25/08/2016

Resenha: O Amor nos Tempos de #Likes

Título: O Amor em Tempos de #Likes
Autores: Pam Gonçalves, Bel Rodrigues, Hugo Francioni, Pedro Pereira
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501075581
Ano: 2016
Páginas: 272
Compre: Aqui

Sinopse:

Quatro grandes booktubers se unem em uma coletânea que reinventa contos românticos na era digital
Os tempos mudaram, mas e o amor? Continua a dar aquele frio na barriga e fazer os jovens atravessarem quilômetros para viver uma paixão? Em O Amor nos tempos de #likes, quatro booktubers se inspiram em três histórias da literatura para criar suas versões de contos românticos na era digital. Uma bela, jovem e famosa youtuber com medo do amor; um casal inesperado em um encontro às escuras (literalmente) e dois meninos apaixonados por livros tentando entender quem são e o que querem são os protagonistas destes contos que evocam Orgulho e Preconceito (Pam Gonçalves), Dom Casmurro (Bel Rodrigues) e Romeu e Julieta (Pedrugo).

Resenha:

Resenha escrita pela Thaís Snape.

Quando recebemos o livro O Amor nos Tempos de #Likes, parecia até que a Galera estava adivinhando que eu queria ler o livro para saber como ele era. O resultado não poderia ter sido melhor, eu adorei as histórias e devorei-as com facilidade e rapidez, além disso, acabei com um preconceito que tinha. Quer saber o quê? Confira abaixo.

Eu adorei a ideia dos autores de basearem-se em três grandes histórias e colocá-las na era digital, que mudou tanto dos tempos passados e os mais jovens não percebem a diferença ou só sabem através de histórias contadas por seus pais ou avós. Hoje, venho aqui contar como foi a experiência dessa leitura fofa e fascinante.

O primeiro conto é o da Pam Gonçalves. O texto fala do casal Liz e William, que se conhecem em um aeroporto e parece que o destino estava conspirando para esses dois, porque eram tantas coincidências que muitas vezes não reparamos e que nos surpreendem, mas só lendo para saber quais. A história fala sobre como é a vida de uma celebridade, uma booktuber, que enfrenta diariamente preconceitos e tem que se preocupa com a imagem que passa para seus seguidores. Afinal, como a internet é cruel e a maioria das pessoas acha que só porque a celebridade tem influência não tem o direito de reclamar e nem de ser triste ou infeliz.
“Confiar que o que faço não é bobagem ou perda de tempo, como muitos dizem. Várias vezes já tive vontade de desistir e simplesmente jogar tudo para o alto. É tentador demais apenas deixar o mundo virtual de lado e seguir o que as pessoas esperam de mim. - Liz”     
Pam narra, de um jeito simples, divertido, mas delicado e bonito, sobre apaixonar-se; não apenas isso, mas aprender a deixar se apaixonar, deixar de lado o medo de sofrer e de fechar-se para evitar a decepção e consequentemente a felicidade. Parece até clichê falando assim, mas não é. As pessoas têm realmente medo de se apaixonar e criam máscaras e fortalezas para se proteger de algo inofensivo. Acredito que todo conselho que recebemos de pessoas desconhecidas ou até conhecidas pode ser proveitoso; às vezes, recebemos conselhos tão inesperados que parece até que a pessoa adivinhou as palavras que estávamos precisando para mudarmos ou perceber como ser melhor ou feliz. As pessoas se encontram nos livros, muitas vezes em vários, até encontrá-las ou reencontrá-las completamente e não viver mais com tantas dúvidas e arrependimentos. Foram esses pequenos detalhes que percebi e interpretei na leitura do conto Próximo Destino: Amor.

Liz e William prometem divertir e encantar vocês e principalmente falar como coincidências podem ser ótimas e revigorantes. Fiquei encantada pela simplicidade e profundidade da escrita da Pam em tão poucas páginas.


“– O ódio e o amor caminham juntos. Muitas vezes são usados como disfarce. Pessoas que nos odeiam se fingem de amigas para aplicar o bote. E pessoas que nos amam fingem odiar do que amar. No ódio, você se fecha. No amor, se abre e fica vulnerável”.

Já no conto da Bel Rodrigues, a história é totalmente diferente. Ela narra sobre a vida de Madu, que sofreu por amor e libertou-se de um que era abusivo e destrutivo, que ela percebeu tempos depois que estava sacrificando-se por alguém que não dava a mínima para os seus esforços. Além disso, acabou amadurecendo e aprendendo que há males que vêm para o bem. A todo momento a autora fala sobre a pessoa amar primeiramente a si mesmo.

Bel fala sobre o redescobrimento do amor e que o medo não pode impedir a pessoa de entregar-se por inteiro e não sentir vergonha por isso. Os personagens Madu e Ed aludem a esses fatores, eles mostram o que não ter medo pode fazer, é completamente o oposto do casal anterior, desde o contexto até como conheceram-se, mas a era digital continua presente e forte na vida deles. Ed é um youtuber famoso e enfrenta os mesmos problemas que Liz tem, só que ele é mais intenso e determinado quando o assunto é apaixonar-se. Ainda conta sobre a certeza que o amor dá ao casal, conseguindo seguir seus instintos e coração.
“O que mais poderia ter feito? Ninguém sabe o que passa na cabeça de outra pessoa, mas quem está preparado para uma decepção? Mesmo sabendo que pode acontecer, que as chances foram de 10 para 50%, a gente nunca está pronto para enfrentar algo assim. Simplesmente por queremos acreditar que é possível mudar alguém Acreditamos que, quando entregamos nossa alma a uma pessoa, receberemos algo à altura. Ninguém nos ensina como evitar uma decepção”.

Já o casal Pedrugo surpreendeu-me; de todas as histórias, a deles foi a que mais gostei. Na verdade, eu adorei demais, estou ainda sem palavras e impactada pelo romance que criaram. A história de Julio e Ramon foi divertida e conseguiram provocar muitas risadas e suspiros. A maneira como o desenvolvimento do casal acontece foi um deleite, com leveza e maestria conseguiram colocar profundidade, tensão e prender-me com as fortes emoções e sustos. De todos os personagens apresentados, eu gostei muito do Ramon; aliás, ele me deve uma pelo susto que levei em determinado momento do conto, mas não reclamo porque ri bastante e ansiei por aquele ápice.

Os meninos falam como seus personagens enfrentam seus sentimentos e atração em meio ao preconceito que podiam sofrer e a recusa e vergonha dos pais de aceitarem que eles são gays. Ademais, a forma como escreveram o surgimento do amor entre eles deixava a história mais envolvente e apaixonante, diria até inesquecível. Fiquei simplesmente cativada e encantada pela história linda e tocante do casal.


“– Como as borboletas, que enfrentam todas as fases até poderem voar- acrescentou Ramon. – E, em todas as fases, ainda seremos borboletas, assim sempre seremos você e eu.”
Gostei do jeito que os autores entrelaçaram alguns personagens entre as histórias. O livro serviu como exemplo para quebrar o preconceito que alguns têm com youtubers e booktubers. Eu mesma era um delas, mas ainda bem que resolvi conhecer a escrita dos autores. Acredito que todos deveriam fazer isso, dar uma chance de explorar novos autores e gêneros. Leia sim sobre outras visões, mas tente criar a sua antes de julgar. Eu não sou de acompanhar canais do YouTube, e mesmo que acompanhasse, seria indiferente; as pessoas que escreveram essas belas histórias são talentosas e não são diferentes dos autores que costumo ler. Ser um booktuber ou youtuber não desmerece e nem rebaixa o nível de qualidade dessas pessoas, eles lutaram e conquistaram esse sonho de escrever um livro.
“– Julgamos um sorriso sem saber quanta dor é emitida para mantê-lo no rosto”.
Esses contos mostraram o amor nessa era digital, a rapidez que as pessoas se apaixonam, desapegam e mudaram seus conceitos, como o casamento, que agora não é uma prioridade na vida de muitos jovens, já que estudam, trabalham e tentam conseguir construir uma carreira e uma estabilidade, de seguirem seus sonhos, mesmo que não sejam os mesmo que seus pais ou que as pessoas esperam, e terem a liberdade de serem como querem e viverem do jeito que quiserem sem julgamentos.
“Não perca tempo lamentando e continue correndo atrás. É assim que transformamos sonhos em realidade”.

Quero agradecer a Galera por enviar o livro e parabenizar pelo lindo trabalho que fizeram na composição do livro, a diagramação ficou bonita e a revisão ficou perfeita. A capa ficou linda pela simplicidade e detalhes que remetem ao que o livro quer passar.

Se você gosta de contos românticos, com pinceladas de humor e que tenham histórias inesquecíveis, não pode deixar de conhecer esses três casais que prometem arrancar suspiros e sorrisos.
Comentários
23 Comentários

23 comentários:

  1. Confesso que as resenhas que li desse livro até o presente momento tem superado minhas expectativas em relação ao livro, jurava que só iria ler criticas negativas, mas vejo que cada conto de cada autor tem algo em especial que faz com o leitor se envolva, claro que cada um vai gostar mais de um conto. As histórias parecem ter uma escrita envolvente, e personagens cativantes, por isso provavelmente pretendo ler esse livro ainda esse ano.

    ResponderExcluir
  2. Oi Thaís, sua linda, tudo bem?
    Eu já vi alguns vídeos do canal da Pam e sei quem é a Bel, pois as duas fazem um vídeo juntas, o Pam de Bel. Os outros dois autores não conheço ainda. Estava curiosa sobre esse livro, é a primeira resenha que leio. Gostei do que a Pam e a Bel fizeram, as duas conseguiram mostrar que temos que nos entregar completamente ao amor. Viver o amor. Mas pelo seu destaque, acho que Julio e Ramon é que vão me emocionar. Dica mais do que anotada. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Thais!

    Tbm estou bem curiosa com esse livro! Adorei a capa e a sinopse. Como não conheço o trabalho dos autores que escreveram, estava esperando uma resenha para ver se me agradava. Enfim, gostei muito da sua resenha e tenho certeza que també vou me divertir lendo.

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Oi, Thais!
    O que eu não curto nesses youtubers são as autobiografias que eles escrevem, mas um livro nesse estilo com certeza eu dou chance.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Oiii Thais

    Às vezes alguns booktubers e blogers se revelam melhores autores do que muitos imaginavam, às vezes decepcionam, é dificil dizer que tem o dom pra coisa e quem não, o jeito é tentar mesmo. De todos estes, conheço apenas a Pam, de quem sempre gostei muito, acho que foi uma das primeras bloggers que acompanhei quando ainda tinha o Garota It.
    Enfim, vou ser honesta, livros de contos não são exatamente o meu tipo de leitura, então por essa razão não leria esse livro. Porém, o fato dos personagens terem sido entrelaçados em várias histórias desperta minha curiosidade pq nunca li antologias assim, então não descarto se tiver a oportunidade ler um dia esse livro, mais por curiosidade.

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro contos!!! E esses me pareceram bem fofinhos!

    Vai pra lista de desejados!

    Bjks

    Lelê

    ResponderExcluir
  7. Adorei a história da Madu, acho super importante escrever sobre relacionamentos abusivos para essa galera mais jovem.

    ResponderExcluir
  8. Oi.
    Gosto de contos, talvez de uma chance a leitura, por esse motivo. Mas não é um estilo de leitura preferido. Com certeza o livro será sucesso entre os fãs dos autores. Ótima resenha. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Thais.
    Achei a capa dele muito bonita, mas foi só o que me interessou. Não sou fã de livros de contos e muito menos de livros escritos por booktubers. É um livro que eu leria, mas não compraria.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Oi Thaís...
    Sou fã de contos e esse livro parece ser um amorzinho... As resenhas que tenho lido sobre ele tem superado minhas expectativas... Aposto que esse livro fofo a começar da capa vai me emocionar bastante...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  11. Tenho um enooooooorme preconceito com livros de youtubers, mas não pelo simples fato de serem youtubers e sim o conteúdo do livro ser uma espécie de biografia. No caso dessa obra, eu leria por se tratar de uma ficção e ainda mais releituras de romances clássicos trazidas para o nosso século.
    Dos booktubers que escreveram ao livro, acho que só conhecia a Pam. Não sou de acompanhar canais, assisto um vídeo ou outro aleatoriamente. Gostei do enredo do livro e quero Lê-lo.

    Confissões de uma Mãe Leitora

    ResponderExcluir
  12. Oi Thai

    Eu não estava com muita vontade de ler, mas agora fiquei. O tema é bem interessante, bastante atual e gosto de romances com pinceladas de humor <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  13. Nossa Thaís, excelente palavras tua colocadas...este livro realmente parece bem legal, estou bastante ansiosa pra conhecer mais a obra.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Eu não sou muito fã de livros que reúnem contos, por isso não li ainda. Mas a Pam vai lançar um romance na Bienal e eu estou louca pra ler, a capa é linda o titulo e sinopse me deixaram bem animada.

    Beijo,
    https://portaoazul.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Thais, tudo bem?
    Eu tenho vontade de ler esse livro :3
    Pura curiosidade mesmo hahha, porque não sou fã de livros de contos. Mas pela sua resenha, acho que eu poderia gostar sim.
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito do livro~, ainda mais por ele apresentar três contos diferentes. O que mais me conquistou foi o primeiro, gosto de romances casuais como este. Eu também tenho um certo preconceito com livros de youtubers, acho que devo ler este livro, para mudar, talvez, um pouco essa minha visão. A capa é realmente muito linda. Amei sua resenha.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  17. como é bom ver que mesmo 'cibernéticos' ainda sabem dar o devido valor ao sentimento mais nobre que existe!

    ResponderExcluir
  18. Eu também tenho um certo preconceito com livros de youtubers, mas esse é um tanto diferente de alguns outros que vi. Não será minha primeira opção, mas caso haja oportunidade, lerei sim.

    ResponderExcluir
  19. Oi
    que bom que curtiu a leitura e os contos realmente parecem ser fofos, nem sabia que tinham sidos baseados em outros livros, a capa é bonita e ótima resenha até fiquei com vontade de conhecer as histórias.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Eu gosto muito de livros de youtubers, embora todos que li só conhecia de vídeos a Fabiana Bertotti!
    O Christian Figueiredo e vários outros que li seus livros, só conheci depois de ler, e não vejo nada de mais em ler esses livros, rs
    Não conhecia a Pam, na verdade, só de nome, mas assim que fiquei sabendo que ela lançaria em co-parceria esse livro, fui ver seus vídeos e gostei bastante, e claro, estou curiosa pra ler o livro!
    Depois dessa resenha show, to ainda mais ansiosa!
    Principalmente pelo conto da Pam, não desmerecendo os outros, mas como o dela é baseado em Orgulho e preconceito, um de meus livros preferidos, fiquei ansiosíssima para ler!
    bjsss e parabéns pela resenha! =D

    ResponderExcluir
  21. Apesar de ser um livro que eu não tenho costume de ler, o livro acabou me despertando interesse. Dentre os contos citados acima, o que eu mais fiquei com vontade de ler foi o do Pedro e da Bel Rodrigues. Gostaria de ler o conta da Bel Rodrigues para ver como é o decorrer da história, apesar de ser triste </3 E o conto do Pedrugo me despertou interesse por abordar um casal gay, e como eu sou gay, acredito que eu irei me identificar bastante!

    ResponderExcluir
  22. Apesar de não conhecer os Booktubers que escreveram esse livro, estou há tempos curiosa pra ler a história. Gostei bastante da ideia de escrever contos baseados em histórias e famosas e tenho certeza de que vou adorar o livro.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  23. Oi Thaís
    Achei o tema interessante e atual. Gosto desse tipo de leitura para me manter informada de como são as coisas atualmente. Por ser uma leitura leve divertida talvez dê uma chance a ela.
    Abraços, 
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Top Comentarista de agosto, serão 3 ganhadores e você pode ganhar um livro a sua escolha

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo