27/11/2016

Resenha: Garota Desaparecida

Título: Garota Desaparecida
Autora: Sophie McKenzie
Editora: Verus
ISBN: 9788576864172
Ano: 2016
Páginas: 238
Compre: Aqui

Sinopse:

Lauren mora na Inglaterra e sempre soube que é adotada. Mas, quando uma breve pesquisa sobre o seu passado revela a possibilidade de ela ter sido roubada de uma família americana ainda bebê, a vida de Lauren de repente parece uma fraude. O que ela pode fazer para tentar encontrar os pais biológicos? E seus pais adotivos terão sido os responsáveis por sequestrá-la? Lauren convence sua família a fazer uma viagem para o outro lado do Atlântico e, lá chegando, foge para tentar descobrir a verdade. Mas as circunstâncias de seu desaparecimento são sombrias, e os sequestradores de Lauren ainda estão à solta — e dispostos a qualquer coisa para mantê-la calada.

Resenha:

Quem sou eu? Esse é o tema do trabalho de Lauren, nossa protagonista. Um clássico trabalho escolar, mas muito difícil, principalmente para a personagem em questão. Ela sabe que é adotada e vê nas poucas informações do seu passado um problema para responder a pergunta proposta. Quem sou eu? Lauren não sabe, mas quer muito descobrir.

Numa rápida pesquisa, Lauren acaba encontrando um site de crianças desaparecidas e começa a fazer pesquisas. Assim, descobre a foto de uma garotinha desaparecida há muito, com algumas semelhanças consigo, até mesmo o período do desaparecimento. Isso gera dúvidas na cabeça da protagonista. Ela poderia ser aquela criança? Contudo, há um pequeno detalhe: a menina sumida nasceu nos Estados Unidos; Lauren, por sua vez, reside na Inglaterra.



Mesmo havendo essa aparente impossibilidade por causa da localização geográfica, a protagonista continua as suas investigações. Desta forma, ela descobre que havia sido adotada nos EUA, aumentando ainda mais suas suspeitas. Desta forma, começa a arquitetar uma viagem para o outro continente a fim de buscar a sua verdadeira história.

Partindo dessa premissa, Sophie McKenzie cria um enredo envolvente e interessante. Ao apostar na narração em primeira pessoa, Sophie tornou o livro mais tocante ao leitor. Principalmente porque esse elemento faz com que nós compartilhemos com a protagonista as suas dores e anseios. Contudo, por outro lado, evidencia algumas características de Lauren que são um tanto irritantes. Talvez por ainda estar na adolescência, ela é altamente teimosa e indecisa. Contudo, em alguns aspectos, suas reações são compreensíveis, afinal, sua situação psicológica não é das melhores.



Se a narração em primeira pessoa foi um bom acerto, a autora erra a mão nas invencionices que coloca na trama. Em muitos momentos, os acontecimentos são previsíveis, em outros, altamente forçados. Temos um romance que não convence e que é clichê; encontramos pais preocupados que, quando a filha foge, não ligam para a polícia, mesmo que essa filha esteja em solo estrangeiro, onde não conhece nada; temos vilões com zero de aprofundamento, estando ali apenas para compor um par maniqueísta e para dar sentido à trama.

Contudo, ainda assim, em alguns momentos, esses erros da autora não são notados, principalmente por causa da sua escrita fluída e dos diálogos envolventes. O lado emocional da protagonista também ajuda nesse aspecto. Se o leitor se focar apenas em Lauren, terá uma ótima leitura; caso comece a prestar mais atenção ao contexto, notará os problemas estruturais na trama. Ou seja, a obra pode funcionar muito bem ou não funcionar, dependerá muito daquele que a desbravará.



Quanto à parte física, não há como colocar defeitos. A capa é boa e combina com o enredo, mantendo um estilo misterioso e jovial ao mesmo tempo. A diagramação, por sua vez, é boa e ajuda numa rápida leitura. A revisão e tradução estão ótimas, fazendo com que a obra tenha uma melhor recepção.

Em suma, Garota Desaparecida é uma obra leve, mas que consegue tocar o leitor. Apesar de possuir problemas, pode ganhar os desbravadores menos exigentes. Dependendo do seu gosto literário, essa obra pode ser uma boa pedida.


Comentários
20 Comentários

20 comentários:

  1. Oi, Marcos

    Eu já havia visto essa capa por aí, mas essa é a primeira resenha que leio dele. Se tem uma coisa que me tira do sério são situações forçadas no enredo, a pior sensação que tenho ao ler um livro é a de ler algo e sentir que aquilo ali não era para estar ali, entende?
    Mas mesmo com essa ressalva eu acredito que daria uma chance, pois a escrita fluida e o plot central chamam minha atenção.


    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marcos

    Eu já havia visto essa capa por aí, mas essa é a primeira resenha que leio dele. Se tem uma coisa que me tira do sério são situações forçadas no enredo, a pior sensação que tenho ao ler um livro é a de ler algo e sentir que aquilo ali não era para estar ali, entende?
    Mas mesmo com essa ressalva eu acredito que daria uma chance, pois a escrita fluida e o plot central chamam minha atenção.


    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Marcos!
    Gente, eu achei esse enredo muito parecido com a série Finding Carter, só que mais tenso um cadinho.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de seis anos de Caverna Literária

    ResponderExcluir
  4. Bem, como não conhecia o livro, assim que comecei a ler a sinopse, já gostei. Daí, veio a resenha e me deixou uma pontinha de dúvida.
    Gostei muito do enredo, mas se há muitas pontas soltas, isso pode ter deixado a história meio fora do eixo.
    Talvez isso não seja tão ruim, depende realmente, do gosto de cada um de nós.
    Vou acabar lendo, se tiver oportunidade!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Olá, Marcos.
    Eu vi esse livro pela primeira vez ontem e fiquei bastante interessado nele. A capa é muito interessante. Eu lembrei do livro é melhor não saber que a garota também insiste em saber sobre seu passado e quando ela descobre se arrepende de ter ido atras. Eu quero ler esse livro mesmo com os pontos negativos que você apontou. Como assim os pais não avisam a policia do desaparecimento da filha? Fiquei bastante curiosa com ele. Se os pais são culpado eles não iam aceitar ir para os EUA né? Curiosa hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi, Marcos. Tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro, mas gostei de conhecer, apesar de todos os pontos citados. Não tenho certeza se vou gostar, mas acho que vou experimentar. Às vezes sou extremamente exigente, mas ao mesmo tempo, quando me envolvo demais com uma história, não consigo perceber muitos erros. Tipo, hoje em dia, relendo certos livros, sei o tanto de falhas que possuem. Mas quando li a primeira vez e queria descobrir o final da história, tudo passou despercebido.
    Então só lendo mesmo para saber o que acharei.
    E acho que vou ler mesmo. Porque amei essa capa também e mistérios sempre me puxam ahhaha
    Beijoos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Marcos!

    Gostei da capa e, a principio, até fiquei curiosa para lê-lo, mas estou farta de dramas adolescentes, sempre fico entendiada qdo estou lendo algum livro assim. Mas gostei da sua dica, se eu tiver a oportunidade de lê-lo, lerei para tirar minhas dúvidas!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  8. É a segunda resenha que leio, e as duas destacam pontos negativos. Porém a outra resenha foi bem mais negativa.
    Esse livro está na minha lista de desejados, talvez pela capa mesmo. Se cair na minha mão, lerei.

    Bjksss

    ResponderExcluir
  9. Marcos! Difícil uma criança adotada não ficar interessada em saber sobre seu passado, acredito que eles sentem não fazerem parte de nada mais profundo...
    Pelo aspecto psicológico gostaria muito de ler o livro para entender o que Lauren sente, mesmo com os 'furos' que falou no desenrolar do enredo.
    “Para saber uma verdade qualquer a meu respeito, é preciso que eu passe pelo outro.” (Jean-Paul Sartre)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  10. Já tinha ouvido falar sobre esse livro, mas não fazia ideia do que se tratava. Adorei essa coisa do suspense de desaparecimento e tudo o mais, deve ser bem dramático. Mas uma pena que a autora se esqueceu de aprofundar um pouco mais algumas das personagens, ao menos ela compensa isso com uma boa escrita.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Marcos, muitas pessoas estão resenhando esse livro e pelas coisas que andei lendo até fiquei curiosa para saber como a história se desenrola. Espero não ser muito exigente na leitura, porque geralmente sou e acabo me decepcionando.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  12. Oi Marcos!
    Li umas duas resenhas do livro, gostei bastante do enredo e como a escritora desenvolve a história, assim q der qro ler!
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    É a primeira resenha que eu leio sobre, apesar de que eu já queria ler a um tempo. Espero que a leitura funcione pra mim e que não me decepcione!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Marcos!
    Já tinha visto uma outra resenha desse livro de alguém que tinha gostado muito, e eu acabei por me entusiasmar. Continuo achando a história bem instigante, mas esses furos que você citou foram pesados pra história... Achei absurdo isso de os pais não reportarem o desaparecimento, só lendo de cabeça bem tranquila pra não se estressar com essas coisas mesmo.

    ResponderExcluir
  15. Um apena que a obra tenha tantos "furos" em sua trama, pois a premissa é boa, e quando comecei a ler pensei que seria muito bem desenvolvida. Como o livro possui uma escrita fluída, eu leria o livro, acho que é uma boa pedida para descontração.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  16. Oi.
    Apesar de sua resenha estar muito bem desenvolvida, a premissa não me conquistou. E o desenvolvimento dessa história, bem menos. Deixo passar a dica.
    Ótima resenha, como sempre.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Marcos
    Não me interessei muito, e nem foi pelos problemas citados, mas porque não tenho tempo nem para ler as obras excepcionais, quanto mais as medianas.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
  18. Parece mesmo ser uma trama muito tocante, apesar de alguns clichês, mas estes, deve ser devido a personagem ser adolescente.
    Nunca li nada sobre crianças desaparecidas, raptadas, e acho que sobre adoção também não.
    Fiquei muito curiosa agora!
    Preciso muito conferir Garota desaparecida, pois é um tema que muito me interessante e se o livro no toca, nos faz refletir e torcer pelos personagens, melhor ainda.
    Abs

    ResponderExcluir
  19. Oi, fiquei curiosa para saber o que ela descobre, eu não me importo muito com o livro ser clichê, mas tendo uma leitura prazerosa, que flui e nos prende, que pena que temos falhas na construção de alguns acontecimentos, porém o tema escolhido para autora é muito importante, quem sabe eu venha a ler o livro.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia esse livro, mas parece ser bem interessante. Pretendo lê-lo para tirar minhas conclusões ^^


    Minha Fuga da Realidade 💙💜

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo