23/01/2017

Resenha: O Lago das Sanguessugas

Título: O Lago das Sanguessugas
Autor: Lemony Snicket

Editora: Seguinte
ISBN: 9788535901719
Ano: 2016
Páginas: 192
Compre: Aqui

Sinopse: 

O misterioso autor das Desventuras em Série não só alcançou a lista de best-sellers infanto-juvenis do New York Times, como conseguiu entrar em todas as outras principais referências de vendagem americanas. Com sua estranha franqueza, na contracapa deste livro ele manda um recado a seus possíveis leitores: "Se você ainda não leu nada sobre os órfãos Baudelaire, é preciso que antes mesmo de começar a primeira frase deste livro fique sabendo o seguinte: Violet, Klaus e Sunny são legais e superinteligentes, mas a vida deles, lamento dizer, está repleta de má sorte e infelicidade. Todas as histórias sobre essas três crianças são uma tristeza e uma verdadeira desgraça, e a que você tem nas mãos talvez seja a pior de todas. Se você não tem estômago para engolir uma história que inclui um furacão, uma invenção para sinalizar pedidos de socorro, sanguessugas famintas, caldo frio de pepinos, um horrendo vilão e uma boneca chamada Perfeita Fortuna, é provável que se desespere ao ler este livro. Continuarei a registrar essas histórias trágicas, pois é o que sei fazer. Cabe a você, no entanto, decidir se verdadeiramente será capaz de suportar esta história de horrores". Respeitosamente. Lemony Snicket.

Resenhas anteriores:


Mau Começo 

A Sala dos Répteis
Resenha:

Resenha sem spoiler dos livros anteriores


Estou acorrentada às tragédias dos irmãos Baudelaire, não tem mais volta, é triste de ler, mas estou apegada a eles e as suas desventuras com Conde Olaf. Lemony Snicket pode continuar dando-me inúmeros motivos para deixar a série, mas não vou conseguir largar esse masoquismo de sofrer a cada livro. Quer saber o motivo? Confira abaixo.

Com esse aviso do Snicket fica impossível não querer continuar acompanhando os infortúnios dos órfãos, fico com um sentimento ambíguo de alegria e tristeza. Sei que o final não vai ser feliz, mas o que custa continuar a ler? Será que as crianças vão sofrer tanto assim como as pessoas falam e o próprio autor nos diz? A verdade é que sim, os irmãos sofrem mais a cada nova desventuras e é minha obrigação instigar vocês a quererem acompanhar essa série.

Depois do que aconteceu na obra anterior, os Baudelaire vão ficar com uma nova tutora, dessa vez sua tia Josephine, uma viúva que mora no alto dum morro tão alto e decrépito que parece impossível alguém morar naquele lugar; porém o mais estranho mesmo é o jeito de tia Josephine, uma senhora que ama gramática e é uma pessoa extremamente medrosa e com os medos mais bizarros referente a várias formas de morrer. Para ela um tapete pode significar sua morte, pois você pode tropeçar e quebrar o pescoço ou ser decapitado. Maçanetas nas portas? Nem pensar em usar, elas podem quebrar-se em milhares de pedaços e acertar seu olho; e o seu pior pesadelo são os corretores.



Então vocês têm um pouco de noção como não será nada fácil para os órfãos terem de lidar com uma pessoa que tem medo até de um fogão! Porém, a medida que começam a conhecê-la, entendem um pouco o seu lado e sua história e quando estão criando um laço, algo terrível acontece: Conde Olaf ataca mais uma vez em um disfarce mais ridículo que o anterior, dessa vez ele é capitão Sham.

Para o azar das crianças, mais uma vez os adultos não acreditam em suas palavras, já que o desprezível capitão Sham escondeu bem as características marcantes do Conde Olaf, e para piorar ainda mais a desgraça, sua tia Josephine parece ter sido enfeitiçada por ele. É, parece que dessa vez Sunny, Violet e Klaus terão que usar com muita rapidez e inteligência suas habilidades para desmascarar novamente esse “tio” que quer roubar sua fortuna.

Enquanto os Baudelaire tentam sobreviver à sopa de pepinos fria de sua tutora, às ameaças do capitão Sham e descobrir uma forma de acabar com a farsa de Olaf, algo incrivelmente terrível acontece, e o Conde parece que triunfou sem dificuldades e está prestes a conseguir a guarda dos órfãos com o Sr. Poe.

Como escapar das mãos desse vilão que parece que finalmente conseguiu o que queria? Correndo contra o tempo, os três irmãos usaram sua inteligência e coragem; com a memória fotográfica e o vasto conhecimento de Klaus junto com a mente inventora de Violet e os quatro dentes afiados de Sunny, eles irão enfrentar sanguessugas famintas e um terrível furacão para conseguir provar quem é o verdadeiro capitão Sham, já que o senhor Poe novamente não acredita neles, o que chega a ser um pouco irritante e desesperador, já que ele presenciou algumas das façanhas do vilão e seus truques que o levaram a escapar de suas mãos.



Sabemos que os Baudelaire conseguirão escapar das garras do Conde Olaf, mas, infelizmente, as consequências serão desastrosas, a felicidade torna-se um fio de esperança e a união entre os irmãos é o que mais importa, os três irão perceber o que realmente tem importância entre eles. Para toda ação existe uma reação, então toda vez que o Conde Olaf aparecer com seus ridículos disfarces, os Baudelaires irão reagir cada vez mais preparados para enfrentá-lo e desmascará-lo para seu novo tutor ou para sr. Poe.

A franqueza e sinceridade do Snicket, com toda certeza, é o que torna a leitura mais agradável, mesmo com as novas desgraças contadas por ele. Seus avisos tornam-se cada vez mais urgentes para largarmos a história se quisermos ler algo feliz. Cada vez que leio uma nova desventura sinto-me mais conectada com o autor e com sua narrativa irônica e sagaz.

Mais uma vez terminei o livro já buscando o seguinte, pois, como disse a vocês, é impossível parar de ler, e por ser histórias curtas acabo lendo rápido, por mais que eu enrole para não terminar, Lemony nos conduz com muita facilidade para o desfecho.

Revi recentemente o filme, pois como ele aborda os três primeiros livros, queria compará-lo com eles e o filme não é de todo ruim, mas para uma adaptação pecaram e muito, mudaram muitas coisas que poderiam ter sido mantidas e não entendo por que juntaram os três livros sendo que poderia juntar dois ou até mesmo ter feito só o primeiro. A atuação da Meryl Streep como tia Josephine ficou impecável demais e foi um dos destaques.



A Companhia das Letras arrasou mais uma vez; esse box está lindo demais e cada livro é uma felicidade porque as capas são lindas, a ilustrações perfeitas e a diagramação lindíssima, a tradução do Carlos Sussekind está perfeita e a revisão excelente.


Se você continua aguentando com bravura essas desventuras dos irmãos Baudelaire, vai adorar conhecer a nova tutora das crianças e suas novas desgraças.




Comentários
15 Comentários

15 comentários:

  1. Oi, Thais

    Eu recebi o box, mas meu sobrinho que está lendo. Eu até estou tentada a dar uma chance pelo menos para o primeiro livro pra ver se eu gosto, pois não sou o público-alvo e geralmente não mergulho em livros do gênero, é raro.

    Beijocas
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  2. Vi a série num fôlego só tem alguns dias e sinceramente, acho que vou rever o filme hoje. Só pra matar a saudade. A cada resenha que leio de um dos livros, fico ainda mais apaixonada. E também me acabo com os avisos para deixar a história. Mas é impossível!!!
    Preciso dessa série de livros urgente!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi, Thaís!!
    Estou adorando as resenhas dessa série, cada vez mais estou com vontade de ler esses livros!! No momento assisti o primeiro episódio da série na Netflix, mas quero muito terminar de assisti essa semana!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  4. Não cheguei a alcançar na série a parte onde eles vão morar com a tia, mas pelo jeito, os órfãos ainda tem uma longa estrada de sofrimento pela frente. Ótima resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Thaís!
    Quando será que essas crianças terão um pouco de paz, tranquilidade e amor?
    A fórmula é a mesma dos livros anteriores, porém os perigos enfrentados bem diferentes, o que deve trazer aventuras surreais.
    Semaninha De muita luz e paz!
    “Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância.” (Sócrates)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rudynalva! Tudo bem?
      Esses meninos não tem sossego mesmo,a fórmula é a mesma por enquanto, mas pelo que li muda depois.
      Obrigada pelo comentário e por sempre nos visitar <3

      Biejos

      Excluir
  6. Oi! Realmente Thais impossível desprender desses irmãos e aventuras que vivem, cada livro da série fica ainda melhor.
    O sofrimento ali parece q não tem fim, mas torço por eles!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oie
    Menina em todos os blogs estou lendo esta série, preciso dos livros pra ontem. Teu comentários sempre me deixam curiosa. Bela resenha.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi.
    Maravilhosa resenha, muito bem escrita.
    Estou realmente animada para fazer a leitura desses livros! E para assistir a série também!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Eu vejo a resenha e consigo imaginar as cenas do filme. Realmente os irmãos passam por poucas e boas e a sua trajetória é bem angustiante.
    O box está maravilhosa e eu quero ler!

    ResponderExcluir
  10. Esse box é muito lindo e eu amei cada uma das capas, simples mas que querem dizer muito! Eu quero muito começar a ler esses livros porque já vi o filme mas ainda não comecei a ler os livros ou ver a série. Quero ler mais sobre a vida desses irmãos e as loucuras do Olaf.

    ResponderExcluir
  11. Realmente a série é muito fiel ao livro, até as cenas que tratam deste livro são fiéis. Eu quero tanto ler este livro, é realmente impossível não querer acompanhar a saga destes três irmãos. Amei sua resenha.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  12. Oi Thais!

    Gente, agora que percebi que Lemony Snicket tbm fica dando dicas para parar de ler os livros neh? Na série de TV ele tbm faz isso! Ai meu Deus! preciso desses livros!!!

    Gostei muito de Monty, mas Josephine me ganhou pela sua forma de amar a gramática! Enquanto assistia a série, me pegava procurando erros e como ela, corrigindo-os!
    Uma pena que essa série seja tão desastrosa neh? Mas é adorável mesmo assim! rsrsrsrs

    Como sempre, ótima resenha! Estou ansiosa para ler os livros!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  13. á tinha assistido ao filme, e já iniciei a série. Quero muito ler os livros.É incrível a história e saga desses três irmãos.Quanto aos livros, estou curiosíssima! ♥

    ResponderExcluir
  14. Lendo a resenha dos três primeiros livros, percebi que o filme engloba ambas histórias, e isso eu não imaginava, da para perceber em alguns momentos as caraterísticas e as cenas citadas. Imagino o quanto essa história e envolvente, mesmo abordando tantas situações ruins. Pros irmãos não está sendo fácil suportar.

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo