15/11/2016

Resenha: Sandman - vol. 1

Título: Sandman
Autor: Neil Gaiman
Editora: Panini
ISBN: 9788573516531
Ano: 2010
Páginas: 616
Compre: Aqui

Sinopse:

A série conta a história de Morfeus, um dos Perpétuos — criaturas análogas aos deuses, mas ainda maiores — responsável pelo Mundo dos Sonhos. Basicamente ele controla e tem acesso a todos os sonhos da humanidade e de todas as criaturas capazes de sonhar, sendo o senhor do Mundo dos Sonhos, a terra aonde vamos em nossas horas de sono. Quando uma ordem mística tentou capturar a irmã de Sonho, a Morte, em seu lugar eles capturaram Morfeus. Assustados com o que conseguiram, os membros da ordem o mantiveram cativo. E assim teve início um período de diversas décadas em que esse Perpétuo ficou trancafiado à mercê de seus captores, deixando o Mundo dos Sonhos abandonado e os sonhadores desamparados. A série nos revela como ele se libertou e como foi capaz de se adaptar no mundo após tantos anos de ausência, e também nos mostra um vislumbre de sua história e da mitologia dos Perpétuos. É essa a obra que a Panini agora república em uma edição em formato diferenciado (18,5 por 27,5 cm), totalmente recolorida (com cores aprovadas pelo próprio autor) e recheada de extras, como a proposta original da série, esboços dos personagens, páginas de arte a lápis e o roteiro completo da edição 19 de Sandman, Sonho de uma Noite de Verão.

Resenha:

Eu nunca tinha lido nada do Neil Gaiman, mas sempre tive vontade de ler e conhecer um pouco sobre sua escrita, visto dos inúmeros elogios que recebe. Após encontrar uma amiga, ela recomendou a ler as HQs do Sandman e que eu iria amar a história. Fiquei um pouco duvidosa, mas, no fim, não é que ela estava certa? Quer saber como? Confira abaixo.

Quando comecei a ler a história, fiquei um pouco apreensiva de não conseguir entender o enredo, pois nos são apresentadas algumas histórias que se interligam depois, mas esse medo foi se dissipando a medida que conhecia como Morfeus foi capturado. Uma ordem mística aprisiona-o no lugar de sua irmã, Morte. Curiosos com o que ele poderia ser, tentam diariamente saber quem é esse ser pálido e sombrio, mas ele não diz uma palavra sequer durante décadas.

O senhor dos Sonhos espera pacientemente e arquiteta sua fuga. O tempo para ele é diferente do que é para os humanos; seus captores estão envelhecendo e alguns morrendo, mas não pensam, nem por um momento, em libertá-lo, até que um dia, para o pesadelo deles, o prisioneiro consegue libertar-se…

Sandman terá que se adaptar com o novo mundo e principalmente com a situação de seu lar, O Sonhar. Sem sua presença, o lugar sofreu duras consequências e um pouco de desordem, além disso tem a grande tarefa de conseguir recuperar seus três grandes objetos de poder.

Partindo em uma jornada para recuperar seus pertences, o Rei de Sonhar terá que enfrentar inúmeros desafios, como enfrentar Lúcifer, Azazel, Belzebu, Dr. Destino e outros seres cruéis, e ao mesmo tempo que está se fortalecendo. Assim conhecemos um pouco o cenário devastador e repugnante do Inferno, conhecemos um pouco o que acontece com os demônios, os humanos que foram maldosos e sem escrúpulos, ou seja, só seres repulsivos e perigosos que não se arrependem do que fizeram e ainda sentem prazer de causar dor e sofrimento. Criaturas que Morfeus não sente compaixão ou vontade de conversar se não para mandar e tirar informações que lhe sejam úteis.

Assim conhecemos um pouco da história do Senhor dos Sonhos, qual papel o Dr. Destino tem com seus caminhos e ainda descobrimos um pouco da história desse personagem tão alucinado e hediondo. Alguns capítulos são dedicados apenas para ilustrar o pouco de sua sanidade e a sua história. Confesso que só conhecia o personagem pelo nome, nunca quis saber sobre sua vida ou poder.

Outro personagem que conheço pouco e apareceu foi Constantine; a HQ não conta muito sua história, mas dá para perceber um pouco como ele é, como leva a vida e como consegue ajudar Sandman em sua busca. Dei algumas risadas com esses dois, Constantine é engraçado e aproveita para perturbar um pouco o Perpétuo por sua falta de humor e por ser sempre sério e centrado no que faz.

Uma outra personagem que gostei demais, depois do Devaneio, foi a Morte, quando ela aparece pode esperar diálogos divertidos e alguns sermões que ela dá no irmão mais novo. Pelo trabalho que desempenha, é um ser dotado de sabedoria e experiência, principalmente com os humanos, e responde alguns anseios e dúvidas que o irmão possui. Além disso, a aparência dela é bem parecida com a do Morfeus, mas é totalmente o oposto dele. Ela é mais descolada, humorada e tem o jeito e modo de falar dos jovens e do século atual, enquanto Morfeus é mais arcaico e dotado de um linguajar mais rebuscado.

Outros perpétuos aparecem e aprendo mais sobre eles e quais são seus poderes e jeito de ser, cada um tem uma personalidade completamente diferente do outro, alguns são até mais maldosos e injustos que outros, como Desejo e Desespero. Alguns são pirados e despertam curiosidade, como Delírio; alguns mais taciturnos, como Destino; e outro que não sabemos quem é e nem descobrimos porque está presente com seus irmãos.

Morfeus tem inúmeras facetas na Terra, e são através delas que conhecemos muitas histórias que carregam um grande significado e personagens intensos que acabam tendo ou não um final feliz; alguns deles serão importantes depois, então saber sua história pode ser significativo e relevante para acontecimentos futuros. Um desses caso foi o da princesa Nada; fiquei bastante intrigada e surpresa com seu desfecho. Cada história termina de uma forma sombria, mesmo algumas delas tendo um final feliz. O que acho curioso é como alguns finais tem uma reflexão enorme e uma complexidade tão absurda que fica impossível não querer aprender mais com o protagonista.

Além da complexidade da história, Sandman transcende muitos assuntos e histórias que já lemos, ainda estou fascinada com as histórias apresentadas, o que cada Perpétuo representada, como a maioria dos julgamentos do Senhor dos Sonhos são justos e corajosos, mesmo que as escolhas que faça sejam dolorosas e difíceis, como é sábio e mesmo assim pode errar por ser orgulhoso, como é sua relação e curiosidade com os humanos e outras características que ele carrega e nos são apresentadas. No fim, são suas falhas, são suas atitudes e o modo sempre sereno e às vezes duro de lidar com os obstáculos e as pessoas que me fizeram adorá-lo a cada página.

A HQ também fará o leitor pesquisar sobre os personagens que aparecem brevemente ou que são importantes, mas não sabemos suas histórias, como se tornaram o que são ou qual a importância ou até utilidade têm para Sandman. O que acho muito legal é que o leitor não fica preso apenas em uma história, conhecerá outras histórias e personagens que poderá entender até melhor os capítulos.

A Panini Books fez um incrível trabalho com essa edição Definitiva em capa dura, trouxe extras: a proposta original da série e esboço dos personagens, além de muitas outras novidades para os fãs. A pessoa que comprar essa edição terá uma grande história em uma bela HQ.




Comentários
22 Comentários

22 comentários:

  1. Mesmo não curtindo muito HQ's, este é um que namoro desde que foi lançado. Pela beleza da capa e das ilustrações.!
    Constantine é outro personagem que sempre amei, tá, eu só vi a série, mas o sarcasmo dele é um ponto que amo de paixão. E fiquei curiosa em relação à Morte..rs
    Continuarei querendo muito conhecer!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Thais!
    Eu não sou muito fã de HQs, mas quero muito dar uma conferida nessas de Sandman. Gaiman é Gaiman né
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de seis anos de Caverna Literária

    ResponderExcluir
  3. Oi Thais!

    Tbm nunca li nada do autor, mas como só leio resenhas positivas de suas obras, j;a tenho alguns livros dele que quero muito comprar na minha lista de desejados.
    Este eu não conhecia, gostei muito da sua resenha e de como vc apresentou a obra. Vou adicioná-lo na minha lista e espero gostar da obra qdo tiver a oportunidade de lê-lo!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Paula! Tudo bem?
      Eu agora quero ler o máximo de obras escritas pelo Neil Gaiman, que escritor genial! Estou muito apaixonada pela história do Sandman e não quero que acabe tão cedo T.T
      Beijos <3

      Excluir
  4. GENIAL!

    Tenho muita vontade de ler essa série. Ainda farei isso. Depois dessa resenha linda então, fica impossível não desejar ler logo.

    Perfeita!

    Bjks

    ResponderExcluir
  5. Juro que inicialmente nem imaginava que fosse uma hq, até achei tudo muito interessante e fiquei morrendo de vontade de ler. Bom, a vontade não mudou, mas fiquei bastante surpresa. Os personagens parecem ser bem diferentes e cativantes. Parabéns pela ótima resenha.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Também quero muito ler os livros do Neil... conhecer a escrita e enredos... pois, como vc disse, são muitos elogios ao autor.
    Que incrível esse livro 😍😍😍 misto de fantasia e mitologia...

    ResponderExcluir
  7. Você começou a ler Gaiman em grande estilo!!! Para mim Sandman representou uma revolução no mundo das HQs com sua pegada muito além do mundo dos heróis, mas ancorada com a realidade, com a humanidade das coisas e essa mitologia tão própria dialogando com Freud, Shakespeare, Mitologias mil e por ai vai.

    A Didi (apelido carinhoso da Death) é fofa mesmo, ela se destaca entre os irmãos Perpétuos por a menos egocêntrica e a mais generosa entre eles e ainda assim consegue manter a sanidade, não fugir e nem morrer... Ela é a mais forte entre todos eles, não retrocede, quando tudo se acabar ela vai virar as cadeiras, apagar a luz e fechar as portas. hahaha Você vai adorar o irmão ausente! A proposito também amo Delírio, mas o desamparo dela me corta o coração em pedacinhos tão pequenos!

    Sobre Nada, depois da história dela dei uma bela parada na leitura de Sandman pq fiquei morta de raiva com o que ele fez a ela. Foi abusivo, foi egoísta, foi hediondo... Ela disse não e ele não respeitou, ele levou ela a beira do precipício...

    Deu para perceber pelo livro que escrevi em forma de comentário o quanto amo essa história e a família dos Perpétuos inteira néh?!?! É uma das melhores histórias da minha estante, da minha vida. Morpheus com todos os seus acertos e erros é um dos meus personagens mais amados mesmo quando eu tenho vontade de bater nele kkkk

    Jaci
    O Que Tem Na Nossa Estante

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Também não li nada do autor, mas tenho vários dos seus títulos, nas lista de desejados. Sempre encontro comentários muito positivos sobre suas obras e tenho muita curiosidade!
    Não tenho costume de ler HQs, mas achei essa capa muito bonita e imagino que as ilustrações também sejam lindas. E a história me conquistou!
    Ótima resenha, muito bem elaborada. Obrigada pela dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Thaís!
    Mais um HQ que vale super a pena e é escrito pelo Gailman, nem precisa de mais aval, né?
    Já assisti dois filmes do Sandman, porém ainda não li nada sobre ele e fiquei bem interessada.
    “Não há nada que faça um homem suspeitar tanto como o fato de saber pouco.” (Francis Bacon)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  10. Projeto de 2017 é introduzir esse gênero na minha vida. Tenho vontade de começar a me aprofundar nesse estilo e já até sei por onde começar.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  11. Amo HQ's, com esse não poderia ser diferente! Já quero ler!

    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  12. Ual, adorei!
    Nunca tinha ouvido fla da obra, parece ter um enredo mto bom, anotadinho na listinha!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Thaís!
    Também tenho vontade de ler algo do Gaiman, mas pretendo começar com algo mais light como Coraline...
    Achei o enredo desse livro bem confuso e fantasioso num estilo que não gosto muito, então não faço planos pra ler.

    ResponderExcluir
  14. Também nunca li nada do autor e que bom que é possível realizar a leitura desta obra sem ter conferido as outras. A capa é muito linda mesmo, amei essa ilustração e parece ilustrar muito bem a história. Legal também a apresentação dos personagens, permitindo que não fiquemos presos apenas a versão de um deles. Ótima dica de HQ, espero poder conferir em breve.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  15. Parece ser uma ótima HQ!
    Fiquei super curiosa quanto aos personagens, e essa capa está belíssima também!

    ResponderExcluir
  16. Ola, tudo bom?
    Gostei da resenha, não tenho o costume de ler HQs, como já tinha comentado aqui no blog, confesso que não me interessei pelo HQ, ele parece ser bom, mas não faz meu estilo, quem sabe mais para frente eu dê uma chance.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  17. Quero ler Sandman, só vejo o povo falar quão foda ele é, só elogios em resenhas

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho um desejo incontrolável de ler Sandman, só não leio porque quero comprar, não quero emprestado, e como não tenho grana fico sem.
    Mundo cruel!
    Maravilhosa sua resenha, parabéns ^^


    Minha Fuga da Realidade 💙💜

    ResponderExcluir
  19. Nossa, já estou apaixonada... rs

    A vontade de ler alguma obra do Neil Gaiman é antiga, mas até o momento não tive (ou não criei) nenhuma oportunidade.

    Sandman, conhecia o título, mas nunca tinha parado para saber sobre o que falava, mas agora estou completamente interessada!

    Parabéns pela resenha :)

    ResponderExcluir
  20. Oi Thaís
    Não leio HQ mas essa é famosa e tenho vários amigos que amam está HQ. E um deles me emprestou esta a mais de um ano, está lá em casa e eu ainda não li. Mas depois desta sua resenha vou tentar ler, quem sabe não me apaixono também.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
  21. Fiquei bastante curiosa, pois parece ser uma HQ cheia de aventuras e bem escrita.
    Porém, não sei se leio, não consigo mesmo ler HQ kkkkkkkkk
    Vou anotar aqui, e talvez compre algum dia.
    bjs

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo