06/07/2016

Resenha: Darth Plagueis

Livro: Darth Plagueis
Autor: James Luceno
Editora: Aleph
ISBN: 9788576572961
Ano: 2016
Páginas: 440
Compre: Aqui

Sinopse:

Darth Plagueis, mais que qualquer lorde Sith antes dele, ansiava pelo poder absoluto. E de fato se torna capaz de desenvolver uma habilidade de força inimaginável: o controle da vida e da morte. Seu aprendiz Darth Sidious, ou Palpatine, aprende a dominar em segredo o lado sombrio da Força, enquanto aos olhos da galáxia procura seguir sua escalada de poder, alcançando postos cada vez mais altos na hierarquia do governo. Darth Plagueis, mais que qualquer lorde Sith antes dele, ansiava pelo poder absoluto. E de fato se torna capaz de desenvolver uma habilidade de força inimaginável: o controle da vida e da morte. Seu aprendiz Darth Sidious, ou Palpatine, aprende a dominar em segredo o lado sombrio da Força, enquanto aos olhos da galáxia procura seguir sua escalada de poder, alcançando postos cada vez mais altos na hierarquia do governo. Em uma trama envolvente, com estudos do domínio da Força, golpes políticos, complexa diplomacia, assassinatos e lutas ambiciosas, James Luceno, um dos mais elogiados autores do Universo Expandido de Star Wars, mostra como dois dos mais poderosos Sith definirão o destino da galáxia.

Resenha:

Darth Plagueis, o sábio, foi um Lord Sith poderoso e que ansiava de maneira demasiada pelo poder. Não um poder qualquer, apenas político, mas um poder supremo: ele queria controlar a vida e a morte. Para isso, ele precisava se tornar forte no lado sombrio, tornando-se, se possível, o maior Sith que já existiu.

Contudo, é claro, o poder mundano, político e social, não foi esquecido. Plagueis era também brilhante em manipular massas, fazer leituras de movimentos na política, o que o faz crescer em importância também no cenário das grandes decisões galácticas. Prova disso que tomou para si como aprendiz Darth Sidious, o Palpatine, futuro imperador. A sabedoria de Plagueis era fantástica; o poder também. Porém, seria isso o suficiente para o livrar dos finais trágicos que são guardados para quem se encaminha pelo lado sombrio da Força?


Partindo dessa premissa, James Luceno cria uma obra profunda, densa, repleta de referências e muito bem escrita. O olhar atento do autor, que eu já conhecia da obra Tarkin, fica ainda mais nítido nessa obra. As descrições são longas e detalhistas, pegando cada nuance dos ambientes e dos personagens; o aspecto psicológico é muito bem explorado, mostrando a força da escrita de James. Ademais, o autor mostra profundo domínio sobre a mitologia de Star Wars e prova que sabe desbravá-la como poucos.
“Uma nave espacial parcialmente esmagada, mas cara e boa para recuperar. O corpo decomposto de um Bith viajante. Os resquícios de uma explosão... A cena contava um acidente infeliz numa galáxia cheia de acidentes” (p. 37).
Além disso, o autor também merece destaque pelo profundo trabalho que teve ao reconstruir o multifacetado e complexo sistema político galáctico, fazendo com que os fatos aqui ocorridos se encaixassem com o que acontece nos filmes – mesmo a obra fazendo parte do universo Legends. Aliás, esse lado político é um dos elementos que mais valoriza a obra, visto que é trabalhado de maneira única pelo autor.

Claro que esse aprofundamento feito por Luceno, tanto no lado psicológico dos personagens quanto no lado político, causa um efeito que pode desanimar alguns leitores: o desenrolar lento. Para aproveitar bem o universo e todos os seus detalhes, James não se preocupa em criar uma trama ágil e de ação da primeira à última página. O mais importante para o autor é ser profundo e realista – o quanto se é possível ser dentro de um universo como Star Wars –, seja nos momentos em que nada parece acontecer, seja nos momentos de adrenalina pura.


Um detalhe interessante é que, devido a todo o aprofundamento que o autor faz, a qualidade da obra pode se tornar o maior defeito. Darth Plagueis, por sua complexidade e boa construção, torna-se uma obra irresistível para os fãs. Contudo, por outro lado, dificilmente conseguirá prender quem está iniciando nesse universo e anseia apenas por grandes aventuras. Para conseguir absorver tudo que o livro passa é necessário ter paciência e, inclusive, ao menos um pouco de conhecimento prévio sobre o universo canônico e expandido de Star Wars.
“Os Muuns acreditavam em fórmulas e cálculos com tanto afico quanto os Bith, mas Plagueis não era um fatalista. Convencido de que as brilhantes equações de Tenebrous não levavam em conta um favor importante, ele argumentava que eventos futuros – fossem preditos por máquinas ou por visões – eram em geral nebulosos e incertos. Mais importante, fora criado para acreditar na eliminação de competidores, e via os Jedi como tal. A Ordem não representava apenas uma corporação rival que poderia ser secretamente adquirida; tinha de ser minada, derrubada, desmantelada. Desenraizada” (p. 100).
Além do excelente enredo, o livro também ganha quem lê pela sua qualidade na parte física. A capa é muito bonita e representa dois dos Sith mais poderosos. A diagramação, como já é padrão da Aleph, está perfeita; os fãs de Star Wars irão se deleitar. A tradução e revisão também estão ótimas, ajudando para que a leitura seja ainda melhor.

Em suma, Darth Plagueis é uma obra rica, profunda e muito bem escrita. Ela possui todos os elementos para agradar aos que gostam do universo Star Wars. Se você é fã desse grande universo, pode mergulhar de cabeça que a boa leitura é garantida.


Comentários
28 Comentários

28 comentários:

  1. Oi Marcos!

    Não é surpresa dizer que vou adicionar este livro na minha lista de desejados neh? rsrsrsrsr
    Não li nada do autor ainda e quero muito conhecer sua escrita e como ele conseguiu escrever um livro tão complexo. Nesse livro, não me importo de ter uma leitura mais densa, o importante para mim é, sem dúvida, desbravar o universo de SW, que eu tanto gosto!

    Parabéns pela resenha! Como sempre, perfeita!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Bom, eu não conheço o autor e muito menos li nenhuma obra sobre a série Star Wars, MAS eu sempre fiquei curiosa pra ler uma história de ficção como esse. Além de ser bem famoso essa produção. Espero ter a chance de ler um dia =)

    ResponderExcluir
  3. oooi, tudo bem?
    Tenho certeza que este está na lista de leitura do Ro, haha. Ele adora saborear o mundo de Star Wars e tenho certeza que estas obras proporcionam isso.
    A Aleph tem feito um trabalho incrível com as obra de SW.
    Acredito que esta obras sejam feitas mais voltadas para o público da série, então acredito que não haja muito problema com "iniciantes" neste universo.

    PROMOÇÃO DOIS ANOS DO BLOG BIO-LIVROS

    ResponderExcluir
  4. Olá, Marcos.
    Não conheço nada pertinente ao universo de Star Wars, apesar de ter curiosidade a respeito da obra cinematográfica.
    Nunca assisti e nem li nada a respeito, então esse livro não seria algo que leria em um futuro próximo.
    É uma boa pedida para os fãs da saga, que tem interesse em desbravar mais desse universo, mas como você mesmo disse, pode não ser atraente para novos leitores. Então essa é uma dica que deixarei passar, por hora.

    Confissões de uma Mãe Leitora

    ResponderExcluir
  5. Oii!
    A resenha tá excelente Marcos...Uma pena eu não ser fã de SW...
    Mas parece que o livro está com um a escrita bastante boa, parece prender seus fãs enlouquecedores por essa série...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Uau... Que resenha perfeita... Já quero ler com certeza. Tem post novo no blog. Vem conferir...
    Estilo.Quem tem?

    ResponderExcluir
  7. Ai ai ai. Esse livro já está na lista de desejados. Claro! Mas não sei se estou preparada pra ele ainda, rsrs. Maluco isso né?

    Justamente porque, assim como você disse, já ouvi falar que ele é mais lento, e ando sem paciência para esse tipo de livro. Ando um tanto acelerada, e por isso tô precisando de umas coisas mais cheias de ação e tal. Mas é CLARO que vou ler este!! Assim que essa fase doida passar.

    Amei demais a resenha!!! Sempre tudo de bom ♥

    Bjks

    Lelê

    ResponderExcluir
  8. Tramas políticas, com poderes supremos tentado ao lado negro da força...gente que livro top! Na verdade essa coleção é toda Top! Adoro ler todos os detalhes relacionados ao universo Star Wars e não teria problema nenhum ao ler o livro. é muito gostoso ler um livro onde o autor domina o tema, e em Darth Plagueis percebemos através da resenha que não haverá nenhum item fora do lugar, principalmente no jogo de poderes, fortemente ligados ao lado sombrio. Como sempre uma excelente dica! Abs!

    ResponderExcluir
  9. O autor parece se sair genial em sua obra, explorando bastante as características do universo tão complexo de Star Wars, detalhando cada capítulo de uma forma bem densa. Nunca assisti os filmes da saga e gostei de sua resenha pois agora sei que, quando for começar a ler os livros, esse vou deixar pra quando já estiver bem familiarizado com as histórias. Abraços :)

    ResponderExcluir
  10. Oi Marcos! Como o Universo de Star Wars é grande! Eu fico impressionada! Imagino que seja uma obra rica mesmo e a Aleph sempre capricha nas edições!! Adorei as fotos!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Oi Marcos, mesmo sendo fã dos filmes nunca li nenhum dos livros. Tenho vontade de começar a ler, mas esse é um projeto que está mais para frente.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  12. Oi, Marcos :)

    Nunca li nenhum dos livros de Star Wars, mas já cheguei próximo a comprar vários deles, porém ficava com receio e desistia da compra. Agora, depois da resenha, estou começando a me arrepender disso...

    Abraços,
    Gabi.

    www.entrepaginasesonhos.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Nunca li nenhum dos livros de Star Wars, não sei se me interesso muito por eles. Mas sua resenha ficou muito boa!

    Dona de Gato
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Marcos
    Parece que os livros de Star Wars são sempre bem aprofundados e, apesar disso, bastante ágeis. Mas é uma pena que esse seja mais lento. Acho que dificilmente agradaria quem não está acostumada a ler esses livros mesmo, como eu rs
    Mas de qualquer forma, gostei bastante da dica. ;)

    ResponderExcluir
  15. Olá!!
    Ando muito triste por não ter comprado nenhum dos lançamentos da Aleph com relação a Star Wars esse ano. Sem contar que há dois livros que queria já ter lido, mas que não consegui: O Último Comando e Tarkin.
    Um pequeno adendo... você disse que ele consegue se unir aos filmes, mas vale lembrar que antes da Disney, o Legends era como se fosse o Universo Canônico aquela época.

    Ah, arrume a sinopse, tem uma parte que está sendo repetida nela....

    Percebeu que a Aleph conseguiu o que queria né? Me faliu. T___T
    Darth Plagueis é o próximo livro que pretendo comprar da Aleph, só não sei quando... E o marcador é na forma do sabre do Darth Maul!! *__*

    Até

    ResponderExcluir
  16. Parece ser um daqueles que não pode faltar para os fãs de star wars!
    Tenho que começar do inicio, mas não sei por onde...
    Bjs

    www.achadosdamila.com.br

    Fanpage - Achados da Mila

    ResponderExcluir
  17. Oiiii Marcos, tudo bem????
    É, esse livro não é para mim :P Afinal é preciso ter um conhecimento prévio do universo e o que eu conheço é uns 10 minutos do primeiro filme e aquela história em quadrinhos que eu te dei, então.... hahahahha
    Mas para quem é fã e não é louco apenas por ação, deve ser uma ótima leitura :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. tu acredita que mesmo sendo apaixonada por star wars, nunca li um livro da saga? acho que já está na hora de mudar isso ne?! :( ótima resenha! me fez querer ter o livro ainda mais rs

    ResponderExcluir
  19. Olá, Marcos.
    Ele é o cara hehe. Achei a capa linda e pelo menos no momento não vou ler. Como sabe nunca li nenhum livro da série e ficaria perdida na história. Não entendo nada desse universo canônico e expandido hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Sou fã de Star Wars e tenho muita vontade de ler os livros, mas ainda não consegui ler nenhum. Preciso me informar sobre a serie, pois são muitos livros e estou perdida quanto a ordem. Capa e premissa maravilhosas! Sua resenha, sempre ótima. Abraços.

    ResponderExcluir
  21. eu ainda não li nenhum dos livros de star wars
    mas estou louca para começar, mas são tantos que eu já me perdi... um dos que eu estava pensando era justamente o tarkin, mas agora nem sei mais
    (é livro demais ai meu bolso!!!)

    ResponderExcluir
  22. O enredo parece ser interessante, pelo protagonista querer o poder de controlar a vida e a morte, no entanto não leria, principalmente pela necessidade de possuir um conhecimento prévio das outras obras e também por possuir um enredo lento. Gostei muito da resenha.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  23. Bom, acho que eu já disse aqui que não gosto de Star Wars, né?
    Então não leria esse, ainda mais por ser uma leitura mais arrastada..
    Mas a capa realmente está linda!

    ResponderExcluir
  24. Marcos
    como você já sabe pelos meus comentários anteriores eu ainda não li nenhum livro dessa saga. E pela resenha já sei que não posso começar por esse. O que me desanima nessa Saga é não ter uma sequência óbvia, o que me dificulta saber o que ler primeiro. Não me incomodo com livros cujo desenrolar um pouco lento, mas acredito que este não seria indicado para quem ainda não leu nada da série.
    abraços
    Gisela
    Ler para Divertir

    Participe do Top Comentarista de Julho do Ler para Divertir, serão 3 ganhadores e você pode ganhar um livro a sua escolha

    ResponderExcluir
  25. Oláá
    Me sinto um alien por não ter lido nenhum livro de star wars :((((
    Mas amo ler resenhas sobre pq parece que daí não sou tão alien pq me sinto próxima ao livro (sou estranha, eu sei! KKKKKK)
    Amei a resenha, obrigada por me fazer ser menos alien rsrsrrs
    Abraços

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  26. Adoro os filme de Star Wars, e confesso que os livros me deixam curiosos pra saber mais sobre esse Universo. Porém são muitas séries e livros. Fico Perdido!

    ResponderExcluir
  27. Estou começando agora a ler os livros de Star Wars, então vou deixar pra ler esse um pouco depois, já que não quero me confundir nem me cansar com a leitura. Mas pretendo ler com certeza, pois adoraria saber mais sobre os Sith.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  28. De tanto você ler e amar Star wars, esse mês li um kkkk foi o Estrelas perdidas, eu amei, embora não tenha entendido várias coisas kkkk
    Darth Plagueis parece ser muito bom, bem escrito e recheado de emoções e aventuras, o duro é que eu acho que não entenderia, preciso começar por seus antecessores kkkkk
    Mas gostei muito da resenha mesmo. O personagem principal tem jeito de ser cheio de atitude.
    bjs

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo