13/07/2016

Resenha: Arena 13

Título: Arena 13
Autor: Joseph Delaney
Editora: Bertrand Brasil
ISBN: 9788528620610
Ano: 2016
Páginas: 320
Compre: Aqui

Sinopse:

Leif tem uma única ambição: tornar-se o melhor lutador da famosa Arena 13. Lá, os espectadores apostam em qual lutador vai derramar sangue primeiro. E, em ajustes de contas, apostam em qual lutador vai morrer. Mas a região é aterrorizada por Hob, um ser maligno que se deleita torturando a população e exibe o seu poder devastador desafiando combatentes da Arena 13 a lutas até a morte quando bem entende. E isso é exatamente o que Leif quer, pois ele conhece bem os crimes de Hob. E, no cerne da sua ambição, arde o desejo de vingança. Leif procura revanche contra o monstro que destruiu a sua família. Mesmo que isso lhe custe a vida.

Resenha:

Resenha escrita pela Thaís Snape

Sabe aquele livro que quando você termina de ler sente que não é mais o mesmo? E que você não imaginava que ele mexeria tanto com você e que só de lembrar sente-se cativado? Foi exatamente o que senti ao ler a última frase de Arena 13 e é com muita alegria que venho contar para vocês a experiência de ler essa história espetacular.

Nas primeiras páginas do livro, começamos a saber as regras de combates na Roda, dando a sensação de que você está ciente do que pode acontecer e sentir-se um combatente dessa destemida Arena 13.


Conhecemos Leif, nosso personagem principal, um adolescente que perdeu os pais muito cedo pelas mãos do Hob, uma criatura desprezível, e que consegue o que quer quando quer.
As perguntas logo surgem: Mas o que é exatamente um Hob? Quais são suas influências, poderes e nível de malevolência? Por que as pessoas não enfrentam esse ser maligno que os assombram?
“  Esta é a Arena 13- pronunciou ele.  Esta é uma luta até a morte. Que aqueles que morrerem, morram com honra. Que aqueles que sobreviverem, lembrem-se deles. Que o combate comece.”

É através de Leif que essas perguntas logo começam a ser respondidas e surgem novos questionamentos. Após deixar sua cidade natal, Mypocine, em busca de vingança, o jovem chega a Gindeen, cidade da famosa Arena 13, apenas com um bilhete premiado no bolso que lhe concede ter treinamento para combate e suas vestimentas do corpo, Leif vai atrás de um treinador, na verdade, o melhor treinador da cidade, Tyron. Mas quem disse que seria fácil assim? Tyron treina os melhores discípulos e é uma das pessoas mais ricas da cidade. Relutante em aceitar um garoto sem família e dinheiro, acaba aceitando sob algumas condições.

Assim, Leif conhece na sua nova casa Kwin e Teena, filhas de Tyron; Kern, genro e outros dois discípulos e companheiros de quarto: Palm e Deinon. Conseguido o primeiro passo, agora o jovem terá que aprender a ser disciplinado, forte e responsável para conseguir vencer no combate Trigladius que consiste em duas posições, você pode ser um lutador min, um lac de defesa, ou mag, três lacs de defesa. Mas o que é um lac? É uma “criatura” que é como um boneco acionada pela magia de Nym.


No início, eu me senti perdida com tantas denominações e fiquei com medo disso prejudicar a leitura, mas aos poucos o autor explica de maneira fácil e compreensível e confesso que deu um toque de originalidade e encantamento à história
“ – Não podemos correr nenhum risco. Você não acredita no que o Hob é capaz de fazer- disse Tyron.”

Eu adorei conhecer a Kwin, uma personagem desmiolada, rebelde, impetuosa e extremamente sagaz. Sua enorme vontade de lutar na Arena é admirável, já que infelizmente mulheres não podem lutar em nenhuma arena da Roda.

Chegou a ser cativante a ousadia que ela possui, mostrando o quanto ela é corajosa, habilidosa e uma potencial combatente. Além disso, ela arrancou boas risadas e sorrisos; uma das melhores cenas foi quando ela levantou a blusa para mostrar como sua barriga estava ficando definida após seus longos treinamentos individuais. 


Falando em preparação, a de Leif é extremamente árdua e mostrará seus limites e limitações. No quesito luta, encontra facilidade de aprender os ensinamentos e passos, porém quando se trata de aprender a ser modelador, enfrenta dificuldades. Como se não bastasse essas dificuldades ainda terá que aguentar as gracinhas e perturbações de Palm, um idiota prepotente e que se acha superior por ter pais ricos e ter um tri-glad para lutar na posição mag, mas, quando conhece Leif, essa marra diminui porque percebe alguém tanto bom quanto ele ou até melhor. Por outro lado, temos Deinon que acabará sendo um grande amigo para Leif por ser humilde, gentil e leal.
“ Quem dá os primeiros passos raramente dá os últimos”.
As lutas da Arena 13 são brutais, sangrentas e incrivelmente envolventes! Consegui imaginar com facilidade cada manobra e detalhes dos combates.  Quando o objetivo é acerto de contas, as lutas são ainda melhores. Você sente-se um verdadeiro espectador.

Uma coisa que percebi é que a função de um lac nesses duelos é excitante e eufórica; fiquei fascinada por essas criaturas e curiosa para saber se eles realmente não conseguem ter consciência própria. Ser um modelador de um lac mostra que a pessoa tem muita capacidade de coordenação, sintonia e concentração.


Foi engraçado e um pouco fofo perceber como um garoto reage com a presença de uma garota, as atitudes atrapalhadas e pensamentos controversos que tem mostra como Leif não sabe como lidar com seus sentimentos e, por ser orgulhoso, não consegue admitir para si mesmo que está apaixonado.
“– Eles podem não ter o mesmo raciocínio que a gente – continuou Kwin –, mas com certeza tudo o que se mexe e respira tem algum tipo de consciência, né? E não venha me dizer que eles não sentem dor! Na Arena 13, eles são protegidos pela armadura, mas, aqui embaixo eles sofrem ferimentos graves”.
A história e legado que ele carrega mostra-se mais doloroso e triste do que pensei, ao decorrer das páginas fui conhecendo e ficando cativa com esse garoto tão jovem que suportou e ainda suporta um fardo enorme nas costas; ficou impossível não estar envolvida e tocada por ele. É o tipo de personagem que despertou em mim algo profundo e muita admiração.

Você pode até achar clichê de ele ultrapassar os primeiros obstáculos com facilidade e mostra-se bom oponente sendo tão jovem, mas esses detalhes tem um motivo plausível para torná-lo habilidoso, ele não nasceu somente assim, aprendeu a ser quem realmente é juntamente com o treinamento de Tyrion.


Houve uma luta com o Hob que foi de muita tensão e foi angustiante perceber o quão cruel era essa criatura, o que estava acontecendo não estava dando para acreditar tanto que estava lendo com rapidez quase atropelando as palavras de tanta aflição pois não estava querendo realmente ler aquele desfecho, não com um personagem tão querido. Foi uma das cenas mais marcantes e tristes do livro e eu realmente não estava preparada para esse acontecimento, o que foi algo bom de perceber, pois o autor não caiu na mesmice e nem de que tudo seria um mar de rosas.
“ Aprenda como perder, para, mais tarde, poder aprender como vencer.”
O autor me surpreendeu bastante; não conhecia a escrita dele e ainda não tive a oportunidade de ler a série As Aventuras do Caça-Feitiço, mesmo assim gostei bastante da escrita leve, descritiva e emotiva. Li com muita facilidade e devorei com prazer as páginas. Os pontos altos com toda certeza são a originalidade da história: é diferente de tudo o que li! A forma como me surpreendeu com os rumos que personagens tomavam contrariando minhas teorias e a questão de ser previsível. Estou muito ansiosa pela continuação porque o final foi bastante inspirador.  Espere ler um livro emocionante, envolvente e arrebatador.

Estava bastante ansiosa por esse lançamento e com toda certeza Arena 13 superou as minhas expectativas. A diagramação está perfeita, com letras grandes e espaçamento agradável, proporcionando uma leitura mais rápida. A tradução da Stephania Matousek ficou ótima e próxima de nós. E essa capa está simplesmente linda e mostra toda a essência do livro, estou simplesmente apaixonada por essa edição. A Bertrand Brasil arrasou na montagem dessa obra.


Sem mais delongas, eu super recomendo essa leitura para aqueles que gostam de livro com bastante ação, mistério, tensão e bom humor. Leiam que vocês não vão se arrepender!
“ As lembranças fazem de nós o que somos, moldam a nossa consciência e dão uma direção às nossas vidas.”

Comentários
27 Comentários

27 comentários:

  1. Adorei a resenha, parece bem movimentado. Fiquei curiosa em saber mais do vilão!

    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  2. Oiii Thaís, tudo bem?
    Acho que já tinha visto esse livro por aí, mas não me interessei. E confesso que mesmo com sua resenha, cheia de elogios e tudo o mais, não é uma obra que eu leria. Nao no momento pelo menos.
    Não sei bem o motivo, mas algo me repele deste livro :P
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Thais!

    Estou precisando de uma leitura assim, cheia de sangue! rsrsrrsrsrs

    Gostei demais da sua resenha, bem explicativa; me deixou mega curiosa! E essa capa heim? Acho que compraria sem nem saber do enredo! rsrssrsrsrsr

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcos e Thaís, tudo bem com vocês?
    Eu conheci as aventuras do caça-feitiços logo após minha ressaca de Harry Potter e fiquei simplesmente fascinada pelo enredo dele. Comprei pensando que a série já estava terminada até que começaram a lançar mais volumes, risos.. Estou esperando ter todos eles para começar a ler. Assim que vi que a sua resenha era do novo livro do autor fiquei super empolgada. Nossa, tenho certeza de que irei amar essa história!!!Fiquei imaginando as cenas fofas dele todo tímido e atrapalhado, da confusão que poderia ser esse treinamento e da crueldade da arena. Você já me deixou com o coração partido, mas embora vá sofrer também, acredito que essa escolha do autor deu um toque de realidade. Estou louca para ler. Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Não sou de julgar pela capa mais esse livro parece ser muito interessante. Adorei a resenha, me deu vontade de ler haha

    www.robsonvascovith.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Não sou de julgar pela capa mais esse livro parece ser muito interessante. Adorei a resenha, me deu vontade de ler haha

    www.robsonvascovith.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!!
    Adorei o livro gte! Não conhecia o autor e a obra, parece ser mto boa. Apesar de nunca ter lido livros de lutas ou algo parecido eu gostei bastante da história e do personagem tão cheio de determinação. Qro conferir essa série!
    Bjs!
    Parabéns pela resenha, tá excelente!

    ResponderExcluir
  8. Olá!!!

    Olha, meu, estou em choque... Caramba!!! Que livro sangrento delicioso!!1

    Amei a resenha!! Já quero o livro com toda a certeza!!

    A resenha está... digamos... estimulante... Principalmente para quem adora livros cheios de aventura e morte e sangue e tudo que produza adrenalina ♥

    Bjkssssss

    Lelê

    ResponderExcluir
  9. Olá, Thaís!

    Eu sou louca por livros que se inspiram em Roma, então só por isso o livro provavelmente já teria me ganhado. Não costumo gostar muito de cenas de luta em livros, porque muitos autores não sabem descrever as coisas direito e acho confuso, mas esse não pareceu ter sido o caso aqui e mal posso esperar para conferir ♥

    Abraços,
    Elisa~
    The Fat Unicorn

    ResponderExcluir
  10. ooi!
    quando fui pro mochilão da record eles falaram desse livro e ele me chamou bastante atenção, gosto da história e do gênero. Super leria! Boa resenha.
    bjs xxx
    http://lendocomela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Amei a resenha, o livro é bem interessante mesmo, muito bom quando o livro supera as expectativas né
    Beijos

    Blog Segredos da Cáh
    Instagram
    Facebook
    Canal do You Tube

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde,


    Essa é a primeira resenha que leio desse livro, estava super curioso e gosto demais dessa capa, já estava na minha lista agora só falta o money....kkk....abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá, Thais.
    Esse livro me interessa. Gostei da capa e da premissa. Apesar de ter achado um pouco dificil os nomes e os termos. Mas como você disse, lendo a gente se acostuma. Só não gostei de não ser livro único por isso não leria tão já.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  14. Oie Tudo bem? Nossa amei a capa desse livro, vou procurar ele com certeza para ler!!
    Bjss, comenta por favor ajudaria muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com/2016/07/undertale-um-rpg-diferente_12.html

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Já conhecia esse livro, mas ainda não tive o prazer de ler. E também não cheguei a ler nenhum livro do autor. Mas a capa está linda e a premissa está prometendo uma leitura muito envolvente. Gosto desse gênero literário e por tudo que você escreveu nessa belíssima resenha, vou apostar nesse livro. Tenho certeza que será uma leitura muito divertida e eletrizante. Obrigada pela super dica. Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia esse livro, mas fiquei com vontade de ler. Ele tem tudo que eu gosto, ação, aventura e fantasia. Fiquei curioso para saber como a história termina, além disso, achei a capa muito bonita, gostaria de te-la em minha estante ueeuheuh

    Eu já li a trologia O Teste, e concordo totalmente com você. O universo distopico usado na trama é incrível, e realmente ficamos com vontade de reler após concluida.

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  17. Esse livro de ação parece super legal! Já vi a resenha deste livro em outro blog e recebeu uma boa crítica também =)
    Gostei muito do enrendo por ser de ação e se tratar de lutadores. Parece espetácular

    ResponderExcluir
  18. Oi, Thais
    Ainda não conhecia o livro e apesar dos elogios não sei se leria.
    Gosto de combates assim e quando a narrativa é tão boa que facilmente imaginamos as cenas. Acho que só não me senti atraída pela obra mesmo.

    ResponderExcluir
  19. desde que eu li a sinopse desse livro eu fiquei curiosa para ler.
    adorei saber q a história é super diferente, é o que eu estou precisando, algo que surpreenda
    e agora depois dessa resenha definitivamente entrou na minha lista do eu quero

    ResponderExcluir
  20. É difícil escrever a resenha de um livro com tantas peculiaridades na sua trama, e só lendo mesmo o livro pra conseguir entender tudo com precisão.
    Gostei do enredo da obra e fiquei bastante curiosa com o livro. Gosto de livros recheados de ação, lutas, aventura, mistério... E este parece um prato cheio pra mim!
    Vou anotar a dica e procurar saber mais sobre essa obra.

    Confissões de uma Mãe Leitora

    ResponderExcluir
  21. Oláá Thais,
    Mdssssss, se eu continuar lendo o blog vou acabar falindo!!!!!!
    Só tem livro maravilhoso aqui mds!
    Amo livros assim de mistério cm vc falou, com certeza vou ler, promete ter quotes incrível e essa já me marcou: “ As lembranças fazem de nós o que somos, moldam a nossa consciência e dão uma direção às nossas vidas.”
    Abraços

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  22. Ouvi falar desse livro no Mochilão da Record, fiquei interessada, mas nada demais, agora, depois desta resenha, percebi que é bem mais do que aparenta, vou ler com certeza.

    Ótima resenha, Thais. :)

    ResponderExcluir
  23. Thaís
    Quando recebi os lançamentos da editora este livro me chamou a atenção pela capa e pela sinopse, mas acabei não solicitando-o e agora estou muito arrependida, pela sua resenha vi que ele realmente vale a pena, mas não tem problema, vou acrescenta-lo a minha lista de compras e assim que o próximo for lançado, vou adquiri-lo.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Sorteio dos seis livros da Carina Rissi no Instagram do blog

    ResponderExcluir
  24. Livros de luta não me chamam atenção, então acho que não leria este :/
    Mas a edição está muito bonita!

    ResponderExcluir
  25. Eu adorei a resenha, esse livro parece bem emocionante!
    Dizem que Esse autor é muito bom!

    ResponderExcluir
  26. Eu já tinha visto este livro por aí, mas essa é a primeira resenha que leio. Achei meio confuso tantos nomes, acho que ao ler o livro talvez o entendimento seja mais fácil. Gostei do personagem principal e da personagem feminina. O enredo parece realmente diferente de outros títulos do mesmo gênero, gostei.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  27. Parabéns pela resenha, muito bem escrita e envolvente, queria ter o livro agora tamanha a curiosidade que me deixou! rs
    Gostei muito desse "novo mundo", os personagens parecem ser bem cativantes e com erros e acerto como nós, além de ter muitas aventuras e adrenalina.
    Eu uma resenha dele que me lembrou Jogos vorazes, mas lendo a sua, deu pra ver que não tem tanta semelhança quanto eu achei que tinha.
    Mesmo assim, quero ler e logo!
    E que capa incrível! Lindona!
    bjs

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo