19/01/2017

Resenha: Histórias Assustadoras Para Contar No Escuro

Título: Histórias Assustadoras Para Contar No Escuro
Autores: Alvin Schwartz
Editora: José Olympio
ISBN: 9788503012850
Ano: 2016
Páginas: 128
Compre: Aqui

Sinopse:

Uma seleção imperdível de contos de terror, histórias de vinganças cruéis e relatos sobrenaturais, recontados por Alvin Schwartz. Alvin Schwartz escolheu as histórias do folclore americano e as lendas urbanas mais inquietantes e que fazem todo mundo tremer de medo há muito tempo. Isso porque essa tradição de contar histórias de terror começou há milhares de anos, com grupos se divertindo e se reunindo em volta de fogueiras para ver quem assustava mais. E é claro que um pouco de escuridão e muito silêncio fazem toda a diferença na hora de contar. Neste livro, você vai aprender como deixar todo mundo horrorizado e imaginando as criaturas mais estranhas e arrepiantes. Um livro perfeito para ser lido no escuro!

Resenha:

Achei o título interessante e, por isso, não cheguei nem a ler direito a sinopse antes de solicitar esse exemplar. Mesmo assim gostei muito das histórias relatadas no livro. Quer saber o porquê? Confira abaixo.

Quando iniciei a leitura, não imaginava que o autor nos ensinaria a contar a maioria das histórias desse livro; ele dividiu em alguns capítulos histórias com assuntos em comum como: vingança, fantasma, assombração, relatos sobrenaturais e mistérios.

São em sua maioria histórias curtas que não passam de cinco páginas; no início não estava achando assustador e nem algo que dê medo, mas o livro é justamente para nos ensinar a contar histórias para amedrontar nossos amigos. Não respeitei a regra de ler no escuro e nem a noite, talvez, se tivesse feito, teria criado um suspense melhor.


Dentre os contos do livro, gostei bastante do Estou amarrada, corajoso andarilho; A garota que ficou de pé sobre uma sepultura e Os faróis. Gostei de muitos outras histórias e contos, mas esses três são o destaque da obra para mim.

Nas últimas páginas, o autor conta para o leitor como cada lenda surgiu ou teve sua origem, e percebe-se que a maioria, ou até todos os contos com suas lendas urbanas e folclore, são mais conhecidos pelos estadunidenses; então, para mim, cada história foi uma surpresa por não a conhecer e nem reparar que estava lendo uma nova versão.

Li o livro em menos de duas horas por ser curtinho e a escrita do autor ser rápida e envolvente. Diria que a história seria bem mais aproveitada pelas crianças para poder se divertir assustando seus colegas, porque eu não me vejo contando histórias de terror; no meu caso, eu seria a ouvinte. Então, quem gosta de contar histórias assustadoras pode utilizar as que estão nessa seleção.


Não há muito o que falar sem dar spoilers e por ser uma seleção de vários contos, fico restrita a falar poucas coisas a respeito do livro. No geral, gostei das histórias, principalmente das que favoritei, mas, como disse, talvez dê mais certo com crianças ou pré-adolescentes.

Acho que esse é o meu primeiro livro lido da José Olympio, não consigo lembrar de outro que eu possa ter desbravado; mas de qualquer forma, a capa está linda e condizente com a obra, a tradução da Cristiane Pacanowski ficou excelente, a revisão e diagramação estão ótimas. 

Se você gosta de contos curtos e inesquecíveis, vai adorar conhecer as inúmeras lendas urbanas e do folclore americano que estão nesse livro. E lembre-se: leia no escuro.

Outras fotos:





Comentários
16 Comentários

16 comentários:

  1. Oi, Thais!
    Achei a capa linda!
    Eu gosto muito de contos de terror e por isso acho que esse livro seria perfeito pra mim. Eu com certeza leria no escuro. hahaha
    Adorei a resenha!^^
    Beijo

    Canastra Literária | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  2. Oi, Thaís!
    Adorei conhecer esse livro que têm vários contos de terror reunidos!! O livro é bem curtinho mais gostei muito das ilustrações dele! Amei a indicação!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  3. Sou apaixonada por contos. Ainda mais quando trazem assuntos que eu não domine bem, como o terror.
    Apesar de gostar e muito, não é meu gênero favorito(por ser meio medrosa),mas irei procurar o livro para ler.
    A capa é linda e as ilustrações, impecáveis!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Amo contos, ainda mais se eles forem de terror.
    Adorei as fotos do livro e gostaria muito de ler, as ilustrações são ótimas.
    Art of life and books

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Adoro livros com ilustrações. E contos de terror, melhor ainda. Claro que já está na minha lista.
    Ótima indicação! Gosto muito das suas resenhas, parabéns.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Thaís!
    Apesar de não curtir muito filme de terror, amo histórias. Com certeza irei ler, mas não seguindo o conselho hhahahah
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  7. Oi, Thais!
    Eu sou meio medrosa, poderia ficar com uns medinhos, mas agora que vi as fotos do interior do livro, que realmente ensina a contar histórias, com gritos e pulos, achei bem bacana a premissa.
    Quem sabe contar isso numa fazenda, à noite, no escuro, dê medo mesmo, haha.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
  8. Thaís!
    Eu já tinha lido uma resenha do livro, adorei!
    Sem contar que as ilustrações que estão lindas né..Qroo mto ler!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. OI Thaís! Ao que parece a edição é linda, mesmo não dando medo parece ser um livro bom pra tentar amedorentar os outros! As crianças sempre adoram que a gente conte histórias de terror né?

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Oi Thaís! Adorei a capa, nunca li nenhum livro desse tipo, pode ser um bom começo :D Amei sua resenha!

    melninas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu acho muito interessante a ideia do livro de ensinar as pessoas a darem sustos nos outros ao longo da leitura do conto. Eu também não me vejo lendo os contos e dando susto nos outros, rsrs. Deixa a cargo das crianças os sustos mas a meu cargo conhecer a aproveitar todos os contos!

    ResponderExcluir
  12. Amo contos de terror, esse livro está tão em ilustrado!


    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  13. Thaís!
    Fico bem feliz em ver que os contos, seja em que estilo for, estão de volta.
    E contos de terror são o máximo, ando nessa vibe de terror desde o final do ano passado.
    E poder aprender como contar histórias de terror para assustar os amigos deve ser legal!
    “Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  14. Adoro livro de contos, adoro livros assim!!!
    Quero!!

    Bjksssssss

    ResponderExcluir
  15. A diagramação deste livro é linda. Eu gosto de histórias de terror, uma pena que esses contos não deem tanto medo, mas mesmo assim acho que vale a leitura, e talvez ajude mesmo ler no escuro.. rs...
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  16. Eu não sabia que o livro tinha contos mais dos estadunidenses, pensava que eram só contos brasileiros. Fiquei com mais vontade ainda de ler porque pra mim também vai ser uma surpresa. Tenho certeza que vai ser uma leitura rápida pra mim também porque o livro é bem fininho e eu gosto do gênero.

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo