07/09/2016

Resenha: Ember – As crônicas da ruiva

Título: Ember – As crônicas da ruiva
Autor: Roy Thomas
Ilustrador: Romano Molenaar
Editora: AVEC
ISBN: 9788567901602
Ano: 2016
Páginas: 48
Compre: Aqui

Sinopse:

Saída do universo de Storm, série desenhada pelo inglês Don Lawrence, Ember é uma linda guerreira ruiva que ganhou carreira solo com texto de Roy Thomas (“Conan, O Bárbaro” e “Red Sonja”) e desenho de Romano Molenaar (“Witchblade” e “The Darkness”).
Ember, em A Lenda de Krill, vive uma aventura no Mundo das Profundezas, antes de conhecer Storm. Ao completar 19 anos, seu vilarejo é atacado pelos homens do governante de Rhagus. Ember, Pearl e Kiley, pai das duas, são presos e levados para a cidade. Lá, um passado misterioso e desconhecido será revelado.

Resenha:

Ember é mais um HQ publicado pela AVEC, mais um que me surpreende, mais um que foge dos padrões. O motivo? Assim como aconteceu em Corrida contra a morte (resenha), temos uma protagonista feminina forte, que não precisa ter um envolvimento amoroso para resolver seus problemas e que é capaz de se virar sozinha. Em um gênero de grandes personagens masculinos como protagonistas, ver um HQ que mostre um empoderamento feminino tão grande é motivo de grande felicidade.

Ember é uma mulher que se mete em muitos problemas em sua aldeia. Por crescer dentro de uma sociedade patriarcal, ela não se encaixa. Na sua cultura, as mulheres devem apenas servir aos homens. Contudo, Ember não aceita o seu papel para si. Ela não quer ficar cuidando do lar, mas quer ser uma guerreira. Coragem não lhe falta. Porém, para vencer as barreiras sociais é necessário mais do que força de vontade.


Quando a sua aldeia é atacada e o povo é levado cativo para uma outra localidade, chega o momento certo dela mostrar seu poder e sua força. Ember não aceita ser subjugada, não aceita ver sua família cativa. A jovem ruiva quer vingança e liberdade; quer ser protagonista. Para tal, não medirá esforços e se disporá a enfrentar todos os desafios que vierem pela frente.

Baseando-se em uma protagonista forte e mostrando um viés feminista latente, a personagem Ember ganha o leitor por sua inteligência e ferocidade. A guerreira não desanima, mesmo diante das imposições sociais; essas são apenas um obstáculo que ela sabe que vai transpor. A luta está em seu sangue e vontade de alcançar a justiça também. Mais do que uma personagem forte e bem construída, Ember é o reflexo de uma mulher moderna.

Devido à personalidade da protagonista, o que poderia ser apenas mais uma história de luta por espadas se torna uma forte crítica social, uma arma de mudança. Além desse aspecto, todo o contexto em que o enredo se passa também deve ser elogiado, visto que é rico e tem tudo para ser ainda mais explorado nos próximos trabalhos.


Assim como o enredo e a protagonista criada, a parte visual do HQ também merece destaque. O ilustrador soube aproveitar muito bem os melhores aspectos da obra, apresentando algumas ilustrações de ação vívida e outras de um ar mais denso e sombrio. Sem dúvidas, um trabalho que merece ser parabenizado.

Quanto à parte física, a AVEC merece mais uma vez os parabéns. A editora trouxe uma versão de luxo para o mercado brasileiro, algo que poucas editoras fariam, visto que Ember não é tão conhecida assim. Ademais, a tradução e revisão estão perfeitas, oferecendo ao leitor um trabalho de primeira qualidade.


Em suma, Ember é um trabalho com uma arte sensacional, com um enredo bem amarrado e com uma crítica social latente. Essencial para quem gosta de bons HQs.

Outras fotos:





Comentários
20 Comentários

20 comentários:

  1. Oi Marcos!! Adorei conhecer Ember! Faz muitos anos que não leio HQ, pra ser sincera desde adolescência. Conhecer um que traz esse "empoderamento feminino" me deixa em êxtase para iniciar logo minha coleção. Sempre que vou comprar fico na dúvida do que escolher, já que ouço falar tanto apenas dos da Marvel.
    Beijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não sou lá um grande fã de HQs, tanto que só tenho uma em casa, isso porque ganhei de brinde. No entanto, a ilustração dessa está maravilhosa, acho que eu passaria o dia todo admirando caso tivesse um exemplar. É legal quando vemos uma personagem que não precisa de romance para dar uma boa história, eu mesma estou escrevendo uma assim. Fiquei bem curiosa.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ember me ganhou pelos cabelos ruivos. *----*
    Gostei do enredo do HQ e o fato da protagonista lutar para quebrar os estereótipos de uma sociedade machista.
    Apesar de não ler HQs há muito tempo, fiquei bem curiosa com esta história e talvez dê uma chance a ela.

    ResponderExcluir
  4. Adorei de novo!!!!!

    Gostei da moça bonitona, rsrs. E da história e das cores... sim, essas coisas me ganham!

    Bjksssssss

    Lelê

    ResponderExcluir
  5. Olá, Marcos.
    Eu não sou muito de ler HQs, mas essa me interessou bastante. Vendo as fotos que você tirou, acho que iria gostar de ler. Sem falar na história que parece ser ótima. E a protagonista então, merece destaque.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Não só quero, como preciso! Não conhecia esse HQ, primeira resenha que vejo e já estou aqui com os dedos e olhos coçando para ler. Estou em uma faze na qual desejo e preciso ter contato com histórias de mulheres empoderadas para fortalecer a forma como me construo como mulher empoderada que já chegou aos 30 e não tem aquela vida de mulher de telenovela sabe?!?! Casa, marido, filho... passei longe disso e não é fácil enfrentar um mundo machista assim, histórias como a de Ember funcionam como fontes de inspiração e força além claro de entretenimento de primeira.

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Não costumo ler HQs, mas sempre quis dar uma chance, só não tive oportunidade. Acho que a Ember seria um ótimo começo, pois o enredo é bem interessante e adorei por ela ser uma personagem feminina forte.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  8. Oiie
    Não sou muito íntima das HQ's e nem conheço muitas que não seja da Marvel, DC e companhia, mas a história de Ember me interessou. Se formos levar em conta que eu adoro a crítica que escorre das páginas e a importância de uma obra assim considerando nosso contexto social e político, é muito bem vinda!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Essa HQ ficou linda demais! Gostei muito. E achei essa crítica social bem importante, pois não vemos muito disso em quadrinhos né.

    ResponderExcluir
  10. Maravilhoso Marcos! HQ´s estão sempre me surpreendendo com as figuras e escrita bacana!
    Qro conferir!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Marcos
    Acredito que o livro também me agradaria pela personagem e empoderamento feminino presente.
    Adorei demais essa dica, um dos HQs que mais me chamaram atenção aqui.
    O trabalho gráfico parece realmente estar ótimo.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Marcos!
    Leio muito pouco HQs, mas gosto muito. Esse está com ilustrações muito bonitas e o enredo parece muito legal, com aventuras e uma protagonista cheia de charme, forte e determinada. Vou anotar a dica, se surgir oportunidade, vou conferir! Ótima resenha, como sempre. Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Oi Marcos
    Lembro bem da resenha anterior, as fotos me marcaram e também por se tratar de uma personagem feminina bem forte. Ainda não me rendi as HQ, mas quem sabe um dia?
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Top Comentarista de Setembro, serão 3 ganhadores e você ainda pode ganhar um livro a sua escolha.

    ResponderExcluir
  14. amei!!!
    sou louca por HQ e ainda com uma heroína forte? definitivamente eu preciso ler!
    sem falar na questão das lutas não só em campo de batalhas mas para ela ser reconhecidas
    e pelas fotos a editora fez um trabalho belissimo
    procurar aqui para conhecer mais dos traços dele

    ResponderExcluir
  15. Me lembrou muito a Vampira dos X-Man! E isso é muito bom. Mostrar que uma personagem feminina não precisa estar ligada a um romance para mostrar a que veio.
    Forte, lutadora..e bastante real? Precisa mais nada.
    Mesmo não sendo fã de Hq's, os fãs irão adorar, tenho certeza.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi, Marcos!!
    Que HQ interessante!! Parece ser muito legal!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  17. Oi,as ilustrações estão lindas ,assim como a personagem Ember!
    E que maravilha lermos sobre uma personagem feminina,forte e independente.

    Gostei!

    ResponderExcluir
  18. Não leio muita HQ, mas achei as ilustrações lindas e bem feitas, acho que seria uma bela oportunidade de sair da zona de conforto e ler essa obra que mostra uma personagem feminina forte e que não precisa de um romance para viver.

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo