05/08/2016

Resenha: Segunda Fundação

Título: Segunda Fundação
Autor: Isaac Asimov
Editora: Aleph
ISBN: 
9788576570684
Ano: 
2009
Páginas: 
240
Compre: Aqui

Sinopse:

Hari Seldon previu que a humanidade perderia seu domínio sobre a galáxia. Para evitar esse desastre, elaborou um plano que, seguido à risca, em mil anos deveria fazer surgir uma nova era de glórias para o homem. Mas ele não contava com o Mulo, um ser mutante que colocar todo o plano a perder. Seu objetivo é derrotar a Fundação para que um novo Império se erga em torno de seus fantásticos poderes mentais. Mas, para consolidar sua vitória, ainda terá de enfrentar um inimigo igualmente poderoso, conhecido como a Segunda Fundação. ‘Segunda Fundação’ é o terceiro livro da trilogia da Fundação, composta ainda pelos livros ‘Fundação’ (livro 1) e ‘Fundação e Império’ (livro 2).

Resenhas anteriores:


Resenha:

Resenha sem spoiler dos livros anteriores

De início, vale destacar que você pode ler a resenha normalmente, visto que não terá qualquer tipo de spoiler. Para que isso aconteça, é claro, não poderei fazer uma ambientação específica sobre esse volume; explanarei, de início, a trama da série, como um todo. Após, farei uma avaliação desse volume, emitindo meu parecer sobre ele. Assim sendo, vamos à resenha?

A Galáxia vivia um tempo de paz; milhares de mundos já eram colonizados pelos humanos e um governo único e supremo regia todos os planetas: o Império. Contudo, na contramão das expectativas, Hari Seldon previu, através da psico-história, que esse sistema de governo chegaria ao fim e que a Galáxia entraria em um tempo de ignorância profunda.


Seldon, como idealista e pensador que era, não desejava que esse período se prolongasse. Para tal, ele criou duas Fundações, uma em cada canto da Galáxia; baseadas na ciência, elas deveriam ser a luz da humanidade no período sombrio. Com inteligência, honestidade e sabedoria, elas deveriam dirigir a humanidade para o caminho correto. Contudo, nem tudo sai como deveria...
“O Primeiro Império Galáctico durou dezenas de milhares de anos. Ele incluiu todos os planetas da Galáxia em um domínio centralizado, às vezes tirânico, às vezes benevolente, sempre disciplinado. Os seres humanos tinham esquecido que poderia existir qualquer outra forma de existência” (p. 11).
Baseado nessa premissa, chegamos ao terceiro livro da série. Originalmente, seria uma trilogia, porém, Asimov, acabou escrevendo outros livros do mesmo universo posteriormente. Quando morreu, havia publicado sete livros (heptologia), sendo os outros quatros extensões da trilogia original, enriquecendo o universo e tornando-o mais coeso.

Tudo que posso dizer sobre a conclusão é: incrível. A série veio em uma crescente maravilhosa e chegou ao ápice nesse livro, tornando-o ainda mais inteligente e perfeito do que o esperado. Se a Primeira Fundação era a prova de que a ciência pode superar a força bruta, a Segunda é ainda mais sensacional! Baseada na psicologia, ela dá uma aula de como a utilização de sua mente pode vencer os adversários.


Outro elemento que faz com que o livro seja tão perfeito é a escrita do autor. Asimov sabe mesclar muito bem a ação, os diálogos inteligentes e as descrições, o que torna a obra muito mais envolvente. Não há aqueles parágrafos monótonos aqui, menos ainda aquele clima morno. Além disso, a escrita descomplicada e sem palavras rebuscadas ajuda bastante, tornando a leitura rápida. Aliás, vale ressaltar que, mesmo sendo de uma leitura simples, o livro é altamente crítico quanto a nossa sociedade, tanto na estrutura física quanto na política e social.
“Onde a história se preocupa principalmente com as personalidades, os esboços podem ser tanto positivos quanto negativos, de acordo com os interesses do escritor. Acho isso tudo bastante inútil” (p. 39).
Se tudo isso ainda não fosse o bastante, temos personagens que não são desse mundo – literalmente. Um exemplo perfeito é Arcádia. Apesar da pouca idade, é inteligente, culta, madura e forte, enfrentando problemas que muitos adultos tremeriam. A presença dela deixa a obra mais interessante também, visto que quebra o padrão de diversos personagens masculinos que são protagonistas. Além dela, temos uma série de cientistas que se destacam por suas inteligências e feitos incríveis. Contudo, nem mesmo eles chegam aos pés de Arcádia.

Além do ótimo enredo e da boa conclusão, o livro ainda conta com um ótimo tratamento quanto à parte física. A capa segue o padrão da série e representa muito bem o enredo contido na obra. A tradução está perfeita – como é padrão da Aleph – e a revisão também. Além disso, contamos com uma diagramação boa, com letras em um tamanho confortável e espaçamento grande, tudo contribuindo para o bom desenrolar da leitura.


Infelizmente, não posso me alongar na resenha, apesar da vontade de falar sobre a trilogia durante horas; caso contrário, acabarei proferindo algum spoiler. Contudo, resumo a série no seguinte: inteligente, audaciosa e muito acima da média; um ícone da ficção para se carregar como referência. Ou seja, se você gosta de ficção, precisa ler essa trilogia para ser um leitor completo. Arrisque-se com a série, você não irá se arrepender.
“Você sabia que se classificaria, e hesitou em admitir o fato porque tal conhecimento poderia marcá-lo como convencido e, portanto, inadequado. Besteira! O homem mais estúpido é o que não sabe o quanto é sábio. É parte da sua qualificação saber que você se classificaria” (p. 108).


Comentários
27 Comentários

27 comentários:

  1. Oi, Marcos

    Vi que o Asimov é o autor homenageado do mês, que legal! Nunca li nada do autor por falta de identificação, mas, com uma resenha dessa, como não sentir vontade de começar?
    Eu sou dessas que acha que nunca se ganha nada na força bruta, então me identificaria com essa parte da história, isso sem falar que adoro enredos críticos, que transmitem uma mensagem para nós e nos fazem refletir!
    A resenha está maravilhosa como sempre! Não vou falar que lerei o livro em breve, mas definitivamente o vejo com outros olhos!

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marcos
    Essa trilogia realmente te conquistou. Eu não sabia que tinham mais livros, achei que eram só três.
    Me parece que não só a narrativa te agradou, mas a construção dos personagens também é o forte desses livros.
    Quem sabe eu tenha oportunidade de ler um dia.

    ResponderExcluir
  3. Marcos, assim você vai me matar até o ano que vem :3 Acho que vou ter que tentar encaixar esses livros esse ano ainda :) Com tantos elogios e com tantos pontos citados que eu acho importante, fica muito difícil não querer ler essas obras.
    Maravilhosa resenha =D
    Beijos
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. A cada resenha desses livros fico ainda com mais interesse em adquirir os livros e lê-los logo. Nesse ultimo livro o autor ainda usa da psicologia para falar sobre como usar a mente, e achei isso super interessante, e quero saber como ele colocou esse assunto dentro desse contexto, e com certeza deve ter tornado a trama ainda mais surpreendente e envolvente, espero ter a chance de ler os livros logos, pois acho que vou gostar bastante.

    ResponderExcluir
  5. me disseram que esse terceiro livro é o mais confuso dos 3. tenho medo de começar a ler e me decepcionar no final. Em todo caso já anotei o nome dos livros

    ResponderExcluir
  6. Oi Marcos!

    Impossível não ficar curiosa com suas resenhas e com o enredo criado pelo autor. Nunca li nada assim e quero demais me aventurar por essas páginas.

    Parabéns pela resenha, como sempre, perfeita!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  7. Oie Marco,
    Já que já vi este livro em algum lugar, mas não sei onde.
    Não sei se iria gostar tanto a leitura, mas esta anotada a dica

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  8. É um livro que realmente tem um enrendo inteligente e audaciosa, as obras do Isaac Asimov está cada vez me despertando o interesse em ler. Não vejo a hora adquiri-lo =D
    A segunda Fundação é mais enigmático que o anterior!

    ResponderExcluir
  9. Oi Marcos,
    Tbm fiquei impressionado com a capacidade do Asimov em compor a trama dessa série, com tantos detalhes, mas ainda assim tão coesa.
    A Arcadia é uma personagem incrivel, mas também me impressionei com o Mulo.
    Enfim, preciso dar um jeito de ler os outros quatros livros.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Perfeito!!

    Estou amando esse especial Asimov ♥ Muito amor!!!

    Vou chegar nesse livro logo mais.

    Bjks

    Lelê

    ResponderExcluir
  11. Marcos pode contar mais a gte não liga! kkkk
    Gostei mto de conhecer essa trilogia, já li vários livros de ficção, mas esse, me surpreendeu pelo enredo, gostaria de conhecer mais sobre ele como já disse nos outros posts...
    Parabéns pela excelente resenha!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Olá, Marcos.
    Confesso que estou totalmente dividida sobre ler ou não essa trilogia, rsrs.
    Gostei do enredo em si, mas por achar que traria muitas intrigas sociológicas e políticas, acabei perdendo um pouco do interesse. Mas, aparentemente, o livro vai além disso e estou curiosa com esse algo a mais.
    Nunca li nada do autor, mas essa série não será meu primeiro contato com sua escrita, afinal são 7 livros e se eu começar a ler essa trilogia e gostar, vou querer ler tudo o que se refere a ela.

    Confissões de uma Mãe Leitora

    ResponderExcluir
  13. Olá, Marcos.
    Que bom que o autor conseguiu ser incrível na história que escreveu. E ela é bem rica mesmo já que depois ainda surgiram vários outros livros nesse universo. Eu infelizmente não leria os livros. Mas sei que mundo gente adora o autor.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  14. ooi!
    nunca ouvi falar desses livros! Porém sua resenha me deixou entusiasmada a ler!
    me parece ser uma história bem envolvente e bem construída e como você disse que a escrita do autor é de se elogiar acho que vou gostar da obra!
    já tá na listinha !
    http://lendocomela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi
    que bom que esses livros manterão o alto nível desdo primeiro livro, da para perceber pela sua empolgação ao falar dele e entendo quando é algo que gostamos queremos contar tudo. As obras parecem ser muito boa e as suas resenhas me deixaram curiosidade.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Marcos, mais uma resenha que não posso ler. Nem li a sua opinião final sobre a trilogia com medo de ler algo que estrague a história.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  17. Fico feliz ao saber que o final da série lhe agradou. É muita gratificante quando você termina uma trilogia que não te decepciona, e vê que cada página valeu a pena. Adorei acompanhar um pouco da história de cada livro. Além disso, gostei de saber que existem outros livros que explora o mesmo universo!

    ResponderExcluir
  18. Eu gosto muito de ficção, e lendo suas resenhas tenho certeza de que vou amar essa trilogia. Já estou ansiosa pra ler o terceiro livro sem nem mesmo ter lido o primeiro, o enrendo parece ser fascinante. Vai pra minha lista de desejados.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  19. Oi.
    Perfeita sua resenha. Suas palavras expressam tão bem a história do livro e de uma forma que não tem como não querer ler. Não conhecia essa trilogia e provavelmente não teria vontade de ler se não fosse suas resenhas. Percebe-se o quanto você gostou e ficou satisfeito com a leitura e tudo que os livros poderiam proporcionar. Realmente é muito motivador! Já estou ansiosa para ter em mãos essa trilogia. Abraços.

    ResponderExcluir
  20. Adorei a Trilogia, a cada resenha sua fui ficando mais curioso para ler os livros. Nunca li um Livro com esse tema e esse vai ser o primeiro!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Esta série realmente parece ser incrível! Que bom que gostou do final! Ela já entrou para a minha lista de desejados <3

    ResponderExcluir
  23. Só um gênio mesmo, para inserir tantos detalhes a uma trama e ainda fazer isto de forma coesa, fazendo um ótimo fechamento para a trama. Pelo que entendi em sua resenha o conflito aqui é intelectual, não necessitando de um conflito "corpo a corpo". Gostei muito da resenha, e com certeza ainda vou conferir esta trilogia.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  24. Marcos
    Já tive para comprar está trilogia - apesar de ter descoberto aqui que tem mais livros - mas se entendi bem eles não são necessários - e não comprei. Se já tivesse lido suas resenhas não teria deixado a oportunidade passar, mas agora sabendo que são tão bons, vou ficar bem atenta para as próximas promoções da trilogia.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
  25. Não espero nada menos que um livro maravilhoso depois dos livros anteriores e dessa saga grandiosa. Quero um final estontante!

    ResponderExcluir
  26. Oi Marcos...
    Preciso dizer que essa homenagem a Asimov está realmente incrível... Uma trilogia que eu nunca havia falar, mas que me chamou a atenção e vai entrar para a minha lista dos livros que quero adquirir... Gostei de saber que Asimov mescla ação, os diálogos inteligentes e descrições,o que realmente deixam um livro mais envolvente.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  27. Muito boa sua resenha, Marcos, me deixou com vontade de lê-lo!
    Vou procurar logo um livro do Asimov pra ler em breve, porque sempre que leio resenhas aqui, fico admirada com tanta coisa nova, tanta criatividade esses livros trazer!!
    Gostei desse, e já anotei aqui pra procurar lá no sebo (me conta vai ser alta, rs)
    bjss

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo