11/08/2016

Resenha: Beladona

Título: Beladona
Autores: Ana Recalde e Denis Mello
ISBN: 9788567901206
Editora: AVEC Editora
Ano: 2014
Páginas: 200
Compre: Aqui

Sinopse:

Beladona nasceu em 2011, pelo portal de webcomics Petisco.org. Uma das mais importantes séries de quadrinhos de terror da atualidade, a HQ conta a história de Samantha, uma menina assombrada por sonhos terríveis. A história se passa em dois mundos: Primeiro o mundo real e o segundo, e que na verdade é onde se passa a maior parte de nossa história: um mundo dos pesadelos’. Nesse mundo dos pesadelos, Samantha é perseguida constantemente por espíritos que a atormentam e que claramente desejam seu mal, mas isso tudo tem um propósito sinistro e que a levará a uma jornada com momentos de superação, descoberta, euforia, depressão e violência. O álbum foi financiado através do site Catarse, de financiamento coletivo, com 654 apoiadores. Um dos projetos de quadrinhos mais bem sucedidos no Brasil. Além dos desenhos do Denis Mello, a revista ainda conta com prefácio de Julio Shimamoto, mestre dos quadrinhos de terror brasileiro, texto de Danilo Beyruth (Astronauta: Magnetar) na Contracapa. Um making off da história, do roteiro a arte final, e uma galeria de artistas convidados como Vitor Cafaggi, Danilo Beyruth e Mario Cau.

Resenha:

Quando eu penso que a literatura nacional já me surpreendeu de todas as maneiras, alguns autores fazem questão de mostrar que eu estou errado. Em Beladona há a união de três coisas que eu adoro: HQ, literatura nacional e terror. E a verdade é que essa mistura não poderia ter dado mais certo.

Neste HQ conhecemos Samantha, uma menina de sete anos que começa a ser atormentada por pesadelos. Porém, eles são tão intensos que acabam se refletindo na vida da menina. Por causa deles, durante uma aula, ela tem um surto, quase atacando a sua professora. E, ao ser questionada pela mãe, a menina responde indagando: o que é infanticídio? A partir daí, a mãe começa a perceber que há algo muito errado.


Os pesadelos de Samantha não passam. Pelo contrário, com o decorrer dos anos, eles se tornam mais violentos e mais assombrosos, refletindo drasticamente em sua personalidade. Porém, algo acontece naquele mundo sombrio que mudará a vida da menina para sempre. E, ela perceberá, que no mundo dos pesadelos, sempre há uma dor pior que a outra.
“ – Mãe, o que é infanticídio?– Onde você ouviu isso?– Na minha mente”.
O enredo deste HQ é simplesmente incrível e envolvente. Após o início da leitura, é impossível querer parar. Você não aceita pausar enquanto não descobre o mistério que reveste o universo de Samantha. E o melhor de tudo: além de envolvente, o livro é deliciosamente tenebroso. O mundo dos pesadelos retratado causa arrepios e é de assustar os mais medrosos.

Esse medo provocado é causado pelo incrível trabalho do Denis Mello. É óbvio que o enredo planejado pela Ana Recalde é primoroso e possui reviravoltas inesperadas, mas o traço de Denis eleva a obra a outro nível. O medo flui dos seus desenhos como algo natural. As expressões retratadas de tão verdadeiras e naturais chocam. Não tive outra opção além de colocar a obra entre as minhas favoritas.


Não obstante esse trabalho maravilhoso por parte dos autores, a AVEC também caprichou no que lhe diz respeito. O HQ foi impresso em formato grande, com um papel excelente e de ótima gramatura, além de uma capa que já prevê o espírito dark que será revelado na obra. Além disso, foi acrescido ilustrações de outros artistas sobre a protagonista da obra. Um verdadeiro espetáculo para os olhos.
“– Calma, Samantha. Foi apenas mais um sonho. Calma”.
Como já disse anteriormente, a obra entrou na minha lista de favoritas. Sem dúvidas, indico para todos aqueles que gostam de um bom enredo de suspense e terror e, principalmente, aos que são fãs de HQ. Vocês não irão se decepcionar!

Outras fotos:





Comentários
22 Comentários

22 comentários:

  1. Bom, como não costumo me interessar por HQ, muito menos por livros de terror, são poucos os que me despertam vontade de ler, acabei não me interessando pela leitura desse livro, no entanto a premissa da história e muito bacana, adoro muito assuntos como sonhos, pesadelos, por isso para quem gosta desse gênero com certeza dar uma chance a essa leitura. A ilustração ficou muito bacana, achei incrível.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marcos
    Fiquei curiosa para saber o que está por trás dos pesadelos da protagonista, mesmo eu senfo uma das leitoras mais medrosas.
    As ilustrações estão tenebrosas e muito bem feitas.
    Não seria uma prioridade, mas me interessei em ler o livro algum dia, ainda mais por ser nacional.

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcos!

    Não tenho nenhum livro da editora na estante, mas em compensação, minha lista de desejados tem um 5 livros que quero muito! rsrsrsrs
    De princípio, confesso que somente a capa me chamou a atenção, mas depois de ler sua resenha, tenho certeza que vou adorar o enredo tbm.

    Como sempre, ótima resenha! Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Não curto HQ, aliás só gosto de Turma da Mônica. Não é o tipo de leitura que me interessa, a capa também não me agradou. talvez se fosse um livro convencional a história me agradaria, gostei da premissa dos pesadelos. Seria um excelente thriller psicológico :)

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    não costumo ler muito HQ, mas adorei os desenhos, bem feitos.
    Vou mostrar o post para o meu cunhado, acho que ele vai gostar

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  6. Que coisa mais linda!!!

    Tá aí, 3 coisas que também amo muito! E juntas devem estar perfeitas.

    Não. Só estarão perfeitas quando eu tiver aqui comigo ♥

    Amei a resenha e as fotos. Apaixonei!

    Bjks

    Lelê

    ResponderExcluir
  7. Oii Marcos!
    Que lindeza a Beladona! Não conhecia a série, pelas ilustrações e pela sinopse parece ser mto boa, eu qro ler pra conhecer mais essa obra, eu adorei!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Tem muito tempo que não leio HQ ou mangás, mas esse estilo literário ainda me chama. Quando comecei a ler a sinopse, não esperava encontrar uma HQ nacional com um enredo tão chamativo. Gosto de histórias de suspense e terror e essa obra parece conter uma capaz de ganhar os leitores do gênero.
    Fiquei bem curiosa, e provavelmente essa HQ virá para minha estante em breve.

    Confissões de uma Mãe Leitora

    ResponderExcluir
  9. Apesar de não ser acostumado a ler HQ's, essa HQ acabou me despertando interesse. Primeiramente, o que me chamou atenção foi a capa, por ter esse aspecto dark. Após isso, vi que se tratava de uma obra brasileira, o que aumentou mais ainda meu interesse. Pelas fotos, dá pra ver o quanto a HQ foi bem produzida. Amei!

    ResponderExcluir
  10. Oi Marcos!

    Eu não sou nenhuma expert em HQs mas se está na sua lista de favoritos é porque realmente deve ser bom. Eu gostei do traço, bem expressivo e o ambiente mais sombrio parece ter ficado muito bom. Despertou meu interesse!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Caramba! Que intenso! Não conhecia a personagem e/ou a história, mas fiquei super interessada. Senti que tudo é bastante metafórico (trazendo críticas incríveis). Adorei a resenha tão bem detalhada e instigante!

    www.semquases.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, Marcos.
    Achei o enredo muito interessante e leria se fosse em um livro. Mas como é HQ que não sou muito fã, vou deixar passar. Mas que bom que gostou tanto e a edição está bem caprichada mesmo.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Olá.
    Gosto de HQs, apesar de não ler muito ultimamente. Mas adorei sua resenha e essas ilustrações fantásticas. Com certeza uma ótima dica. Percebe-se uma história envolvente. Fiquei bem curiosa! Dica anotada. Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Realmente é muito assustador. Essa ilustração dão medo mesmo, e eu faço parte do time dos medrosos. Gostei do enredo, fiquei bem curiosa para descobrir o mistério do livro. Realmente a literatura nacional ainda tem muito a mostrar, muito para nos surpreender.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  15. Oi Marcos, tudo bem? Acho que eu já conhecia essa HQ, mas não tenho certeza.
    Eu sou super medrosa hahahhah, mas ao mesmo tempo sou daquelas medrosas que gosta de ir atrás do que tem medo hahahha (Menos filme. Não olho hahah)
    Então acho que eu leria essa HQ sim. Talvez depois não conseguisse dormir, mas tudo bem, assim eu colocaria as leituras em dia hahahha
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi
    o Hq parece ser bom tanto pelas imagens como pela história e legal que gostou, mas eu mesmo não leria a história por conta do terror.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olha, já disse aqui que não costumo ler HQs, mas esta me chamou muita atenção! Primeiramente pelas ilustrações que ficaram maravilhosas e após ler a resenha, tive mais certeza de que preciso ler! Tenho que descobrir o motivo dos pesadelos dessa garotinha!

    ResponderExcluir
  18. Eu não leio HQs, mas sempre quis começar, só não tive oportunidade. Essa história parece muito boa, e eu gosto bastante do gênero Terror. Acho que eu iria gostar dessa HQ, então ela vai pra minha lista de desejados, estou bem curiosa com os mistérios mostrados na resenha.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  19. Não tenho muita certeza sobre esta obra. Até gosto de mangás, e mesmo assim são poucos. HQ ocidental para mim é mais difícil. Li todo Sandman e gostava muito até ter uma morte (não vou dar spoiler) que tirou todo meu gosto por aquela obra...

    ResponderExcluir
  20. Marcos
    Eu particularmente não leio HQ e não gosto de terror, mas tem duas coisas que me atraíram, as imagens belíssimas e ser nacional.
    Abraços, 
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Top Comentarista de agosto, serão 3 ganhadores e você pode ganhar um livro a sua escolha

    ResponderExcluir
  21. Oi Marcos...
    Confesso que não sou muito fã desse estilo de HQ's, mas as ilustrações estão incríveis.
    É incrível ver o quanto os autores nacionais tem se superado e sido valorizados atualmente. Acho que vou dar uma chance a essa leitura me breve...
    Abraços...

    ResponderExcluir
  22. Não costumo ler HQs ,ainda mais sendo de terror, mas fiquei extremamente interessada em saber mais sobre o mundo e os problemas da Samantha.
    Parece ser bem reflexivo, envolvido e doloroso.
    Quero muito.
    Já está anotado aqui.
    abraços

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo