04/12/2016

Resenha: Guardiões da Noite – O Cair da Máscara

Título: O Cair da Máscara
Autor: Grupo Utopi4
Editora: Independente
Ano: 2016
Compre: Aqui

Sinopse:

“As sombras nos encobrem para que o dia possa nascer.”
Eternia. Um mundo onde a magia é poderosa. Um lugar em que habitam lobos, sereias, anjos, demônios, vampiros e caçadores. Um mundo com mistérios a serem revelados. Um local em que guerras encobertas são travadas e um Príncipe vampiro procura destruir a máscara que oculta a existência dos seres da noite. Um mundo que precisa ser salvo. Os Guardiões da Noite são o ponto de equilíbrio desse lugar, mas o que fazer quando tal milícia sofre inúmeros ataques?
A humanidade está à beira da extinção e apenas os Guardiões podem evitar. Uma aventura em que dragões despertam, gigantes mostram seu poder e elfos barganham por segredos.
Quanto você estaria disposto a acreditar depois de saber a verdade?

Resenha:

Ao receber o livro Guardiões da Noite  O cair da máscara e perceber que o livro tinha quase 900 páginas, confesso que fiquei temeroso. Sempre tive a ideia que o tamanho do livro é diretamente proporcional a uma promessa do autor ou autores. Se um livro é gigante, a sua promessa também é. O meu temor era enfrentar todas essas páginas e não encontrar o que procurava. Contudo, felizmente, o temor era infundado. Ao contrário, surpreendi-me positivamente com a obra. Os motivos? Conto abaixo.

O livro começa com um ataque dos canitas – uma espécie de vampiro. Era um dia de festa, bebida e comemoração, então todos os aldeões estavam animados. Contudo, quando eles menos imaginavam, o mal ressurge das sombras com as presas prontas para sugar o sangue daqueles que não tinham como se proteger. Contudo, um dos homens daquele lugar luta com braveza. Sozinho ele seria vencido, porém, felizmente, ele não estava abandonado à própria sorte.


Tão inesperadamente quanto o surgimento dos canitas, acontece a aparição dos Guardiões da Noite. Eles lutam ferozmente para preservar a integridade daquelas pessoas e minimizar o sangue derramado. A defesa é feita com sucesso, porém, aquele episódio estava longe de ser isolado. Uma grande batalha estava prestes a ser travada. Um Príncipe Vampiro precisava ser detido. A humanidade precisava ser preservada. A verdadeira guerra estava ainda por começar.
“Uma guerra é uma guerra, lembre-se de que é da natureza humana viver em conflito, a matança equilibra o ciclo, pessoas morrem, outras nascem. Não há nada mais comum. É como uma balança” (p. 28).
Partindo dessa premissa, o grupo utopi4, autor desse livro, cria um enredo rico, forte e altamente inteligente. A magia é construída de uma maneira natural, proporcionando uma leitura que envolve e prende o leitor.  Isso, aliado a uma escrita leve, algo raro em livros fantásticos, faz com que as páginas se virem sozinhas.

Contudo, apesar da agilidade da trama e da boa escrita, o número grande personagens e tramas pode fazer com que o leitor tropece no primeiro momento. Nas páginas iniciais, há a apresentação de personagens, da fantasia que envolve o livro e dos aspectos bélicos e políticos. Isso deixa o leitor um pouco perdido no primeiro momento, entretanto, após entender bem como tudo “funciona”, a leitura flui muito bem. Também é de grande ajuda para o mais rápido entendimento da obra o mapa e as informações extras que aparecem antes do início do enredo, pois auxiliam na compreensão da natureza dos conflitos e dos personagens.


Aliás, falando em personagens, eles são outro ponto forte da trama. São muitos e de personalidade e natureza bem distintas. Contudo, um ponto eles têm em comum: são bem construídos. Os autores do livro souberam trabalhar cada um deles, dando foco em suas histórias, vivências e experiências. Isso gera uma narrativa sólida e verossimilhante. Além disso, há também um foco em personagens femininas, feito da maneira complexa, algo não tão comum em livros fantásticos.
“– Você merece toda a dor do mundo, necromante. Mas terá apenas uma parte dela. – dizendo isso a Cavaleira deixou seus caninos sobressalentes e cravou-os na jugular do necromante. A luz o invadiu fazendo fumaça sair de seu ser. O sangue negro dele era sugado por ela até ser totalmente drenado” (p. 858).  
Quanto à parte física, há alguns pontos que precisam ser levados em consideração numa próxima edição. As folhas, por serem brancas, aliadas à fonte não tão grande, acabam cansando a vista após muito tempo de leitura. A revisão também pecou em alguns aspectos; apesar de não atrapalhar o desenvolvimento da obra, um livro tão bom certamente merece receber um tratamento melhor. Porém, nenhum desses aspectos deve ser empecilho para a leitura da obra, pois cada página vale a pena.

Em suma, O cair da máscara é uma obra muito boa, com um ótimo aproveitamento da mitologia envolvida e excelentes personagens. Sem dúvidas, vale a pena conferir o trabalho do grupo.

Outras fotos:




Comentários
19 Comentários

19 comentários:

  1. Também confesso que sou temerosa com livros "grandes" demais. É preciso talento do autor(a), para que a história não se perca e com isso, faça que o leitor desanime. Poucos autores tem esse poder.
    Como não conhecia o livro e nem sou tão fã assim de vampiros e afins, fiquei meio apreensiva ao começar a ler a resenha.
    Não sei se lerei, talvez..
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcos!

    900 páginas??? Uau!!! *-*
    Mas... rsrrsrs fiquei curiosa sim para lê-lo! Amo fantasia como vc bem sabe, e claro, quero sim desvendar esse mundo mesmo com os tantos personagens que ele contém!

    Como sempre, ótima resenha! Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  3. 900 páginas? Já me assustaria pra ler e abandonar no meio do caminho! Mas pela resenha, vi que é uma bela obra, apesar de pecar um pouco na edição!


    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  4. Oi, Marcos!
    Quase me desanimei nas 900 páginas, mas seus comentários positivos me fez superar essa quase desistência.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de seis anos de Caverna Literária
    Participe do Natal Literário

    ResponderExcluir
  5. Adorei e fiquei curiosa pela leitura.
    "As sombras nos encobrem para que o dia possa nascer", amei.
    Art of life and books

    ResponderExcluir
  6. Oi Marcos!!
    Meu Deus, é um SENHOR livro kkkk
    Não costumo desanimar com livros grandes, ainda mais quando é fantasia e aventura, neste caso até prefiro que seja grande.
    Gostei bastante da premissa do livro e ainda mais por serem incluidos tantos seres fantásticos, o que dá uma expansão ainda maior ao universo criado!
    Vou tentar incluir a listinha de leitura, pois é um baita calhamaço kkk
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Fiquei realmente impressionada!!

    Não tenho medo de 900 páginas, desde que elas sejam bem escritas. Tem livro de 90 que é um parto pra ler, rs.

    Gostei da dica!

    Bjksssss

    ResponderExcluir
  8. Oi Marcos, realmente rola esse medo de desapontamento ante ao número de páginas do livro, acontece isso comigo. Não preciso nem dizer que, apesar do tamanho do livro, adorei a história. Sempre que estou lendo algo, fico triste com o fato do leitura acabar rápido, histórias bem contadas prefiro que demore para acabar. Um ponto positivo que eu achei na história, é a presença de vampiros -que particularmente amo - e o número de personagens que você disse ser numerosa. As Crônicas de Gelo e Fogo possuem muitos personagem, e a forma como a história não se perde, é o que faz com que eu goste tanto dos livros.
    Espero que aconteça o mesmo com esse.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  9. Oi Marcos, tudo bem?

    900 páginas..... posso entender seu receio, eu tb teria, mas que bom que a leitura foi boa e que o enredo é rico. espero que nos próximos livros as letras sejam maiores mesmo, sou um tanto ceguinha rsrsrsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Marcos!
    Já fiquei bem interessada por se tratar de vampiros e seres fantásticos.
    E com mapas e introdução para que possamos nos acostumar com o que vem pelo enredo afora, melhor.
    E personagens bem descritos e personalidades únicas, aí é que completa tudo.
    Dá para encarar com certa tranquilidade as 900 páginas do livro e sua trama.
    “Desejo a você e a sua família um Natal de Luz! Abençoado e repleto de alegrias. Boas Festas!”
    (Priscilla Rodighiero)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de DEZEMBRO ESPECIAL livros + BRINDES e 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  11. Oi.
    Já fiquei bem interessada em ler esse livro, pois gostei do tema. Apesar do número de páginas assustar um pouco, já que não leio muito rápido, por falta de tempo, parece ser um daqueles livros que vale a pena!
    Resenha muito bem elaborada, como sempre. Dica anotada! Obrigada.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Concordo plenamente com você! Livros de muitas páginas tem uma promessa grande a cumprir e eu sempre fico temerosa. Com esse o caso não foi diferente, mesmo você afirmando que o livro tem uma boa história. Sou uma fã do gênero e espero que um dia eu possa ao menos arriscar nesse enredo. Uma pena que a diagramação pecou um pouco.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
    Participe dos SORTEIOS de Natal que estão rolando lá no blog!

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Gostei da resenha e do enredo, livros q trazem mapas me agradam mto e a história parece bem bacana...
    Me interessei em ler...
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Marcos
    Gostei da história, gosto muito de livros assim, os pontos negativos são superaveis e acredito que são fáceis de melhorar numa segunda edição. Entendi que é livro único já que voce não mencionou uma possível continuação. Quero conferir a obra.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O grupo Utopi4 anunciou que está terminando de escrever a sequencia.

      Estou ansioso para ler!!!

      Excluir
  15. Eu tenho e já li este livro. E o que posso dizer é que ele é FENOMENAL!
    Realmente é grande e pesado (algo que amei, pois me lembra dos antigos livros) e, por mais que vc leia, ele te deixa com aquela curiosidade em relação a pagina seguinte. A trama é tão bem elaborada que as reviravoltas realmente te pegam no susto. Além de um final de te deixar sem chão.
    Foi por isso e muito mais que este livro recebeu o direito de ficar entre Sherlock e Dorian Grey.
    Recomento a todos!!!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Marcos!!
    Gostei muito de conhecer um pouco desse livro!! Adorei bastante a premissa dele!! Eu particularmente não me assusto em ler um livro de 900 páginas, o que realmente importa e se a leitura e fluída. Bem, gostei muito da resenha!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Sua resenha está muito boa!
    Eu não conhecia este livro, e por ele possuir 900 páginas assusta um pouco, mas ainda bem que valeu a pena a leitura, fiquei interessada no livro e quem sabe futuramente eu leia.

    ResponderExcluir
  18. Adoro suas resenhas, Marcos. Em geral, elas fazem com que eu queira ler um livro que não tem nada a ver com meu estilo de leitura, mas, dessa vez, não aconteceu. Não gosto desse enredo nem de vampiros haha
    Bacana ter os mapas pra ajudar a situar os leitores, uma pena que a fonte seja pequena, folhas brancas e tenham pecado na revisão.

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo