20/05/2016

Resenha: A Arma de um Jedi

Título: A Arma de um Jedi
Autor: Jason Fry
ISBN: 9788565765817
Editora: 
Seguinte
Ano: 
2015
Páginas: 
200
Compre: Aqui

Sinopse:

Nesta história, que se passa entre Uma nova esperança (episódio IV) e O Império contra-ataca (episódio V), Luke é atraído pela Força até um planeta misterioso, onde há muito tempo existia um templo Jedi. Lá, ele continuará seu treinamento e terá de enfrentar um duelo perigoso contra um vilão jamais visto antes. Nesta série, você encontrará aventuras inéditas de seus personagens favoritos, além de algumas caras novas. Mas leia com atenção! Há pistas escondidas nas páginas dos livros, que vão lhe dar dicas preciosas sobre o episódio VII, O despertar da Força!

Resenha:

Após o filme Uma Nova Esperança – episódio IV –, Luke está tentando encontrar seu papel dentro da Aliança Rebelde. Ele queria ser útil, sendo um piloto e combatendo diretamente o Império. Porém, alguns insistiam que ele era um herói, o que o incomodava demais. Ele não desejava tratamento diferenciado.

Nessa busca de autoafirmação e de entender sua posição dentro da Aliança, Luke sai em uma missão. Porém, antes que a concluísse, sente um chamado na Força para visitar um planeta misterioso que lhe era completamente estranho. Contudo, o que ele não imaginava era que não estava sendo chamado por uma pessoa, mas por um antigo templo Jedi.


Partindo dessa premissa, Jason Fry cria uma trama bem interessante, onde conseguirá explicar algumas lacunas deixadas entre o filme IV e V. Aliás, esse é o principal ponto positivo da obra. Através dela, conseguimos entender, por exemplo, como Luke desenvolveu suas qualidades com o sabre de luz que vemos em O Império Contra-ataca. Isso deixa o universo cinematográfico mais coerente e coeso, além de enriquecer a parte literária.
“E então ele sentiu. Algo sombrio e perverso estava ali perto, determinado a destruí-lo” (p. 40).
Ademais, o autor também deixa algumas dicas preciosas para o filme O Despertar da Força. Como já assisti ao filme, para mim foi muito mais fácil reconhecê-las. Aliás, nesse ponto o livro também acrescenta demais ao universo Star Wars. Ao menos uma das perguntas deixadas pelo filme é respondida: onde fica aquele templo Jedi apresentado no fim e qual a sua real importância. Ao ler a obra, você compreenderá exatamente isso.

Outro ponto muito positivo é a escrita do autor. Rápida, leve e descomplicada, lembra bastante o tipo de escrita usada em livros mais juvenis, o que deixa a leitura bem rápida. Isso, aliado a boa diagramação, ao enredo envolvente e ao número diminuto de páginas, faz com que seja possível ler a obra em poucas horas ou, até mesmo, na ida e volta do trabalho.


Contudo, infelizmente, a obra não foi feita apenas de pontos positivos. Ao mesmo tempo em que responde muitas perguntas, ela deixa outras em aberto. Não sabemos muito bem a motivação do vilão, nem a sua origem, menos ainda como conseguiu seu armamento. Tudo isso é apenas mencionado vagamente, o que deixa o antagonista um tanto superficial. Caso o livro tivesse um aprofundamento maior desse personagem, certamente seria uma obra ainda melhor do que é. O passado vago do antagonista faz parecer que ele só apareceu ali para criar alguma dificuldade para o Luke.
“Luke fez uma careta. Às vezes dele desconfiava que a pessoa que havia programado 3PO para assuntos de etiqueta tinha instalado algo errado” (p. 97).
Quanto aos aspectos físicos, tenho apenas elogios. Esse é, de longe, a melhor edição do universo Star Wars publicada pela Seguinte. A capa está muito boa e reflete bem o que acontece na obra. No interior, temos diversas ilustrações excelentes que enriquecem bastante a leitura, deixando-a mais prazerosa. As letras estão em um tamanho bom e o espaçamento é confortável, fazendo que a leitura seja tranquila, mesmo a folha sendo branca. Além disso, ainda contamos com uma boa revisão e tradução.

Desta forma, apesar do problema do aprofundamento do antagonista, eu indico A Arma de um Jedi. Se você é fã do universo Star Wars, certamente irá gostar da obra. Se você não é fã e não conhece nada dos livros e filmes, pode ler também. A obra conta com uma ótima contextualização do universo, não te deixando perdido na leitura. Uma obra que pode, sem dúvidas, agradar a todos os leitores.



Comentários
15 Comentários

15 comentários:

  1. Oi Marcos!

    Como vc bem sabe, eu tenho este livro! rsrsrsrsrsrs
    Ainda não o li, quero completar a coleção primeiro, para depois lê-los em sequencia, só Deus sabe quando vou conseguir isso, mas enfim! kkkkkk

    Adorei sua resenha, como sempre, vc consegue despertar minha curiosidade. A edição realmente está linda! Fiquei apaixonada quando peguei o livro em minhas mãos! Está perfeito! rsrsrsrsrs

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li SW, nem assisti o filme, mas a diagramação do livro é linda, em breve lerei os livros, é uma pena que o livro tenha deixado questões em aberto, mas mesmo assim, sendo de leitura rápida, já me animou bastante

    ResponderExcluir
  3. Uma pena a falta de aprofundamento do antagonista! Bom saber que quem não sabe nada de "Sar Wars" pode ler também!
    Enfim, ótima resenha!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Marcos.
    Bom já sabe que nunca li nada deles, mas um dia ainda lerei. Essa edição está linda realmente. Acho que é a primeira vez que vejo você citando pontos negativos nas resenhas da Saga hehe. Achei interessante ter dicas para o filme. Eu como sou meio tapada acho que vou deixar passar hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Já assisti o filme, quero muito ler a saga inteira. Acho legal a interação filme e livro!!

    ResponderExcluir
  6. Que livro repleto de aventura. deixa as expectativas lá em cima para aqueles que curtem tanto SW.
    Porque eu te confesso que sou do grupo daqueles que na gostam, nada contra, só não.chama monja atenção mesmo sabe?

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Não sou fã de SW, mas o livro pra quem gosta parece ser mto bom msm...
    Quem sabe um dia quebro essa minha barreira e leia...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Oi
    que bom que gostou da leitura, apesar dele ter lá seu lado negativo, parece ser uma leitura envolvente, mas confesso que ainda não consigo entender esse universo de SW. Gostei da sua resenha.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi. Sim, sou fã de Star Wars e quero muito ler esse livro, que está com uma capa linda! Gostei muito da sua resenha. Bom saber que o livro completa algumas perguntas que ficam no ar entre os filmes. Muito bom você estar lendo e sua mente viajando para as imagens já vistas no filme. Valeu! Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Oi Marcos, tudo bem?
    Só sendo muito fã para não se perder em tantos livros, filmes, histórias, lendas :3 É muita coisa hahah. É um universo mesmo né? :)
    Gostei da capa também e acho edições com ilustrações e tudo o mais, uma graça. Só agregam valor ao livro :)
    Beijos
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Marcos
    Adorei a resenha. Apesar de algumas ressalvas suas o livro parece ter agradado bastante. Trabalhar muito bem o vilão sempre rende alguns pontinhos a mais para a obra, uma pena.
    Ótima dica.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Marcos!
    Adorei a resenha, fiquei bastante curiosa para saber como o autor preencheu as lacunas que o filme deixou, fora que eu gostei dos filmes e quero muito ler os livros. Leitura rápida de fácil compreensão e que ainda enriquece seus conhecimentos sobre Star Wars é com toda certeza um ótimo livro.

    Beijos,

    www.liliterario.com

    ResponderExcluir
  13. Marcos, acho interessante que você TODOS os livros de Star Wars, de TODAS as editoras. Gostei de saber que ele preenche lacunas deixadas pelos filmes, afinal filmes não conseguem mostrar tantos detalhes quanto livros o fazem. Mas acredito que vou iniciar por um dos livros da Aleph.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Top Comentarista de Maio, serão 3 ganhadores e você ainda pode ganhar um livro a sua escolha.

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Gostei muito desse livro, finalmente peguei os filmes de Star Wars para assistir e achei interessante que o livro preencha o filme e o deixe mais coerente, me deixando curiosa para poder ler, se tiver oportunidade quero muito ler esse livro !!

    ResponderExcluir
  15. Gostei do enredo do livro, principalmente por preencher lacunas deixadas nos filmes mencionados na resenha. Uma pena que a vida do vilão não tenha sido explicada com detalhes e que bom que isto não prejudicou tanto a obra. A diagramação realmente parece estar linda.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo