21/05/2017

Resenha: A Piada Mortal

Título: A Piada Mortal
Roteiro: Alan Moore
Ilustração: Brian Bolland
Editora: Panini
ISBN: 9788573515473
Ano: 2011
Páginas: 79
Compre: aqui

Sinopse:

Um dia ruim. É apenas isso que separa um homem são da loucura. Pelo menos segundo o Coringa, um dos maiores e mais conhecidos - se não o maior e mais conhecido - vilão do mundo dos quadrinhos. E ele quer provar o seu ponto de vista enlouquecendo ninguém menos que o principal aliado de seu maior inimigo: o Comissário Gordon. Cabe ao Cavaleiro das Trevas impedir.
O genial roteirista Alan Moore (Watchmen, V de Vingança) e o artista Brian Bolland (Camelot 3000) mergulharam na mente do Palhaço Psicótico e presentearam os fãs da nona arte com uma das melhores histórias já escritas sobre a origem do Coringa, analisando de forma definitiva sua relação com o Cavaleiro das Trevas e Gotham.

Resenha:

Em primeiro lugar tenho que deixar totalmente claro que sou fã incondicional do Batman, que é meu herói favorito, e também do Coringa, que é o vilão que eu mais admiro; então, talvez a resenha fique um pouquinho imparcial. Outro ponto que devo salientar é que como resenho poucas vezes quadrinhos e HQ aqui no blog, é possível que eu deixe escapar alguns aspectos que alguém já acostumado com o gênero não deixaria.

De início é necessário saber que A Piada Mortal é uma reedição, pois o original saiu há muitos anos, ainda em versão p/b, estilo quadrinho. A edição de luxo que tenho em mãos é colorida e possui capa dura, bem diferente da primeira edição. Outro ponto significativo é que esse é considerado, por muitos especialistas no assunto, o melhor quadrinho do universo do morcego. Quer coisa melhor?


Nesse HQ encontramos mais um duelo entre Batman e o Coringa. O Batman está disposto a ajudar o estranho bandido, achando que pode reabilitá-lo. O herói tem medo que a batalha entre ambos acabe levando um deles a morte. Porém, tratar com o Coringa nunca é nada fácil e o Batman terá muitas surpresas pelo percurso. E a maior parte delas é desagradável, eu garanto.
“Frente ao inegável fato de que a existência humana é louca, casual e sem finalidade, um em cada oito deles fica piradinho” (p. 40).
O enredo é bom? Com certeza. Porém, o que dá um tom ainda mais inteligente à obra é a proposta de elaborar um surgimento para o Coringa, que foi bem original. Além disso, o fim é simplesmente inesperado e incrível; eu terminei a leitura com um sorriso nos lábios, um tanto louco por sinal.

O Batman está muito bem delineado no enredo, mas é o Coringa quem rouba a cena. Ele está ainda mais louco, mortal e sagaz nesse HQ. E o melhor de tudo é que ele consegue explicar de uma maneira bem inteligente e convincente a sua loucura. E para corroborar com todo esse aspecto enlouquecedor, temos desenhos incríveis e com coloração tão viva que é impossível não se sentir refém do vilão.


Não há muito mais o que falar sobre o HQ, vocês precisam ler para entender como esse enredo é insanamente bom. E o leitor ainda ganha uma surpresinha: tem conteúdo extra no final.
“Talvez você me mate. Talvez eu o mate” (p. 43).
Esse, sem dúvidas, é um HQ que indico para todos, fãs ou não.




Comentários
12 Comentários

12 comentários:

  1. Os loucos sempre são os melhores!rs
    Mesmo não sendo tão fã de Hq's, quadrinhos e até de super heróis, claro que Batman, Coringa e tantos outros fazem parte da minha história.
    E ter e ler toda essa loucura do Coringa assim, é algo que fez meus olhos brilharem!
    A edição está belíssima e se tiver oportunidade, quero muito conhecer!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que essa é uma das minhas HQs preferidas do "batman". Sinceramente, é tão crua e tão bonita, de certo modo, sabe? Ver o Coringa se formando e ver ele querendo provar o seu ponto. E TEM AQUELE FINAL ÉPICO que nossa, chega a manteiga derrete. Eu assisti ao filme mas, infelizmente, odiei. Na animação eles forçaram um relacionamento entre a Batgril e o Batman, o que é bizarro e totalmente desnecessário. Mas a HQ é uma obra prima <3 ALIÁS, o Batman também é o meu preferido <3 E o Coringa é foda. Eu até gostei do Letto no cinema, do visual, mas ele só ficou correndo atrás da Alerquina o filme todo. Ficou muito, sei lá, Gangster. SAAHASUSAHASUHAS Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Confesso que esse herói nunca foi um que me chamou atenção. Gostava muito de ver desenhos e coisas assim de heróis quando pequena, mas o Batman sempre foi muito normal, muito cara rico e sem aquela fantasia e sobrenatural que tanto gostava nos heróis....ah, coisa minha. Mas de vilão o Coringa sempre me chamou atenção. Esse é bem doido!
    Tinha visto uma resenha do HQ que achei bem interessante e parece mesmo que é muito bem feita, chega a surpreender e é uma leitura pra lá de boa pelo visto. Pra quem é fã deve ser uma edição muito especial também porque essa tá caprichada. Não é algo que leria assim de cara, mas chama atenção e acho que se tivesse oportunidade de ler seria ótimo pra ver mais desses personagens porque parece bem empolgante.

    ResponderExcluir
  4. Marcos!
    Também sou fã do Batman e do Coringa, embora prefira o Pinguim...kkk
    Ando na vibe de ler HQs também e se tem um bom enredo e traços bem delineados, como pude ver, fica ainda mais interesante e claro que quero ler.
    Que sua semana seja repleta de luz e paz!
    “A amizade, depois da sabedoria, é a mais bela dádiva feita aos homens.” (François La Rochefoucauld)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  5. Amoooooo essa HQ! Foi uma das primeiras que li. Pra mim, é uma das melhores que conta a possível origem do Coringa. Também assisti o filme animado que foi feito baseado nela, que é ótimo. Uma adaptação muito bem feita e eles ainda acrescentam quem é Barbara Gordon para contextualizar e dar mais peso ao que acontece com ela depois.

    Enfim, muito bom!!

    ResponderExcluir
  6. Sempre tive curiosidade de ler algo sobre esse livro, gostei bastante, tenho me interessado mto por esse gênero, pretendo desbravar ele em breve.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Oi Marcos.
    Eu não curto muito essas diversas de super-heróis não mas confesso que sou apaixonada pelo Coringa Ele sempre foi um vilão que eu admirei muito Então entendo você seu coração ficar meio dividido entre o Batman e o coringa gosto da premissa uma pena que eu não leio HQ.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Não sou muito fã de HQ, porém a história me pareceu bem interessante é louca já que fala sobre a história de coringa, gosto muito dos filmes que batman faz junto com ele, mas é sempre bom ver um livro ou HQ referindo a história de coringa!

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    O que dizer dessa HQ? Linda! Sou fã do Batman e claro que seria um grande prazer fazer a leitura e me divertir com essas ilustrações.
    Resenha perfeita, como sempre.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Adore esse Hq, achei bem bacana as ilustrações!! Sempre gostei do batman e do Coringa!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    O Coringa realmente é um vilão admirável por sua perspicácia!
    Já vi muita gente elogiando a obra, mas não consigo me sentir atraída. Ao contrário de você, Batman é um dos que menos costumo acompanhar. Porém, adorei saber mais alguns detalhes sobre a obra e tenho certeza que é uma excelente leitura para quem gosta.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo