03/08/2016

Resenha: Fundação

Título: Fundação
Autor: Isaac Asimov
ISBN: 9788576570660
Editora: Aleph
Ano: 2009
Páginas: 239
Compre: Aqui

Sinopse:

O Império Galático possui 12 mil anos. E possui pujança, grandeza e estabilidade. Ao menos em sua fachada. Mas ele está em pleno declínio, lento e gradual. E, no final, culminará com uma regressão violenta da sociedade e a consequente destruição do conhecimento. Preocupados com isso, um grupo de cientistas traça um plano pela preservação do conhecimento adquirido. Vencedor do prêmio Hugo, como a melhor série de FC de todos os tempos, este é o livro inicial da Trilogia da Fundação.

Resenha:

A Trilogia da Fundação foi considerada a melhor série de ficção e fantasia de todos os tempos, superando, até mesmo, O Senhor dos Anéis. Então, logicamente, como bom desbravador, não poderia deixar passar essa série sem conferir. E, desde o início, já aviso: se é a melhor série de todos os tempos, eu não sei; mas que é um dos melhores livros que eu já li, isso é, sem dúvidas.

Nesse livro, acompanhamos o Império Galáctico, que já possui 12 mil anos. A humanidade se expandiu e alcançou toda a galáxia, fixando moradia em quase todos os planetas e luas habitáveis. Além disso, os homens vivem o auge da civilidade, dos conhecimentos científicos e, supostamente, da política. Porém, quando Hari Seldon desenvolve um campo de conhecimento chamado Psico-história, é possível perceber que nem tudo é tão perfeito assim.


De acordo com as previsões da Psico-histórica, que é uma ciência exata que mistura matemática, psicologia e história, feitas por Seldon: o Império irá ruir em um curto período de tempo e, após isso, guerras assolarão a galáxia e o conhecimento irá regredir, acabando com centenas de anos de conquistas científicas. Porém, obviamente, o Império não gosta nem um pouco dessas supostas previsões.
“Não havia verde; nada de verde, nada de solo, nenhuma outra vida que não o homem. Em algum lugar do mundo, ele percebeu vagamente, ficava o palácio do imperador, encravado no meio de 260 quilômetros de solo natural, verde com árvores, com flores de todas as cores do arco-íris. Era uma minúscula ilha no meio de um oceano de aço, mas não visível de onde ele estava” (p. 21).
Seldon afirma que o declínio não pode ser evitado, porém, ele traça um plano, juntamente com diversos outros cientistas, para salvar todo o conhecimento humano. E, a partir de então, é iniciada a Fundação. Porém, será que o interesse desse grupo de homens é apenas salvar a humanidade ou há muito mais por trás?

De início, já afirmo que, se você procura um romance arrebatador ou uma obra de ação eletrizante, esse não é seu livro. Aliás, caso você procure este, indico Herdeiro do Império, também publicado pela Aleph. Ao contrário, Fundação é uma obra cadenciada, inteligente e em que os pontos máximos são os aspectos políticos, sociológicos e econômicos. É a típica ficção científica para quem gosta muito desse gênero. Além disso, essa é mais uma daquelas obras que fazem pensar.


Isaac Asimov narra um futuro muito distante, onde já até se esqueceu do lugar onde iniciou a civilização humana. Porém, esse distanciamento é apenas um embuste para falar dos nossos temas presentes. Através da análise política e social do Império Galáctico, conseguimos visualizar tudo que acontece atualmente, desde as falcatruas políticas, da corrupção e também dos países renegados que são abandonados, mesmo diante de toda a riqueza do mundo.
“A violência é o último refúgio de um incompetente” (p. 93).
Além dessa semelhança com o tempo presente, visualizei uma analogia enorme do Império Galáctico com o antigo Império Romano, tanto nos aspectos de dominação quanto na queda. Isso faz pensar que estejamos vivendo sempre a mesma coisa, porém travestido de aspectos culturais diferentes e também com dominadores diferentes. Não obstante, o autor ainda trata de maneira bem inteligente temas como o destino manifesto, aquele mesmo que os norte-americanos acreditavam – ou acreditam ainda, nunca se sabe – possuir.

O mais interessante e o que torna essa obra tão genial é que o autor transmite tudo através de uma trama simples e com uma escrita muito fácil e acessível. Além disso, com alguns saltos temporais, Asimov nos apresenta uma gama de personagens inteligentes, bem construídos e que nos ensinam muito sobre manipulação política.


Que o autor construiu um livro fascinante, isso não é novidade. Para complementar, a editora Aleph providenciou uma capa enigmática, mas que transmite bem o conteúdo da obra; uma excelente tradução e uma revisão ótima. A diagramação também está bem elegante e confortável, apesar de simples.
“Ser óbvio compensa, especialmente se você tiver uma reputação de sutileza” (p. 98).
Como já mencionei no início, Fundação foi um dos melhores livros que li, então não posso deixar de indicá-lo para você que quer acompanhar a considerada melhor obra de ficção e fantasia de todos os tempos.


Comentários
29 Comentários

29 comentários:

  1. Quase não leio nada do gênero dessa obra, porém após ler sua resenha repleta de elogios em relação a história, e forma como o autor desenvolveu a trama, além da escrita envolvente, e fácil, que deixa o livro muito bom. Todo esse conjunto de coisas me deixou com interesse em ler o livro, porque não consigo negar uma boa leitura, e até pois e uma boa oportunidade de conhecer novo gênero, já que ainda não li nenhum livro de ficção.

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falra dessa trilogia. Deve ser muito interessante, ainda mais falando que superou Senhor dos Anéis. Asimov tem uma obra fabulosa. Confesso que devo me aprofundar mais nesses ícones da literatura

    ResponderExcluir
  3. Oi, Marcos!
    Raramente leio ficção, mas eu fiquei super interessada nessa trilogia. Só o fato de superar Senhor dos Anéis me ganhou.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcos, tudo bem?
    cara e eu que só fui conhecer essa série aqui no blog :3
    Mas tudo bem, pelo menos conheci né? hahahha
    tenho bastante vontade de ler, mas acho que começaria por algum livro único do autor :)
    E sabe que eu não gosto dessas capas? :( Sempre que vejo de relance acho que se trata de um livro didático ahhahah
    Mas amei a resenha, como sempre :)
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Marcos
    Gosto bastante do gênero, mas quase nunca leio.
    Pela sua resenha e pelo que já ouvi desse livro, não esperaria cenas eletrizantes de ação, mas gosto quando os autores trazem nossa atualidade em tramas assim.
    Gostaria de ler um dia.

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  6. Apesar de eu não gostar muito desse gênero, fiquei impressionada com suas impressões e me despertou uma grande curiosidade pra ler! A melhor de todas? Será possível? Quero ler =D
    Achei interessante pois a é ciência exata que mistura matemática, psicologia e história. Só não me dou de cara com matemática mas os outros dois sim haha ^^

    ResponderExcluir
  7. Essa trilogia é super indicada, eu amo! Estou entusiasmada para ver a série pela HBO!

    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  8. eu preciso ler algum livro desse autor. gosto do gênero. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  9. Oi Marcos!

    Coloquei essa série na minha lista de desejados assim que li suas primeiras resenhas. Claro que não é um livro que eu queira ler imediatamente, como vc disse que a obra é mais centrada, tenho que lê-lo calmamente para poder entender tudo o que se passa.

    Estou adorando esses livros da editora. São lindos e o conteúdo não deixa a desejar!
    Parabéns pela resenha!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  10. Oie,
    já tinha ouvido falar do livro, mas confesso que não me chama atenção.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá, Marcos...
    Apesar de A Trilogia da Fundação ter sido considerada a melhor série de ficção e fantasia de todos os tempos, confesso que nunca tinha ouvido falar sobre ela... Adorei sua resenha e gostando de ficção, com certeza vu ler essa trilogia em breve...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Bom, não costumo ler ficção científica, mas estou querendo começar no gênero.
    Fiquei impressionada por saber que a série ganhou o título de melhor ficção científica, então realmente deve ser maravilhosa.
    Também acho bacana o fato do autor ter vivido ha muitos anos atrás e já tinha essa visão de ficção.

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho a impressão que já comentei essa resenha... Enfim, se sim, eu repito que amei!! Se não, eu digo que amei!!

    Então, amei muito!!!!

    Bjks

    Lelê

    ResponderExcluir
  14. Oii Marcos! Gostei da trilogia, talvez seja um incentivo pra começar ler obras do autor e conhecer mais sobre seu estilo...Fantasias e ficção científica sempre me agradam e se o autor deixa claro essa mistura fica fácil se interessar pela história. Anotado nos desejados!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Eu já queria ler a trilogia da Fundação, e agora, com os elogios feitos na sua resenha, eu estou ainda mais curiosa pela obra de Isaac Asimov. Com certeza vou ler este livro, e quero que seja ele o primeiro do autor que lerei.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  16. Gostei do Livro e quero bastante ler ele. Apesar de achar que eu não vou gostar suas críticas estão bem positivas. Gosto e ficção científica mas esse é bem exagerado, rsrsrs!
    Amei a Resenha!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  17. Olá, Marcos.
    Que bom que gostou tanto da obra. Meu sobrinho é apaixonado por ficção cientifica também e de tanto ele falar eu peguei esse livro para ler. Infelizmente ele não é para mim. Se tivesse lido a sua resenha antes já saberia disso sem precisar começar a ler hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  18. Olá, Marcos.
    Até pensei que talvez esse livro poderia me chamar a atenção, mas quando você disse que focava mais no lado político e sociológico meio que perdi um pouco o interesse.
    Deve ser uma obra fascinante para quem gosta de livros mais inteligentes, mas esse ainda não é o meu forte e não quero me aventurar numa obra assim e ficar presa na leitura da mesma semanas a fio.

    Confissões de uma Mãe Leitora

    ResponderExcluir
  19. Oi Marcos!
    Passei um tempo sem visitar o blog, estava numa correria danada.
    Me apaixonei por essa história, sou fãzona de FC e essa eu ainda não tinha visto (que fã fajuta).
    Outra coisa Marcos, queria saber o que tu faz pra ler livros tão rápido? Pelo que vejo tu posta resenha todos os dias... Isso é incrível! Beijão.

    www.priscilaaborda.com

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Gostaria muito de ler esse livro. Gosto de ficção e por tudo que você mencionou, na sua ótima resenha, fiquei bem curiosa sobre a obra. Parece ser uma leitura que prende a atenção do leitor e ainda mais sendo uma trilogia. Com certeza na lista de leituras. Obrigada. Abraços.

    ResponderExcluir
  21. Essa trilogia é o que me faz ter vontade de ler os livros do Isaac. Sabendo que o livro se passa no futuro, e que a humanidade já possui tecnologia incrivelmente avançada, o livro me despertou bastante curiosidade. Além disso, adorei saber que ele foca bastante na política. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  22. Oi
    que bom que essa foi umas das suas melhores leituras, é tão bom quando um livro conquista um pedacinho nosso, não leio muito livros desse gênero, mas eu acho legal e até hoje só li elogios desses livros e quem sabe algum dia eu leia, ficou muito boa mesmo a resenha.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Olá! Comprei o box com a trilogia da Fundação no mês passado e quero muito ler esses livros. Ainda não li Isaac Asimov e pretendo ter meu primeiro contato com ele através de Eu, Robô, por ser um livro aparentemente mais simples. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Marcos, acredito que vou gostar desse livro. Enquanto lia sua resenha fui me empolgando e ficando mais curiosa sobre como a obra vai se desenrolar. Achei bem interessante o campo de fundo que o autor criou, bem diferente.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  25. Estou lendo o livro no momento e até o momento eu não sei o que achar dele. Quando achamos que é algo, o autor nos apresenta com algo mais. Estou tentando entender tudo, mas ainda estou na parte três e vejo que a obra tem coisas a oferecer. Vamos ver no que dá.

    ResponderExcluir
  26. Já tinham me indicado essa obra, não me lembro quem. Sua resenha só veio visitar minha vontade de ler, inclusive ela já está anotado na minha lista de futuras compras.
    Abraços, 
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Top Comentarista de agosto, serão 3 ganhadores e você pode ganhar um livro a sua escolha

    ResponderExcluir
  27. Depois dessa resenha não tem como não querer ler a obra. Gostei do mundo criado, dos conflitos vivenciados pelos personagens. Outro ponto bem interessante na sua resenha foi a comparação com o Império Romano. Gostei muito da dica e da resenha.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  28. Apesar de ser apaixonada pelo autor ainda não li a trilogia. Obviamente quero ler. A questão é querer ler tanta coisa, rsrsrsr Mas então, adoro histórias sobre o fim da civilização, da vida ou do mundo. Sempre imagino o quanto disso pode se encaixar em nossa realidade.

    ResponderExcluir
  29. Resenha excelente, parabéns!
    Como assim melhor série?
    Eitaaaa, Jesus, preciso logo desse livro, to passando mal de curiosidade já.
    Gostei muito da resenha, dos pontos tratados no livro, vou querer ler em breve! Porque olha... tá martelando aqui! rs
    bjss

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo