20/02/2017

Resenha: Os Sete

Título: Os Sete
Autor: André Vianco
Editora: Aleph
ISBN: 9788576573388
Ano: 2016
Páginas: 432
Compre: Aqui

Sinopse:

Nobres homens de bem, jamais ouseis profanar este túmulo maldito. Aqui estão sepultados demônios viciados no mal e aqui devem permanecer eternamente. Que o Santo Deus e o Santo Papa vos protejam. Uma caravela portuguesa naufragada com mais de 500 anos é descoberta no litoral brasileiro. Dentro dela, uma estranha caixa de prata lacrada esconde um segredo. Apesar do aviso grafado, com a recomendação de não abri-la, a equipe de mergulhadores que a descobriu decide seguir em frente, e encontra sete cadáveres. Esses corpos misteriosos e cadavéricos são levados para estudos e tudo parece estar sob controle até o despertar do primeiro deles. Em Os Sete, André Vianco atualiza o mito dos Vampiros, apresentando ao leitor seres poderosos, cada um com uma característica única, mas todos com natureza monstruosa e sanguinária. O resultado é um livro envolvente, repleto de ação e reviravoltas, que em pouco tempo ocupou seu merecido lugar entre os mais importantes livros de terror e fantasia brasileiros.

Resenha:

Tiago, César e Olavo são amigos e possuem em comum a prática do mergulho. Mais do que um hobby, muitas vezes eles ganham algum dinheiro descobrindo antiguidades no mar. Num desses mergulhos, eles acabam encontrando uma caravela portuguesa naufragada; a agitação entre eles torna-se evidente, e eles começam a imaginar o que podem encontrar de valor dentro desse grandioso achado.

Após alguma organização, mergulham novamente e retiram alguns bens preciosos, principalmente moedas. Porém, o que chama a atenção é uma grande caixa de prata que é impossível de abrir ou arrastar. A curiosidade é grande, mas lhe faltam meios de desbravar aquele objeto. Para tal, solicitam a ajuda de uma universidade, vendendo a localização da caravela e recebendo participação em possíveis lucros.

Após muito esforço conjunto, a caixa de prata é retirada do fundo do mar. Dentro, sete múmias, todas razoavelmente bem conservadas. Contudo, coisas estranhas começam a acontecer com os corpos e com o lugar. A primeira delas é um frio congelante, que começa a incomodar a todos que estão no local. Sem explicações lógicas, tudo parece indicar para os corpos resgatados no fundo do mar. Seriam mesmo aquelas múmias de demônios, como a caixa de prata anunciava?


Partindo dessa premissa, Vianco faz uma boa reelaboração do mito dos vampiros. Dando características novas a esses seres, novos poderes e muita vontade de matar. Aliás, esse é o ponto alto do livro: os sete. Eles são bem construídos, aprofundados e conseguimos visualizá-los durante a leitura. Suas características individuais são bem trabalhadas, tornando cada um deles único. Isso faz com que a trama seja interessante. Por outro lado, falta um trabalho mais profundo e inteligente nos protagonistas humanos. É meio inconcebível e algumas situações que eles se metem, ainda mais sabendo que estão enfrentando seres tão poderosos.

Outro ponto do livro que merece ser destacado são as descrições; Vianco aposta nelas para ambientar melhor o leitor durante o enredo. Contudo, isso tem dois efeitos: um positivo e um negativo. O efeito bom é que a obra realmente fica densa, melhor amarrada – apesar de algumas pontas soltas aqui e ali, talvez por inexperiência do autor na época –, porém, por outro lado, em alguns momentos, a leitura parece bem arrastada, necessitando de esforço para continuar a leitura. Geralmente, o esforço é compensando por boas cenas posteriores, porém, isso pode incomodar o leitor mais impaciente.

A escrita do autor, por sua vez, é boa, mas ainda não é perfeita, mostrando indícios de que esse livro é realmente do começo da carreira. Ainda assim, apesar de uma falha e outra, já desponta um talento claro, o que imagino ter sido muito bem lapidado posteriormente, visto a legião de fãs que Vianco conquistou ao longo dos anos. Esses pequenos pontos ficam mais evidentes em algumas atitudes tomadas por personagens, que parecem não casar bem com o enredo, assim com a escolha de alguns elementos que parecem deslocados.


Contudo, apesar das pequenas falhas, algo perdoável para um primeiro trabalho, o livro consegue alcançar o seu objetivo, que é a reformulação do mito do vampiro, criar uma trama com um ar de novidade e, principalmente, conseguir envolver o leitor na maior parte do tempo.

Quanto à parte física, não há o que reclamar. A Aleph providenciou, de longe, a melhor edição de todas para esse livro. A capa é belíssima e já dá uma ideia do que iremos encontrar na obra. A diagramação está confortável e simples, mas elegante, com algumas páginas pretas dando um charme. A revisão, por sua vez, está ótima.

Em suma, apesar de não ser um livro perfeito, Os Sete se mostra uma boa obra, com vampiros realmente interessantes e com uma pegada forte. Recomendo.

Outras fotos:






Comentários
17 Comentários

17 comentários:

  1. Oi Marcos!!
    Não curto muito livros de vampiros, pois com o tempo tudo foi ficando muito romantizado (é claro que há boas exceções)
    Acho que, mesmo com uma leitura um pouco arrastada e umas pontas soltas irei dar uma chance para Os Sete pois a premissa é o que eu espero de um livro de vampiros.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Meu maior erro ao conhecer as letras do Vianco foi ter comprado muitos livros dele de uma vez e ter lido todos..rs
    Isso foi fim de carreira.
    Porque o tema é até bom, mas em excesso, já viu né?
    Ele melhorou demais suas letras com o tempo e hoje, já se aventura em outros pontos, saindo um pouco disto de vampiros.
    É um livro que vale a leitura. E esta nova capa está linda!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi, Marcos!
    Nunca li nada do Vianco, mas ele é super elogiado.
    Apesar dos pontos negativos, eu fiquei interessada na história.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Promoção Quatro Anos de Minhas Escrituras

    ResponderExcluir
  4. Fiquei curioso com esta obra, parece-me ser interessante. Sem dúvida, uma boa recomendação!

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li :( mas quero muito.
    Se você gostou (mesmo com essas falhas), acho que vou curtir também.

    Adorei a resenha!

    Bjks

    ResponderExcluir
  6. Olá, Marcos.
    Esse foi o primeiro livro do autor que eu li e foi bem na época que estava aquela febre de vampiros. Por isso gostei bastante e nem reparei nessas pontas soltas que você comentou hehe. Mas ainda não li a continuação. Eu ganhei esse exemplar em um top comentarista e está linda.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Já não sou muito de ler livros com esse tipo de tema, coisa com vampiro e tal. É bem raro. Mas achei esse livro dele bem interessante porque parece trazer uma novidade, um jeito novo de ver as coisas. Isso é legal. Apesar de poder ter algumas falhas acho que vale a pena porque a leitura não parece ficar chata, tem sempre algo acontecendo, e ainda tem esse ar de novidade em torno do mito. Gostaria de ler alguma hora ^^

    ResponderExcluir
  8. Oi, Marcos!!
    Ainda não li nenhum livro do André Vianco. Mas gostei bastante da premissa do livro. Como adoro livros que tem na história vampiros fiquei muito interessada em ler o livro.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  9. Marcos!
    Além de ser bem fã do autor, adoro vampiros, e quero poder conferir a leitura, mesmo com todas as ressalvas que fez sobre a lentidão da leitura em alguns trechos.
    Desejo uma semana de alegria!
    “Saber encontrar a alegria na alegria dos outros, é o segredo da felicidade.” (Georges Bernanos)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  10. Oi Marcos!

    Quero demais esse livro! Fui compra-lo na Bienal mas estava um absurdo de caro! rsrsrsrs
    Bem, infelizmente, acabei me esquecendo de procurar um preço mais em conta, mas ainda persisto e espero poder adquiri-lo e lê-lo em breve!

    A edição está linda demais! Tbm gostei muito da capa!

    Ótima resenha como sempre!
    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Adorei a resenha, qro mto ler, desde q li a primeira resenha estou curiosa pra saber mais...Amo histórias q envolvem vampiros...
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá, com uma criatividade pouco achada no mundo literário o autor nos introduz o mundo vampírico de uma forma peculiar e mais realista acompanhado de uma trama viciante. Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia o autor, mas sou louca por vampiros e na hora que vi você citando eles já vi que ia ter que ler o livro <3

    ResponderExcluir
  14. Quero muito ler este livro, conheci ele na biblioteca da minha escola, quando ainda estava no Ensino Médio, mas como ele era enorme (na edição que conheço as letras eram pequenas e o livro bem grosso), foi uma leitura que não quis realizar na época e me arrependo muito. Essa nova edição está linda. Uma pena que os personagens humanos não são tão bem construidos, que exista algumas falhas no enredo, mas como você disse, se trata do primeiro livro do autor. Gostei muito da resenha, fiquei com ainda mais vontade de conferir o livro.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  15. Eu não li nenhum livro de autor mas tenho uma amiga que fala tão bem desse livro e depois de ler essa resenha, mesmo tendo noção que o enredo não né perfeito não deixa de ser interessante. Eu vou dar uma chance a esse livro, vou pedir da amiga emprestado e espero gastar tanto quanto você.

    ResponderExcluir
  16. Olá...
    Apesar de ter achado sua resenha fantástica, não curto muito leituras com vampiros... Quem sabe mais pra frente dê uma chance à essa leitura para poder conhecer a escrita de André Vianco.
    Abraços...

    ResponderExcluir
  17. Li só um livro do Vianco e amei, principalmente sua escrita primorosa.
    Quero muito ler todos dele e Os Sete promete! Ainda mais com essa capa linda.
    Fico imaginando esse monte de vampiros soltos por aí, no Brasil ainda, rsrsrs
    Logo estarei lendo.

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo