11/07/2016

Resenha: A Garota do Calendário: Janeiro

Título: A Garota do Calendário: Janeiro
Autora: Audrey Carlan
Editora: Verus
ISBN: 9788576865063
Ano: 2016
Páginas: 154
Compre: Aqui

Sinopse:

Considerado pela imprensa americana o próximo 50 tons de cinza.
Mais de 600 mil livros vendidos nos Estados Unidos em três meses.
Direitos vendidos para cerca de 30 países.

Fenômeno editorial nos Estados Unidos com mais de 3 milhões de cópias vendidas. Mia Saunders precisa de dinheiro. Muito dinheiro. Ela tem um ano para pagar o agiota que está ameaçando a vida de seu pai por causa de uma dívida de jogo. Ela precisa de um milhão de dólares. A missão de Mia é simples: trabalhar como acompanhante de luxo na empresa de sua tia e pagar mensalmente a dívida. Um mês em uma nova cidade com um homem rico, com quem ela não precisa transar se não quiser? Dinheiro fácil. Parte do plano é manter seu coração selado e os olhos na recompensa. Ao menos era assim que deveria ser... Em janeiro, Mia vai conhecer Wes, um roteirista de Malibu que vai deixá-la em êxtase. Com seus olhos verdes e físico de surfista, Wes promete a ela noites de sexo inesquecível — desde que ela não se apaixone por ele.

Resenha:

Desde que comecei a estudar literatura de uma maneira mais constante e séria, três conceitos ficaram bem nítidos para mim: 1. Nem todo clássico é perfeito e inquestionável; 2. A literatura dita de massa traz sim diversas contribuições boas e significativas para o mundo literário; 3. Vender muito não é, necessariamente, indício de qualidade. No caso de A Garota do Calendário: Janeiro, essa terceira tese que acredito e defendo mostrou-se verdadeira e pertinente.

Na obra, Audrey Carlan nos apresenta Mia, uma garota que está passando por problemas familiares sérios e altamente complicados. Seu pai, devido ao jogo, está com uma dívida enorme com um agiota. Sobra para a filha ser a heroína e salvar o pescoço dele. Para isso, ela vai começar a trabalhar como acompanhante de luxo, onde receberá por mês uma quantia considerável, o que possibilitará o pagamento da dívida feita pelo seu pai.


O acordo de acompanhante é simples: ela apenas precisa acompanhar um homem designado – no primeiro livro, Wes. Ela não é obrigada a manter relações sexuais com ele; contudo, caso o faça, receberá uma comissão de 20% sobre o valor já acordado.  
“Wes desabou sobre o meu corpo, sua respiração saindo em ondas curtas contra os pelos da minha nuca. Nós dois estávamos sem fôlego, perdidos em nosso prazer” (p. 66).
Essa é a premissa simples que será a base de doze livros, um para cada mês do ano. A princípio, parece ser uma boa alternativa para quem quer fugir daqueles romances hots muito parecidos, onde do lado temos um CEO, geralmente um conquistador inveterado, e do outro uma funcionária, muitas vezes meio bobinha. Contudo, essa diferença fundamental fica apenas no plano mais superficial. Passando desse primeiro plano, o que temos aqui é a mesma história previsível e altamente clichê.

Além de apenas parecer ser diferente das demais obras do gênero, a escrita da autora ainda se encontra em um nível bem abaixo de muitas outras escritoras, nacionais e estrangeiras, que apostam no romance com conteúdo sexual. Audrey tem uma escrita rasa e com poucos atrativos; seus personagens são tão fracos quanto a sua escrita, mostrando um desenvolvimento psicológico abaixo do mínimo esperado, mesmo para uma literatura que objetiva apenas entretenimento.


O único elemento que o livro apresenta de maneira consistente é o envolvimento sexual entre os protagonistas. O livro prometia ser hot e conseguiu tal fato, com êxito. A protagonista passa por certo descobrimento de si mesma durante a obra, mínimo, mas existente, o que tornam essas cenas talvez um pouco mais interessantes para o público que realmente gosta de literatura hot.
“Beijar para Wes era mais do que preliminares. Era uma marca, algo que ele gravava em minha pele e que eu levaria comigo todos os dias” (p. 115).
O único ponto que parece ter sido trabalhado realmente com maestria na obra é a parte de marketing editorial. A Verus fez um trabalho muito interessante, divulgando de maneira inteligente e forte a obra, tendo tudo para transformar o livro em um fenômeno de vendas também no Brasil. A boa parte física do livro, com uma capa bela e uma diagramação bonita, deve contribuir ainda mais para o crescimento das vendas.

Em suma, A Garota do Calendário: Janeiro é uma obra que parece fugir do padrão, mas não foge; promete personagens interessantes, mas não cumpre; tinha tudo para ter um bom desenvolvimento psicológico, mas não vingou. Se os demais onze livros continuarem nesse mesmo nível raso, a série será apenas mais um caso onde o bom trabalho editorial consegue esconder uma literatura sem grandes atrativos.

Outras fotos:







Comentários
30 Comentários

30 comentários:

  1. Concordo com tudo, Marcos. Apesar da escrita rasa da Audrey, ela tem uma certa fluidez. Fluidez não é sinônimo de boa escrita, mas facilita a leitura de livros de qualidade mediana e baixa, talvez as pessoas gostem por não ficarem presas na poça de previsibilidade que é esse livro... a escrita dela facilita a leitura, aí a pessoa vai lendo.. lendo... quando vê já está no fim. Aí pega o de Fevereiro, o de Março... e aí vai indo.
    A Verus fez um ótimo trabalho de divulgação, quem dera isso fosse feito com obras de autores nacionais!

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcos, tudo bem?
    A maioria das resenhas que estou lendo estão concordando com você. Confesso que assim que vi o lançamento do livro não me interessei pela obra. Sou muito romântica e o fato de ela não precisar sem envolver com nenhum deles, mas aceitar a cada mês se envolver, me incomodou. Sua resenha ficou ótima como sempre.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    escutei muitos elogios desta série, mas confesso que não estou nem um pouco interessada.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcos!

    Eu confesso que fiquei muito curiosa com a divulgação da editora. Tbm achei a capa linda e como vc sabe, só leio livros do gênero de autores que já conheço a escrita, por esse motivo, estou me segurando para não comprar este livro.

    Acho que fiz bem em me segurar, pois não quero uma história parecida com outras... apesar de ter gostado muito da capa, não sei se leria o livro tão já. Não vou dizer que não estou curiosa, pois estou sim, sua resenha só me fez por um pé atrás, mas se eu tiver a oportunidade de lê-lo, lerei com certeza.

    Parabéns pela resenha, como sempre, ótima!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  5. Muito, muito, muito obrigada essa resenha. Eu só estava lendo coisas incríveis sobre essa obra e já colocando na minha estante. Gostei demais do que vc escreveu e me soou sincero.
    Vc meio que me salvou se mais uma leitura igual as outras kkkkk

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  6. Muito, muito, muito obrigada essa resenha. Eu só estava lendo coisas incríveis sobre essa obra e já colocando na minha estante. Gostei demais do que vc escreveu e me soou sincero.
    Vc meio que me salvou se mais uma leitura igual as outras kkkkk

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  7. Oi Marcos, você é a primeira pessoa que eu vejo que teve essa opinião em relação a obra.Fiquei feliz em saber sua opinião porque recentemente li um livro que tinha tudo para ser bom mas não foi. Vou ler o primeiro livro para ver que impressão ele vai causar em mim e se não for boa, infelizmente terei de abandonar a série.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  8. Jura Marcos?!
    Eu aqui ansiosa pra ler...Que pena!
    Vou tentar dar uma chance á série e esperar não em decepcionar tanto qto vc já que eh uns dos gêneros que mais gosto...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. É, tudo exatamente como eu imaginei.
    Já tinha dito que não leria.
    Todas as resenhas que vi até agora só confirmaram que eu não vou gostar. Mesmo as resenhas super positivas pontuaram coisas que eu não curto mesmo, portanto, mesmo quem gostou, não me convenceu.
    Amei a sua sinceridade. E foi ótimo para confirmar o que eu já sabia. Não somos obrigados a gostar de tudo que os outros gostam, e o contrário também.

    Bjksssss

    Lelê

    ResponderExcluir
  10. Esse livro é bem divulgado em vários blogs e recebe boas críticas mas agora, você foi um dos poucos que viu algumas falhas no enredo. Eu não pretendo ler esse livro pois não gosto de gênero hot, prefiro coisas mais leves =)

    ResponderExcluir
  11. Todas as resenhas que li dessa série mostram a mesma opinião que a sua. Um livro que por conta do marketing se tornou interessante, mas a história não chega aos pés do que promete. Esses livros geralmente pendem pro amor, modelando de forma que no final o casal fica junto, mas nesse caso, que é a mesma protagonista pra ~12 livros, fiquei me perguntando qual seria o diferencial em que a autora apostaria, e, bom, pra quem gosta do gênero hot deve ser uma boa leitura, mas que com certeza uma hora vai ficar enjoativo. Uma pena!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oii

    Eu já imaginava que esses livros não eram algo muito marcante. Estou lendo o primeiro sem muitas expectativas e só porque ele parece ser uma leitura rápida. Peguei ele mais por curiosidade mesmo e porque a editora já tinha mandado os dois primeiros para mim, então achei que deveria ler pelo menos um.
    Por enquanto a escrita da autora não é das melhores mas também não é a pior que já li. Vou ver como a coisa anda agora..

    Beijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bom? Confesso que não estou muito animada para ler essa série, meio que enjoei de eróticos, a leitura desse não me atrai muito, mas não vou descartar ainda, quem sabe um dia eu leia *_* Ótima resenha^^

    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/
    PARTICIPE DO NOSSO SORTEIO DE 1 ANO -
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/2016/06/aniversario-1-ano-resenha-atual.html

    ResponderExcluir
  14. Vixe, Marcos... Então é um novo "50 Tons de Cinza", né? Nada de novo, nada de interessante. Apenas um projeto de mkt muito bem feito e uma diagramação bonitinha e atraente. Isso é triste.

    Um abraço!

    Blog || Fan Page

    ResponderExcluir
  15. Helloo, Marcos! Tudo numa nice?!
    Quando vi que tinha resenha desse livro aqui vim conferir a sua opinião. Eu não leio livros hot, new adult, erótico, romances de época e nada relacionado. São sempre obras clichês, os personagens não são bem desenvolvidos - alguns - e eu não curto esse tipo de estória. Não sou muito de romances. Eu li outra resenha desse livro em um blog e achei o motivo pelo qual ela decidiu ser acompanhante muito fubá, mas enfim... Saber que a escrita da autora é fraca é um desalento. De qualquer maneira eu passaria longe desse livro somente pela capa.
    Ótima resenha como sempre.
    Beijin...
    Pieces of Alana Gabriela

    ResponderExcluir
  16. Oi Marcos!
    Gosto muito de ler suas resenhas, porque além de serem muito bem detalhadas, transmitem sinceridade e o que você verdadeiramente pensa sobre as obras. Quanto a esse livro e a série do mesmo, tenho visto um grande destaque de publicidade, mas parece que realmente não é tudo isso. Que pena. Esse gênero não me chama muito a atenção, então eu não havia criado nenhuma expectativa sobre o mesmo,mas aos fãs desse estilo de leitura, talvez venham a se decepcionar. Obrigada por suas palavras. Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Não é a primeira resenha que leio do livro mostrando que ele não é toda essa coca cola que a editora está colocando. Concordo com a parte do marketing, pois até eu me senti interessada pela série (embora sejam 12 livros e eu tô fora). Contudo, ando meia cansada do mais do mesmo, ou dos clichês, então, não vou gastar nenhum centavo no livro, obrigada.
    Imagino quantas pessoas vão sair decepcionadas após a leitura do livro

    ResponderExcluir
  18. Olá, Marcos.
    Quando vi que tinha resenha desse livro aqui já pensei que sua opinião seria essa mesmo. Tenho lido algumas resenhas desse livro e apesar de querer ler, não posso negar que tem muita coisas nele que me incomoda. Primeiro não entendo o porque de lanar esse monte de livros se são finos, podia ser uns três ou quatro em cada livros. Isso tem outro nome e é tirar dinheiro do leitor. E seguindo que apesar de ler livros hots ainda sou meio das antigas e não entendo isso dela dormir co um cara diferente por mês e por dinheiro.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  19. Olá, Marcos.
    Uma coisa que já me fez fugir desse livro logo de cara foi saber que é uma série de doze livros! Nossa, não tenho paciência para tanto. Sem contar que o enredo não é tão motivante assim.
    Poucas vezes eu vi você expor os pontos negativos de um livro de forma tão incisiva e juntamente com a certeza de que você é totalmente sincero em suas resenhas, vou passar longe de desse livro.
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  20. Oi Marcos, tudo bem? Tá aí um livro-série que eu não leria. Fujo muito desses livros eróticos. Geralmente eles dizem que são diferentes, mas quando você vai ler é o mesmo bláblá de sempre. Mas sabe que uma menina que gosta de hots, disse que não curtiu o livro? Que ele não tinha cenas e descrições suficientes para ser chamado de tal? Então não sei.... acho que a editora errou, pois não tá agradando nem um público, nem outro :P
    Mas o marketing está forte, com certeza :3
    beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Eu quero ler essa série, mas já não estou esperando muito dela. Sei que será bem clichê, mas eu gosto de clichês, sabe? haha
    Também acho que eles investiram muito no marketing, espero que a obra não me desagrade.

    ResponderExcluir
  22. se a obra é boa eu não sei, mas que realmente eu tenho que concordar contigo que o investimento no marketing foi grande.
    eu não tenho problema com romances hots, mas parece q vão ser 12 livros com a mesma coisa!! e sim eu tb tenho abuso desses de ceo + menina ingenua. parece q no brasil eles só sabem trazer do mesmo estilo...

    ResponderExcluir
  23. Oi, Marcos
    Antes de ler sua resenha já imaginei sua opinião, não é todo mundo que gostou desse livro. Muitas vezes gosto do clichê e previsível, mas gostar de uma leitura envolve o um conjunto de diversos elementos, não é?
    Se tivesse oportunidade de ler essa obra, eu leria pois gosto do gênero, mas não compraria.
    Ótima resenha como sempre.

    ResponderExcluir
  24. Olá.
    Gosto de livros do gênero, então essa obra chamou a minha atenção desde que foi lançada. A proposta do livro é interessante, e me deixa um pouco desanimada saber que a autora pecou em alguns elementos e torna o livro um pouco mais do mesmo de tudo o que vemos por aí nesse gênero.
    Apesar disso, ainda quero conferir a obra. Pode servir ao menos para uma leitura mais leve de fim de semana, para fugir de livros mais densos.

    Confissões de uma Mãe Leitora

    ResponderExcluir
  25. Oláá
    Nossa, é muito triste quando uma obra tão vendida se resume não a obra, mas sim ao marketing editorial, espero que os onze ´próximos livros naõ sigam por esse caminho!
    Abraçoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  26. Marcos
    posso dizer que sou especialista neste gênero e concordo plenamente com você. O livro é raso demais e até o lado Hot é fraquinho. Já li Fevereiro também é não melhora. Não entendi o porque de tanto sucesso. Como leio as séries que início até finalizá-las, minha esperança é que a autora consiga crescer durante os próximos, mas não acredito muito.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
  27. Realmente a forma como a Verus divulgou essa série foi maravilhosamente bem, as capas ficaram lindas, os banners, entre outras coisas, e todo esse aparato me fez imaginar que o livro seria extraordinário, e não é bem isso. Estou curiosa para conhecer e ler os livros, porém por aborda um gênero hot, já não estou tão ansiosa pela leitura, e pretendo esperar sair mais livros, para começar adquiri-los.

    ResponderExcluir
  28. Desde que lançou esses livros estou em dúvida! A editora fez uma grande publicidade!
    Alguns falam bem outros mal! Só lendo mesmo pra concluir minha opinião!

    ResponderExcluir
  29. Não gosto muito destes gêneros hots, desde "50 tons de cinza" que este gênero vem aparecendo muito e é sempre a mesma história. Confesso que pensei que está série de livros seria diferente, pois ela começa diferente, mas pela sua resenha percebi que o desenrolar é o mesmo. Eu gosto de ler para me descontrair, faço muito a "leitura do entretenimento" mas este livro não me agradou, não me chamou a atenção. A diagramação realmente é bem bonita. Gostei muito da resenha.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  30. Marcos, me desculpe por favor, mas... TO RINDO!!!
    Sério, nunca te imaginei lendo um livro erótico.
    Você lê livros tão cultos e impactantes, que acredito, deve ter sido uma tortura ler esse né?
    Minha opinião: Amei sua resenha, parabéns pela coragem de dizer o que achou com sinceridade!
    Eu detestei a editora ter publicado essa série, não passa a meu ver, de uma apologia a prostituição, como se fosse o melhor caminho a seguir. Tudo muito bom, muito certo, e maravilhoso.
    Cada uma faz o que quer de sua vida, agora não venham com livros estapafúrdios querendo nos fazer aceitar e engolir como se fosse o céu na terra.

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo