06/12/2016

Resenha: A Nona Vida de Louis Drax

Título: A Nona Vida de Louis Drax
Autora: Liz Jensen
Editora: Record
ISBN: 9788501106933
Ano: 2016
Páginas: 238
Compre: Aqui

Sinopse:

Livro que inspirou o filme estrelado por Jamie Dornan e Aaron Paul.
Louis Drax não é um menino comum. Prestes a completar 9 anos, dotado de uma imaginação mórbida, Louis todo ano sofre algo terrível e misterioso que ameaça tirar sua vida. Sua mãe vive em pânico constante. Seu psicólogo se vê perplexo diante desse fenômeno. O garoto está sempre entre a vida e a morte.
Em um piquenique com a família, Louis acaba caindo de um penhasco. Dado como morto, volta milagrosamente à vida, mas entra em coma profundo. Sua única chance de recuperação é o Dr. Pascal Dannachet.
O caso do menino se torna um desafio para o médico, e ele logo se vê envolvido pelas intrigantes circunstâncias de seu acidente. Será que a queda foi mesmo acidental? Apenas Louis detém a resposta, mas ele não pode se comunicar. Ou pode?

Resenha:

Louis Drax é um garoto incomum. Muito inteligente, é verdade, mas a sua visão de mundo e a sua imaginação, em alguns momentos, beiram ao mórbido. Além disso, sofre de um mal não identificado: é propenso a sofrer acidentes, dos mais simples aos que o levam à beira da morte. Aparentemente, não há o que fazer. A mãe vive desesperada e ansiosa, em busca de defender o seu filho. O pai aconselha que o menino precisa de acompanhamento psicológico. Quando isso acontece, até mesmo esse profissional fica abismado com a situação e com o garoto.

Diante de alguns problemas e a sensação diária de desastre, a família resolve sair para um piquenique, buscado relaxar. Entretanto, tudo dá errado. Louis Drax sofre o pior de seus acidentes: cai de um penhasco e morre. Porém, como Louis não é um garoto normal, ele volta a viver. Seria erro médico, indicado uma morte inexistente? Seria um milagre? Há muito o que discutir. Ainda mais é preciso ser identificado: será que Louis sofreu realmente um acidente?


Partindo dessa premissa, Liz Jensen cria uma trama incomum e bem inteligente, o que atiça a curiosidade do leitor e prende a sua atenção. Porém, apesar da boa trama, o grande mérito do presente trabalho são os personagens; eles reais e convencem o leitor, transpassando através das páginas uma gama enorme de sentimentos e sensações, fazendo com que não apenas o suspense prenda quem lê.
“– Em alguns lugares do mundo dizem que os gatos têm nove vidas – disse mamãe –, porque a alma deles se prende ao corpo e não se solta. Se você fosse um gato, Louis, a esta altura já teria gastado oito das suas vidas. Uma para cada ano. Não podemos continuar assim” (p. 11).
Dentre tais personagens, dois são os grandes destaques: Louis Drax e o Dr. Pascal. Este é um médico especialista em coma e que ficará responsável pela criança. O doutor passa por um período familiar difícil, o que faz com que se foque ainda mais no trabalho. Com alguns sentimentos pulsantes, durante toda a trama se mostrará um personagem complexo e bem construído. Louis, por sua vez, apesar da pouca idade, é um dos personagens mais sagazes que já conheci. Sua imaginação fértil é um misto de inteligência e loucura, o que faz com que sua construção seja também complexa, porém ainda mais profunda do que a de Pascal.

Contudo, se a autora consegue mostrar grande talento pela trama construída e pelos personagens, o desenvolvimento da obra mostra alguns pecados. O primeiro é a lentidão excessiva na primeira parte do livro. Essa introdução é de um marasmo absurdo, onde pouco ou nada acontece. É essencial no desenvolvimento dos personagens, é claro. Porém, ainda assim, poderia ter sido construído de uma maneira mais envolvente. O segundo ponto que incomoda um pouco são algumas decisões um tanto óbvias e previsíveis tomadas dentro do desenvolvimento do livro. Apesar destes, entretanto, a obra ainda se salva e mostra qualidade.


Quanto à parte física, por sua vez, não há o que reclamar. A capa ficou muito bem construída, apresentando bem a complexidade e o suspense que podemos esperar. A diagramação é simples, mas cumpre seu objetivo. Como temos também uma boa tradução e revisão, a leitura flui rapidamente.
“Todos se tornam religiosos numa situação de crise, apelando para um Deus com quem desejam tentar um último pacto desesperado” (p. 25).
Em suma, A nona vida de Louis Drax prende pelo suspense, mas também pela carga emocional e pela complexidade dos personagens. Apesar de apresentar alguns problemas, é uma obra que merece ser conferida.



Comentários
19 Comentários

19 comentários:

  1. Oi Marcos!!
    Não tinha conhecimento do filme, ainda mais com o Jamie Dornan.
    A premissa é realmente muito interessante, mas visto que o início do livro é tão lento, e isso é um ponto muito negativo pra mim.
    Não sei se lerei em breve, mas espero ler sim um dia pela trama ser interessante.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. A capa por si só já é um convite para a leitura. Que "coisa" mais complexa.
    Daí, lendo a sinopse e a resenha, tudo vai se encaixando. Fenômenos inexplicáveis..e um fator que considero o mais importante, a imaginação!
    Até que ponto sabemos onde ela irá?
    Gosto muito disso.
    E mesmo com alguns pontos negativos, senti muita vontade de ler a obra!
    E farei.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcos!

    Eu não conhecia o livro e nem a autora. Gostei da capa, mas creio que, por agora, livros muito lentos não estão na minha lista de futuras leituras... Mesmo assim, gostei da sua resenha e espero ter a oportunidade de lê-lo um dia!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Oi, Marcos!
    Confesso que vendo o trailer do filme, não me interessei muito. Já para o livro, eu até me interessei, mas fiquei um tanto desapontada com o começo lento.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção seis anos de Caverna Literária
    Promoção Natal Literário
    Participe do Sorteio de Fim de Ano

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcos
    Fiquei interessada no livro, o enredo é curioso e instigante. Não curto muito quando a leitura é lenta, mas fiquei com vontade de ler e quem sabe assistir ao filme, quero saber como termina.

    Beijinhos
    Diário de Incentivo a Leitura

    ResponderExcluir
  6. Oie,
    nossa não conhecia o livro, e confesso que adorei a capa.
    Adorei a resenha

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz
    3 livros por 20 reais

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia a obra e nem o livro, mas fiquei atraída por essa resenha! Parece uma obra intrigante!


    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  8. Essa capa está belíssima!!!

    Ainda não tinha visto nada deste livro, mas sabe que até gostei do que li aqui. Infelizmente, parece que esse enrolar das palavras tem sido regra nos livros, porque olha, tô sofrendo com vários aqui.

    Amei a resenha!!

    Bjks

    ResponderExcluir
  9. Marcos!
    Vou dizer que fiquei bem curiosa por saber o que acontece com Louis Drax, porque é algo inimaginável e deve ter um sentido para que ele seja assim.
    Ainda não tinha lido nenhuma resenha dese livro e gostei demais.
    “Desejo a você e a sua família um Natal de Luz! Abençoado e repleto de alegrias. Boas Festas!”
    (Priscilla Rodighiero)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de DEZEMBRO ESPECIAL livros + BRINDES e 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  10. Aposto que tem um pé sobrenatural nessa história para o menino sofrer tantos acidentes e ainda sobreviver. Uma pena que o início seja tão monótono, isso certamente desmotiva a leitura :(

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol.
      O livro não é voltado para o sobrenatural não, o que o torna criativo.
      Vencendo o início, a leitura valerá bastante.

      Excluir
  11. Oi, tudo bem?
    Não sabia da existência do filme e nem do livro. Achei a premissa bem interessante, uma apena ser um pouco lento no inicio da leitura. Mas se tiver oportunidade, vou querer conferir. A capa é bem bonita.
    Resenha perfeita, como sempre.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Oi Marcos, apesar da lentidão da narrativa no início do livro que você citou, a história em si é bem interessante. O que acontece afinal com esse menino? Ao ler sua resenha, fiquei com a sensação de pulga atrás da orelha.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  13. Oii! Não conhecia, adorei a história, apesar da leitura fluir lenta parece boa...
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Quem diria que com uma capa curiosa dessa estaria um livro incrível por trás? Amo coisas que envolvem o psicológico humano e esse ainda parece ter um traço bem forte de suspense. Gostei demais da ideia e quero muito ler.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
    Participe dos SORTEIOS de Natal que estão rolando lá no blog!

    ResponderExcluir
  15. Oi Marcos
    A resenha me deixou curiosa para saber o que realmente acontecia com o Menino, propenso a sofrer acidentes graves a ponto de morrer e depois não ter morrido? É de deixar qualquer um curioso. Fora isso não fez muito minha cabeça.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, Marcos!!
    Não conhecia o livro mais achei bem interessante!! Fiquei com uma baita curiosidade sobre esse livro!! Parabéns pela resenha que conseguiu aguçar a nossa curiosidade !!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia este livro, mas lendo a sinopse e sua resenha fiquei bem curiosa em relação a história, bem diferente e interessante, então pretendo ler A Nona Vida de Louis Drax.

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia esse livro até ontem - quando li uma resenha dele pela primeira vez. Confesso que o que mais me chamou atenção no primeiro momento foi o fato de haver um filme e nesse filme haver Jamie Dornan hahahahaha
    Mas a premissa é muito boa, sim. Me lembrou Temporada de acidentes e absolutamente entrou para minha lista de livros a serem lidos.

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo