07/11/2016

Resenha: Lobo Mau

Título: Lobo Mau
Autora: Nele Neuhaus
ISBN: 9788564850866
Editora: Jangada
Ano: 2014
Páginas: 496
Compre: Aqui

Sinopse:

Uma adolescente é encontrada morta no rio Meno, nos arredores de Frankfurt. Sua identidade é um mistério. Aparentemente, ela é a terceira vítima de uma festinha regada a álcool que terminou tragicamente, mas a polícia descobre que a água nos pulmões da garota não é do rio, e que seu cadáver mutilado está ali há dias. Pia Kirchhoff e Oliver von Bodenstein, os detetives do best-seller Branca de Neve Tem que Morrer, agora trabalham para descobrir quem aprisionou, estuprou e brutalizou a jovem. Enquanto isso, mais crimes acontecem: a apresentadora de um programa de TV sensacionalista é espancada, estuprada e trancada no porta-malas de seu próprio carro e uma psiquiatra sofre uma morte terrível. A ligação entre os crimes é uma rede de violência e corrupção que atinge a elite da sociedade alemã e o próprio departamento de Pia. Mas talvez seja tarde demais para ela e Oliver descobrirem quem é o lobo mau.

Resenha:

O gênero policial é um dos meus favoritos, principalmente pela riqueza de elementos que o integra. Nele encontramos, geralmente, o pior do homem, além de suspense, muita lógica e, algumas vezes, uma crítica social forte. Porém, apesar de saber que poderia esperar tudo isso, não imaginava que Lobo Mau cumpriria todos esses requisitos e, o melhor, seria muito acima da média. Simplesmente foi um dos melhores achados desse gênero durante o ano.

O livro já começa com uma morte; um corpo é encontrado no rio Meno. Porém, o que poderia ser apenas uma fatalidade comum por afogamento se torna muito mais profundo. Em primeiro lugar, ninguém consegue reconhecer a vítima. Posteriormente, é averiguado que seu corpo está repleto de fraturas, demonstrando que ela havia sido torturada e, também, possivelmente abusada sexualmente.


Enquanto Pia e Oliver começam a se aprofundar sobre o caso, apesar de, cada vez mais, se encontrarem em um beco sem saída, outros crimes brutais acontecem. E, dessa vez, a vítima não é uma desconhecia, mas uma das mais famosas apresentadoras da TV alemã. Junte tudo isso com suspeitos que são mestres em fuga, crime organizado, indústria do sexo e uma gangue de motoqueiros. E o pior: aparentemente, há uma ligação entre tudo; a vida dos investigadores não será nada fácil.
“Depois de cair no fundo do poço, seu lugar era ali, na favela dos fracassados, às margens da metrópole, como um criminoso condenado a pertencer à classe inferior. Ninguém ia parar naquele lugar para passar as férias nem para admirar o horizonte cintilante de Frankfurt, símbolo da riqueza que se transformou em vidro e concreto do outro lado do rio” (p. 17).
O primeiro fato que me surpreendeu nessa obra foi o seu tamanho. Quem é fã de livros policiais sabe que, em geral, esses livros são finos, até porque é difícil manter o suspense e tantas variáveis sob controle. Quando vi o tamanho de Lobo Mau, questionei se a autora teria capacidade de criar um enredo tão intrincado para preencher tantas páginas. Felizmente, a resposta foi sim.

O segredo da autora para criar um livro tão bom foi desenvolver um submundo do crime rico, perverso, com diversos tentáculos e cheio de segredos. Isso permitiu que ela interligasse uma série de crimes sem parecer forçado ou irreal. Apesar de aparentemente distantes, todos eles possuem um embrião único e que chocará os leitores mais sensíveis.


Aliás, a autora merece os parabéns pela forma que tocou em assuntos tão complicados de uma maneira elegante. Vemos o pior lado da humanidade aflorar de uma forma brutal, mas isso ser tratado com tanta inteligência que se torna literatura da mais alta qualidade. Sem mencionar que a crítica social contida na obra, sobre diversas vertentes, é enorme e gera muitos questionamentos.
“Reinava um silêncio sepulcral, exceto pelo toque abafado do telefone na sala de vigilância. Os 24 homens e as cinco mulheres que estavam sentados e em pé diante de Pia não se moviam. Ninguém tossiu, pigarreou nem recuou a cadeira. No rosto do grupo, Pia leu o que ela mesma sentia: perplexidade, consternação e horror” (p. 110).
Outro ponto marcante no livro é o desenvolvimento dos personagens. Ao contrário de alguns autores do gênero que preferem personagens mais rasos, Nele Neuhaus aposta no aprofundamento de agentes da lei e vítimas dos crimes. As dores, os traumas e as inseguranças são trabalhados de forma tão interessante que o leitor se sente mais próximo dos personagens.

Acompanhando esse enredo maravilhoso, a editora Jangada apostou em uma capa mais sombria e que reflete bem uma das cenas da obra. Além disso, a diagramação está chamativa, confortável e bonita. Quanto à revisão e à diagramação, também não tenho reclamações; a editora realmente caprichou no papel que lhe coube.


O único ponto negativo é que essa obra acabou. Eu gostaria de ler muito mais sobre essa organização criminosa e conhecer as outras cabeças da Hidra; sem falar que o final aberto me matou. Fico realmente na torcida para que o livro tenha uma continuação. Mas, enquanto não sei se ela sairá, recomendo essa obra para vocês; foi um dos melhores livros policiais contemporâneos que já tive o prazer de ler.


Comentários
29 Comentários

29 comentários:

  1. Eu também sou fã de um bom livro policial e concordo também no fato da maioria dos livros serem "pequenos". E este fugir à regra assim, já é um ponto mais do que positivo!
    A capa é um espetáculo e outro detalhe que gosto muito é o desenrolar de todos os personagens, praticamente juntos. Isso que faz com que a história não se perca.
    Tentarei ler a obra!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marcos!
    Eu curto um bom policial, mas faz tempo que não leio.
    Todas as resenhas que li desse livro elogiaram tanto que me sinto uma pecadora de ainda não ter lido.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção seis anos de Caverna Literária

    ResponderExcluir
  3. Oie
    Eu tbm adoro livros policiais, com mistério. Pelos teus comentários o livro parece ser muito bom.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcos!

    Tenho muita vontade de ler esse livro. Tem outro tbm, Branca de Neve tem que morrer, do mesmo autor e que faz parte dessa série não é?
    Adorei sua resenha e claro, quero lê-lo e ficar tão impressionada qto vc!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não li este livro pelo mesmo motivo que você quase não leu, rsrs. Vejo o tamanho dele e penso se tem o que precisa pra me prender, ou me fará pular páginas. Pelo jeito a leitura além de muito boa, passou rápidinho pra você.
    Vou arriscar!

    Bjks

    Lelê

    ResponderExcluir
  6. Leio poucos livros policiais, mas adoro o gênero, sempre tem um suspense e uma solução de casos muito interessante. Aliás, melhor ainda quando já começa inserindo os leitores no meio, e o desenvolvimento de personagem e cenário é sempre muito importante. Não conhecia o livro, mas gostei dele.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bom?
    Nunca li nada de gênero, mas como vi muitas resenhas positivas desse livro e to me arriscando em ler gêneros que não leia, vou arriscar na leitura desse, gostei da sinopse.

    Beijos:*
    Escritas na Chuva

    ResponderExcluir
  8. Nossa, realmente, o que me chamou atenção de cara foi o tamanho. Livros policiais geralmente param por volta das 300 páginas. Sou amante do gênero e já tinha ouvido falar de Branca de Neve Tem que Morrer, mas nunca tive a oportunidade de ler. Gostei da premissa do livro, e o que mais me chamou atenção foi isso da autora conseguir ligar tantos crimes diferentes sem que parecesse forçado.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Marcos.
    Adoro um bom livro policial e o que me chamou a atenção foi o tamanho também hehe. Geralmente os livros do gênero são menores. Mas está na lista e assim que der eu vou ler. A capa está muito bonita mesmo.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Oi Marcos, tudo bem?
    Sou fã também desse gênero literário, e depois de ter lido que você achou a obra acima da média, estou ansiosa para conferir. Adorei a arte nas páginas do livro, muito legal.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  11. Meu Deus, eu não curto livros policiais, não sei o porque mas eu não gosto, prefiro mais suspense

    ResponderExcluir
  12. Também gosto do gênero, e um livro deste tamanho só me fez imaginar que ele era cheio de enrolação, mas depois de ler sua resenha mudei completamente minha ideia, depois de tantos elogios não tem como não querer ler o livro. A trama principal da obra, apesar de bem característico do gênero, é muito boa, e pelo que pude entender de sua resenha os "clichês" do gênero acabam por aí. Gostei muito da dica e da resenha.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  13. Oi, Marcos!
    Esse é meu gênero preferido! Então, só posso dizer que gostei muito dessa indicação. Não conhecia a autora, mas já fiquei animada para saber mais de seus livros.
    Sua resenha está muito bem elaborada, como sempre, rica em detalhes e muito motivadora. Dica anotadíssima. Obrigada.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?

    Inicialmente quando eu li o titulo eu fiquei receosa por que eu detesto livro sobre lobisomens ate mesmo de romances, lobo qualquer coisa do tipo, não me agrada desde de sempre, mas quando terminei a resenha fiquei super feliz de saber que não tem nada relacionado a isso, mas acredito que titulo tenha tudo haver com a estória, ainda mais quando você diz que mostra pior lado do ser humano! Enfim não sou super fã de livros policiais mas você descreveu tudo com tanta empolgação, que eu fiquei super curiosa o.o quando tiver oportunidade espero conhecer o trabalho da autora.

    Beijinhos

    https://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Marcos!
    Fiquei preocupada também quando vi a quantidade de páginas do livro e soube que era um suspense policial e fiquei bem feliz por saber que a autora conseguiu manter a atenção de quem lê até o final.
    É um dos estilos que mais gosto e faz tempo que não leio um bom livro do gênero.
    “Saber quando se deve esperar é o grande segredo do sucesso.” (Xavier Maistre)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  16. Gosto bastante do gênero policial, é muito bom ler um livro tão cheio de ação, em que vamos descobrindo várias coisas e na maioria das vezes o final nos surpreende ainda assim. Fiquei super curiosa com Lobo Mau, o enredo é interessantíssimo e eu gostaria de ler com certeza.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  17. Oi, Marcos

    Já quero, me dá de presente? Manda junto com os livros da Tarryn que eu vou ganhar, ok?
    Eu amo o gênero e você tem razão, livros desse gênero geralmente são mais finos, mas que bom que o ritmo foi mantido. Outra coisa que me chama bastante atenção são as críticas sociais que você falou que o livro possui, acho que isso dá ainda mais credibilidade ao livro, dá mais, digamos, razão de existir, se é que você me entende.
    Adorei a dica, pois não conhecia o livro!

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  18. Pela sua resenha cheia de pontos positivos, vejo que essa e com certeza uma leitura maravilhosa. Não costumo ler livros desse gênero, mas conheço muitos, e por isso sei que geralmente tem poucas paginas, porém esse livro e maior e mesmo assim a autora conseguiu construir uma história com um mistério envolvente, e cativador, o que deixou a leitura muito boa. Para quem gosta essa e com certeza é uma ótima indicação.

    ResponderExcluir
  19. Oi, Marcos
    Adoro esse livro! Adorei a construção dos personagens também e a trama como um todo.
    Está entre um dos melhores policiais que li, apesar de ter lido muito pouco até hoje.

    ResponderExcluir
  20. Oi, Marcos. Tudo bem?
    Depois dessa resenha fica impossível não querer ler. Na verdade eu já queria, mas com tantos elogios a gente quer até pular a fila hahaahaha
    Também fiquei pensando sobre o número de páginas e até bate um receio. Mas já que você disse que o desenvolvimento é bom, vou sim ler. Sem falar que eu adoro essa capa e o título :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Primeiro esse livro realmente é grande para o gênero, fiquei super curiosa para ler, pelo visto a autora criou um livro que nos prende até o final, com personagens bem construídos, espero ter a oportunidade de ler.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  22. Gosto bastante de suspenses policiais, Lobo Mau pareceu ser um livro que prende o leitor até o final, me interessou muito, parece que a história é bem construída e bem pensada, espero que possa ter a oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
  23. Olá! Eu estava doida pra ler uma resenha desse livro, quase peguei ele na livraria esses dias, mas qria ler algo sobre primeiro...Eu ameeei!
    Vou qrer mais q nunca!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  24. Adorei a resenha, só me deixou com mais vontade pra ler ainda. O conteúdo policial me chama muita atenção, é um gênero que eu adoro,e essa capa também ajudou!

    ResponderExcluir
  25. Marcos
    Já li uma outra resenha positiva sobre este livro, leio pouco policiais e quando leio gosto de ler o melhor, o que me parece ser este o caso. Já anotado.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
  26. Não posso dizer que sou fã desse gênero porque até hoje li apenas um livro, porém fiquei fascinada! Desde a primeira vez que vi a capa e a sinopse desse livro fiquei tentada a lê-lo, sua resenha só reforçou o que eu queria.


    Minha Fuga da Realidade

    ResponderExcluir
  27. O livro parece ser realmente bom, suspense/romance policial é um dos meus favoritos!! Os detetives são bons, mas os crimes estão cheios de crueldade!! Não li Branca de Neve tem que Morrer, mas com certeza dever ser muito bom também!!

    ResponderExcluir
  28. Que resenha maravilhosa Marcos, sou super fã do genero policial também e confesso que no momento que vi a quantidade de páginas pensei o mesmo que você, normalmente esses livro são pequenos, e mesmo assim alguns autores não conseguem levar o mistério até o fim, se em mais de 400 páginas a autora conseguiu manter isso já ganhou vários pontos comigo.
    Achei legal também a ideia da organização criminosa e o aprofundamento no tema, acho que não li nada assim ainda, com certeza é um livro que eu leria muito rápido, sou muito curiosa então vou ficar ansiosa para ver tudo se revelar.
    Anotado aqui.
    Beijos!
    Lost Words

    ResponderExcluir
  29. Se eu já tinha vontade de ler esse livro, agora então, depois dessa resenha tão empolgante, nem se fala! Amei!
    Quero pra ontem! rrs
    Fiquei ainda mais ansiosa para saber sobre todos esses crimes humanos que a autora explora, pelo jeito tem muita coisa "podre" aí.
    Quero muito, vou lê-lo assim que eu puder!!!
    bjs

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo