24/08/2016

Resenha: Fogo Cruzado

Título: Fogo Cruzado
Autor: James Patterson
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580410525
Ano: 2012
Páginas: 208
Compre: Aqui

 Sinopse:

Em meio aos preparativos para seu casamento com a detetive Bree Stone, Alex Cross é chamado pelo Departamento de Homicídios de Washington para resolver o assassinato de dois dos homens mais poderosos – e corruptos – da cidade. Quando o ardiloso homicida, um atirador de elite, age novamente, exterminando outros integrantes da alta-roda, as opiniões ­ficam divididas: será que ele é um herói ou apenas um justiceiro?
A onda de mortes continua e o FBI designa o agente Max Siegel para o caso. Enquanto ele e Cross disputam quem será o responsável pela investigação, fica claro que o autor dos disparos sabe de detalhes da rotina das vítimas que só alguém que conhece o círculo íntimo delas poderia descobrir.
Enquanto se divide entre o franco-atirador, a rivalidade com Siegel e os planos para o casamento, o detetive recebe um telefonema de seu maior inimigo, Kyle Craig. Ele escapou da penitenciária de segurança máxima, para onde foi mandado por Cross, e não vai descansar até conseguir se vingar.

Resenha:

Apesar de gostar do autor, começo achar que é impossível um admirador brasileiro do trabalho de James Patterson ler suas séries na ordem correta. Os livros são lançados por editoras diferentes e muitos estão esgotados há tempos. Porém, o lado bom é que os livros são independentes e, apesar de ser uma série, pouco se perde em ler as séries fora da ordem.

Em Fogo Cruzado, livro 17 da série Alex Cross, James cria mais uma obra que prende o leitor do começo ao fim. Neste livro, após uma estranha onda de calmaria, Cross é chamado para investigar dois assassinatos de figurões do alto escalão de Washington. Porém, ele terá que dividir a investigação com Max Singel, um detetive que esteve fora por muito tempo e voltou com sede de ação.


Os assassinatos eram realizados por um atirador de elite, altamente preciso, que acertava suas presas mesmo estando a mais de cem metros de distância. Além disso, o atirador parecia conhecer a rotina de cada uma das vítimas.
“Pensei no que Siegel havia dito no telhado do Edifício Moore. Esses caras são matadores de aluguel. Eu não havia excluído essa hipótese na ocasião e estava a ponto de acreditar nela. Só não gostava de pensar que Siegel havia sido mais rápido que eu” (p. 71).
Todas as vítimas assassinadas eram acusadas de fazer parte de um esquema financeiro de corrupção e favores. O Assassino deveria ser amado ou odiado pelo povo? Herói ou assassino? Vingador ou justiceiro? A opinião pública pode acabar jogando contra a polícia.

Se não bastassem os assassinatos e a estranha relação que tem com Singel, Cross começa a ser atormentado por seu maior inimigo: Kyle Craig. Ele havia escapado da cadeia e estava de volta a cidade, pronto para acertar as contas com Alex. Entre os cuidados com os filhos, a escolha dos detalhes do casamento e uma investigação dificílima, Cross terá que enfrentar seus piores medos.


Cross é um velho conhecido dos livros do James, mas, dessa vez, quem rouba a cena é Craig, o vilão. Estrategista e extremamente inteligente, ele não mede esforços para atormentar Alex Cross e ficar mais próximo do investigador que qualquer um imaginaria ser possível. Além disso, se mostra ser persuasivo, sádico, altamente perigoso e astuto: tudo que um vilão perfeito precisa.
“Quando Alex entrou na sala, Kyle se empertigou e olhou direto nos olhos dele. Defunto ambulante, pensou Kyle, e sorriu enquanto estendia a mão” (p. 53).
O livro tem um ritmo rápido e tenso, do início ao fim. Capítulos curtos, cenas fortes e muito mistério continuam fazendo parte da escrita de James, deixando o livro alucinante. A escrita continua simples, objetiva e muito fluída, dando agilidade à obra. As reviravoltas são muitas e o leitor fica preso, virando as páginas incessantemente.
“Os federais não sabiam de nada. A Polícia Metropolitana também não. Tudo o que qualquer um sabia era que Washington estava se tornando um lugar muito quente e apavorante para se viver” (p. 65).
Confesso que a capa não é das mais bonitas, mas existem outras piores, convenhamos. Porém, a diagramação é bem agradável, assim como o tamanho da letra. As folhas amarelas contribuem mais ainda para uma leitura rápida. Não é um livro profundo e que marcará o leitor para sempre, mas é excelente para quem gosta de muito mistério e ação.


Sem dúvida alguma, James mantém o seu nível de excelência nessa obra, justificando os mais de 230 milhões de exemplares vendidos. Para quem gosta do gênero policial e muito suspense, esse livro e os outros do autor são excelentes dicas. Quem não gosta do gênero, leia essa obra. Certamente você passará a amar.


Comentários
27 Comentários

27 comentários:

  1. Oi Marcos,
    Do Patterson comecei a ler Primeiro a Morrer e confesso que não cheguei a metade e acabei desistindo.
    E dps que descobri que ele "escrevia" os livros em parceria com outros autores, acabei ficando com um pé atrás com o autor.
    Mas achei interessante essa abordagem, enfocando no vilão da estória.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Digo o mesmo Alex. Eu li um livro do autor e curti. Mas depois que fiquei sabendo do possível uso de gost whiter acabei ficando meio decepcionada :(

      Excluir
    2. Olá, Alê. Olá, Gih.

      Essa informação também me foi passada. Infelizmente, parece realmente ser verdade. Aparentemente, os livros que ele escreve em "parceria" basicamente tem apenas o nome dele mesmo.
      Procuro ler apenas os livros solo dele, pois a chance do livro ser dele mesmo é um pouquinho maior.
      Gih, também fiquei decepcionado quando descobri.

      Excluir
  2. Nunca li nada desse autor, porém já ouvir falar e muito bem dos livros dele. Não costumo ler livros policiais, de investigação, nada parecido com esse, porém confesso que fiquei curiosa para conhecer mais sobre esse vilão inteligente, e o como a trama vai se desenvolvendo de forma surpreendente, o livro parece bem interesse principalmente por ter uma leitura mais fácil, e que fluí de uma maneira mais rápida, gostei bastante, e por isso pretendo dar uma chance a essa leitura.

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    já conheço o autor, mas confesso que o genero não me chama atenção.
    Quem sabe em outro momento

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcos, tudo bem?
    Eu li ZOO do autor e parceiro e até curti. Mas depois fui pesquisar um pouco mais sobre já que ele lança trocentos livros por ano. E aí me deparei com algumas notícias (que também podem ser especulações, mas não acho que seja) sobre sua forma de "escrever" os livros.
    Sei o quanto isso pode ser horrível da minha parte, esse preconceito e julgamento, mas também não sou perfeita e algumas coisas me incomodam :( Por causa disso, acabei deixando ele de lado.
    Não fosse por isso, eu leria esse livro, já que gosto do gênero e gosto quando o foco é o vilão :)
    Beijooos
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gih.
      Essa resenha minha é das antigas. Recentemente, também tive acesso à essa informação. Desde então, procuro ler apenas os livros "solo" dele, talvez esses ele escreva sozinho mesmo.
      Na verdade, já tem quase um ano que eu não leio nada dele. Sempre que tento ler, o preconceito bate.
      Contudo, querendo ou não, essa obra realmente tem méritos (se foi ele quem escreveu, aí é outro ponto. rs), por isso resolvi postar a resenha. Contudo, atualmente, tenho mais cuidado ao comprar livros dele.

      Excluir
  5. Já qroooo conhecer os livros, conhecia somente por nome, realmente eh mto bom Marcos!
    Parabéns pela excelente, mto boa!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Adorei!!!

    O que me deixa uma dúvida absurda aqui... por que raios eu não li mais nada do autor. Tenho um montão de livros dele parados na estante. Mano, preciso mudar isso!!!

    É muito bom!!!

    Vou mudar isso já.

    Bjks

    ResponderExcluir
  7. Oi.
    Creio que ainda não li nada do autor, mas já vou me atualizar quanto as suas obras, pois adoro esse gênero. Enredos com muito suspense, mistério e um pouco de ação, são perfeitos para mim. Gostei muito da resenha e já adicionei o livro e o autor, para futuras leituras. Obrigada pela ótima dica! Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Postei resenha de um livro do mesmo autor hoje... heuejeu
    Infelizmente minha experiência com outros livros dele me deixou com o pé atrás em ler os outros livros... mas sua resenha foi ótima e quem sabe eu não de uma chance ne?

    www.donadegato.com
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá.
    Só ouço bons elogios a respeitos dos livros do autor, e me sinto envergonhada por dizer que romance policial é um dos meus gêneros favoritos e nunca ter lido nada do Patterson.
    Gostei do enredo desse livro e fiquei curiosa pra saber o que vai acontecer com Craig e seus passos em busca do seu objetivo final.

    Confissões de uma Mãe Leitora

    ResponderExcluir
  10. Oi Marcos! Eu nunca li nada do autor, o que considero vergonhoso rsrs, já que adoro o gênero. Essa série em específico, não sinto tanta vontade em ler justamente por essa "bagunça". Antes de embarcar em uma saga, faço questão de saber sobre livros publicados, se ela terá fim, etc etc, e neste caso, fiquei perdida por não compreender a publicação de cada livro.
    Beijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Nunca li nada desse autor, mas já ouvir falar e muito bem dos livros dele. Eu adoro o gênero!!! Vou começar a ler tudo desse autor pra ontem...rsrs
    Abraços!

    www.lendo1bomlivro.com.br
    Instagram :) @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
  12. Juro que eu tento ler suspense... mas nossaaaaaa.... tenho uma imensaaaaaaaaaa preguiça... ai eu olho para aquele romance histórico ali chamando meu nome... ou aquele livro com pegada existencialista ali no canto da estante sabe... e os mangás?!?!? E os HQs?!?!? Você a quantidade de graphic novel que existe no multiverso?!??! E fantasia??!!? Nossaaaaa \o/ E ai... nem Conan Doyle consegue ser lido o que se dirá do Patterson?!?!?! kkkkk

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  13. Livro 17? OMG, estou passando essa, obrigado! Até gosto do gênero, mas gosto de ler os livros na ordem certinha e um depois do outro sem nenhum de fora da série no meio, são livros demais para mim, pelo menos por agora.

    ResponderExcluir
  14. Oi Marcos!

    Só li um livro do autor - Private - e gostei muito, mas depois, parei de lê-lo não sei porque.
    Ainda não li nenhum livro dessa série, mas parece ser bem conhecida e muito boa. Vou deixar anotado aqui para ler algum dia!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  15. Olá, Marcos.
    Odeio quando as editoras publicam os livros fora de ordem. Eu só consegui gostar de um livro do autor até agora e foi um livro de romance hehe. Os outros que li achei bem fracos. Dessa série eu tenho dois aqui em casa e assim que der eu vou ler, mas não espero muita coisa dele não.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  16. Oi Marcos...
    Até hoje não li nada do autor... Gosto de seguir uma ordem cronológica para a leitura dos livros... E mesmo sendo obras independentes, não tenho vontade de ler os livros dele justamente por não seguirem essa ordem... Que sabe futuramente eu dê uma chance a alguma obra dele, pois parecem apresentar uma leitura rápida e fluida...
    Abraços...

    ResponderExcluir
  17. Gostei do enredo do livro, do suspense e mistério presente. O que mais me chamou a atenção foi o vilão roubar a cena, gosto muito quando isso ocorre pois foge um pouco do habitual encontrado em outros livros. A capa realmente não é tão bonita, mas sim, há piores. Gostei muito da dica e da resenha.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  18. Oi
    desse autor só li um livro de romance, mas tenho vontade de ler os livros dele de suspense que parecem ser bons, gostei da resenha e quantos livros são? já que esse é o 17.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Não costumo ler romance policial, mas adoraria começar por este! Gostei bastante da história. A série é enorme, mas como dá pra ler separadamente, tá tudo bem haha

    ResponderExcluir
  20. Nunca li um livro do James, mas tenho muita vontade!
    Gostei muito da sua resenha, deu pra ver que é um livro bem fluido, e cheio de reviravoltas. Eu sempre imagino os livros dele como os do Harlan Coben, que também gosto muito.
    Obrigado pela dica, irei ler em breve!
    bjs

    ResponderExcluir
  21. Já li alguns livros do James Patterson, alguns eu gostei e outros não. Mas, com essa resenha, eu fiquei extremamente interessado em lê-lo. Adorei saber que a trama é ótima, não só em questão da leitura ser rápida e fluída, mas também por fazer com que o leitor sita-se apreensivo até terminá-lo de ler. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  22. Mistério e ação são coisas que adoro em livros, pois tornam a leitura muito mais rápida e interessante. Eu sabia que o James Patterson tinha muitos livros publicados, mas não sabia que eram tantos! Só do Alex Cross esse é o 17º. Fiquei até com um pé atrás pra ler, pois gosto mesmo de ler na ordem de publicação. Mas provavelmente vou ler um dia.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  23. Marcos
    Acredito que nem as editoras que publicam os livros desde autor o fazem na ordem certa. Mas não foi por este motivo que ainda não li nenhum livro dele, apesar de gostar do gênero não é o meu favorito e por isso acabo sempre deixando para outra hora. Mas por ele ser tão famoso fico com vontade de conhecer pelo menos uma obra sua.
    Abraços, 
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Top Comentarista de agosto, serão 3 ganhadores e você pode ganhar um livro a sua escolha

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo