08/04/2016

Resenha: Amores Proibidos na História do Brasil

Título: Amores Proibidos na História do Brasil
Autor: Maurício Oliveira
ISBN: 9788572446969
Editora: Contexto
Ano: 2012
Páginas: 160
Compre: Aqui

Sinopse:

A história de uma nação é feita não apenas de brados retumbantes, mas também de palavras de amor sussurradas, muitas vezes, às escondidas. Este livro conta as dificuldades que importantes personagens da nossa história tiveram para efetivar suas paixões, nem sempre aceitas pela sociedade. Os casais retratados neste livro viveram, cada um a seu modo, um romance proibido, deliciosamente apresentado pelo autor, o jornalista e pesquisador Maurício Oliveira. Os cenários são as ruas fracamente iluminadas do Rio de Janeiro, a cabine de um navio rumo à Europa e até um cemitério de São Paulo. Permeados por brigas, traições e separações, mas também por comunhão, romance e muito desejo, estes contos da vida real nos mostram que as grandes personalidades também estão sujeitas às intempéries e às delícias do amor. 

Resenha:

Apesar do nome e da capa, Amores Proibidos na História do Brasil não é um romance; ele é um livro de história. Porém, diferente dos demais livros do gênero, ele não pretende narrar fatos exaustivamente e nem mencionar uma sequência de datas. A proposta é a seguinte: apresentar a história do Brasil através de amores avassaladores e proibidos. Inovador e inteligente, sem dúvidas. Quer saber tudo que eu achei sobre a obra? Confira abaixo!

Para começar, aviso-lhes que não posso e não irei relatar todas as histórias de amor mencionadas no livro. Primeiro porque isso tiraria toda a surpresa da obra; em segundo lugar, a resenha ficaria grande e exaustiva. Por isso, escolhi dois romances para instigá-los. São eles: Dom Pedro I com a Marquesa de Santos e Oswald de Andrade com a Pagu. Os primeiros foram escolhidos pela influência na história brasileira. O outro casal, porque eu os adoro. Minha admiração por Oswald é tanta que seu livro Macunaíma foi o tema do meu trabalho final de graduação. Pagu, por sua vez, foi a primeira autora que li.


A vida de Dom Pedro I foi mais interessante do que você imagina. Mulherengo, inculto e debochado, Pedro vivia-a e meter-se em confusões pelo Brasil. Seu status e seu jeito galanteador fizeram estragos pelo país. Então, ele conheceu a Marquesa de Santos. Ela mexeu com seu âmago e bagunçou seus sentimentos. O grande problema era: o Imperador era casado.
“Amores proibidos nunca foram fáceis. Por influência de algum mecanismo insensato da psique humana, as paixões se tornam ainda mais sedutoras, perturbadoras e atraentes quando há algum impedimento para que se realizem em toda sua plenitude. É justamente na impossibilidade de se entregar plenamente ao outro que o mais nobre dos sentimentos acaba muitas vezes se confundido com os seus opostos, a dor e o sofrimento” (p. 10).
A partir da relação adúltera do Imperador, somos levados a conhecer mais sobre o período em que Dom Pedro I foi o governante do Brasil. Dando maior foco no romance do que na história brasileira propriamente dita, Maurício Oliveira ensina muito sobre a cultura brasileira da época e sobre as relações de poder. Todo o “conhecimento” é passado de maneira indireta, onde o leitor aprende enquanto está focado em tentar descobrir o desfecho do romance para lá de conturbado.

Com Oswald e Pagu, o amor proibido também apareceu. Oswald era um homem inteligente, culto e sedutor. Era casado com uma mulher talentosa, também muito culta e uma das melhores pintoras brasileiras: Tarsila do Amaral – aquela mesmo que pintou O Abaporu e Os Operários –. Tudo para ser o relacionamento perfeito, certo? Errado. Na vida de ambos surgiu Patrícia Galvão, a Pagu. Escritora talentosa, ela acabou por despertar o desejo de Oswald. Pagu, por sua vez, não o amava, mas sentia-se atraída por sua inteligência. Não deu outra: tornaram-se amantes. O que aconteceu? Você precisa ler o livro para descobrir.


Esse romance eu já conhecia. Primeiro porque eu sou fã dos três envolvidos; além disso, sempre estudei com afinco o período do Modernismo. Contudo, ainda assim, descobri uma série de novidades, o que foi incrível. Ademais, o autor ainda repete a sua estratégia: nos mantém focados no romance e, durante a narrativa, instrui sobre o Modernismo, sobre o governo de Getúlio, sobre o Partido Comunista e outros fatos da época. Uma aula de história sob a óptica do amor.
“Fazendo jus à fama de mulherengo, Dom Pedro arriscava algumas conquistas amorosas pelo caminho. Mesmo depois de cinco anos de casamento com a princesa Leopoldina, conhecer mulheres continuava sendo quase uma compulsão” (p. 30).
Outro fato que faz o livro tornar-se interessante, além da estratégia de ensino do autor, é a sua escrita. Ao contrário dos livros de história tradicional, Maurício opta por uma narrativa bem próxima ao dos livros literários, o que deixará até o leitor mais inexperiente à vontade. Além disso, o fato de passar conteúdos de maneira simplificada é um atrativo a mais.

Se todo o conteúdo é muito bom, também não tenho o que reclamar da parte física. A capa é muito bonita e combina com o clima de romance da obra. Além disso, a diagramação está muito boa, com letras em um tamanho agradável e um bom espaçamento. A revisão está perfeita, o que já é padrão da editora. Desta forma, só tenho elogios para o excelente trabalho da Contexto.


Após todos os fatos apresentados, resta-me indicar a obra. Se você quer conhecer mais sobre o Brasil enquanto descobre detalhes dos amores que abalaram nosso país, esse livro é para você. Sem dúvidas, ele irá te agradar.



Comentários
30 Comentários

30 comentários:

  1. Oi Marcos,
    Infelizmente, não me chama a atenção. Mas sua resenha me foi muito útil, rs.
    Esse nome e capa me enganariam facilmente, compraria achando que era romance.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Adorei a premissa do livro... Acho interessante conhecer um pouco mais a fundo esses 'casais proibidos' que fizeram parte de diversos momentos da história do Brasil. Confesso que a era do Modernismo também é uma das minhas preferidas... E preciso conhecer o final desse triângulo amoroso...
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Achei interessante falar de namoros proibidos, pois faz parte da história do nosso pais, gosto de livros que mesmo tendo dois assuntos, focam sempre no romance

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcos!

    Desde a primeira vez que li sua resenha deste livro, fiquei curiosa. Claro que o coloquei na minha lista de desejados e espero lê-lo assim que possível.

    Gosto muito de história, e saber os romances que fazem parte dela, me deixa ainda mais curiosa para também desfrutar dessa leitura!

    Como sempre, adorei a resenha!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  5. Oi, Marcos!
    São poucas épocas da história do Brasil que eu tenho prazer de ler. Os romances descritos no livro são justamente das épocas que me agradam.
    Eu nunca ia adivinhar que não era romance se não fosse pela sua resenha.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  6. Oieee!!!

    Nossa! Eu não conhecia este livro. Adorei!! Tempos atrás comprei o Histórias Íntimas que tem essa mesma pegada.

    Adorei!!!

    Bjks

    Lelê

    ResponderExcluir
  7. Gostei da resenha, mas acho que não leria.
    Não me conquistou. rs
    Beijos!

    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  8. Olá Marcos, tudo bem?

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui no blog, parece muito bom e gosto demais do gênero, dica anotada....abraço.



    http://www.devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Marcos
    Fiquei super interessada no livro,não só por sua resenha mas também porque no cursinho hoje de manhã, o professor falou justamente do reinado de Portugal, e comentou sobre essee romances. Adorei! Quero muito ler. Macuina, é um livro muito bom também.
    Beijos e parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  10. De novo você indicando livro nacionais, fico muito feliz em ver isso. Não conhecia o livro mas gostei dessa parte dele que engloba a história mesmo, vou dar uma olhada.

    Abraços.
    aressacaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Pela capa eu não me interessei muito, mas ao ler a sua resenha percebi o quão interessante é o livro. Adoro história, principalmente a história do Brasil, então fiquei super interessada em saber mais a partir de uma outra perspectiva.

    Beijokas da Mylloka
    http://myllokasecret.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Helloo, Marcos! Tudo numa nice?!
    OMG!! OMG!! Vamos falar sobre História! *-* Melhor matéria ahaha. Eu faço Letras Inglês então as duas estão empatadas.
    A verdade é que eu eu tenho uma certa afinidade e sempre fui viciada em contexto histórico. Muita gente reclamava de História do Brasil no colégio, dizendo que não tinha nada de interessante aqui, só a escravidão, a cana e o café e, por isso, preferia mais História Geral que tinha mais assuntos, aquele contexto medieval e os acontecimentos mais marcantes e, em alguns casos, catastróficos. Acredito que cada História tem o seu ponto alto então não prefiro uma mais que outra - já que estamos usando uma separação pedagógica que os professores gostam de utilizar na escola. Eu gosto das duas, sabe? Para mim tudo é História!!
    Conheço poucos títulos dessa editora, porém já li alguns por causa da faculdade.
    Ah, mas eu já sabia que o Dom Pedro era mulherengo, o meu professor gostava de contar certas coisinhas para a gente que outros professores não contavam. Eu sou muito curiosa e gosto de saber tudo. É tanto que estudei a vida de Gavrilo Princip. Anyway, estou me estendendo muito. Eu gostei demais da proposta desse livro, só não curti um pouco a capa, achei meio bláh. Mas o que importa é o conteúdo, né?!
    Enfim, ótima resenha.
    Beijin...
    Pieces of Alana Gabriela

    ResponderExcluir
  13. Olá, Marcos.
    Acho que já comentei aqui o quanto sou ruim em história. Era matéria que eu ia de mal a pior na escola. Então não tenho interesses em livros que esse seja o foco. Mas como esse livro tem uma outra pegada, acho que até eu me interessaria e pegaria gosto pela matéria. Foi assim quando li 1808. Acho que se na época eu tivesse lido esse tipo de livro, teria me saído melhor hehe. Dica anotada.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Achei a ideia do autor muito boa!
    Não gosto muito de livros de história, pois acho muito cansativos.. Mas esse caso parece ser bem diferente, me despertou bastante interesse.
    Saber um pouquinho de história lendo romances parece ser uma coisa divertida de se fazer haha
    Vou até colocar na minha lista de desejados!

    ResponderExcluir
  15. Eu com certeza o leria, principalmente por ser romance. Achei a ideia bastante diferente, por trazer personagens tao importantes pro Brasil. Gosto bastante de muitos deles que foram pessoas inteligentes e surpreendentes, ao meu ver.
    Boa noite!

    ResponderExcluir
  16. Gostei bastante da premissa do livro. Apesar de não ser uma grande fã de história, eu gosto de livros que falam de fatos marcantes da história não só do Brasil, mas do mundo, de uma forma diferente. E nunca vi um livro que usasse romances para contar acontecimentos do nosso país. Fiquei bem curiosa e pretendo ler quando puder.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  17. Marcos,a ideia me pareceu bem diferenciada de tudo que já vi.Realmente conflitos de amor podem alcançar quaisquer corações desprevenidos e de surpresa.D.Pedro I é um exemplo,mesmo casado,não resistiu,assim como Oswald e muitos outros sem nomes.Gostei de saber que a escrita é bem próxima de livros literários.Interessada em conferir,bjs!

    ResponderExcluir
  18. Ei, não querendo defender, mas já defendendo... Não querendo puxar a sardinha para meu prato, já puxando... Livros de história não narram mais fatos exaustivamente há quase um século! Historiadores já entenderam que enfileirar fatos em ordem cronológica ainda não é História. A Nova História Cultural Inglesa e a Nova História Cultural Francesa desde o inicio do século XX mudaram MUITO a escrita da história e até mesmo os objetos de pesquisa. Se antes se pesquisava a história politica os "Grandes Acontecimentos" hoje a gente se interessa por temas mais "corriqueiros" como cotidiano, modos de fazer, sensibilidades e até mesmo sentimentos como o amor - objeto de estudo desse livro. Claro que como historiadores não são romancistas alguns de nossos trabalhos não são de fácil leitura para ninguém e a sociedade que não é obrigada a ler acaba não lendo mesmo deixando o calhamaço/sopa de pedra para nós profissionais da área. Mas o Mauricio Oliveira não é exceção, cada vez mais autores como ele que se preocupam com a forma além do conteúdo do livro são frequentes! Mary Del Priore é um exemplo no Brasil, mas ela não é a única... e no resto do mundo, especialmente na França, existem inúmeros trabalhos gostosos de se ler.

    Embora meu objeto de estudo seja a educação, confesso que achei a temática escolhida pelo o autor muito legal, o amor sempre é um tema pertinente por ser central na vida das pessoas e sempre fico tentada a comprar esse livro afinal as histórias nele contidas correm o risco de encantar a mim e a meus alunos.

    P.S.: Desculpe pelo primeiro paragrafo do comentário. Não consegui me conter! Foi mais forte do que eu \o/ Não quis ser cri cri, da aula e etc... mas é sempre difícil!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  19. Oi, Marcos!
    A temática do livro é interessante, falar sobre o amor com pinceladas sobre a História do Brasil não é nada fácil visto que poucos se interessam por esse tema, via isso no Ensino Médio e Pré-Vestibular a maioria se interessa por História Geral e não a do Brasil, eu era o contrário, achava muito mais interessante a História do Brasil, uma pena que não era tão explorada nos lugares que estudei.
    Não gostei muito da capa mas a parte física é bonita e as histórias de amor dessa coletânea devem ser bastante agradáveis.

    Beijos,

    http://www.liliterario.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi, Marcos!
    A temática do livro é interessante, falar sobre o amor com pinceladas sobre a História do Brasil não é nada fácil visto que poucos se interessam por esse tema, via isso no Ensino Médio e Pré-Vestibular a maioria se interessa por História Geral e não a do Brasil, eu era o contrário, achava muito mais interessante a História do Brasil, uma pena que não era tão explorada nos lugares que estudei.
    Não gostei muito da capa mas a parte física é bonita e as histórias de amor dessa coletânea devem ser bastante agradáveis.

    Beijos,

    http://www.liliterario.com/

    ResponderExcluir
  21. Oi, Marcos
    Tenho muita curiosidade em ler esse livro e conhecer esses casos amorosos reais. Dom Pedro realmente era muito mulherengo, e gostaria de saber um pouquinho mais sobre as investidas dele. A traição que a Tarsila sofreu também, fiquei curiosa, pois não lembro da história toda.

    ResponderExcluir
  22. Apesar de não gostar do gênero, vou ler só para saber o desenvolver da estória desses personagens.
    Gostei muito da capa, pelo que você descreveu, combina bastante com o tema do livro.
    Não sou muito fã, de acontecimentos históricos, mas com certeza vou dar uma conferida nessa obra.
    Boa Tarde.
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Para mim que não sou chegada muito em história, esse livro parece ótimo, pois parece ensinar muito, e fazer isso de uma forma agradável!
    Dessa vez, a capa não me agradou muito não, mas ok!
    Enfim, ótima resenha, como sempre!

    ResponderExcluir
  24. Parace interessante, nao tem aquela historia de que o proibido e melhor? Kkkkkk Dom Pedro era muito mulherengo? Quis dizer sem carater ne? Kkkkkkkkmk


    http://naiamelo.blogspot.com.br (ciranda da bailarina)

    Abraco!

    ResponderExcluir
  25. Oi Marcos, tudo bem?
    Eu adoro história, então é claro que eu já adicionei este livro na minha lista de desejados. Será um dos próximos a adquirir. Eu acho a proposta deste livro muito bacana, ousada até, não é mesmo? Quero dizer, é um ponto de vista bem diferente do que costumamos ver por aí em livros que falam sobre história.
    Acho que vou adorar :)
    Beijooooo
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi Marcos
    Já li e resenhei este livro e também recomendo demais. O livro me prendeu do inicio ao fim e adorei conhecer um pouco mais sobre personagens tão famosos. E através das suas histórias românticas podemos também conhecer um pouco mais da situação política e social das épocas em que as mesmas se passam. Livro espetacular.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Sorteio da Trilogia O Inferno de Gabriel para 2 ganhadores

    ResponderExcluir
  27. Interessante essa forma que o autor escolheu para narrar fatos históricos do Brasil. Gostei muito dos contos selecionados por você, principalmente do Dom Pedro I com a Marquesa. gostei da resenha e da dica.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  28. Oi Marcos!
    Gostei mto da sinopse, achei diferente e mto interessante...
    Se tratando de personagens famosos assim fico mto curiosa pra conhecer mais á respeito...
    Gostei!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  29. Gosto de história, e esse parece ser um livro bom e interessante, mas acho que não lerei.
    bjs

    ResponderExcluir
  30. Sempre tive curiosidade sobre a vida de D Pedro, gostei muito que o livro fala um pouco sobre ele, nunca li nada do gênero e autora, poderia até ler, mas só me interessou um conto.

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo