07/01/2017

Resenha: Lordes dos Sith

Título: Lordes dos Sith
Autor: Paul S. Kemp
Editora: Aleph
ISBN: 9788576573036
Ano: 2016
Páginas: 352
Compre: Aqui

Sinopse:

Anakin Skywalker, cavaleiro Jedi, é só uma distante lembrança. Darth Vader, recém nomeado como lorde Sith, está em ascensão. O aprendiz escolhido pelo Imperador provou rapidamente seu compromisso com o lado sombrio. Porém, a história da ordem Sith envolve duplicidade, traição e pupilos violentamente tomando o lugar de seus mestres, e a verdadeira lealdade de Vader ainda não foi provada – até agora. Em Ryloth, planeta explorado e escravizado pelo Império, um colérico movimento de resistência vai tentar atacar o coração de uma ditadura implacável, em uma ousada missão para assassinar seus líderes. Para o Imperador e Darth Vader, Ryloth se torna mais do que uma insurreição a ser detida. Quando uma emboscada os derruba na superfície do planeta, o relacionamento entre eles será colocado à prova como nunca antes. Podendo contar apenas com seus sabres de luz, o lado negro da Força e a ajuda um do outro, os dois Sith precisarão decidir se os laços brutais que dividem os farão aliados vitoriosos ou adversários letais.

Resenha:

Em Lordes dos Sith, temos dois lados bem distintos tentando provar algo. No primeiro, um relacionamento conturbado e cheio de palavras não ditas entre Darth Vader e o Imperador Palpatine – o Darth Sidious. Como os Sith tem a tradição de lutas internas e pupilos matando mestres, o Imperador testa Vader continuamente. Ele quer saber até que ponto vai a sua lealdade. Será que o antigo cavaleiro jedi se mostrará realmente um homem de confiança?

Do outro lado, temos o movimento Ryloth Livre, com os twi’leks Cham e Isval como líderes. O primeiro é o grande estrategista e quer libertar o seu povo, o seu planeta; ela, por sua vez, o ajuda de todas as maneiras possíveis e sonha com uma rebelião em toda galáxia, onde a luta pela liberdade se mostre verdadeiramente forte. Eles lutam para derrubar o Império; batalham para provar a todos que é possível.



Quando Vader e Palpatine vão visitar o planeta Ryloth, Cham e Isval veem o momento perfeito para colocar o seu plano em prática e derrubar os principais homens desse regime opressor. Quando Sidious pressente o que está para acontecer, percebe a excelente oportunidade de testar Vader em todos os seus limites. Desse confronto surgirá uma aventura épica, cheio de heroísmo e ódio, bondade e crueldade, justiça e tirania.
“Ele sabia que a armadura aterrorizava os outros, e isso lhe dava prazer. Usava o terror como ferramenta para alcançar seus objetivos. Certa vez, Yoda lhe dissera que o medo conduzia ao ódio, e o ódio ao sofrimento. Mas Yoda se enganara. O medo era a ferramenta usada pelos poderosos para acovardar os fracos” (p. 21).
Partindo dessa premissa, Paul S. Kemp cria uma trama alucinante, envolvente e ágil. O autor aposta, para ganhar o leitor, em uma escrita leve, fluída, sem perder a profundidade, o que dá muito certo. Ademais, o Kemp usa outra estratégia com perfeição para cativar os fãs do universo Star Wars: bons personagens.

Nesse quesito, Darth Vader e Palpatine, obviamente, chamam a atenção. Apreciar mais de perto a relação entre o mestre e pupilo é simplesmente fascinante. Os diálogos são inteligentes, as respostas muitas vezes são deixadas no ar. No momento em que os dois aparecem, a aura de poder e de sabedoria é imensa. Contudo, da dupla, destaca-se bem mais o Imperador; seu poder e conhecimentos são demonstrados de um modo intenso, aprofundando o universo Star Wars e dando mais sentido aos filmes e livros.


Cham e Isval também possuem construções exemplares; principalmente a segunda. Ela mostra-se uma personagem inteligente, forte, determinada e que conquista o leitor sem dificuldade. A sua ânsia por liberdade galáctica é comovente e faz com que reflitamos também sobre a nossa realidade.
“Paz. Só os mortos têm paz” (p. 24).
Os jogos de poder e as tramas políticas, como já são comuns no universo Star Wars, também estão presentes nessa trama. Em Lordes dos Sith, acompanhamos bem o planejamento político para a dominação total, a luta pela liberdade, o anseio por um governo justo e principalmente a ambição política. Fica impossível não fazer paralelos com a nossa realidade, onde muitos jogam sujos e massacram os mais fracos para alcançar cada vez mais poder.

Quanto à parte física, restam também apenas elogios. A capa idealizada pela Editora Aleph é um verdadeiro espetáculo, sendo uma das mais bonitas da série. A tradução e revisão também estão excelentes, ajudando a termos uma leitura agradável. Por fim, também temos uma diagramação que não deixa a desejar: sendo linda e confortável.



Em suma, Lordes dos Sith é uma obra que precisa ser conferida por todos que gostam do universo Star Wars. Aliás, é uma boa pedida também para quem não gosta ou não conhece, sendo uma boa porta de entrada. Os personagens cativantes, a trama bem delineada e todos os jogos políticos são completamente envolventes. Sem dúvidas, você irá gostar do livro.
 “Terrorista, não: combatente em prol da liberdade” (p. 95).

Comentários
14 Comentários

14 comentários:

  1. Marcos!
    Antes de comentar a resenha, eu quero é esse bonequinho do Darth Vader...kkkkk
    Bom ver que os Darths estão no mesmo lado e Vader terá sua lealdade testada, além de ver mestre e pupilo em convivência.
    Deve ser mais um ótimo livro da série.
    “Volta teu rosto sempre na direção do sol, e então, as sombras ficarão para trás.” (Sabedoria oriental)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Acho que já deixei claro que não sou deste planeta..rs
    Não gosto de Star. Nunca consegui gostar nem dos filmes, nem dos livros. E não foi por falta de tentativa.
    Mas me pareceu ao ler a resenha, um livro bem intenso, como todos os outros também são. E os fãs devem adorar.
    Então, é isso que importa!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcos!

    Gente, a Aleph vai me levar a falência viu?! Quando eu consigo comprar mais dois livros para minha coleção, descubro que tem mais 500 lançados... aff! rsrsrsrsrsrs

    Claro que eu quero neh? Esse ainda não tenho, mas quero por contar mais sobre Darth e Palpatine. Sempre achei a relação deles superficial, mas creio que seja por causa dos filmes...

    Adorei sua resenha! A capa tbm está maravilhosa!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcos,

    Não sou muito fã de livros Geek, nem das edições da Aleph, mas devo confessar que possuem um trabalho editorial fantástico. Adorei as fotos da matéria, sua opinião sobre a obra tá quase me levando a lê-la hahaha.

    www.catracaseletiva.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ah, adorei a resenha!
    Confesso que adoro Star Wars, mas conheço pouquíssimo do universo da saga, já que somente assisti à primeira trilogia. Embora não seja um gênero que me interesse tanto a leitura, acho o trabalho da Aleph incrível e a sua resenha me despertou muito a curiosidade!

    http://aquelamalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Marcos!!
    Adoro Star Wars!! Gostei muito da resenha e desse boneco lindo de Darth Vader!! Eu quero um também!! Ainda não li nenhum livro de SW, só assistir os filmes!! Mas com certeza essses livros são leitura obrigatório para quem gosta do universo Star Wars!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  7. Oi Marcos, tudo bem?
    Eu sou eternamente Star Trek, mas desde o ano passado, por causa de um amigo, tenho me aventurado no mundo de Star Wars e quer saber? Até agora tenho gostado muito. Só assisti aos filmes e pretendo pelo menos começar os livros esse ano.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  8. Caramba, você é bem fã de Star Wars hein? E eu aqui sabendo nada sobre esse universo. Tentei assistir aos filmes mas não rolou. Aliás, a edição desse livro está linda. Ele tem alguma ligação com os outros das fotos?

    Um abraço!
    Parágrafos & Travessões

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Nâo curto SW, tentei nessas férias pelo menos ver o filme com o marido, mas não consegui...Ele ama essa saga, mas pra mim...
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Do universo de Star Wars conheço apenas o que é apresentado nos filmes. Acho interessante este aprofundamento nos livros, mas ainda não me interessei tanto a ponto de ler. Gostei da resenha e a diagramação está maravilhosa. Adorei suas fotos, ficaram lindas.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  11. Eu sou apaixonada pelo mundo de Star Wars, gente como que uma história pode ser tão magnífica?!
    Eu realmente adicionei este livro nas minhas leituras de janeiro, vou tentar comprar logo. Não quero ficar sem saber toda a luta que ocorre pela liberdade. Deve ser empolgante!

    ResponderExcluir
  12. Eu me sinto um pouco diferentona porque eu não tenho vontade de assistir ao filme ou ler os livros de Star Wars, na verdade eu só vi trechos de filmes. E ai vem livros e filmes lançando e todos comentando eu eu boiando. Eu não sei, eu gosto de histórias de batalhas pelo poder mas não me conquista.. não me da vontade de parar para saber mais.

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Ainda não tive a felicidade de ler nenhum livro da saga, mas espero, esse ano, assim o fazer. Quero muito ter todos os livros na estante! Fã!
    Resenha perfeita e muito motivadora.
    Amo tudo que é relacionado a Star Wars!
    Abraços.

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo