29/03/2017

Resenha: P. S.: Ainda amo você

Título: P. S.: Ainda amo você
Autora: Jenny Han
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580578690
Ano: 2016
Páginas: 304
Compre: Aqui

Sinopse:

Lara Jean sempre teve uma vida amorosa muito movimentada, pelo menos na cabeça dela. Para cada garoto por quem se apaixonou e desapaixonou platonicamente, ela escreveu uma bela carta de despedida. Cartas muito dela, muito pessoais, que de repente e sem explicação foram parar nas mãos dos destinatários.
Em Para todos os garotos que já amei, Lara Jean não fazia ideia de como sair dessa enrascada, muito menos sabia que o namoro de mentirinha com Peter Kavinsky, inventado apenas para fugir do total constrangimento, se transformaria em algo mais. Agora, em P.S.: Ainda amo você, Lara Jean tem que aprender como é estar em um relacionamento que, pela primeira vez, não é de faz de conta. E quando ela parece estar conseguindo, um garoto do passado cai de paraquedas bem no meio de tudo, e os sentimentos de Lara por ele também retornam.
Uma história delicada e comovente que vai mostrar que se apaixonar é a parte fácil: emocionante mesmo é o que vem depois.

Resenha anterior:

Resenha:

Resenha sem spoiler do livro anterior.

Este livro estava sendo aguardado por mim durante muito tempo, mas, infelizmente, aconteceram alguns problemas pessoais, tive mudança de Blog e fiquei por muitos meses tentando voltar com o meu ritmo de leitura, o que acabou me desanimando de ler o livro. Entretanto, como esse ano sai o terceiro e último livro, não podia deixar de conferir. Agora, só consigo suspirar e ficar babando nessa obra que tem tudo para ser um dos melhores romances que li atualmente. Quer saber o motivo? Confira abaixo.

Lara Jean é uma garota sonhadora, delicada, sensível e tantos adjetivos que a tornam uma garota especial e diferente. Em sua idade, a maioria dos jovens tem experiências em namoros, festas e jogo da sedução, mas a coreana é um zero à esquerda quanto a esses assuntos e muitos outros, porém, quando trata-se de amor, pode-se dizer que é experiente em conseguir amar alguém profundamente e intensamente. Aliás, foi através desse sentimento que sua vida mudou completamente.

Laranjinha está finalmente apaixonada de verdade e namorando alguém, seus sonhos estão começando a se tornar realidade, mas a parte mais difícil é o que vem depois de apaixonar-se, sabe que seus sentimentos por Peter não são mais de mentirinha e que ambos desenvolveram uma relação forte e profunda, agora terá que descobrir como é viver essa relação.
“Não dá para ser próxima de alguém de verdade enquanto existirem segredos entre os dois”.
Como a personagem é intensa e entrega-se profundamente a suas emoções, fiquei com meu coração batendo um milhão de vezes, ansiosa e nervosa quando Lara Jean estava prestes a enfrentar seu medo, ou a fazer algo fora da sua zona de conforto. É muito fácil ter uma ligação com ela e sentir todos os sentimentos e emoções de cada cena, teve momentos que ficava até emocionada com o que acontecia.

É um novo ano, segundo ano do ensino médio, prestes a ter que assumir as verdadeiras responsabilidades e a decidir o que quer de sua vida; Lara Jean enfrentará muitos questionamentos, escolher qual faculdade frequentar e se será aceita, fazer trabalhos ou cursos para aumentar sua pontuação, continuar seu trabalho voluntário na casa de asilo e lidar com muitos problemas que estão por vir.



Nesta nova história, há uma maior participação das outras irmãs song, Kitty e Margot. Sem suas irmãs, Lara Jean talvez não estivesse tendo essa nova experiência. Kitty é uma garotinha tão pequena e sábia, uma criança muito independente e com personalidade própria. Comecei a reparar mais nela e a adorar seu jeito impetuoso e muitas vezes abusado, muitas das cenas divertidas e engraçadas envolvem suas frases diretas e alguns diálogos cômicos. Margot participa mais do que no livro anterior, porém, espero que no próximo livro sua participação seja maior, muitas coisas que aconteceram na vida de sua irmã do meio foram aliviadas graças aos seus conselhos, experiências e apoio.

Se Lara Jean antes não sabia como era apaixonar-se e namorar, agora sua vida vai complicar-se quando um garoto reaparece em sua vida e seus sentimentos ficam confusos; se antes não sabia como era ter reciprocidade, agora sabe e por dois garotos diferentes que fizeram parte de sua infância. Para agravar ainda mais seu desespero, um problema envolvendo-a surge para complicar sua vida e quase arruinar a imagem que tem, tendo que enfrentar muitos julgamentos e aprendendo a ser indiferente e forte.
“As pessoas dizem que a ausência deixa o coração  mais apaixonado,mas acho  que estão errados. A proximidade  deixa o coração mais apaixonado”.
A história também mostra de uma forma sublime e real como são dois pesos e duas medidas quando se refere ao homem e a mulher, quando uma situação constrangedora envolvendo ambos é constrangedora e inadmissível para uma sociedade hipócrita, a mulher é a primeira a ser julgada; o homem não, porque é normal e aceito. Laranjinha vai sentir na pele como as pessoas são injustas e cruéis.
“– A vida é sexista. Se você ficasse grávida, seria a sua vida que mudaria. Nada de significativo muda para o garoto. É sobre você que as pessoas vão cochichar”.
Se eu achava a Genevieve insuportável e odiável no outro livro, nesse não vai ser diferente. Promete atormentar bastante a vida da nossa coreana e a ser mais metida e egocêntrica possível, contudo, mostrará um outro lado que foi pouco explorado na história, descobrimos um pouco do porquê de seu ressentimento por Lara Jean, não sendo apenas por ela namorar seu ex-namorado, além disso, antes de tudo, as duas eram melhores amigas inseparáveis; Laranjinha, aliás, nunca soube muito bem como separaram-se. A imagem que temos dessa personagem vai mudar um pouquinho de uma forma melhor.


“As pessoas entram e saem da nossa vida. Durante uma época, são seu mundo; são tudo. E, um dia, não são mais. Não dá para saber por quanto tempo vamos tê-la por perto”.
Se você ainda não leu o livro anterior, vou te dar mais um motivo para ler: Lara Jean faz as melhores perguntas; como é naturalmente curiosa, faz questionamentos inocentes, ingênuos e algumas vezes constrangedores, proporcionando muitas cenas engraçadas e que eu não conseguia parar de rir. As melhores perguntas sobre amor, sexo, relacionamento e muitos outros assuntos são feitas por ela e eu só tenho que rir e sentir pena do Peter por ter que responder muitas dessas perguntas sem ficar envergonhado.

O final foi maravilhoso e emocionante, chegou até a tirar muitas lágrimas de tão lindo que foi; eu não poderia imaginar um final mais comovente, delicado e encantador, aqueles que fazem a gente suspirar e querer falar para todo mundo ler esse livro gracioso e tão incrível. Foi um desfecho tão intenso que cheguei a sentir toda a sua força e expressividade.
“Por que eu falo? Por que Deus me deu uma boca se vou ficar dizendo coisas idiotas com ela?”
Este livro foi sem dúvidas melhor que o anterior e precisa ser enaltecido; para que estava receoso, assim como eu, pode começar a ler essa história imediatamente porque não vai arrepender-se. Esta sequência está mais divertida, tocante e profundamente emocionante, garanto que irá divertir-se e apaixonar-se ainda mais pela Laranjinha, sua família e muitos outros personagens que eu nem imaginava gostar tanto.

Jenny Han provou que não nos decepcionará com essa série, esse livro foi necessário para aprofundar a história de Lara Jean e incluir muitos pontos e explorar outros, além disso, novos personagens serão necessários e o próximo livro será sem dúvidas tão incrível ou até melhor do que esse. Essa série é tão especial para mim pela forma como a autora criou uma personagem tão sonhadora e apaixonante, que mesmo em sua ingenuidade começa a amadurecer e também a entender o que é o amor.



A Intrínseca arrasou na edição desse livro, essa capa é linda, a tradução da querida Regiane Winarski ficou impecável como sempre, a revisão está excelente e a diagramação confortável e adequada ao enredo.

Lara Jean terá que aprender a amadurecer e a enfrentar seus sentimentos de uma forma que nunca imaginou e você não pode deixar de conferir essa nova caminhada da personagem.



Comentários
9 Comentários

9 comentários:

  1. Por não ter curtido tanto o primeiro livro,só agora percebi que tenho este livro ali na estante..rs esquecido e abandonado.
    Mas depois de ler esta resenha, vou dar uma chance para ele! Assim que terminar o que estou lendo, esta é a próxima leitura sem nem pensar!
    Quem sabe eu não mude meu conceito?
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Lendo a essa resenha eu fico com mais vontade de conhecer mais o livro e querer comprar, espero então ler em breve e saber se realmente vou gostar, da primeira resenha eu gostei, mas quando vai lançando um certo numero de volumes eu já desanimo logo de cara, acho bom eu esperar todos os lançamentos.
    Até mais!!!

    ResponderExcluir
  3. Aquela resenha que faz você reconsiderar sua posição em relação a um livro ou série! Eu já tinha tirado essa série da minha lista, mas ai vem essa resenha e oooh começo a reconsiderar essa escolha! kkkk Olha, sei não viu... Gostei de todas as coisas que você pontuou sobre essa história de um jeito que deu vontade de ler e conhecer a Laranjinha e suas irmãs e os caminhos de como ela desenvolve sua vida afetiva.

    Jaci
    #DoQueEuLeio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pandora! Tudo bem?
      Fico muito feliz de verdade que você tenha reconsiderado sua opinião depois de ler minha resenha. Espero que leia e apaixone-se pela Laranjinha <3

      Obrigada pelo comentário <3

      Beijos

      Excluir
  4. Thaís!
    Bom um livro que traz os dilemas adolescentes e reforça a diferença entre as avaliações de homens e mulheres quanto ao comportamento que tomam, não que concorde com eles, mas é justamente por trazer o tema à baila que deve ser interessante.
    E que bom também ver que esse segundo livro é ainda melhor que o primeiro.
    Aguardemos o terceiro agora.
    “Não há nada bom nem mau a não ser estas duas coisas: a sabedoria que é um bem e a ignorância que é um mal.” (Platão)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Thaís.
    Apesar da sua resenha completa e bem explicada, e bem sentimental, o livro não me despertou aquela vontade incontrolável de lê-lo. Não gosto de romances, menos ainda os juvenis. Todavia, parece ser uma obra interessantíssima para os leitores mais jovens, por abordar temas próprios da idade.

    ResponderExcluir
  6. Amo, amo, amo livros assim. Sempre me vejo na obra.
    Laranjinha parece ser uma menina muito doce e inteligente. Pena que passe por certos problemas.
    Vou ler, com certeza.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha!! Que livro mais interessante!! Ele já está na minha lista de desejados faz um bom tempo!! Espero me deliciar com essa leitura em um futuro próximo!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  8. Que bom que este livro é tão bom quanto o anterior. Gostei muito do livro possuir cenas engraçadas, principalmente por ser relacionado as perguntas da protagonista ingênua. Há sempre um personagem que é vilã e isso melhora ainda mais a trama; Gostei muito da resenha e dica.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo