28/12/2016

Resenha: Dica da Ka

Título: Dica da Ka
Autora: Karina Milanesi
Editora: Belas-Letras
ISBN: 9788581743318
Ano: 2016
Páginas: 120
Compre: Aqui

Sinopse:

Invente, recicle, reuse, decore, transforme sua casa e sua autoestima, colocando sua identidade naquilo que você toca. Venha botar a mão na massa com Karina Milanesi, uma das maiores especialistas em DIY (Faça você mesma) e fundadora do Dica da Ka, canal com mais de 40 milhões de visualizações no Youtube.

Resenha:

A Ka, Karina Milanese, tinha acabado de se casar. Não estava atuando na sua área de formação. Porém, tinha um lema: “dica boa é dica compartilhada”; lema que levou a cabo em sua conta no Instagram. Nascia, assim, o canal Dicas da Ka, que deu origem ao livro de cores fortes e vibrantes, publicado pela editora Belas-Letras.

Capa do livro Dica da Ka
O livro é uma coletânea de dezenove dicas de decoração; os objetos são feitos, em geral, com materiais facilmente encontrados em casa; outros, mais específicos, são baratos e de fácil acesso. A Karina ensina, de forma simples e direta, como fazer bandeirinhas, arranjos, ursinhos, cestos, porta-tudo e quadros com teclados não mais utilizados.

Também dá dicas de como customizar de mantas e fronhas a paredes e criados mudos. Nesse livro, aquele ursinho que você adora ou o bichinho de plástico que uma criança não usa mais podem virar parte da decoração. A cadeira velha ganha cor e a caixa, que iria para o lixo, vira um varal de momentos, que guarda lembranças especiais.

Apresentação da dica "Quadro: teclado de computador"

Cada dica é apresentada com uma foto na versão final e um pequeno resumo sobre a dica, sua utilidade ou sobre como a ideia de sua confecção surgiu. O passo a passo de cada item é bem simples, às vezes, até demais, não havendo nenhuma dica a mais, para o caso do leitor não possuir algum material indicado na lista de materiais básicos ou específicos, os quais são necessários para a confecção de cada objeto. Por outro lado, há espaço para transformar e usar a imaginação; como no caso desse quadrinho com teclado de computador:

Minha ressignificação da Dica da Ka
Como a dica propunha colar as teclas no vidro do quadrinho e o meu estava sem o vidro, usei o próprio suporte do porta retrato. Além disso, como minha mensagem seria sobre leitura, colei, com cola branca, um poema no suporte do quadro; após isso, passei cola branca, misturada com um pouco de cola dourada de relevo, para dar um tom mais envelhecido na folha. Depois, foi só esperar secar e colar as teclas com cola quente: uma dica adaptada da Ka e um quadro com a minha cara, que é uma das partes mais legais do “faça você mesmo”.

Testei outras dicas além dessa, como o triangulador de enfeites e outros quadrinhos, pelos quais sou apaixonada. Confesso que, embora todas as tentativas tenham dado certo e eu tenha conseguido fazer tudo com facilidade, os quadros foram meus preferidos. Além de ser um gosto pessoal, a Ka destinou as páginas finais do seu livro para imagens que podem ser recortadas e usadas nos quadros. É claro que as utilizei e adaptei algumas coisinhas.

Abertura da dica: "Quadro: modelo"

Nesse quadrinho apenas segui a dica: cortei a imagem fornecida e coloquei no quadro.

Mais uma dica ressignificada: além da imagem de fundo, utilizei o recorte do estêncil FÉ
Neste último quadrinho, usei uma das imagens disponibilizadas pelas Ka, na mesma técnica com cola branca e dourada; por cima, colei a palavra FÉ, a qual também retirei do livro. Isso porque a Karina também disponibiliza moldes, além de estêncil de diversas formas, para que o leitor possa utilizar em suas confecções.

Um dos cinco estênceis disponíveis no livro
Eu diria que esse livro pode ser comprado por três tipos de pessoas: as que gostam de confeccionar a própria decoração e o fazem com facilidade; os que gostariam de pensar sua própria decoração e não sabem por onde começar; e, por último, para todos os que não gostam de fazer seus próprios objetos e acham que não tem habilidades manuais: vocês vão se surpreender do que são capazes, a partir de dicas simples. Ah, é também para todo mundo que adora reutilizar e reinventar, claro.

Ah, para terminar, não dá para deixar de falar do concurso que a Karina está provendo, com a hastag #minhadika. Ela lista os materiais, você confecciona e pode acabar no próximo livro da youtuber. E aí, vai pegar a dica?

OUTRAS FOTOS:

Livro da Ka e o triangulador de objetos produzido por mim

Página de Estêncil

Imagem para quadros

Comentários
12 Comentários

12 comentários:

  1. Puxa, eu não tenho a menor habilidade em fazer coisas manuais. Sou um desastre completo, mas vendo tudo que vi acima, quem sabe eu não possa mudar isso?
    Sou apaixonada por isso de reciclar e com isso, transformar lixo em obras de arte e beleza.
    Vou ver se confiro o livro mais em mãos..rs para poder pegar mais dicas!
    Os quadrinhos ficaram lindos!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Mariane!

    Adorei sua resenha! Fiquei encantada aqui. Adoro fazer artesanato e tenho certeza que este livro vai ser de grande valia para mim! rsrsrsrs
    Vou adicionar na minha lista e espero poder comprá-lo logo, quero uns quadrinhos desses para mim!!! rsrsrsrs

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mariane!!
    Adorei conhecer esse livro mas acho que tenho duas mãos esquerdas, pois não consigo nem cortar um papel certo!! Rsrsrs
    Beijoss

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Adorei o livro, gosto muito dessa coisa de decorações.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi!!!

    Por mais que eu seja um desastre com decoração, adoro tentar. As dicas da Ka sempre me ajudaram de alguma forma. Achei interessante o livro!

    Conheci seu blog hoje e ele é lindo! Sério, é muito fofo!

    Também tenho um blog literário e gostaria de pedir para você dar uma olhadinha, e quem sabe, se gostar, seguir de volta.
    http://www.magiaesonhar.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Mariane!
    Adoro fazer minha própria decoração, principalmente aproveitando e reciclando material.
    Adoraria ler o livro da Ka e poder aprender novas técnicas e usar a criatividade.
    “Não pedi coisas demais para não confundir Deus que à meia-noite de ano novo está tão ocupado.” (Clarice Lispector)
    FELIZ 2017!
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiii Mariane

    Confesso que decoração e atividades artesanais nunca foram exatamente a minha praia, não tenho o menor talento pra essas coisas mas acho super interessante quem se destaca nessa área, bela opção de livro pra quem curte o assunto.

    Beijos

    resenhaatual.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Como adoro coisas relacionadas com decoração e customização, me interessei por este livro, as dicas parecem ser bem interessantes, e como são com materiais facilmente encontrados, acredito que vale a pena comprar o livro e conferir as dicas.

    ResponderExcluir
  9. Gostei da ideia do livro, confeccionar suas coisas é sempre algo bom, da um toque pessoal ao ambiente, faz com que sintamos que fizemos dele algo nosso. Esse tipo de coisa também pode ajudar professoras! Gostei!

    #DoQueEuLeio

    ResponderExcluir
  10. Olá.
    O livro é muito interessante! Trabalho com artesanato e boas dicas, sempre são bem vindas. Espero ter a oportunidade de conferir. Ótima resenha.
    Obrigada. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Eu adorei este livro. Ainda não fiz minhas coisinhas, mas vou fazer esse mês ♥

    Bjkss

    Lelê

    ResponderExcluir
  12. Aiiiiiiiiiiiii que livro mais lindo!
    Já vi alguns vídeos dela na Internet, mas não sabia do livro.
    Gostei muito da sua adaptação do quadrinho, acho que ficou melhor assim! Em cima do vidro acho que ficaria estranho.
    Não entendi bem pra que serve o triangulador kkkk explica?
    bjs

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo