ainda mais interessante á nós leitores.
    Parabéns a resenha tá mto boa! Já qro pra ontem os dois livros!!!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  3. Morte no Flip me deixou bem curiosa pra saber o caso do crime e como será resolvido. Não sou muito de ler livros sobre policiais mas é sempre variar e se jogar na leitura =)

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcos!

    Outro livro do autor que quero muito ler!
    Tbm já havia lido sua resenha deste exemplar e gostei muito. Espero poder lê-lo e gostar tanto quanto vc!

    PS: Amo essa capa! Simples mas bem feita, com um efeito arrepiante neh? rsrsrsrs

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  5. Oi, Marcos!
    Não conhecia essa obra, mas fiquei super intrigada, já que agora voltei a ler livros policiais.
    Pode ser esse sem ter lido o outro?
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de aniversário do blog Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luiza.
      Eles podem ser lidos de forma independente sim. Os enredos policiais geralmente possuem essa característica.
      Contudo, lendo na ordem, você percebe melhor a evolução psicológica do personagem. Tirando isso, nada se perde com a leitura apenas do segundo exemplar.

      Excluir
  6. Eu não sou uma grande fã de romances policiais, mas quando eles vem com algo mais como serem ambientados em um evento brasileiro e outras coisitas mais já fico interessada!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Sou loucaaa por esse tipo de livro, já vi que esse seria uma leitura que eu não iria me arrepender. Fiquei bem curiosa aqui. Embora seja possível ler de forma independente, fiquei curiosa pra tbm ler o primeiro livro.

    Excelente resenha!
    Beijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Não conhecia o livro... mas também não é do gênero que eu gosto.

    Dona de Gato
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Sou super fã desse genero e esse livro parece ser muito bom, espero curtir a leitura também.

    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  10. Mais um livros que eu sempre achei chiquérrimo!!!

    Adorei a resenha! Como sempre!! E o livro ficou anda mais chick aqui no blog!

    Bjkssssssss

    ResponderExcluir
  11. Estou passando para agradecer o apoio que recebi e pedir desculpas por sumir tanto tempo. Estou tentando voltar aos poucos.
    Um beijo enorme! Sucesso!

    www.chadefirulas.com.br

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia nem o livro, nem o autor, mas achei interessante o contexto do assassinato - principalmente porque a FLIP aconteceu há pouco tempo. Acho que a leitura deve passar um tensão maior por acontecer num local mais próximo da nossa realidade.
    Gislaine | Paraíso da Leitura

    ResponderExcluir
  13. Olá Marcos, não conhecia nenhuma obra desse autor. Mas gosto muito do gênero. Adorei a sua opinião e fiquei bastante curiosa com o livro!!
    Adorei teu blog, já estou seguindo aqui!
    Abraços!!

    www.lendo1bomlivro.com.br

    ResponderExcluir
  14. Marcos o livro não faz muito o meu gênero,mas pra quem gosta de histórias policial, investigação é um bom livro, Marcos bom final de semana bjs.

    ResponderExcluir
  15. Marcos o livro não faz muito o meu gênero,mas pra quem gosta de histórias policial, investigação é um bom livro, Marcos bom final de semana bjs.

    ResponderExcluir
  16. Não conheço as obras do autor, legal para curtir um bom policial


    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  17. A resenha ficou ótima, parabéns!

    http://blogliterariodois.blogspot.com.br/2016/07/entrevista-luana-barros.html

    ResponderExcluir
  18. Oie! Tudo bem? Não conhecia o livro, mas parece ser bastante interessante, vou procurar ele para ler!
    Bjss, comenta por favor, ajudaria muito ^^
    https://resenhasteen.blogspot.com.br/2016/07/mamae-de-trigemeos-e-sucesso-na.html

    ResponderExcluir
  19. Oi, Marcos

    Que timing legal da leitura, afinal, a FLIP aconteceu há pouco tempo. :)
    Que bom que a escrita do autor evoluiu e que suas expectativas foram superadas. Eu gosto muito do gênero e o livro parece ser realmente interessante.
    Olhando a capa, realmente dá para fazer uma associação com a história, mas não sei se curti...
    Espero que o autor continue te surpreendendo em obras futuras!!


    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  20. Olá, Marcos.
    É tão bom quado colocamos expectativas em um livro e ele ainda nos surpreende. Que bom que a escrita evoluiu e os personagens amadureceram. Achei legal isso do autor extrair o melhor dos personagens porque como você bem frisou, isso geralmente não acontece em personagens do gênero.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  21. eu não conhecia esse autor e amei conhecer
    eu adoro livros policiais, e com certeza eu vou procurar o levy para ler, pois além de tudo é nacional, fiquei ainda mais feliz em saber q o segundo livro não decepciona e além do crime tem as questões pessoais do personagem
    ps precisa ler na ordem?

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Sou fã desse gênero literário e lendo sua ótima resenha, fiquei super ansiosa para conhecer o desenrolar desse enredo. Mas quero ler o primeiro livro do autor e assim saber mais dos personagens, acho que enriquece mais a leitura. Adorei a dica, sinceramente não conhecia o autor e nem suas obras. Obrigada. Abraços.

    ResponderExcluir
  23. OI Marcos, tudo bem????
    Certeza que já quero ler esse livro também =D Impossível resistir a um livro policial depois de tantos elogios :)
    Até lembrei de um outro livro policial que li, onde também acontecia um crime, mas na feira de livro aqui de Porto Alegre hahah. Eu é que não quero participar dessas feiras :3 Mentira, quero sim. Depois de ler tantos livros assim, acho que consigo fugir. Somos formados em páginas e páginas de livros policiais hahah :)
    Não gosto muito de páginas brancas, mas se a letra e o espaçamento é bom, fico tranquila :)
    Beijoos
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. O que seriam dos romances policiais sem essas reviravoltas? Seriam chatos e previsíveis.
    Se fiquei louca pra conhecer os livros do autor na resenha anterior, essa me fez querer sair do trabalho e correr pra livraria.
    Se esse livro é ainda melhor que o primeiro, já dá pra saber que a escrita do autor é envolvente.

    Confissões de uma Mãe Leitora

    ResponderExcluir
  25. Assim como o primeiro volume, este também parece ser ótimo!
    Estou bem curiosa para conhecer a escrita do autor, pois se te agradou tanto, com certeza me agradará.

    ResponderExcluir
  26. Oi, Marcos
    Adoro os livros do Levy e esse em especial. Gostei como o delegado Dornelas amadureceu também nesse livro e o romance maduro que o autor acrescentou na história. Sem dúvida, uma ótima dica.

    ResponderExcluir
  27. Oi Marcos
    O autor deve ser muito bom mesmo, duas resenhas seguidas só com elogios, gostei do fato dele tratar o lado pessoal do Delegado além da trama policial. Mesmo podendo ler separadamente, eu pessoalmente prefiro ler em sequência. Anotado também.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
  28. Outra resenha arrasadora de Paulo Levy????? AGORA é OFICIAL... Eu preciso mesmo ler um livro desse autor!!!
    Genteeeee,como q não havia conhecido o autor até agora?! Obrigada por me apresentar Paulo Levy! Já até sei para qm mais indicar o livro e a resenha, para assim q ler poder falar sobre a obra! kkkk
    Abraçoos!

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  29. Gostei deste mistério da morte de um estrangeiro e do plano de fundo da história ter um ótimo desenvolvimento. Gostei muito da resenha e da dica.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  30. Mais um livro sobre esse delegado! Uau que Legal!
    Super Quero, rsrs!

    ResponderExcluir
  31. Gostei bastante também, deu pra perceber que há uma trama ainda mais trabalhada e primorosa.
    Fiquei mais inclinada a ler este kkkkk
    Abraços e obrigado pela dica, não conhecia o autor.

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo