03/10/2016

Resenha: Tarkin

Título: Tarkin
Autor: James Luceno
Editora: Aleph
ISBN: 9788576572619
Ano: 2015
Páginas: 368
Compre: Aqui

Sinopse:

Após o golpe que deu fim à Ordem dos Cavaleiros Jedi, com os tempos da Velha República cada vez mais no passado, Wilhuff Tarkin é um oficial de confiança em um Império ainda jovem, e sua atual tarefa é gerir a construção de um empreendimento decisivo nos planos da nova ordem: a estação espacial conhecida como Estrela da Morte. A mando do próprio Imperador, o oficial divide com o perturbador Darth Vader a liderança de uma força-tarefa dedicada a encontrar e deter os responsáveis pelo atentado.

Resenha:

Dessa vez, falarei sobre o universo canônico de Star Wars. Para quem não está ambientado com a série, Star Wars possui duas espécies de continuações: o cânone (que segue a linha dos filmes e que constituem histórias reais do universo) e o Legends (lendas que podem ter acontecido ou não; cabe ao leitor acreditar ou desacreditar). Ou seja, tudo que será dito na presente resenha é verdade. Pegue seu sabre de luz, invoque a força e curta essa incrível obra.

O Moff Tarkin está trabalhando em um projeto secreto a mando do Imperador, o Darth Sidious. Esse projeto, chamado Estrela da Morte, será a maior arma já construída pela humanidade, sendo capaz de subjulgar planetas e causar medo em qualquer inimigo. Contudo, um inesperado ataque à base de construção imperial acontece, o que revela que o projeto não é mais tão secreto assim.


Tarkin, conturbado pelo que aconteceu, envia um relatório com suas suspeitas para o Imperador. Esse, após a análise, o convoca para o planeta-sede do governo: Coruscant. O objetivo é simples: descobrir exatamente o que está acontecendo. Após a reunião e diversas hipóteses levantas, o Moff e Darth Vader saem em missão para tentar rastrear os culpados. Porém, eles nem imaginavam que enfrentariam uma batalha enorme e conspirações maiores ainda.
“Onde o ressentimento acabou transbordando em atos de insurreição, o Império não tardou em infligir punições. Por mais confiante que o imperador seja nos poderes do lado sombrio de Vader e de si próprio, ele todavia compreende que somente um poderio militar supremo, controlado por um comandante com tanta predisposição a ser implacável como ele, será capaz de garantir que o Império perdure por mil gerações...” (p. 13).
Partindo dessa premissa, James Luceno nos permite conhecer um pouco mais de um dos melhores personagens da franquia Star Wars: Tarkin. Criando o enredo entre o presente – a missão dada pelo imperador ao Moff e a Darth Vader – e o passado – a infância do vilão –, conseguimos conhecer muito mais profundamente o que há por trás do olhar duro e da postura proeminente de Tarkin.

Aliás, esse é o maior trunfo da obra. Há muitas batalhas, conspirações e uma trama política que lembra muito o presente – como a busca do poder sem qualquer resquício de ética ou honestidade –, porém, o mais intrigante de tudo é entender o que fez Tarkin se tornar o homem que é, quais foram os elementos que forjaram a sua dureza e seu pensamento profundamente analítico.


Outro elemento que contribui significativamente para o sucesso da obra é a presença do Darth Vader. O vilão mais amado da galáxia dá um charme a mais ao livro, tornando-o mais denso e mais chamativo. Afinal, apesar de Tarkin ser um personagem importante para a série, ser um dos mais inteligentes e um gênio militar, falta-lhe um tanto da capacidade de despertar o carisma. Então, esse lado é compensado por Vader.
“– Perdoe minha intromissão, senhor, mas estamos na expectativa de enfrentar problemas?– Sempre, capitão – Tarkin retrucou, sem a menor leviandade” (p. 32).
Outros personagens, que são bem construídos, contribuem significativamente para o sucesso do livro. Dentre eles, destaco Teller e Jova. O primeiro é um líder da principiante resistência que tenta conter os avanços do imperador. Jova, por sua vez, torna-se importante por ser um dos que influenciaram na construção da personalidade de Tarkin. Com uma sabedoria natural e um carisma meio perturbador, ele ganha o leitor, mesmo nas poucas aparições.

Além do bom enredo, Tarkin também ganha pontos pela boa diagramação. A capa é incrível e que transmite bem a personalidade de Tarkin. As letras da obra são medianas, mas como o espaçamento é grande, a leitura torna-se confortável. Além disso, a obra conta com uma boa tradução e revisão. Ou seja, tudo contribui para uma boa leitura.


Deste modo, resta-me indicar Tarkin. A obra é boa, o protagonista tem elementos de sobra para te conquistar – inteligência, sagacidade e uma pitada de maldade – e ainda acrescenta demais ao universo dos filmes. Seja você fã ou não, esse livro irá enriquecer demais seu entendimento sobre Star Wars.
“– Foi dito certa vez que a política é pouco mais do que a organização sistemática das hostilidades.– Bem verdade, a tirar por minha experiência” (p. 114).



Comentários
19 Comentários

19 comentários:

  1. Quero muito ler esse, sou apaixonada pelo universo Star Wars e ainda não tive a oportunidade de ler esse livro.
    Art of life and books

    ResponderExcluir
  2. Por mais que eu morra de curiosidade pra conhecer mais sobre star wars, esse mundo me deixa mais confusa demais e nem com as explicações eu consigo entender. A capa é muito bonita e foi só isso que chegou até mim hahaha. Vou aguardar pelas próximas resenhas.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Marco, tudo bem?
    Geralmente as pessoas mais duras são aquelas que escondem algum trauma, algum episódio que as deixou assim, por mecanismo de defesa. Salvo as exceções. Então, expor o personagem revelando sua personalidade, com certeza parece ter sido o diferencial da obra e acredito que o deixou mas humano para os fãs, sempre consigo me aproximar mais, me envolver mais, quando entendo o drama. Obrigada por explicar a série, pois uma vez fui pesquisar quantos livros eram e confesso que fiquei um pouco confusa, risos... Adorei a sua resenha, não vejo a hora de ter a oportunidade de ler a série inteira.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Salve Marcos!
    Sabe que eu tenho uma curiosidade sobre esses livros derivados e canonicos de Star Wars, quero dizer, eu queria saber se eles acrescentam mesmo alguma coisa ou se o proposito deles é apenas fazer dinheiro.
    Meu maior medo quando a Lucas films foi comprada era esse, o rato só querer tomar o mundo...
    Mas você gostou, então posso eventualmente dar uma chance, embora quem me conheça sabe os problemas que tenho com livros...
    abç LP
    quatroselos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luiz.
      Os livros canônicos sempre acrescentam bastante ao universo SW. Eles fecham lacunas que os filmes deixaram. A ideia de fazer um grande universo que pegue muitas mídias é bem legal. No momento, a Disney e a Lucas Films estão unindo todos os universos do Star Wars, então você tem Filmes, livros, desenhos e HQs contando um enredo único. Acrescenta mesmo.
      Quanto ao Legends, são enredos criados antes dessa unificação. Alguns não acrescentam em nada, mas são bom enredos. Outros, acrescentam um pouco. O Legends é leitura para diversão mesmo e só. O cânone sempre acrescenta muito ao enredo oficial.

      Excluir
  5. Oie,
    poxa não comecei a ler esta série :(
    Adorei a resenha e estou mega curiosa.

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz

    ResponderExcluir
  6. Oi Marcos!

    Vida dificil essa de leitor viu? To tentando finalizar minha série de livros de SW mas ainda não consegui! rsrsrsrsrs

    Gosto demais das suas resenhas e nem preciso dizer que quero esse livro neh? rsrsrs

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  7. Se na resenha eu já fiquei conquistada, imagina quando ler o livro... Amei!!

    E tá lindo ♥ Tá tudo lindo ♥

    Bjks

    Lelê

    ResponderExcluir
  8. Fanáticos por SW vão amar e se divertir com esse livro...
    Boa leitura á esses fãs!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. OI Marcos
    Acho que já falei aqui que eu adoro Star Wars, este mundo todo criado, e estou cada vez mais curiosa para ler estes livros. Adorei sua resenha.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Marcos!
    Para os fãs de Star Wars como eu, qualquer novo livro lançado é motivo de curiosidade para acompanhar a leitura.
    A Editora Globo também está lançando uma série deles e estou doidinha para comprar.
    “A sabedoria consiste em ordenar bem a nossa própria alma”. (Platão)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  11. Bem, eu não consigo me infiltrar nesse mundo de Star Wars. Já tentei de todas as maneiras conhecer um pouco mais, ainda mais quando se trata destes diversos "braços" da história.
    Não consigo, não entendo, não gosto..rs
    Então, sempre me perco nas resenhas!
    Que os fãs possam pular de alegria!
    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Oláá!
    Eu adoroo Star Wars!! Com certeza vou gostar desse livro! Tem muita coisa envolvendo esse universo, né.. acho isso tão bom :)
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Não sou fã e mal vi os filmes, mas sua resenha me desperta a vontade de ler, e o livro eu sempre acho melhor. Consigo visualizar melhor toda a história para acompanhar.
    Com certeza eu daria a chance de conhecer esse.

    Boutique de Clichês

    ResponderExcluir
  15. Oi, Marcos!!
    Esse livro é para quem é fã do universo Star Wars!! Fiquei muito curiosa sobre esse livro !! E que resenha maravilhosa!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  16. Oi.
    Adorei a resenha, amo a Premissa dos livros de Star Wars, mas infelizmente essa foi um leitura que não funcionou para mim de forma alguma, gostei bastante dessa história em si, a alternância entre presente e passado foi um ponto positivo para mim, adoro ler esses flash do que já passou, enfim ótima resenha.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  17. Oi Marcos
    Preciso urgentemente ler algum livro deste universo, acompanhado suas resenhas e também as que são postadas no meu blog e todos vocês são só elogios para a série, além do fato que eu mesma sou fã. Só me falta mesmo é coragem para começar.
    Abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
  18. Achei a capa muito bonita.
    Mas confesso pra você que eu acho que não conseguiria lê-lo kkkkk
    Tentei ler +2 livros de Star wars e não entendi nada, tenho eles no kindle, e já nem lembro os títulos kkk são muito diferentes do que estou acostumada =(
    Vou ter que assistir aos filmes pra entender melhor e só depois ler.
    Dica anotada aqui,pra quando eu "estiver pronta" pra leitura kkkk
    bjs

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo