13/09/2016

Resenha: O Planeta dos Macacos

Título: O Planeta dos Macacos
Autor: Pierre Boulle
ISBN: 9788576572138
Editora: Aleph
Ano: 2015
Páginas: 216
Compre: Aqui


Sinopse:

Em pouco tempo, os desbravadores do espaço descobrem a terrível verdade: nesse mundo, seus pares humanos não passam de bestas selvagens a serviço da espécie dominante... os macacos. Desde as primeiras páginas até o surpreendente final – ainda mais impactante que a famosa cena final do filme de 1968 –, O planeta dos macacos é um romance de tirar o fôlego, temperado com boa dose de sátira. Nele, Boulle revisita algumas das questões mais antigas da humanidade: O que define o homem? O que nos diferencia dos animais? Quem são os verdadeiros inimigos de nossa espécie? Publicado pela primeira vez em 1963, O planeta dos macacos, de Pierre Boulle, inspirou uma das mais bem-sucedidas franquias da história do cinema, tendo início no clássico de 1968, estrelado por Charlton Heston, passando por diversas sequências e chegando às adaptações cinematográficas mais recentes. Com milhões de exemplares vendidos ao redor do mundo, O planeta dos macacos é um dos maiores clássicos da ficção científica, imprescindível aos fãs de cultura pop.

Resenha:

Como eu já tinha assistido aos filmes da franquia O Planeta dos Macacos, eu já sabia, mais ou menos, o que esperar do enredo do livro. Porém, o que eu não imaginava era que a obra fosse me surpreender tanto e me ganhar com uma facilidade incrível. Motivo? O livro é diferente e muito melhor que os filmes!

Tudo começa quando um casal, ao fazer um passeio pelo espaço, encontra uma garrafa com um manuscrito dentro, boiando pelo cosmo. Curiosos, eles resolvem pegá-la e conferir o seu conteúdo. Porém, o texto lá escrito era quase inimaginável...


O manuscrito era redigido em primeira pessoa, por Ulysse, um jornalista, e narrava as aventuras dele e outros dois exploradores pelo espaço. Quando esse trio chega ao planeta Soror, eles ficam estupefatos com o seguinte fato: lá os humanos são meros animais com parca inteligência; quem comanda o planeta são os macacos. Os símios são altamente organizados; possuem ciência, moram em casas, tem sistemas políticos e se vestem como os humanos da Terra. Porém, o que ocorre em seguida ao descobrir sobre os macacos é que se torna ainda mais assustador...
“A exaltação propiciada por esse espetáculo é indescritível: uma estrela, ainda ontem um ponto brilhante em meio à miríade dos pontos anônimos do firmamento, destacou-se pouco a pouco do fundo negro, inscreveu-se no espaço com dimensão, aparecendo primeiro como uma noz resplandecente, depois se dilatou, ao mesmo tempo que a tonalidade acentuava-se para estabilizar num matriz alaranjado, integrando-se finalmente no cosmo com o mesmo diâmetro aparente do nosso familiar astro do dia. Um novo sol nascera para nós, um sol avermelhado, como o nosso em seu poente, cuja atração e calor já sentíamos” (p. 22).
O primeiro ponto que me chamou a atenção no livro foi a forma de escrita do autor. Diferente da ficção científica americana, com a qual estou acostumado, Boulle usa uma linguagem muito mais rica e trabalhada. As metáforas são bem mais abundantes e o autor esbanja nas descrições minuciosas que faz o leitor ver, com clareza, cada detalhe de onde o enredo transcorre. Não obstante, há outra grande diferença para as obras de ficção comuns: o número reduzido de diálogos até a metade da obra. Afinal, o narrador não consegue se comunir com os macacos de Soror, visto que não compreende a sua língua.

Outro aspecto muito interessante da obra, e também assustador, é a reflexão que ela causa. Afinal, em Soror, nós, os humanos, somos os animais irracionais. Nós somos usados para testes e temos partes arrancadas e manipuladas para o “bem da ciência”. Somos caçados como bichos, estripados e vistos como uma espécie burra e inútil. Isso faz com o que o leitor pense no caso de todos os animais que a ciência “mata” diariamente. Além disso, faz com que o leitor veja com outros olhos toda biodiversidade do planeta e que passe a entender que somos tão animais como todos os outros.


Porém, não só de críticas sobre o mundo se faz a obra. O autor soube escrever um livro inteligente e atrativo. A escrita é tão maravilhosa e agradável que é impossível desgarrar do exemplar. Eu li por horas seguidas sem perceber os minutos passarem. A cada página queria descobrir mais sobre esse novo mundo. E isso ocorre porque a obra é muito completa, pois nela encontra-se aventura, ficção científica, crítica social e até um romance bem interessante.
“Os macacos não são distribuídos em nações. O planeta inteiro é governado por um conselho de ministros, à frente do qual está um triunvirato, compreendendo um gorila, um orangotango e um chimpanzé. Ao lado desse governo, existe um Parlamento composto de três Câmaras: a dos gorilas, a dos orangotangos e a dos chimpanzés, cada uma dessas assembleias zelando pelo interesse de sua classe” (p. 103).
Se não bastasse todo o conteúdo da obra, que é genial, a editora Aleph ainda preparou uma edição incrível para os fãs. A capa está maravilhosa; a diagramação, linda e confortável e a tradução e revisão estão excelentes. Resumindo: temos o padrão de qualidade normal da editora, que é altíssimo.

Sendo assim, fica impossível não indicar o livro. Leiam, leiam, leiam! Tenho certeza que esse livro marcará vocês.


Adendo: Prepare-se para o final da obra. Ele é simplesmente... surpreendente, assustador e genial. Aliás, quem já leu, venha falar comigo. Preciso conversar com alguém sobre esse desfecho. rs


Comentários
24 Comentários

24 comentários:

  1. Oi, Marcos!
    Só assisti o filme, e gostei bastante! Com certeza o livro deve ser infinitamente melhor mesmo. E é ótimo quando a leitura faz o leitor refletir, gostaria de lê-lo com certeza!
    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcos, tudo bem?
    Nossa, depois desse texto empolgado, é impossível resistir, preciso desse livro!!! Eu vi os filmes, mas faz tempo, confesso que não lembrava muito da história. Adorei o que o autor fez, ao inverter a história nos colocando como caça e os macacos como caçadores, poderemos sentir na pele tudo o que fazemos de errado. Achei genial, reduzir os diálogos pelo narrador não saber se comunicar com eles, ficou perfeito. Parece que ele pensou em tudo. Adorei sua resenha e não vejo a hora de ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Marcos!
    Só assisti o filme, mas não sei se leria o livro. Pelo que vi, ele tem uma linguagem que pode me desanimar um pouco da leitura.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio de aniversário Balaio de Babados e Postando Trechos
    Participe da promoção 1 Ano de Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi, Marcos
    Sempre quis muito conferir essa obra. Geralmente narrativas com menos diálogos são mais lentas, mas dá para considerar nesse caso. Gostei de saber que levanta essa reflexão sobre os animais também.
    Adoraria ler esse livro. Ia comprar na Bienal, mas o preço estava muito salgado. :(

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcos
    Sou louca para ler este livro, gosto muito do tema e do enredo. Fiquei curiosa agora para saber do final. Quero muito ler. Adorei as fotos.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nada se iguala ao livro! Fiquei presa nas páginas até o final!



    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  7. Resenha maravilhosa livro ótimo, obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  8. Olá Marcos! Eu vi apenas o filme, que por sinal mto bom, gostei mto e recomendo. Gostaria de ler o livro tbm, por sua resenha ele eh excelente msm!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. nossa, está aí um livro que nunca pensei em ler. mas pensando bem, deveria estar na minha lista. amei os filmes, gosto do gênero de ficção científica, homem no poder. anotadíssimo. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  10. Nossa, eu não fazia ideia de que existia um livro da franquia. Eu nunca fui muito fã dos filmes, até porque eu prefiro muito mais romances do que ação, entre outros. No entanto, meu gosto para leituras é muito variado e eu amei saber que é bem melhor do que o filme. A capa é muito bonita e bem feita, chama a atenção por causa desse vermelho vibrante. Quero muito conhecer a história, e quem sabe eu mude de ideia em relação ao filme?
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Lindo!!! Eu amo este livro, esta história, essa capa, essa diagramação... amo tudo que tenha o título Planeta dos Macacos, mesmo que não tenha mais nada a ver com o primeiro livro, rsrs..

    Adorei a resenha também! claro!!

    Bjks


    Lelê

    ResponderExcluir
  12. Oi Marcos,
    Só vi os filmes que foram lançados. Confesso que é uma temática que não me atrai muito.
    big beijos
    blog Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  13. Olá, Marcos.
    Comprei o livro por causa da sua resenha. Mas acredita que não li ele ainda hehe. A edição está incrível mesmo. Mas acho que ainda vai ficar um pouco de lado. Acabei de ler um livro que não tinha diálogos e não vou querer embarcar noutro tão já hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  14. Oi Marcos!

    Eu também vi os filmes da franquia e o primeiro me impressionou bastante, desde então estou com vontade de conferir o livro. Imagino que seja genial mesmo e agora fiquei curiosa sobre o final!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  15. Olá.
    Amei a resenha e a indicação. Gostei muito do filme, mas com certeza o livro vou amar! Já na lista, com certeza. Esse é aquele tipo de leitura que prende você do começo ao fim, além de ser reflexivo. Não tem como não querer. Resenha perfeita, como sempre.Obrigada. Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Amei sua indicação, deve ser uma história incrível e explorar ela deve ser demais! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  17. Já assisti a série, os filmes e tudo mais e gosto bastante da história. Tenho muita vontade de ler o livro, e pelo que você falou na resenha parece ser bastante interessante. Já quero!

    http://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  18. eu tô louca para ler esse livro, pois como vc falou a cena final do filme (o primeiro antigão) é clássica! e agora sabendo que o autor escreveu um livro inteligente e de uma forma detalhada ai que eu fiquei mais curiosa ainda
    sem falar que bateu uma vontade de assistir o filme de novo...

    ResponderExcluir
  19. Antes de tudo, devo dizer que odiei os filmes. Sinceramente, nada me atraiu, e só tive vontade de dormir. Mas como você diz na resenha que o livro é diferente, acho que eu poderia dar uma chance à obra, que tem uma capa linda, como sempre é feito na Aleph. Gostei bastante da resenha, me deixou até curiosa com a história.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  20. Ainda bem que os livros conseguem isso, trazer muito mais que os filmes..rs
    Não sou fã da saga, mesmo tendo assistido a todos os filmes e tendo gostado da primeira versão no cinema, ainda diria que não sinto vontade em ler o livro.
    Não é um gênero que me agrada..
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi, Marcos!!
    Nunca li o livro mais gostei dos filmes.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  22. Marcos
    Ainda não li este livro mas sei que é genial. A Pamela que leu resenha o livro para o meu blog também amou e ficou assim como você, maravilhada pela obra. Por todos os motivos indicados acima este livro já está na minha lista de leitura.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
  23. Desculpe se eu estiver cometendo uma dessas gafes bem grandes. Mas aqueles seriados do final dos anos 70 ou início dos anos 80,são inspirados nesse livro?
    Se forem gostei de saber!
    Lembro bem de quando parava para assistir com meus pais um ou outro episódio do filme,e ficava horrorizada pela maneira que os macacos tratavam os humanos.
    Mas ainda hoje, não é assim que alguns humanos tratam seus animais domésticos?

    E com toda certeza quero sim conferir sua dica!

    ResponderExcluir
  24. Eu ainda não assisti O Planeta dos Macacos e vou conhecer o enredo pelo livro, mas é bom que mesmo quem tenha assistido tenha surpresas. Gosto de ficção científica e escrita com metáforas, e fiquei querendo conhecer a escrita do autor. Adorei a obra conseguir passar algumas críticas a sociedade. A editora arrasou na edição.

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo