29/11/2016

Resenha: O Boticiário

Título: O Boticário
Autora: Maile Meloy
Editora: Bertrand Brasil
ISBN: 9788528620641
Ano: 2016
Páginas: 368
Compre: Aqui

Sinopse:

Um remédio para tratar da saudade leva dois jovens a uma aventura em plena Guerra Fria. O ano é 1952, e a família Scott muda inesperadamente de Los Angeles para Londres. Janie Scott se sente desconfortável na nova escola, até que o boticário local lhe promete um remédio para tratar a saudade de casa. Mas a verdadeira cura só acontece quando conhece o filho do boticário, Benjamin, um menino curiosamente desafiante que sonha se tornar um espião. O pai de Benjamin, no entanto, não é um boticário comum, e, quando ele é sequestrado, cabe a Benjamin e Janie cuidar de seu livro sagrado, a Farmacopeia, pois espiões russos não veem a hora de colocar as mãos nele. Que segredos o livro contém? Descobrindo elixires transformadores que nunca imaginariam existir, Janie e Benjamin embarcam numa perigosa missão para salvar o boticário e evitar uma iminente catástrofe nuclear.

Resenha:

Há livros que te ganham aos poucos; outros surpreendem imediatamente e te arrebatam. Dentre estes, O Boticário certamente se encaixa no segundo grupo. A narração e a magia são os principais motivos, porém ainda há muitos outros. Quais? Leia abaixo para conferir.

Durante a segunda guerra, Janie se vê obrigada a mudar de casa. Seus pais acreditavam na liberdade de expressão, contudo, o governo americano, aparentemente, não. Acusados de serem comunistas, a família é obrigada a fugir das terras americanas e se refugiar no velho continente. Contudo, o que poderia ser uma mudança maravilhosa se torna um tormento para Janie. Ela definitivamente não consegue se acostumar com o novo lar e com as novas condições.


Em busca de mudar essa situação, Janie encontra um boticário que promete um remédio para saudade. Se isso já era maravilhoso para a garota, tudo se torna ainda melhor quando ela conhece Benjamin, o inteligente filho do boticário. Aliás, será com ele que ela viverá as mais inesperadas aventuras e emoções.
“É seguro dizer que eu não estava animada sobre a mudança para Londres. Eu não era nenhuma Jane Austen espirituosa, paciente, adaptável. E, se fosse um pouquinho parecida com Katherine Hepburn, seria nas cenas em que ela é uma peste terrível” (p. 22).
Partindo dessa premissa, Maile Meloy cria uma trama inteligente, bela, singela e nada forçada. Tramas que misturam realidade e fantasia, muitas vezes, pecam na inserção do elemento mágico. É nesse ponto que a trama do presente livro se destaca: a autora não comete esse erro; ao contrário, faz a inserção com maestria. A mágica e as poções parecem ser algo natural, apesar de espetacular, de nosso mundo.

Essa naturalidade, casada com uma escrita encantadora, torna a leitura da obra ainda mais envolvente. Maile sabe como escrever bem, de maneira ágil e sem perder a beleza dos pequenos detalhes. Isso faz com que o livro fique muito à frente de centenas das obras voltadas para o público juvenil, que muitas vezes parecem ter sido compostos de maneira desleixada. Esse fator da escrita, incrementado pelo elemento do fator histórico, torna-se completamente irresistível.


A autora também merece destaque pela boa construção dos personagens, sabendo aprofundar cada um deles no momento correto. Isso faz com que a trama seja profunda, mas não entediante, nos momentos em que trabalha os personagens, e ágil e envolvente em todo resto. Ademais, o fato dos protagonistas terem recebido um bom trabalho, juntamente com a inserção da magia de maneira natural, faz com que a obra ganhe e muito no quesito verossimilhança, um elemento que é essencial no desenvolvimento das boas obras.
“Ele não é um boticário comum – disse Danby. – É... um tipo de alquimista. Ou um mágico” (p. 324).
Por fim, o livro ainda consegue conquistar por sua parte física espetacular. A capa é muito bonita, mas é a diagramação que faz um show à parte. Cada detalhe interno do livro deixa a leitura mais prazerosa. Ademais, o trabalho ainda conta com uma boa tradução e revisão. Desta forma, tudo contribui para uma ótima leitura.

Em suma, O Boticário é uma obra bonita, inteligente e que ganha o leitor sem qualquer dificuldade. Como muito bem definiu o Los Angeles Times, “o tom é perfeito”. Certamente, você precisa conferir esse trabalho.

Outras fotos:









Comentários
27 Comentários

27 comentários:

  1. Desde o momento da sinopse eu senti que esse seria um bom livro e agora a confirmação chegou em boa hora. Ele acabou de ir para minha listinha da Amazon... Confio muito em sua opinião e soma-se a isso essas ilustrações, duas recomendações incríveis!

    Jaci
    O Que Tem Na Nossa Estante

    ResponderExcluir
  2. Que linda resenha, parece uma leitura leve e encantadora

    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues


    ResponderExcluir
  3. Salve Marcos!
    Eu to viajando ou esse livro é quase uma versão mais leve de O Labirinto do Fauno? O "cenário politico" meio tenso e a protagonista que encontra um mundo de fantasia em meio a realidade... Talvez tenham algum ponto em comum, mas como o Labirinto foi dirigido pelo Guillermo as semelhanças devem parar por ai uheueheuheuehueheuheuehe
    LP
    quatroselos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcos!

    Confesso que, pela capa, eu não leria. Achei bem feia! rsrsrsrs Mas, sua resenha me deixou mega curiosa. Adoro fantasia, é um dos meus gêneros favoritos! Tbm gostei muito da frase na capa! Perfeita!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcos!! Eu conheci esse livro no final de semana, enquanto visitava um blog. Fiquei encantada, e quando vi que havia saído resenha sua, vim correndo conferir (afinal, confio plenamente em sua opinião).
    O resultado disso? Estou ainda mais encantada e ansiando por essa leitura.
    Beijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Marcos!
    Eu tinha uma ideia completamente diferente desse livro, por conta do título.
    Curti muito sua resenha, mas não sei se leria por agora.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção seis anos de Caverna Literária

    ResponderExcluir
  7. Marcos, essa capa está uma beleza só <3 Amei! E pelas fotos, a edição inteira está belíssima né? Adorei!
    Além disso, a proposta do livro também parece super legal. Como você bem sabe, eu amooo livros jovens. E com todos os seus elogios sobre essa obra, obviamente que eu terei que ler. Vai para a lista =D
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Marcos
    Fiquei encantada com a diagramação do livro, e o enredo parece ótimo. Fiquei com vontade de ler.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Marcos

    Nossa, a diagramação do livro está realmente linda, adorei.
    Por ser uma história mais juvenil pensei que não iria me interessar, pois não me identifico mais com o gênero. Mas você elogiou tanto a escrita da autora que até fiquei curiosa.
    E que ótimo seria se tivéssemos um medicamento para acabar com a saudade...

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  10. Por que eu ainda não conhecia este livro?
    E por que fui conhecer agora??
    Hahaha. Eu não deveria ter conhecido.
    Agora quero. Vai pra lista de desejados agora mesmo.

    Bjksssss

    ResponderExcluir
  11. Marcooos que lindoooo!
    Nunca tinha ouvido fla desse livro!!
    Mais q nunca anotado!
    Qro mto!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi, Marcos!
    Desde o momento que começou a divulgação desse livro, já me apaixonei. A capa é linda!
    E essas ilustrações estão enriquecendo mais ainda, a leitura.
    Sua resenha está muito bem elaborada, como sempre e me deixou certa de que vou gostar muito de ler essa obra.
    Obrigada.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Oi Marcos!
    Confesso que pelo título havia imaginado uma história diferente dessa que você nos mostrou! E agora fiquei com uma pontinha de curiosidade para conferir mais afundo!
    Bjo

    ResponderExcluir
  14. Oi, Marcos.
    Apesar da história ser boa e o livro lindo, não me interessou no momento.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  15. Olá, Marcos.
    Já quero esse livro. Eu amei essa capa e por dentro parece esta lindo também. Gosto muito de livro do gênero e se esse está um passo a frente dos outros imagino como deve ser. E falou em magia estou dentro hehe. Não conhecia ainda, mas já entrou para a lista.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  16. Fiquei bastante curioso com este livro, parece ser uma obra muito interessante!

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  17. Marcos!
    Não achei que o livro tivesse magia, achei que seria algo relacionado a confecção de fragrâncias e fiquei bem feliz por saber que a autora dosou tudo de forma correta, trazendo uma fórmula perfeita para a leitura.
    “Para saber uma verdade qualquer a meu respeito, é preciso que eu passe pelo outro.” (Jean-Paul Sartre)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Marcos, tudo bem?

    Livros que tratam da Segunda Guerra são meu ponto fraco, dificilmente eles não me ganham e entram para minha listinha de amados. O livro parece contar uma história instigante, as imagens são lindas, mas a capa e título não me atraíram de primeira! Adorei sua resenha!

    Beijos,


    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
  19. Trama que se mistura com realidade e fantasia parece ser uma aventura! livros com ilustrações são ótimos!

    Abraços;**
    http://febredelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Nossa, Marcos, que livro bonito! A capa, a sinopse, e os quotes ainda mais, adorei o que ela diz que não é nenhuma Jane Austen, adoro referências conhecidas no meio da história.
    AS ilustrações me lembraram bastante de Desventuras em Série, e eu adorei isso, parece ser uma obra juvenil que deu muito certo tal como a série.

    ResponderExcluir
  21. Oi Marcos,
    Eu amooooo livros sobre a segunda guerra, principalmente quando tem personagens jovens/crianças.
    Esse com um toque fantástico me cativou de primeira.
    Adorei as ilustrações também.
    Pela sua resenha deu pra ver que é uma obra maravilhosa,
    claro que quero ler!
    Abs

    ResponderExcluir
  22. Parece realmente ser um livro encantador. Gostei de saber que os personagens são bem construídos, cada aparecendo a seu momento. Gostei também da obra trazer emoção na medida certa. E essa diagramação? É muito linda. Eu amei a resenha e a dica, com certeza um livro que quero conferir.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  23. Oi Marcos, olha, eu não fui muito com a cara da capa do livro, mas a forma como você descreveu a história, me convenceu em um piscar de olhos. Agora sou obrigada a conferir a obra o mais rápido possível (rsrs).
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  24. Oi,
    Me apaixonei de cara pela capa e titulo do livro, a historia parece ser envolvente, e que legal dela ter introduzido o elemento magico de forma natural na trama, espero ter a oportunidade de ler.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  25. Que livro fofinho! Tão detalhado e pelo visto, com uma excelente história.
    Bela resenha <3


    Minha Fuga da Realidade 💙💜

    ResponderExcluir
  26. Gosto de livros que tem como tematica a s guerras mundias pois elez sempre traxem uma profunda gama de aprendizados, principalmente para este público que não tem a mínima noção de como a população mundial sobreu nestes períodos. A história parece cheia de magia e as página do livro são lindas.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
  27. Parece ser uma história muito emocionante e de aventura!
    Quero ler e entender mais dessa história!
    Abraços...amei a resenha!

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo