27/10/2016

Resenha: Doadores de Sono

Título: Doadores de Sono
Autora: Karen Russell
Editora: Record
ISBN: 9788501105226
Ano: 2016
Páginas: 168
Compre: Aqui

Sinopse:

Quando pesadelos são reais, dormir é um privilégio.
Uma epidemia assola os Estados Unidos. Milhares de pessoas perdem a capacidade de dormir. Conheça a Corpo do Sono, uma organização que persuade sonhadores saudáveis a fazer doações para os insones. Sob o comando dos enigmáticos irmãos Storch, o alcance da Corpo do Sono só cresce, e ela já está presente nas principais cidades americanas. Trish Edgewater, cuja irmã, Dori, foi uma das primeiras vítimas da insônia letal, há sete anos recruta doadores para a organização. Mas sua crença na empresa e nas próprias motivações começa a vacilar quando ela é confrontada com a Bebê A, a primeira doadora universal, e com o misterioso e maligno Doador Q.

Resenha:

Uma nova doença assola a humanidade. Porém, essa epidemia não é como as outras; ela é pior, mata aos poucos, lentamente. As pessoas não conseguem dormir. Sem conseguir descansar, vão definhando lentamente. Cada vez menos vão parecendo seres humanos, até que, finalmente, morrem. Essa doença começou nos Estados Unidos da América, mas já ameaça se espalhar. Todos estão com medo. Quando os pesadelos são reais, dormir é um privilégio.

Nessa situação, conhecemos Trish Edgewater. Ela é uma voluntária da Corpo do Sono, organização que busca captar doações de sono. Em alguns casos, apenas algumas horas de sono podem postergar a morte do doente. Ela faz um trabalho bonito, voluntário. O motivo: sua irmã, Dori, foi uma das primeiras vítimas da insônia letal. Ela quer evitar que as pessoas sofram o que a sua irmã sofreu.


Entretanto, como quase tudo na humanidade, onde há problemas, aparecem pessoas para se aproveitar deles e lucrar. Com um surgimento de uma possível doadora universal, a Bebê A, os olhares gananciosos se amontoam. A pergunta que fica é: até que ponto a humanidade pode chegar por pura ganância?
“Centenas dos nossos antigos vizinhos, amigos, colegas de trabalho e professores são novos insones. Decretam falência de sonhos, pedem auxílio ao Corpo do Sono, esperam até serem aprovados para uma doação. São como um novo tipo de sem-teto, diz o nosso prefeito, despejados dos próprios sonhos” (p. 7).
Partindo dessa premissa, Karen Russel cria um enredo rápido, envolvente e altamente crítico. Como quase toda ficção científica, ela traz diversos questionamentos e reflexões sobre a nossa sociedade, o que torna a obra interessantíssima. Por outro lado, algumas estratégias narrativas utilizadas pela autora não foram tão bem aproveitadas.

O livro foi narrado em primeira pessoa, pela própria Trish. Então, além de acompanhar a situação política e social, também compreendemos melhor seus medos, anseios e sua consciência, muitas vezes pesada. A abordagem desse lado psicológico foi sensacional, fazendo com que a autora mereça muitas palmas. Por outro lado, por focar mais na protagonista, algumas questões gerais ficaram abertas e sem o devido aprofundamento, o que pode causar certa frustração no leitor.


O foco principal, na obra, além da consciência de Trish, é o funcionamento da Corpo do Sono. Então, compreendemos um pouco melhor o seu funcionamento e descobrimos mais sobre seus esquisitos e enigmáticos donos, que parecem esconder muitas coisas por traz de suas boas intenções. Esse enfoque foi perfeito, criando um clima de suspense interessante e também de apreensão. Por outro lado, ficou a pergunta: e todo o resto? Não era um problema apenas local, mas, no mínimo, nacional. O demais praticamente foi esquecido.
“O pavor, nós descobrimos, é um poderoso estimulante de doações” (p. 19).
Outro aspecto que merece observação é a inserção do vilão, o “Doador Q”. Ele é visto sempre pelos olhos de Trish, o que dá certa aura de mistério, mas também de humanização ao personagem. A protagonista deseja com todas as suas forças que seja ruim e ordinário, contudo, sabe que há grandes chances de ele ser apenas mais um que tentou fazer algo de bom e errou. Assim, vemos uma construção mais realista e menos maniqueísta.

Em relação à parte física, por sua vez, não há o que reclamar; a Record entregou um livro de alta qualidade. A capa é belíssima e exprime muito bem o enredo da obra. A diagramação está muito boa, proporcionando uma leitura agradável. A revisão e tradução também estão ótimas.


Em suma, Doadores de Sono é um livro com uma temática original, bom aprofundamento psicológico, mas que peca em alguns aspectos, como desenvolvimento do enredo que vai além da protagonista. De toda forma, vale a leitura.


Comentários
16 Comentários

16 comentários:

  1. Oi, Marcos

    Caramba, o livro é bem curtinho, né? Da pra ler de uma vez só. Gostei bastante da proposta da história. Eu acho esse tema bem original. Eu amo dormir, dormir é bom demais, então eu prefiro um apocalipse zumbi do que uma coisa como essa - apesar que eu sempre irei preferir um apocalipse zumbi, amo zumbis! Hahahah
    Acho que a história poderia ter funcionado melhor em terceira pessoa, para termos uma visão geral. E também imagino que poderia ser uma história maior, para outros locais serem explorados. A sinopse mostra uma história com bastante potencial, que pena wue houve essas ressalvas.

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marcos!
    A história é bem diferente, confesso que nunca tinha lido nada parecido. A leitura parece valer a pena, fiquei curiosa com a narrativa da autora.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Fiquei me perguntando como viveria sem dormir..rs Apesar de não dormir como gostaria, o sono é uma parte dos meus dias que mais gosto.
    Um tema bem original, que foge de tudo que já foi escrito. Doar sono?
    O único ponto comum é a perseguição a um doador universal, é claro. Mas isso não diminui a curiosidade sobre a história.
    Lista de desejados!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oiiii, Marcos. Tudo bem?
    Eu achei a proposta desse livro incrível, então claro que já quero ler. Dormir é mesmo muito importante. Com a loucura que está aqui deste lado, eu estava dormindo duas horas por noite e olha :3 No começo você fica mais agitado, mas rapidinho parece que vai morrer hahahah :3 Agora, as coisas estão voltando a normalizar :)
    O livro é super curtinho mesmo né? Talvez por isso tantas coisas tenham ficado vagas :P Mas ainda assim, vou querer ler =D E fico feliz que o "vilão" tenha seu lado humano. Isso o torna mais real :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcos!

    Gostei muito do título, como não conhecia a obra e a autora, sua resenha foi muito bem vinda!
    Infelizmente, livros assim não deveriam ser escritos em primeira pessoa... não que eu não goste do tipo de narrativa, gosto sim, mas nesse caso, a narrativa em terceira pessoa abrangeria mais e não deixaria esse vácuo, sabe?
    Enfim, mesmo assim, gostei muito da sua resenha e espero ter a oportunidade de lê-lo um dia!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  6. Oie!! Ual que resenha Marcos...Já tinha visto esse livro, mas nunca tinha lido nd sobre ele, eu adorei esse enredo, e com toda ctz a autora soube como prender atenção nessa história, vou qrer conhecer sim...
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Marcos, não conhecia esse livro ainda, mas fiquei muito interessada!
    Caramba, que doença horrorosa, já que eu amoooooooo dormir!
    Já pensou morrer por falta de sono? Hahahaha.
    Achei a premissa da obra super legal e diferente.
    Gosto de thriller, gosto de ficção e gosto de histórias diferentes.
    Dica anotada!
    <3

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia, mas sabe que gostei disso aí...
    Acho que eu tô um pouco com essa doença, rsrs. Ai ai, enfim, gostei muito da resenha!! Mesmo seus pontos negativos me deixaram interessada. Deve ter algum motivo para a autora ter escrito o livro em primeira pessoa, talvez a personagem tenha algo muito pessoal da autora, rs. Vai saber.

    Bjksssssss

    ResponderExcluir
  9. Oi, Marcos!!
    ainda não conhecia esse livro mais gostei muito da premissa dele. Gostei muito da sua resenha que ficou muito interessante. Espero ler esse livro tão legal.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  10. Oláá!!
    Nossa, a ideia parece muito boa!! Lendo a sua resenha, fui percebendo que ele deve se assemelhar muito ao Caixa de Pássaros, já leu? Eu achei fantástico!! E estou com muita vontade de ler esse agora, porque gosto dessas histórias que mexem com o psicológico!
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Marcos, me explica uma coisa, o que você entendeu daquele final? Sério, porque eu também gostei da obra, mas achei o final totalmente aberto, como se tivesse nadado pra morrer na praia. Foi isso mesmo ou eu que tô doida? hahahah

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Helloo, Marcos! Tudo numa nice?!
    Nossa, o livro é bem curto né? Acredito que para uma estória como essa deveria ser maior- mas como você bem disse - algumas partes não foram aproveitadas com aprofundamento necessário e entendo isso agora. Enfim, não acredito que seja uma obra que eu leria no momento, mas a sua resenha está ótima e explicativa.
    Beijin...
    Pieces of Alana Gabriela

    ResponderExcluir
  13. Marcos!
    Nem consigo imaginar uma pessoa que não tem sono e precisa de outra como doadora... deve ser terrível.
    Uma pena que algumas partes não foram tão bem desenvolvidas, mas ainda assim, fiquei interessada na leitura, parece uma boa ficção.
    “Das coisas que a sabedoria proporciona para tornar a vida inteiramente feliz, a maior de todas é uma amizade”.(Epicuro)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  14. Olá Marcos, tudo bem contigo ???
    Após terminar de ler sua resenha me pintou uma dúvida, esse livro será único ou irá se estender para uma série ???
    Gostei demais da premissa, me pareceu diferente do que estamos vendo ultimamente, a autora me pareceu empenhada em trazer algo novo, o que já me conquistou. Sempre tenho a sensação de me cansar facilmente quando existem certos gênero na moda, enquanto outros continuam em sua mesma tiragem de sempre.
    Como sempre gostei muito de ficção científica, o livro já foi parar na minha lista, espero conseguir conferir essa obra em breve !!! ;)

    Beijinhos
    Dá uma Passadinha no Canal

    ResponderExcluir
  15. Gostei demais!
    Fiquei superansiosa para ler, nossa, esse negócio do sono deve ser bem doido!
    Imagino a loucura e tudo que está por detrás disso.
    Com certeza vai pra minha big wishlist kkk que por sinal, tem várias indicações aqui do blog! =)
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Marcos
    Gosto muito de conhecer as livros pelos seus olhos. Você sintetiza muito bem o lado positivo e negativo dos livros. Esse como sempre me pareceu interessante, mas minha listinha já está tão grande que está impossível acrescentar mais. Mas não leio resenhas só com objetivo de comprar livros e sim mais para conhecê-los.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo