31/05/2016

Resenha: Academia Jedi

Título: Academia Jedi
Autor: Jeffrey Brown
Editora: Aleph
ISBN: 9788576572671
Ano: 2015
Páginas: 176
Compre: Aqui

Sinopse:

O jovem Roan Novachez está ansioso! Agora que terminou a escola primária, tudo o que ele deseja é se juntar aos amigos na Academia de Pilotos. Mas seus planos vão por água abaixo quando ele descobre que foi rejeitado por essa escola e convidado a participar da “Academia Jedi”. Agora, sob a tutela do mestre Yoda e cercado por aliens, robôs e outros Jedi, Roan vai enfrentar todos os desafios comuns à idade, além de aprender diversas lições importantes, como utilizar a força, duelar com seu sabre de luz e o mais difícil: dançar com uma garota.

Sinopse:

Há livros que te ganham pela complexidade, pela estrutura inovadora e intrincada. Outras obras ganham o leitor pela simplicidade e beleza, pelas mensagens passadas através de atitudes simples. Academia Jedi, sem dúvidas, faz parte do segundo grupo. De maneira simples, mas profunda e inteligente, mostrou-se uma das melhores obras, se não for a melhor, do universo Star Wars.

Tudo começa quando Roan Novachez, após cursar a escola primária, chega à idade de escolher a academia na qual deverá se inscrever. Será nessa nova instituição onde ele continuará seus estudos e, juntamente, aprenderá uma profissão. Desta forma, seguindo o exemplo de seu pai e irmão, Roan se inscreve na Academia de Pilotos. Desde pequeno, ele sonhava em voar pelos céus e viver diversas aventuras. Porém, nem tudo sai como ele imagina.


Roan é recusado pela Academia de Pilotos, o que o frustra completamente. Para piorar, lhe é recomendado a Academia de Agricultura, vulgo “Academia de Plantinhas”. Para ele, nada poderia ser pior, é claro. Era terrível, vergonhoso. Ele, definitivamente, não queria ser um “cuidador de plantinhas”. Contudo, quando tudo parecia perdido, Roan recebe um convite para integrar a Academia Jedi, visto que a força era forte em seu ser. Sem muitas opções, aceita o convite. Nesse momento, sua sorte começa a mudar; ou não.
“Bem, agora sei para qual escola vou: Academia Jedi. Acho que não vai ser tão ruim. Sei que os Jedi usam um tipo de espada laser, o que me parece bem legal, embora mamãe tenha murmurado algo sobre tomar cuidado. Só não sei quando os Jedi usam essas espadas, porque acho que são diplomatas ou embaixadores a maior parte do tempo” (p. 18).
Partindo dessa premissa, Jeffrey Brown cria uma obra genial. Academia Jedi é uma mistura de um diário de Roan com as aventuras que ele vive no cotidiano escolar. De maneira simples, o autor envolve o leitor, o prende com as reviravoltas bem construídas e o diverte com a beleza dos problemas juvenis. Sem deixar, é claro, de problematizar a obra.

O livro pode ser lido em duas vertentes: a primeira é a introdução de leitores infantis no universo Star Wars. Nesse aspecto, não há nada o que reclamar. O autor consegue transferir muito bem os elementos da série adulta para o universo infantil, sem perder a beleza e a graça. Além disso, algumas piadas e tiradas tem total relação com os filmes, deixando, assim, a obra também muito interessante para o público adulto.


A segunda vertente da obra é tratar dos problemas vividos pelas crianças e adolescentes. O autor aborda como lidar com a dificuldade de aprendizado, mostra como vencer o bullying e apresenta a importância das amizades, de viver em grupo e como os amigos podem ajudar a vencer muitas dificuldades. Ou seja, além de inserir o público infanto-juvenil em universo rico como o Star Wars, ainda trata de problemas sociais que o leitor possa viver ou esteja vivendo.
“Bem, achei que finalmente tinha sentido a Força na semana passada. Comecei a me sentir zonzo e estranho. Depois, me disseram que eu comecei a falar bobagens e então desmaiei. Acordei uma hora depois num tanque de bacta (o que foi bem legal, tirando que eu estava só de cueca). O droide medico disse que eu não estava comendo nem dormindo o suficiente. Então eu não estava sentindo a Força, só faminto e cansado (...)” (p. 38).
Se não bastassem essas características para ler a obra, ainda temos as incríveis ilustrações de Joffrey Brown. Eu já conhecia o trabalho do autor por causa dos livros Darth Vader e Filho (resenha) e A Princesinha de Vader (resenha), contudo, mesmo assim fiquei surpreso. Nessa obra, a qualidade das ilustrações está ainda melhor. Através de ilustrações em p/b, o autor consegue transmitir significados profundos.

Além disso, a edição da Aleph está simplesmente incrível. A capa é dura e ainda conta com uma ilustração que transmite muito bem a essência da obra. A tradução está perfeita e a revisão também. Acha pouco? Tem mais! No Café Literário da Aleph, realizado aqui no RJ, foi nos confidenciado o seguinte: não foi utilizada uma fonte na escrita do livro; uma pessoa o reescreveu a mão para a língua portuguesa. Simplesmente incrível! Isso, indubitavelmente, deixa a obra muito mais rica e bela.


Diante de tantos aspectos positivos, só me resta indicar o livro. Se você quer uma boa obra que traga Star Wars para o universo infantil, essa é a melhor opção. Se, por outro lado, você procura uma obra que trata dos problemas sociais na escola, essa também é a melhor opção. Por fim, se você é adulto e quer curtir uma obra linda e leve, adivinhe: essa também é a melhor opção! Ou seja: leia Academia Jedi; você não irá se arrepender.

Outras fotos:







Comentários
27 Comentários

27 comentários:

  1. Oi
    e aqui está mais um livro que envolve esse mundo, você realmente gosta de SW né?
    o livro parece ser bem legal e com uma leitura leve e eu gostei das ilustrações das fotos, que bom que gostou a edição da editora parece ser bonita.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Esses livros não param não é? Já li tantas resenhas sobre SW aqui que fico ate perdida. Pra quem gosta desse universo deve ser uma leitura e tanto haja
    Pra mim passa ;)
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi, Marcos!
    Pelas resenhas que já li aqui, percebe-se que você AMA Star Wars. Mas quem não ama, né?
    Eu adorei esses livros mais infantis. Devem ser uma fofura com todas as ilustrações.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Como os autores vão se aprofundando na temática Star Wars, adorei as ilustrações!!

    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  5. Muito amor nesse livro. Quero logo o próximo ♥
    Amei a resenha. E as fotos também :)

    Bjks

    Lelê

    ResponderExcluir
  6. Olá tudo bem?

    Eu tenho desse mesmo autor aqueles dois do Darth Vader criando o Luke e a Leia, não os li ainda, mas tô bem curioso. Esse da academia jedi eu já havia visto pela net, mas decidi ler os outros antes de adquiri-lo, mas tua análise me empolgou em relação ao livro.

    O universo Star Wars é tão rico que a gente simplesmente não cansa de ler as novas obras que saem né? E qual criança que cresceu assistindo os filmes nunca sonhou em ser um Jedi?

    Abraço!
    Marcelo Brinker
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não li SW ainda, mas esse livro ficou com uma ótima diagramação, amei as ilustrações! esse universo é bem complexo e o autor explora ele até o ultimo minuto, cada livro tem um enredo super diferente, muito bom ver como o universo foi bem criado, a ponto de surgir várias histórias a partir dele

    ResponderExcluir
  8. Oiii Marcos, tudo bem????
    Se você que é um grande fã diz que esse é um dos melhores livros do universo, então eu acredito :)
    Eu gosto muito de livros para esse público jovenzinho, pois geralmente eles passam grandes mensagens. Às vezes livros adultos são tão vazios, coisa que raramente livros infantis/juvenis são. Então sempre gosto de ler e ter por perto livros assim. Acho que eles nos mantém mais humanos, auxiliam quando precisamos falar com os pequenos...
    Então apesar de meio que ter desistido do universo, gostei de conhecer esse livro. Sem falar que a edição, parece a coisa mais perfeita do mundo :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oii!
    Realmente a editora está surpreendendo seus leitores e fãs de SW!
    Até estou em convencendo á ler! ;)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oi Marcos!

    Esse livro me ganhou pela capa mesmo! rsrsrsrsrrs
    Fata ele para minha coleção e claro que já está na minha lista de desejados.
    Adorei sua resenha e as fotos, ficaram lindas! Não sabia que era assim, em quadrinhos! *-* rsrsrsrsr

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  11. Não sou muito ligada ao universo Star Wars e sempre fico impressionada com a quantidade de crianças que são apaixonadas pela saga, tenho um primo pequeno que sabe tudo sobre e sempre me conta empolgado as histórias. Esses livros infantis são muito fofos, não conhecia a história desse, só conhecia de ver nas livrarias e já achava um máximo só pelas ilustrações, agora que sei que o conteúdo é realmente bom, acredito que seja um ótimo livro para presentear ou ter em uma estante! Ótima resenha!

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  12. Como assim escrito a mão? Se fosse com minha letra ninguém entenderia rsrsrs. Ótima resenha. Quero ler esse. Um toque de um diário de um banana talvez?

    ResponderExcluir
  13. Oi,Marcos!
    Nossa, acho que fiquei apaixonada por essa premissa, parece ser bastante divertida e transmitir diversas mensagens importantes.
    Só de ler a resenha fiquei familiarizada e curiosa. Parece ser um bom livro para ler tranquilamente.

    Beijos,

    www.liliterario.com

    ResponderExcluir
  14. O livro demonstra ter uma história simples que com certeza vai agradar quem lê, achei bonita a construção das imagens no decorrer do livro.

    ResponderExcluir
  15. Oii Marcos,
    conhecia o livro só de nome, mas agora depois dessa resenha empolgante fiquei supercuriosa para lê-lo, já quero!!!
    Amei as ilustrações, e como meses atrás li A princesinha de Vader e Darth Vader e filho e achei máximo, acho que é bem legal e divertido!!!!
    bjss

    ResponderExcluir
  16. Oi, Marcos
    Verdade, muitas vezes a simplicidade nos conquista até mais que complexidade.
    Que ótimo deve ter sido a leitura, pois além de divertido ainda aborda esses problemas sociais. Dá para entender um pouco porque você adorou a obra. Eu adoraria ler.
    Também adorei as ilustrações.

    ResponderExcluir
  17. Assim como os outros dois livros do ilustrador, este também parece ser bem divertido, e diferenciando este dos outros, achei ótimo ele trazer assuntos que ajudam as crianças a entender quando estão passando por uma situação ruim, como o bullying. Gostei da resenha e da dica.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  18. Olá, Marcos.
    Acho que esse livro é para a criança aqui ser introduzida no universo de Star Wars hehe. Achei o livro muito interessante e esse "detalhe" que você acrescentou do livro ser escrito a mão, faz toda a diferença na hora que eu querer comprá-lo.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Que livro lindo, logo pela a capa ele me conquistou, mesmo sendo uma historia simples ela nos conquista e gostei de saber que o autor consegue conduzir esse livro me forma que conquista o leitor, também adorei os desenhos e quero muito ler esse livro !!

    ResponderExcluir
  20. Ganhei esse livro em um sorteio, mas ainda não li, preciso ler kk. Achei bem interessante essa versão de Star Wars para todas as idades rs, assim todos podem conhecer. Aborda temas muito importante que fazem parte das nossas vidas, principalmente no ambiente escolar, que muitas vezes não é nada fácil.

    ResponderExcluir
  21. Eu sou apaixonada por HQs e livros ilustrados e um tão bem recomendado enche meus olhos, estou aqui LOUCA para ter um sério encontro com esses livros!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  22. Oi Marcos
    Este ainda não li, mas já conhecia. Acho que vou gostar muito de dele, é o tipo de livro feito para crianças mas que agrada aos adultos, principalmente aos fãs de Star Wars.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Top Comentarista de Maio, serão 3 ganhadores e você ainda pode ganhar um livro a sua escolha.

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Que encanto de livro! Sou fã de Star Wars e amaria ter essa obra em minhas mãos. Amei a capa e as ilustrações. Já adicionado a minha lista de desejados. Com certeza, diversão garantida e uma lindeza para a estante! Abraços.

    ResponderExcluir
  24. Aaah, eu quero Academia Jedi!
    Eu tenho o Darth Vader e Filho e A Princesinha de Vader.
    É super amooooooooor!
    Eu gosto de de vez em quando ler livros como você disse que esse é, simples, engraçado, bacana.
    Fora que a identidade visual é muito incrível!

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  25. Livros como esse além de ser cativados, incentiva a leitura, e aos mesmo tempo traz um trabalho maravilhoso de retratar da realidade, de forma como que o publico alvo adquira diversos conhecimentos. Adorei esse livro, e espero ter oportunidade de adquiri-lo, quero muito dar de pretende para minha irmã.

    ResponderExcluir
  26. ainda fico imaginando Darth Veder sendo pai e brincando com crianças, é algo bem estranho...
    Como amo Star Wars gostaria de ler os quadrinhos.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo