13/08/2016

Resenha: Pietr, o letão

Livro: Pietr, o letão
Autor: Georges Simenon
Editora: Companhia das Letras
ISBN: 9788535924145
Ano: 2014
Páginas: 168
Compre: Aqui


Sinopse:

Pietr, o letão é o primeiro romance protagonizado pelo comissário Maigret. Após um corpo ser encontrado no banheiro de um trem, o detetive é levado de bares sombrios a hotéis de luxo enquanto investiga a verdadeira identidade de Pietr, o letão suspeito do crime.

Resenha:

Georges Simenon é um dos autores, de língua francesa, mais traduzido do mundo e já escreveu mais de 400 livros, incluindo seus pseudônimos. Com esse breve histórico, nem preciso dizer que estava com muitas expectativas sobre a obra. Porém, infelizmente, o autor não atingiu tudo o que eu esperava, apesar de ter escrito um bom livro.

O comissário Maigret recebeu a descrição de Pietr, o letão, suspeito de diversos crimes. O policial então, sabendo que o criminoso estava chegando à cidade, vai à estação de trem para que ficasse, desde o desembarque, à espreita do criminoso. Porém, apesar de ver um suspeito de ser Pietr na estação, sua atenção é atraía para um crime que aconteceu do banheiro do trem em que o suposto letão chegou.

A investigação do crime no banheiro leva o policial a suspeitar do homem que supostamente seria Pietr. Porém, como não tem nenhuma prova disso, ele apenas fica no pé do investigado, a fim de que ele confesse o crime. Porém, o comissário tem que tomar muito cuidado, pois o suspeito é estrangeiro e muito rico; acusá-lo sem provas pode causar um problema de magnitude internacional.
“Suas pernas comprimiam o cadáver. Ergueu o tronco deste último e, no peito, sobre a camisa e o paletó, percebeu vestígios de queimadura provocados por um tiro disparado à queima-roupa. Formavam uma grande mancha enegrecida, em que se mesclava o púrpura violáceo do sangue”.
Simenon conduz o enredo de uma forma bem diferente do que eu imaginava. Nunca tinha lido um livro policial onde o investigador tenha tanta certeza e não tenha nenhuma prova concreta. Em muitos momentos, a perseguição parece muito mais psicológica do que física, em um jogo de gato e rato.

O meu grande problema com o livro, que o fez não alcançar toda a expectativa que eu tinha, foi a forma pouco clara que o comissário conduziu a investigação em alguns momentos. E o pior: isso não é explicado posteriormente. Em dados instantes, tudo parece que foi uma tacada de sorte de Maigret.

Tirando esses momentos de investigação obscura, posso dizer que a narrativa é extremamente fluída e os diálogos bem inteligentes. Os personagens, em sua maior parte, são bem construídos, principalmente Maigret e o suposto Pietr. Porém, entre os dois, ainda prefiro o segundo por estar no limite entre a genialidade e a insanidade.
“Sua ficha, que Maigret tinha no bolso, apontava: ‘Indivíduo de grande astúcia e perigoso, nacionalidade indeterminada, origem nórdica. Presumidamente letão ou estoniano: fala russo, francês, inglês e alemão com fluência’”.
De modo geral, posso dizer a leitura foi muito agradável, apesar do ponto negativo. Indico a leitura para quem gosta de livros policiais, principalmente para iniciantes no gênero. Quem procura uma trama mais profunda e intricada provavelmente não se satisfará por completo com a obra.



Comentários
23 Comentários

23 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar nesse livro, e até que a sinopse num primeiro momento me cativou, quase não leio livro policial, e a forma como a investigação vai se desenvolvendo mais pro lado psicológico do que físico me deixou interessada nessa leitura, porque ainda não tinha visto nenhum história parecida, mesmo que a trama algumas vezes ficou obscura, ainda sim acho que vale a pena da uma chance a essa leitura, principalmente pelo fato de que vou gostar bastante dessa leitura.

    ResponderExcluir
  2. Não sou fã de livros policiais,e pela resenha já vi que não ficaria surprea ao ler!

    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcos, tudo bem?
    Eu adoro tramas policias, cresci lendo esse gênero, risos..Gostei da forma como ele conduzi a investigação, pois se ele tem tanta certeza e nenhuma prova, pode levantar a suspeita de que é uma perseguição e que de repente, o culpado pode ser outro. Fiquei em dúvida se leria pela ausência de explicação, sinceramente não sei se isso me incomodaria. Mas como disse no fim, apesar disso parece ser um bom livro. Sua resenha ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não li nada ainda desse autor, mas comprei um pra conhecer.
    Gostei da resenha, como sempre, principalmente por você citar esse seu ponto negativo. Senti que o personagem é do tipo teimoso, rsrs. Acho que vou gostar disso :)

    Bjks

    Lelê

    ResponderExcluir
  5. Não achei a capa tão atrativa, mas por ser um livro policial acho que esta bom. Gostei da sinopse, aprece ser uma leitura instigante. Gosto de livros policiais. Certamente irá para minha lista

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia este autor francês. Uma pena que o livro não atingiu todas as suas expectativas. Achei uma pena que os meios de investigação não tenham sido bem detalhados, deixando que o investigador tivesse, ou parecesse, que teve apenas sorte. Eu gostei da capa, chama a atenção. Gostei da resenha e dos ponto levantados, mesmo com os pontos negativos fiquei com vontade de conferir a obra.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  7. Olá, Marcos.
    Nossa esse autor tem tempo para viver? hehe. Nunca li nada dele e não conheço o detetive. Mas já tinha lido outras resenhas desse livro e achei interessante você falar sobre a instigação não ter sido clara porque eu li exatamente isso em outras resenhas hehe. Apesar de gostar de livros do gênero, não sei se leria esse.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oi Marcos, tudo bem?
    Eu ainda não li nada do autor, o que é uma grande vergonha :(
    Preciso fazer uma lista de autores obrigatórios para ler hahahha
    Como eu gosto de livros policiais e curtinhos, com certeza daria uma chance ao livro.
    Mas acho que também não iria curtir tanto assim, levando em conta os pontos que você citou. Mas só lendo para saber :3
    Beijooos
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Marcos, acho que nunca li nenhum livro de autores franceses, e por mais que eu goste desse gênero, ainda não conhecia esse livro. Gostei da resenha mas não sei se lerei.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  10. Ainda bem que apesar dos pontos negativos, a leitura foi agradável. Achei meio forçado esse lance de perseguir o cara sem prova concreta, indo apenas na convicção, no instinto. Tem que existir pelo menos um motivo pra isso, e ser explicado ao leitor.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi
    nem conhecia esse autor, pena que a leitura não superou suas expectativas, mas pelo menos curtiu ela, eu curto leituras policiais, mas pra mim tem que ter ao menos uma prova concreta, antes de incriminar.


    Momento Crivelli

    ResponderExcluir
  12. Oi Marcos!

    Gosto muito do gênero, mas prefiro livros que expliquem mais, sejam mais realistas sabe? Não gostei muito do protagonista acertar tudo e não ter uma explicação lógica... enfim, não leria agora, mas quem sabe um dia??? rsrsrsrs

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Gosto muito do gênero policial, é um dos meus preferidos. Já havia lido sobre esse livro, porém a premissa não me chamou muito a atenção. Mas agora, lendo sua resenha, fiquei um pouco mais curiosa. Apesar do ponto negativo, que você citou, ainda acredito que será uma boa leitura. Ótima resenha, como sempre. Abraços.

    ResponderExcluir
  14. O que mais me atraiu no livro foi o gênero, porque eu gosto bastante de livros que abordam investigação. Apesar disso, eu acabei ficando com um pé atrás, por ver que você acabou criando expectativas demais para o livro, e ele não lhe satisfez. Irei ler um pouco mais sobre o livro e verei se lerei ou não. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  15. Olá Marcos.
    Eu faço parte das pessoas que procuram por uma trama mais profunda. O que eu gosto em romances policiais é justamente o desenvolver do mistério e a busca pelo culpado. E isso não parece estar presente no livro.

    ResponderExcluir
  16. Olá Marcos!
    Adorei a sinopse e a sua resenha, mto bom saber dos pontos positivos e negativos do livro até pq nunca li nd do autor, pretendo ler mais do gênero que leio mto pouco...Que sabe já não começo com este...
    Enredo mto bom tbm, qro conferir assim que possível!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Bom, não costumo ler romance policial, mas gostei bastante deste! E como você disse que é bom para iniciantes, ele vai para a minha lista de leituras!

    ResponderExcluir
  18. Oi, Marcos
    Esse livro do autor eu ainda não conhecia. Que pena que foi abaixo de suas expectativas. Uma investigação sem as explicações necessárias no final, talvez também não fosse me agradar.
    Quem sabe me anime a ler futuramente.

    ResponderExcluir
  19. Eu gosto do gênero policial, então acho que acabaria gostando da obra, apesar do ponto negativo que você citou. Mas o enredo não me chamou muito a atenção, por que eu acho ruim um investigador que não tem provas concretas de quem é o criminoso. De qualquer forma, talvez um dia eu venha a ler o livro.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  20. Gostei da sinopse e apesar da tua resenha não ter dado aqueles 100% nele eu curti. Parece ter uma atmosfera bem noir.

    ResponderExcluir
  21. Oi Marcos
    Apesar do autor ter escrito muitos livros acho que nunca li nada dele. fiquei curiosa para saber como o policial vai conseguir suas provas, já que o assassino é tão inteligente.
    Abraços, 
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Top Comentarista de agosto, serão 3 ganhadores e você pode ganhar um livro a sua escolha

    ResponderExcluir
  22. Oi Marcos...
    Ainda não conhecia esse livro... Gosto bastante de livros policiais... Pietr, pelo que você coloca parece ser realmente genial... Fiquei bastante curiosa em saber como vai ser o desenrolar dessa trama.
    Abraços...

    ResponderExcluir
  23. Não conhecia o autor nem a obra, e confesso que não curti tanto, acho que não é o meu forte, mas se tiver oportunidade, lerei sim, pra conhecer melhor e quem sabe, não viro fã? rs
    bjs

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo