08/01/2017

Resenha: Passagem para a escuridão

Título: Passagem para a escuridão
Autor: Danilo Sarcinelli
Editora: Independente
ISBN: B01ETM380S
Ano: 2016
Páginas: 318
Compre: Aqui

Sinopse:

Noite após noite, as sombras travam uma batalha silenciosa pela alma do jovem príncipe Lúcio Dante. Há poucos dias de seu aniversário de dezoito anos, Lúcio se vê envolvido em uma série de eventos que o farão questionar tudo que sabe sobre si mesmo e sobre sua origem. Um atentado contra sua vida coloca a família real em estado de pânico, em especial às vésperas do regresso de seu tio César, o príncipe exilado. O fanatismo inconsequente de César levou seu pai, rei Augusto Dante, a bani-lo do reino e agora ele retorna, trazendo na bagagem um segredo capaz de mudar o destino da humanidade. A guerra contra os seguidores das trevas está para recomeçar e ambos os lados buscam seus reforços. Quando o sol se põe no paraíso, será preciso muita coragem para seguir em frente e enfrentar a escuridão.

Resenha:

Passagem para a escuridão é um livro que se passa em um cenário medieval, onde o protagonista, Lúcio Dante, terá que enfrentar algumas ameaças que podem mudar a sua forma de ver o mundo. Ele, neto do rei de Tibéria, será uma peça fundamental para o futuro do reino.

Apesar de Lúcio ser o grande personagem do livro, outro foco narrativo importante é o tio de Lúcio, César. Ele é um suposto fanático religioso que, em sua busca incessante de eliminar focos dos adoradores do mal, acaba sendo exilado do seu reino pelo pai. Contudo, César está para voltar. Além do seu fanatismo, ele pode trazer outras verdades consigo.

Partindo dessa premissa, Danilo Sarcinelli cria um bom enredo e que prende o leitor do começo ao fim. Parte disso se dá pela escrita leve e pelo suspense que vai se desenrolando aos poucos, fazendo com que o leitor desbrave a obra compulsivamente. Além disso, o autor consegue trabalhar o embate entre o bem o mal sem cair em um simples e bobo maniqueísmo.

Outro ponto essencial para o desenvolvimento do enredo são os bons personagens. Da mesma forma que acontece em muitos livros fantásticos, aqui temos uma família principal, que é a família real, com seus problemas e defeitos, os seus muitos parentes, amigos e agregados. O ponto que torna a obra boa é que esses personagens secundários são bem utilizados e alguns até se tornam marcantes.

Porém, se o autor consegue dar uma excelente utilização para os muitos personagens, peca em um outro aspecto em relação a eles: o idealismo. Eles são lindos e perdidamente apaixonados. Em alguns momentos, os relacionamentos parecem ilusórios demais, não somente os amorosos. Contudo, esse pequeno detalhe não atrapalha a potencialidade da obra e da série, visto que temos bons personagens, uma boa ambientação e um enredo bem trabalhado.

Como o livro está disponível apenas em e-book, não é possível fazer uma análise de todos os aspectos da parte “física” da obra. Contudo, vale ressaltar que a obra possui uma boa diagramação no e-book e também uma revisão sem grandes problemas. A capa não é totalmente chamativa, mas tem relação com a obra.

Em suma, Passagem para a escuridão é um bom livro, com enredo bem trabalhado e com personagens que ganham o leitor. Trabalhando melhor alguns aspectos, possui boas chances de se tornar ainda mais completo na sequência.


Comentários
16 Comentários

16 comentários:

  1. Oláá! Tudo bem?
    Ah, que bom que você comentou sobre a capa, porque realmente não tinha chamado minha atenção não.. mas parece ser uma boa história depois de ler a sua resenha ^^
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O ruim é ser em E-book. Ainda não consegui me adaptar a este tipo de "livro".rs
    Gosto do contato com os livros!
    Mas em relação a história, não foi algo que tenha me ganhado não. Mesmo gostando de livros com esse estilo medieval, parece que tem algo que não combinou.
    Talvez num futuro, leia se puder!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcos!

    Faz muito tempo que não leio nada no estilo medieval, o último que li foi tão bom que acabei adicionando um monte na minha lista de desejados e não comprei nenhum! rsrsrsrs

    Gostei muito da sua resenha, fiquei curiosa para saber mais sobre a obra, vou comprar assim que possível!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Não gosto muito desses histórias com perfeição, mas ao mesmo tempo, senti firmeza nos personagens, hummm, ou seja. Gostei disso!

    Bjksssss

    Lelê

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha ouvido falar, mas parece ser um bom livro. Se tem personagens bem construídos e cenário bem descritivo, com certeza ganharia meu gosto. Realmente a capa nao chama atençao alguma...seria um ponto a se melhorar urgente porque sabemos que muitos leitores ainda escolhem o livro pela capa.Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  6. Oi Marcos, tudo bem?
    Faz tempo que não leio nada desse gênero, e adorei o post porque me fez lembrar de que tenho que voltar a dar mais atenção para esse tipo de leitura. Gosto muito quando as histórias são bem construídas, ainda mais possuem continuação.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  7. Ah Marcos!
    Gosto de idealismo nos livros, principalmente nos medievais, onde tudo era um tanto truculento e ver personagens com certo idílio perfeito, deve ser bom demais.
    “O silêncio é de ouro e muitas vezes é resposta.” (Sabedoria popular)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  8. Oi Marcos, tudo bem?

    Gosto de livros cenário medieval e com bons personagens é melhor ainda. não conhecia o livro, mas gostei do que li na resenha!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Acho que nem tudo é um mar de rosas, quando um autor é bom demais em uma coisa, acaba sendo ruim demais em outra e esse livro parece ser um exemplo claro disso. Personagens tão bem utilizados, mas relacionamentos tão ilusórios. Gostei do enredo em geral, e mesmo com esse ponto negativo, eu leria.

    Um abraço!
    Parágrafos & Travessões

    ResponderExcluir
  10. Oi, Marcos!!
    Não conhecia o livro mas a premissa parece ser bem interessante. Faz muito tempo que não leio nada que tenha relação com o mundo medieval. Boa dica!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  11. Oi pessoal! Sou o autor de Passagem para a Escuridão :) Adorei a resenha e realmente já dei uma trabalhada nesse ponto levantado pelo Marcos. Consegui atualizar o ebook dando uma maneirada em alguns excessos. O livro em março vai ser lançado na versão física e estou aqui ansioso para ver a capa nova também;) Grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  12. Adorei Marcos!
    Os personagens me agradou bastante, enredo parece ser bom, qro conhecer mais de perto!
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Ultimamente não tenho gostado de ler livros com cenários medievais, então não me interessei no momento pela obra. Eu gostei de saber que os personagens secundários são bem desenvolvidos e que te prende. Pena a obra ser tão idealizada, mas isso não um ponto tão negativo assim, as vezes é bom ler algo fora da realidade, sonhar um pouco...rs... Gostei da resenha, mas no momento não me interesso em ler a obra.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  14. Primeira vez que ouço falar desse livro e me deixou bem curiosa porque eu sou muito fã de livros que tem como cenário a época medieval e que tem aquele toque maravilhoso de suspense. Fiquei feliz em saber que é um livro que o suspense vai se desenrolando aos poucos, eu realmente gosto disso!

    ResponderExcluir
  15. Pera, foi só eu que achei a capa do livro bem Harry Potter e um Dementador? rsrs
    Me lembrou muito e achei bem condizente com o que a história quer passar onde o personagem vai enfrentar ameaças. Uma pena que não tem em livro física mas que bom que o ebook está com boa diagramação.

    ResponderExcluir
  16. Oi.
    A premissa é interessante, parece uma leitura que prende a atenção.
    Vou aguardar sair em livro físico. Dica anotada.
    Boa resenha.
    Abraços.

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo