14/11/2016

Resenha: Jovens de Elite

Título: Jovens de Elite
Autora: Marie Lu
Editora: Rocco Jovens Leitores
ISBN: 9788579802638
Ano: 2016
Páginas: 304
Compre: Aqui

Sinopse:

Uma febre misteriosa deixou sequelas permanentes em toda uma população de jovens. Chamados de malfettos, alguns deles desenvolvem poderes especiais – controlam vento, fogo e até humanos – e se unem em sociedades secretas. Para alguns, esses Jovens de Elite são heróis que salvam inocentes em situações desesperadoras. Para a Inquisição, os sobreviventes da praga são monstros marcados com poderes demoníacos e devem ser levados à justiça. Para Adelina, expulsa de casa após a doença, significa finalmente ter encontrado seu lugar no mundo. Mas ela logo percebe que não é uma heroína, que seus poderes são alimentados por medo e ódio e podem acabar trazendo uma era de pânico a esse mundo onde política e magia se chocam de maneiras surpreendentes... e aterrorizantes.

Resenha:

Quando soube do Lançamento de Jovens de Elite, fiquei muito animada, pois já tinha lido a trilogia Legend e não poderia esperar menos dessa nova série; o melhor: eu estava certa! Mais uma vez Marie Lu fez-me vibrar muito e ficar com o coração na mão. Quer saber como? Confira abaixo.

A primeira coisa que você precisa saber é que a nossa protagonista não é nenhuma heroína e nem uma pessoa normal; Adelina é uma garota completamente perturbada e carregada de raiva e sentimentos ruins, mas para tudo isso existe um motivo: seu pai. Sua vida não foi nada fácil, aos quatro anos contraiu a febre do sangue junto com sua mãe e irmã Violetta, e, infelizmente, a doença matou sua mãe. Ela, por outro lado, virou uma malfetto; sua irmã saiu ilesa. Como marca dessa doença ela ganhou cabelos cinzas e não possui um dos olhos. 

Se Adelina Amouteru é uma pessoa carregada de sofrimento e ódio, sua irmã é toda alegria e felicidade, e o pai a trata como uma princesa, compra vestidos caros, ensina-a como se vestir e portar, já sabendo que quando ela se tornasse mais velha poderia render-lhe um casamento com alguém rico, sendo duradouro e vantajoso. Contudo, para o futuro de Adelina, ele não espera o mesmo. Além da marca que mancha o nome da família, a garota tem um gênio forte e não parece mostrar nenhum poder útil para ele. Então, ele acaba tendo só prejuízos e mais prejuízos.

Mas essa maré de azar parece mudar quando um estranho aparece em sua casa e faz-lhe uma proposta sobre Adelina; o que ele não esperava é que a garota fosse fugir de casa. Ela está farta das torturas que sofreu, das muitas outras marcas que carrega por apenas ser diferente em uma sociedade arcaica e supersticiosa demais. Ainda que o ano seja 1361 e as pessoas sejam totalmente diferente do que somos hoje, o preconceito e ignorância sempre foram os principais males do mundo.

A jovem acha a liberdade que sempre quis fora de casa e, em um acaso nada agradável, seu caminho mistura-se com os Jovens de Elite. Para ela, eles sempre foram boatos. Não passavam de notícias fantasiosas de salvamentos em situações perigosas e de pessoas que supostamente desafiavam a Inquisição. Parecendo não encaixar-se nesse novo grupo, Adelina terá que lutar bastante para provar ser confiável e útil.

Teren Santoro é o líder da Inquisição e responsável em capturar e destruir os malfettos,  pois acredita que eles possam destruir a nação, e, além disso, ainda tem que acabar com os Jovens de Elites, por serem perigosos e vingativos com o rei. Seu desejo é acabar com cada pessoa que carrega a marca, seja ela rica ou não. Porém, Teren pode ser o mais perigoso de todos pelo segredo obscuro que guarda…

Enzo Valenciano é membro da Sociedade dos Punhais, seita secreta dos Jovens de Elite, e está recrutando outros jovens poderosos que possam ajudá-lo a conseguir concluir um plano que pode mudar a sociedade que vivem. Ao encontrar Adelina, acredita que o poder que a jovem carrega é tudo de que ele precisa, um poder sombrio e que não é deste mundo. Entretanto, precisará ter cuidado pois a jovem é alguém instável e com um temperamento forte.

Quando o caminho destes três se cruzarem, muita dor e destruição serão geradas, segredos serão revelados, novas informações serão descobertas, que podem ser úteis tanto para Teren quanto para Enzo, um coração que estava há muito tempo ferido poderá ser curado, intrigas e mágoas passadas retornam. Dor e sofrimento será apenas o começo de um longo caminho a percorrer nessa corrida entre adolescentes que querem viver sem precisar estar a todo momento atento ao perigo contra um rei impiedoso e um líder cruel. Quem vencerá esse jogo? 
“– Não parece certo ou bondoso, eu sei… Parece cruel. Mas tem que ser feito. Você me entende?”

Alguns Jovens de Elite cativaram-me e outros fizeram-me querer odiá-los até o fim das páginas. Destaco Gemma e Raffaele que são personagens coadjuvantes tão intensos e apaixonantes, ambos são pessoas gentis, amáveis e carinhosas e que mais cuidam de Adelina e a aceitaram no grupo. Raffaele principalmente; o rapaz é um dos que tem os poderes mais belos e ao mesmo tempo paga um preço imensurável para proteger o grupo e a si mesmo. Sua história é triste e comovente, e fez-me ficar mais apegada a ele mesmo depois das futuras decisões que tomará.
“Estou cansada de ser usada, ferida e colocada de lado. É minha vez de usar. Minha vez de ferir”.

Adelina Amouteru é uma personagem transtornada, sua infância não foi nada fácil, os relatos que nos chegam são de partir o coração e de criar compaixão. Seu pai foi um verdadeiro monstro e, sem ter parentes, não tinha para onde correr. O que aliviava um pouco seus dias de tormentos é a sua doce irmã Violetta; desde pequena as duas eram cúmplices e a pequena ajudava a irmã quando ela era posta de castigo ou tentava levar a culpa para a irmã mais velha não sofrer duras consequências, mas, às vezes, pouco adiantava. Adelina cresceu e tornou-se alguém com pensamentos sombrios, muitos deles ruins e maldosos, o ódio tornou-se seu amigo e o medo seu aliado. Juntos são armas poderosas que a tornam uma pessoa extremamente poderosa e perigosa.

Diante de todos esses motivos, fica impossível não gostar e torcer pela jovem, mesmo sendo alguém perturbada, afinal, a maioria dos “vilões” não são assim? Acrescento ainda o fato de ela ter crescido com tantos problemas e sofrimentos e não ter sucumbido totalmente, pelo contrário, ficou forte e destemida, teve que amadurecer prematuramente, apesar de fazer algumas escolhas erradas, ainda assim se torna uma heroína para mim. Em meio a tanta escuridão e trevas, existe uma fagulha de luz e esperança, um amor que ela carrega desde pequena por sua irmã.
“ Ninguém quer que você seja tão verdadeiro. Querem que você seja sua versão da qual eles gostam”.
Deixando um pouco de falar dos personagens, preciso contar sobre os capítulos que me fizeram quase arrancar os meus fios de cabelo e literalmente surtar; acho que se tivesse lido em público me achariam uma louca. Houve momentos que fiquei duvidando se eram reais ou ilusões criadas para me confundir e outros que carregam uma carga emocional tão grande que quase arrancaram minhas lágrimas. Preparem-se para muitos momentos de reviravoltas, traições, mudanças drásticas, tristes fins e a dura e cruel vingança.

O livro tem um ritmo tão frenético e empolgante que você consegue ler em um dia. Eu não imaginava os desafios e obstáculos que os personagens enfrentam e que ficaria tão vidrada na leitura que, muitas vezes, tinha que parar para assimilar o que tinha acabado de ler. Não dá tempo de a gente respirar aliviada, pois logo em seguida era bombardeada com situações perigosos, segredos, ressentimentos, mentiras e um futuro tão incerto que poderia acabar sendo pior do que pensava.
“Não se pode amar sem ter medo. Os dois coexistem. Em você, o alinhamento com a paixão alimentou seu medo e sua raiva, tornou-a mais sombria. Quanto mais você ama alguém mais instáveis seus poderes se tornam”.

Marie Lu despedaçou e estraçalhou meu coração com o final; eu nunca poderia esperar o desfecho. Acabei ficando ansiosa para ler o segundo livro, que tem um título que me deixou imaginando o que iria acontecer. Nem mesmo com a trilogia Legend a autora fez isso logo no primeiro livro; ainda estou sem palavras para o que foi o final, fiquei boquiaberta e surpresa. Confesso que fiquei um pouco triste e simultaneamente fiquei bastante orgulhosa da autora que ousou no que fez, destacando-se mais uma vez da imprevisibilidade e mesmice. É por isso que sempre vou querer ler seus livros, são enredos diferentes e com personagens que vamos odiar e amar ao mesmo tempo.

Se o final foi surpreendente, fiquei foi louca com o epílogo que é de tirar o fôlego e de enlouquecer qualquer um. A autora nos dá um gostinho do que nos aguarda na continuação, sem nos deixar respirar mesmo depois de tudo que lemos. Já podemos aguardar uma história ainda melhor que a primeira. Os novos personagens prometem ser incríveis e o que me deixou com um pouco de medo foi o que pretendem fazer. Teremos uma revolução? Como Adelina ficará? Quem é a Sociedade da Rosa? Com essas poucas perguntas já me fizeram ansiar mais pelo próximo livro; não consigo segurar a ansiedade até ele chegar em casa.

A Rocco mais uma vez fez um belo trabalho, Jovens de Elite está lindíssimo, essa capa linda que nos diz que encontraremos uma história repleta de mudanças e reviravoltas. A tradução da Rachel Agavino ficou impecável e a revisão e diagramação estão ótimas.

Se você gosta de livros de fantasia repletos de mistérios e suspenses que o deixarão extasiado e eufórico, não pode perder essa história! Adelina Amouteru promete te encantar e fazer você duvidar de suas loucuras.



Comentários
25 Comentários

25 comentários:

  1. Ja li muitas resenhas sobre esse livro... e cada vez mais sinto uma vontade imensa de le-lo.
    Resenha muito boa.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Thaís!
    Esse livro parece ser uma loucura! Amo esse gênero literário e com certeza ele vai para lista de desejados! Quero muito conhecer a escrita da autora!

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Thaís, sua linda, tudo bem?
    Eu vi uma entrevista da autora falando sobre esse livro e achei curioso que no início o livro não foi aceito, mas falaram que se ela reescrevesse sobre a perspectiva da vilã, a história ficaria perfeita e foi o que ela fez. Sempre adorei os vilões, são os mais complexos e mais interessantes, risos... E pela sua empolgação já vi que irei surtar com essa história. Agora, pelo visto, quem irá ganhar meu coração será Raffaele. Adorei sua resenha e não vejo a hora de ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi, Cila! Tudo sim e você?
      Siim, ela fala sobre essa perspectiva ser pelo olhar da vilã no livro e achei genial e muito melhor.
      Espero que possa ler logo porque esse livro é bom demais, amo a escrita da autora <3

      Beijos

      Excluir
  4. Conhecendo um pouco do trabalho da Marie, era impossível ter vindo coisa ruim. A autora é incrível na maneira como nos joga dentro da história, duvidando mesmo, se estamos na realidade ou na imaginação.
    Não tinha ainda lido nada a respeito deste livro, mas nem preciso afirmar que terminei a resenha já meio sem fôlego e torcendo para que consiga lê-lo em breve!
    Capa maravilhosa!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi, Thaís!
    Apesar de ter lido somente Legend, eu sou super fã da autora.
    Quando vi que Jovens de Elite seria algo um tanto quanto diferente, eu fiquei louquíssima. Mas vou esperar sair logo todos os livros porque sei que não vou aguentar ficar na curiosidade.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção seis anos de Caverna Literária

    ResponderExcluir
  6. Oi, Thaís!
    Estou doida para ler porque amei a trilogia Legend!
    Marie Lu me conquistou lá e agora quero ler tudo dela.
    Tenho certeza que o final te despedaçou o coração, normal da autora, né?
    Ela sempre nos deixa um cliffhanger de arrancar os cabelos.
    Adorei saber que a protagonista é totalmente diferente da mocinha comum.
    Estou muito curiosa!

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Thais!

    Eu ganhei a trilogia Legends mas ainda não li. Quero esse tbm pq sou fascinada por distopia, então, imagina minha alegria enquanto lia sua resenha!!! rsrsrsrs

    Adorei! De vdd!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  8. Acredita que não tinha ouvido falar nem desse e nem de legends? Porém, como eu gosto muito de fantasia e histórias bem intensas com cenas de ação, gostaria muito de conhecer. Achei interessante essa coisa de controlar elementos e humanos.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Menina, sua resenha foi de tirar o fôlego! Eu já tinha curiosidade com esse livro, mas não esperava por toda a carga emocional que pelo jeito ele têm. Adoro distopias, e faz tempo que não confiro uma. Preciso pra já!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adoro a autora, com certeza este livro está na lista de desejados!
    Parabéns pela resenha!!

    Bjks

    ResponderExcluir
  11. Nossa, Thaís, você me contagiou!
    Eu já tenho muita vontade de ler a trilogia Legend, e em consequência disso tenho interesse em ler essa nova série da autora também. Achei eletrizante os acontecimentos que você narrou, e achei uma pena que a Adelina tenha sofrido e mudado tanto em decorrência da doença.

    ResponderExcluir
  12. Thaís!
    A autora nem tem o que falar, né? É primorosa.
    Gostei de saber que os Jovens de Elite se juntam por um futuro melhor diante da política em que vivem.
    E se o final é arrasador como falou, deve ser ótimo de ler.
    “Não há nada que faça um homem suspeitar tanto como o fato de saber pouco.” (Francis Bacon)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  13. Oi Thaís!
    Poderes, heróis aah meu Deus,super adoro livros desse gênero, me sinto em um mundo tão gostoso haha, adorei!!

    Abraços;**
    http://febredelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Tha, tudo bem?

    Eu ainda não li nada da autora, mas eu morro de vontade de ler Legend, só não tive oportunidade de comprar ainda.
    Que bom que você curtiu o novo trabalho da autora. E eu gostei muito de saber que a protagonista é uma anti-heroína. Personagens assim, com passados sofridos, tendem a ter personalidades muito interessantes quando o autor desenvolve bem esse lado, e acho que foi o caso aqui.
    Espero que a autora continue despedaçando o seu coração, isso é um bom sinal! hahahahaha

    Beijo
    - Tami
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Ainda não tive o prazer de ler nada da autora, mas está na minha lista de desejados, a trilogia Legend e agora, essa série também.
    Amei sua resenha, muito bem explicada e detalhada. Fiquei bem mais motivada para fazer a leitura desse livro e da continuação.
    Obrigada pela dica. Anotada!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Oi Thaís, estou de olho nesse livro faz tempo hem. Gostei muito da história e já li tantas resenhas que parece que já conheço a história (rsrs).
    Espero ler logo.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Adorei a resenha! Já conhecia o livro, mas ainda não tive a oportunidade d ler...
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Não sabia que este livro era da Marie Lu. Gostei do enredo, achei interessante essa febre que muda os jovens. Gostei de saber que o livro te prende muito e te deixa sem fôlego e ainda deixa um grande gancho para a continuação. Ótima resenha e dica.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  19. O que foi essa resenha!? Amei, fiquei louca de vontade de ler o livro!
    Quero o mais rápido possível, pena que aí teremos que esperar pelo próximo, né!? Mas vale a pena.

    ResponderExcluir
  20. Oi Thaís, tudo bom?
    Gostei da resenha, ainda não li nenhum livro da autora, mas tenho muita vontade, imagino que o fato da protagonista ter sofrido muito, faz com que acabamos torcendo muito por ela, espero ter a oportunidade de ler o livro e eu gosto de narrativas mais frenéticas, elas nos prendem.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  21. Ainda não tinha ouvido falar desse livro, parece muito interessante.
    Quem sabe em um futuro próximo eu possa lê-lo.


    Minha Fuga da Realidade

    ResponderExcluir
  22. Oi Thaís
    Não li nada desta autora ainda, mas já comprei este livro e sua continuação. Como não sou eu que estou resenha do estes livros para o meu blog, apesar de já ter os 2 primeiros só vou ler a trilogia depois do lançamento do último. Sua resenha só me deixou mais animada para ler os livros. E as capas são lindas. Gosto de personagens como a protagonista.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
  23. Poxa vida, a Adelina sofre hein!
    Que vida.
    Achei muito interessante todo o desenvolvimento da trama, e claro, vou sim, passa-lo n frente de Legend.
    Parece ser bem melhor kkkk
    bjocas

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo