09/06/2017

Resenha: Alena

Título: Alena
Autor: Kim W. Andersson
Editora: AVEC Editora
ISBN: 9788567901671
Ano: 2017
Páginas: 120
Compre: Com a AVEC ou na Amazon

Sinopse:

A vida de Alena é um inferno. Desde que começou a estudar em um colégio cheio de colegas esnobes, ela sofre bullying de Filippa e das outras meninas do time de lacrosse. A melhor amiga de Alena acha que já chega de aguentar todo esse abuso. Seja da conselheira, do diretor, de Filippa ou de qualquer outra pessoa nessa escola repulsiva. Josefin promete resolver o assunto por conta própria a menos que Alena dê o troco. Só existe um problema: Josefin está morta há um ano.

Resenha:

Alena tinha uma vida mais ou menos normal na sua antiga escola, até que o improvável aconteceu: a morte de Josefin, sua melhor amiga. Extremamente abalada com o ocorrido, resolve deixar tudo para trás e tentar seguir em frente, em outro lugar, em outra escola. Contudo, seu novo colégio está bem longe de ser o céu. Sua vida parece estar em uma ladeira, indo sempre mais para o fundo.

Alena é a garota mais pobre da escola, depende de uma bolsa para estudar. Ademais, é considerada o patinho feio; não se encaixa, não se mistura com os colegas. Porém, a sensação de diferença vai piorando quando as ofensas verbais se tornam físicas. Os insultos são frequentes e as ameaças ainda mais. Alena quer mudar, quer ser um pouco como Josefin, mas parece não ter forças.

Josefin, presente, apesar de morta – seria realmente um fantasma ou um distúrbio? –, diz que se Alena não der um jeito nessa situação, ela dará. A finada não aguenta mais ver o sofrimento da pessoa que ama e a quer feliz. Porém, as formas que Josefin pretende empregar para resolver o problema não são nada tradicionais. Ao contrário, ela pretende dar o troco, algumas vezes antecipadamente. Ela quer ser temida. E quando uma morta deseja ser temida, os vivos deveriam tremer.


Partindo dessa premissa, Kim W. Andersson cria uma Graphic Novel que mistura elementos bem presentes em nosso mundo – o bullying, sentimento de rejeição e preconceito – com suspense, sobrenatural e terror. A combinação não poderia dar um resultado diferente: é simplesmente espetacular. O enredo é tão bem amarrado que é impossível não se impressionar com tudo que acontece.

O ponto chave para que o objetivo de Alena seja alcançado tão bem é o trabalho intenso para o aprofundamento dos personagens. Em poucas palavras e imagens, Alena e Josefin ganham uma carga emocional e psicológica fora do comum. Isso as tornam únicas, assim como o enredo que é desenvolvido. Esse elemento, junto com as ilustrações espetaculares, fazem o trabalho merecer aplausos.

Aliás, o aspecto visual foi, sem dúvidas, um dos trunfos dessa novela. O desenhista soube deixar as ilustrações mais leves nos momentos adequados; ademais, no caminho progressivo de aumento da pressão e do terror, a coloração vermelha ganha vez, o sangue respinga e a escuridão se faz presente. Seja a dor ou a morte, Kim mostra um trabalho espetacular, tornando esta Graphic Novel impossível de ser ignorada.


O fato do enredo mesclar-se com a realidade também é essencial para a aproximação com o leitor. Afinal, aqui não temos apenas o terror pelo terror ou suspense pelo suspense. Encontramos uma razão mundana de ser; aliás, os temas trabalhados podem, inclusive, dialogar com experiências de quem lê. Afinal, infelizmente, as práticas violentas em ambientes escolares são cada vez mais comuns.

Além do bom enredo e do excelente aspecto gráfico, o trabalho da AVEC também merece elogios. A editora fez uma aposta mais do que acertada em buscar esse título na literatura sueca, fazendo uma tradução primorosa. Ademais, trouxe um material físico de grande qualidade, mostrando, inclusive, um capricho muito superior ao das editoras “tradicionais”.

Em suma, todos os elementos gritam: leia Alena. O enredo é bom e bem amarrado; a arte gráfica é sensacional e o trabalho da AVEC é impecável. Desbrave-a, você irá surpreender-se.

Outras fotos:








Comentários
14 Comentários

14 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Bom, eu não conhecia este livro, mas HQ's, histórias em quadrinhos, não fazem muito meu estilo de leituras, mas eu leria este livro, pois após ler sua opinião sobre, fiquei bem curiosa, e realmente a arte gráfica está bem caprichada e a história parece ser bem interessante.

    ResponderExcluir
  3. Confesso que mesmo não sendo um gênero que eu entenda ou goste,me peguei desejando muito conhecer mais sobre Alena e sua amiga vingativa.
    O sobrenatural me prende a atenção e isso de bullyng(assunto tão em alta, infelizmente) são certeza de um enredo bem construído.
    Vingança...Até que ponto?
    Se puder, quero ler e conferir de perto!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcos!
    Estou doida pra começar ler esse gênero, as ilustrações são lindas, a AVEC arrasa em suas obras, vou anotar a dica!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcos.
    Eu não sou muito fã de Graphic Novel não, mas achei essa premissa bem interessante e o fato de que ela brinca com a realidade ainda mais intrigante fiquei curiosa para saber qual será o desfecho da história apesar de tudo enfim mas não sei se essa é uma leitura para mim.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    A Graphic Novel aparenta ter um enredo forte e profundo, e personagens muito bem construídos. Gostei muito das ilustrações, acho que daria uma chance, sim.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    No momento que li a resenha já percebi que havia um tema bullying abordado na trama da história. A personagem tem um medo e raiva ao mesmo tempo, as ilustrações do HQ é incrível, não são meus estilo de leitura mas a obra é perfeita de como e mostrada o tema.

    ResponderExcluir
  8. Só pela resenha já fiquei doida pra ler! As ilustrações parecem perfeitas!


    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  9. Oi! Não costumo ler muito HQs, mas essa me chamou atenção!
    Gostei bastante da sinopse e da coisa toda de a menina ta morta e querer se vingar das pessoas da escola, junto com Alena!
    Achei bem marcante! Beijoss

    ResponderExcluir
  10. Oi, Marcos!!
    Adorei conhecer esse Hq, as ilustrações estão perfeitas e a premissa da história é bem realista. Sem dúvida quero muito ler esse Hq.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  11. Nossa, no começo da resenha pensei que seria uma história mediana, com algum assunto atual, porém meio recorrente, mas depois de ir lendo fui aprumando as costas! Achei a arte incrível e como você disse, a mescla de cores e expressões nos momentos caiu certinho! E tem sangue, fantasma! quero pra ontem!
    Bjoxx ♥

    ResponderExcluir
  12. Marcos!
    Bem completa a HQ, com enredo bom, traço fantástico, realidade misturado ao sobrenatural, junto com temas atuais, enfim, muito bom de ser lido.
    Desejo um ótimo final de semana!
    “É preciso já ser sábio para amar a sabedoria.” (Friedrich Schiller)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi.
    A arte dessa edição, realmente está fantástica. E o enredo prende a atenção, já que o tema é atual, mesmo tendo essa parte de sobrenatural, que dá o toque final.
    Gostei e espero ter a oportunidade de conferir, um dia desses.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Adorei, só pela espiada nos quadrinhos que apareceram aqui na resenha já deu vontade de ler hoje mesmo.

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo