08/09/2016

Resenha: Academia Jedi – O Retorno de Padawan

Título: Academia Jedi – O Retorno de Padawan
Autor: Jeffrey Brown
Editora: Aleph
ISBN: 9788576573067
Ano: 2016
Páginas: 176
Compre: Aqui

Sinopse:

Roan Novachez achou que seu segundo ano na Academia Jedi ia ser fácil, e foi… no começo. Ele construiu um robô super legal, foi numa excursão para um planeta gelado, e evitou a comida alienígena de Gammy. Mas aí tudo ficou confuso! O treinamento de piloto estelar foi bem mais difícil do que ele imaginava, seus melhores amigos começaram a ignorá-lo, e os valentões da turma estão tentando levá-lo para o lado sombrio. Justo quando Roan achou que tinha me acostumado com a escola…

Resenha Anterior:


Resenha:

Quando me perguntam qual é o melhor livro do universo Star Wars, eu sempre respondo, sem qualquer dúvida, que é Academia Jedi. O livro não é o mais profundo, não tem o enredo mais intrincado, não é o mais original. Porém, tem uma atração irresistível, um humor inteligente, uma adaptação para universo infantil de bater palmas e, finalmente, é o responsável por trazer novos leitores para esse universo tão vasto. Como uma obra é pouco, agora, no Brasil, podemos acompanhar a continuação desse livro divertidíssimo. O melhor: O Retorno de Padawan é tão bom quanto o primeiro volume da série.

Depois de alguns sustos, de quase ser enviado para a Academia de Agronomia – a academia das plantas – e suar para passar de série no seu primeiro ano na Academia Jedi, Roan Novachez, nosso jovem padawan de Tatooine, está de volta. Ele está mais forte na Força, mas os seus problemas também cresceram; todos eles.


Por algum motivo que Roan não consegue entender muito bem, seus amigos se afastaram, até mesmo a Gaiana, a garota pela qual ele está interessado. Pior, um de seus professores o detesta e faz de tudo para diminuir suas notas. Para fechar, uma galera que está sempre flertando com o lado sombrio se aproxima do nosso pequeno herói. Será que ele terá forças para melhorar suas habilidades, acertar a sua vida pessoal e ainda conseguir superar a atração pelo lado sombrio?
“Em seus sonhos, o futuro um Jedi pode ver... Concentre-se na Força... Sentir os caminhos do futuro, você pode...” (p. 27).
Partindo dessa premissa, Brown cria mais uma obra engraçadíssima, inteligente e muito envolvente. Transportando todos os problemas de crianças e adolescentes para o universo Star Wars, o autor ganha o leitor sem qualquer dificuldade. Ademais, mesmo voltado para o público mais jovem, a obra tem um aprofundamento interessante, o que a torna também atraente para os leitores mais velhos.

Os personagens são muito bem construídos, tanto os com maior importância quanto os secundários. Destaque incontestável para Roan, o grande protagonista, pelo humor e carisma, e para Yoda, o velho jedi que mostra uma faceta totalmente diferente para o universo infantil; diminuem as falas totalmente filosóficas e fica o humor inteligente potencializado pelas falas com a ordem sintática invertida. Pois se um Jedi o padawan quer ser, a linguagem invertida do mestre entender deverá.


Além disso, a obra também se destaca grandemente por ser completamente ilustrada, bem próxima do que seria um quadrinho. O livro tem uma estrutura física e de desenvolvimento bem próxima de outro destaque do gênero: Diário de um banana. Esse formato deixa o livro mais atraente para crianças e adultos, pois além de brincar com um bom enredo, o leitor ainda ganha ilustrações bem-feitas e engraçadas.
“A Força você deve sentir ao seu redor, aqui, entre você, eu, a árvore, a pedra, em todo lugar. Mesmo entre sua mesa e sua lição de casa” (p. 49).
Quanto à parte física, novamente a Aleph merece muitos elogios. O livro chega aos leitores brasileiro envolto em uma bela capa dura. A diagramação é excelente, com todo livro escrito à mão, e o material também, com impressão em papel Pólen Soft 80 g/m². Por fim, o livro ainda conta com uma tradução ótima.

Em suma, O Retorno de Padawan é um livro que diverte e ainda introduz novos leitores ao universo Star Wars. Conta com um enredo interessante e com um trabalho gráfico acima da média. Uma boa dica para crianças e adultos que buscam diversão garantida.


Outras fotos:






Comentários
25 Comentários

25 comentários:

  1. Bom, como eu já disse aqui, não curto o universo Star Wars, mas as crianças devem se encantar com esses livros, assim como os adultos né? Ficou muito lindo!

    ResponderExcluir
  2. É tão difícil falar sobre um mundo do qual eu nunca participei. Star Wars é tipo caviar pra mim: nunca vi, nem comi, só ouço falar. No entanto, esse hq parece ser super bonitinho, fofo e engraçado ao mesmo tempo. Acho que mesmo sem eu conhecer esse grande universo, seria bem fácil de eu entender essa história. É mais para o público infantil ou eu estou enganada?
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eduarda.
      Ele foi idealizado para o público mais jovem, porém, é possível que adultos façam uma ótima leitura, sem qualquer problema. É bem envolvente e divertido.

      Excluir
  3. Oi, tudo bem?

    Eu adoro livros assim, mais ainda não assisti Star Wars acredita?

    www.robsonvascovith.com

    ResponderExcluir
  4. Helloo, Marcos! Tudo numa nice?!
    Eu tenho a forte impressão de que você curte por demais os livros da Aleph ahaha. Acho que eu nunca li nada da editora, mas ia começar por Neuromancer ou Trono de Diamante. Eu fico com medo de opinar sobre questões com livros e filmes tão famosos como Star Wars e falar besteira porque eu realmente não entendo, mas acho massa quem assisti e tal. Só conheço o pouco que vi em The Big Bang Theory.
    Devo ter assistido quando era muito novinha Star Wars, mas não lembro nada. E às vezes bate uma preguiça arretada de conferir todos os filmes, até porque eu sou a senhora da chatice quanto aos efeitos especiais, mesmo com a época sem tantos recursos. Enfim, um amigo me contou quais assistir primeiro e vou tentar fazer isso.
    Quanto a esse livro fofo demais! *-* Eu com certeza leio obras voltadas para o público mais jovem, sobretudo se tem a característica parecida de Diário de um Banana na diagramação - tipo, que parece ser escrito a mão e tem todos esses desenhos lindos. Ás vezes eu paro em algumas páginas e fico só observando para depois prosseguir com a leitura ahaha.
    Eu não conheço o Roan, mas já gosto dele. *-*
    Acho que tinha visto resenhas foi do livro da princesinha do Vader - que também achei fofura. *-*
    Ótima resenha.
    Beijin...
    Pieces of Alana Gabriela

    ResponderExcluir
  5. Tão lindinho. Eu devia ter comprado ele na Bienal. Vi, peguei, folheei, mas não comprei.

    Adorei. Lindo, tão lindo quanto o primeiro!

    Bjks

    Lelê

    ResponderExcluir
  6. Olá! Como sempre comento em td q diz respeito á SW... infelizmente não me prende atenção de jeito algum, gostaria mto, mas....

    ResponderExcluir
  7. Nossa, adorei as ilustrações! Se já ri só com a capa, imagino com a obra em si, parece ser bem leve e divertida, quero!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Academia Jedi foi o primeiro livro de Star Wars que li e achei muito legal, me lembrou com certeza Diário de Um Banana, e sendo nesse universo maravilhoso ficou melhor ainda. Pretendo comprar assim que puder O Retorno de Padawan, que deve ser ótimo também, e sua resenha me deixou ainda mais ansiosa pela leitura.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  9. PARABÉNS PELA RESENHA! NÃO CONHEÇO MUITO SOBRE OS LIVROS, MAS PRETENDO ADENTRAR AO UNIVERSO STAR WARS. BJOS!

    BLOG LITERÁRIO 2

    ResponderExcluir
  10. Nossa acho que meu sobrinho vai amar... :D

    Bjs

    http://www.larosablanca.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, Marcos.
    Eu comprei o box de Star Wars mas ainda não consegui ler hehe. Por isso ainda estou por fora do assunto. Mas esse livro e o anterior é um que me interessa bastante. Eu amei Diário de um Banana e se o formato é o mesmo, acho que vou gostar.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Já bati o olho e sei que não faz meu estilo, porque não gosto de Star Wars. Mas para quem gosta, deve ser uma ótima leitura.

    http://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  13. Oiii Marcos

    Achei as ilustrações super fofas, realmente perfeito pra se adentrar no universo da série. Eu confesso que sei pouco, ou praticamente nada de Star Wars... mas para os fãs a recomendação é mais que ótima.

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  14. Oi Marcos!

    Não precisa ser super complexo pra gente amar, né? eu ainda não conferir, mas deu pra sentir que o humor é bem inteligente! Não vejo a hora de poder comprar!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  15. Oi, Marcos
    O que me chama atenção nesses livros é que ele pode ser lido por todos os públicos.
    Para ser o melhor do universo Star Wars indicado por você, é porque realmente merece atenção.
    Gostaria de me divertir com a leitura. Adorei a dica!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Marcos!
    Sou fã de Star Wars, como já citei anteriormente, mas nunca li nada desse universo. São tantos livros, que ainda estou um pouco perdida. Preciso pesquisar e me organizar, para começar uma bonita coleção! Mas esse livro em questão, está fofo, claro que adoraria ter na minha estante. Qual fã não gostaria, não é mesmo? Adorei a resenha. As ilustrações do livro são lindas, muito bem explicativas sobre o enredo. Na lista, com certeza. Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Oi Marcos!
    Eu gosto tanto desse livro, mas não tinha lido o primeiro ainda, você acredita? Daí a Bienal me levou direto pra ele e vou ler essa semana! Concordo com você em tudo! O autor conseguiu colocar todos os problemas escolares no universo Star Wars e sem dúvidas atingiu seu objetivo de trazer novos leitores para essa incrível saga. Adorei as ilustrações, os diálogos e principalmente dos quadrinhos que Roan produz! É uma ótima dica de leitura com certeza!!
    Abs ;)

    Concorra um Funko Pop Harry Potter no Nosso 1º Aniversário!

    ResponderExcluir
  18. Me sinto uma alienígena toda vez que escuto ou leio algo sobre o universo Star Wars. Apesar da curiosidade, nunca parei pra ler ou assistir nenhuma obra desse universo.
    Talvez para alguém que não o conheça, essa HQ seja uma boa pedida, afinal trata-se de um enredo mais leve e divertido.
    Quem sabe depois de criar coragem pra ver os filmes eu não procure essas HQs?

    ResponderExcluir
  19. Marcos
    Morro de rir só de ver as fotos do livro, imagine lendo. Mesmo sendo em quadrinhos quero muito ler esta série, principalmente pelo humor inteligente. Não sei mesmo porque ainda não li, afinal é uma leitura rápida. Anotado para não esquecer mais.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Top Comentarista de Setembro, serão 3 ganhadores e você ainda pode ganhar um livro a sua escolha.

    ResponderExcluir
  20. não é do mesmo autor/desenhista do darth vader como pai? eu adorei aquelas tirinhas
    se for realmente deve valer a pena pelo humor e os desenhos que são muito legais
    anotando a dica para poder ler

    ResponderExcluir
  21. Eu e Star Wars temos uma briga ferrenha..rs
    Não consigo achar graça..já tentei inúmeras vezes, ver algum dos filmes,mas acabo sempre desistindo. Não consegue me prender, mas respeito quem gosta e olha que são fãs demais.
    Vi este "livro" no blog de uma amiga em comum e ela é apaixonada..rs
    Ilustrações lindíssimas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oi, Marcos!!
    Adoro os filmes de Star Wars!! Já assisti mil vezes esses filmes mais nunca li nenhum livro dessa série!! Achei o livro muito lindo!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  23. Para os fãs de Star Wars,sem dúvida alguma esse é o livro. :)
    Não sou muito fã dos filmes ,mas meu filho mais novo gosta. E talvez ele se interesse por esse livro.

    ResponderExcluir
  24. Nunca li SW, a vontade de ler esses livros vão e voltam, mas no momento quero ler, só não sei por onde começar. Esses livros seriam mais que recomendados para leitores da série, pelas ilustrações bonitas, descontraídas e inteligente, alem de um humor que conquista.

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo