18/06/2016

Resenha: Alma Gêmea

Título: Alma Gêmea
Autora: Ana Ferrarezi
Editora: Autografia
ISBN: 9788555264108
Ano: 2016
Páginas: 295
Compre: Aqui

Sinopse:

Lá, no meio da Floresta Amazônica, há uma tribo legendária – A Tribo Curupira. Joaquim acaba se deparando com um membro dessa tribo, em uma de suas expedições. Ele machuca seu pé, acaba sendo acolhido e se depara com o a planta sagrada capaz de transportar algo pelo tempo e espaço. Após muito esforço, convence o pajé a lhe dar uma amostra dessa planta. O pajé o alerta sobre o risco. Joaquim, aceita a responsabilidade. Com o tempo, Joaquim descobre o verdadeiro sentido das palavras desse sábio Pajé. Letícia encontra uma erva com cheiro de canela no seu Consultório de Psicologia. Decide tomá-la. Cai no sono. Então acorda em um corpo diferente em 1906. Ela não sabe como veio parar nesse corpo, nem tampouco entende como veio parar na França, testemunhando o vôo de consagração de Santos Dumont. Mas as circunstâncias a leva até Joaquim; o homem de seus sonhos. É uma bela história sobre o poder do encontro entre duas almas gêmeas, que vivem em épocas diferentes, que rompem a barreira do improvável para perceber que o sentimento que os une jamais pode ser quebrado. Venha explorar os segredos e mistérios do Alma Gêmea.

Resenha:

Inicialmente, podemos dividir o livro em dois núcleos narrativos. No primeiro, passado em 1906, conhecemos Joaquim, um homem que larga seus afazeres para desbravar o mundo atrás de plantas desconhecidas. Na Amazônia, ele encontra uma diferenciada planta azul. Porém, antes de tomar posse dela é abordado por um membro de uma tribo local. Joaquim foi informado que aquela planta era sagrada para a tribo. Afinal, ela possuía poderes muito especiais.

No segundo núcleo narrativo, passado em 2015, conhecemos Leticia. Ela está passando por problemas familiares fortes e já começa a acreditar que seu casamento não tem mais jeito. Glauber, definitivamente, não é o marido dos seus sonhos. Contudo, a vida da protagonista estava prestes a mudar. Quando ela encontra em seu consultório uma planta e resolve ingeri-la, é arremessada para o passado, no corpo de outra pessoa. Em um passado distante, ela conhecerá o homem que ganhará o seu coração.

Partindo dessa premissa, Ana Ferrarezzi constrói um enredo que aborda viagem no tempo, romance, mentiras, vingança, busca pelo seu próprio eu e também do amor verdadeiro. Contudo, apesar da multiplicidade de temas tocados, o livro não convence completamente. O enredo não é totalmente original, os personagens não foram tão bem explorados quanto era possível e alguns aspectos, nitidamente, precisavam de um aprofundamento melhor.

A escrita da autora é boa; leve, direta e envolvente em muitas partes. Apesar de não ser muito profunda, consegue conduzir bem o leitor através do texto. Contudo, a obra merecia uma melhor revisão. Os muitos erros encontrados na trama acabam por deixar a leitura cansativa. Mentalmente, eu ficava corrigindo erro após erro, o que fazia com que eu me desligasse do enredo. Uma nova revisão na próxima edição seria excelente para aumentar a qualidade do texto.

Percebi também alguns erros de continuidade na trama, mas também não é nada que não possa ser resolvido com uma nova leitura. Em geral, Alma Gêmea é um livro que poderia ter sido bem melhor, mas não foi. Sem dúvida, pode ser revisitado e ampliado, deixando o livro mais encorpado, os personagens mais profundos e as situações e cenários melhor explorados.

Em suma, Alma Gêmea tem seus méritos e pode agradar leitores menos exigentes e que gostam de romances. Contudo, está longe de ser uma obra exemplar. Ainda assim, vi traços de talento na escrita de Ana Ferrarezzi. Resta aguardar para ver se ele será lapidado.



Comentários
17 Comentários

17 comentários:

  1. Oi, Marcos! :)

    Enquanto eu lia os dois primeiros parágrafos já estava pensando: já li isso antes. Ai nas suas considerações você mencionou que o enredo não é totalmente original. Eu possi falar vários livros com a mesma proposta. Uma pena que hoje os livros das duas postagens não chamaram minha atenção... acontece, né?

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcos!

    Apesar da sua sinopse bem elaborada, não consegui sentir vontade de ler o livro. Acho que vou dar um tempo nos romances água com açúcar pois estão me deixando doida.

    Enfim, quem sabe numa próxima edição, qdo esses erros forem sanados, eu tbm não me arrisque a desbravar essa obra!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcos, quando li as primeiras linhas da resenha, fiquei pensando que queria ler imediatamente, mas depois vi que nem tanto assim haha... claro que sou uma leitora que depende muito do livro para que eu me torne exigente ou não com a leitura... mas esse livro me chamou atenção pelo salto no tempo... fiquei imaginando se essas partes seriam bem desenvolvidas e percebi que nem tanto assim... espero que a autora veja sua resenha super construtiva e leva em consideração suas dicas... xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Deve ser um livro bom, mas que não leria no momento. Realmente essa questão de muitos erros iriam me irritar também. Não tem como... essa coisa da correção mental atrapalha muito na leitura.
    Gostei bastante da capa. Se não lesse sua resenha, talvez, comprasse somente pela capa e me desse mal. kkkk
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Então, essa é a segunda resenha que leio sobre esse livro. E sinceramente não sinto nem uma curiosidade para ler. Sua resenha sempre muito boa e clara. Obrigada. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Postei a resenha deste livro hoje também, quem leu foi a Amanda, e ela pontuou exatamente as mesmas coisas que você.
    Uma pena mesmo.

    Adorei a resenha ♥ Sinceridade é tudo nessa vida ♥

    Bjks

    Lelê

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Eu achei a premissa do livro muito interessante. Sobre os pontos que você comentou, achei meio chato. O livro ao que parece tem bastante potencial, pena que não foi tudo isso :/ Ainda assim eu daria uma chance se eu tivesse a devida oportunidade.

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  9. Oie!

    Eu gosto bastante de livros com "viagens no tempo", ou conexões atemporais e essa coisa de passado x futuro, ou mesmo vidas passadas. E pela sinopse e início da resenha me interessei bastante, mas com os erros e os pequenos pontos ruins fui desanimando da leitura. Uma pena, porque acredito que tinha tudo pra ler um destaque nacional! Quem sabe com uma revisão adequada e algumas melhoras, mas de qualquer forma parece interessante. Quem sabe um dia!

    Gostei da resenha e da capa. Beijos!
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, Marcos.
    Sou menos exigente que você e acredito que gostaria da obra. Eu nunca li nenhum romance do tipo com viagem no tempo, apesar de estar na moda ultimamente. Mas acho que não leria pelo menos essa edição por causa dos erros. Li recentemente um livro que aconteceu isso. Não consegui me envolver de tantos erros que tinha.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Oi, Marcos
    Que pena que faltou muito para ser uma grande obra, pois a premissa é um pouco interessante. Além disso, ainda ter tantos erros só deve ter piorado a leitura.
    Ainda não conhecia a autora. Quem sabe futuramente eu me interesse mais.

    ResponderExcluir
  12. Oi Marcos, tudo bem?
    Adorei a resenha. Super clara e objetiva. Apesar do enredo um tanto clichê, viagens no tempo chamam a minha atenção. Então quando comecei a ler a postagem, acreditei que gostaria de ler. Mas depois de todas as suas considerações, acho que não leria o livro. Ou aguardaria uma segunda edição. Ficamos na torcida para que tudo isso seja melhorado :)
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oii Marcos!
    Gostei bastante da sua resenha, já tinha lido outras sobre o livro, e todos dizem a msm coisa, engraçado que msm gostando de romances e tal, não me interessei mto por este livro, espero um dia ler e mudar meu conceito em relação á ele...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Oi tudo bem..
    Gosto bastante de romance,a maioria das minhas leituras são nesse gênero,já li e leio muitos livros pela capa,e leio principalmente livros pela resenha e sinopse,mas em nem a sinopse e nem a capa me agradaram então não seria um livro que eu leria principalmente por conter erros de continuidade na trama..
    um abraço e muito sucesso :)

    ResponderExcluir
  15. Oi Marcos
    Não li Alma Gêmea pois ele foi resenhado no meu blog por outra colaboradora. Como ela gosta muito de romance gostou bastante da obra. Eu pretendo ler para tirar minhas próprias conclusões. Mas concordo que erros de revisão são desagradáveis.
    Abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
  16. Não gosto desse negócio de alma gêmea, desculpa aeh, mas não é pra mim.
    É desgastante pensar assim kkkk mas a moça tomar a planta e ir pra outro tempo é bacana, me deixou curiosa pra saber no que vai dar, sinceramente!
    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Me lembro que a autora pediu para descartar o livro já que foi impresso se revisão. Sugiro que você entre em contato com a autora ou a editora para obter a versão correta conforme solicitado por ela. O livro está muito bom.

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo