22/10/2016

Resenha: Sombras do Império

Título: Sombras do Império
Autor: Steve Perry
ISBN: 9788576572633
Editora: Aleph
Ano: 2015
Páginas: 448
Compre: Aqui

Sinopse:

São tempos sombrios na galáxia. Enquanto a princesa Leia organiza uma missão para resgatar Han Solo do terrível Jabba, o Hutt, Darth Vader vasculha a galáxia atrás de Luke Skywalker, com o objetivo de recrutá-lo para o lado sombrio da Força.
Para atender a ordem do imperador Palpatine, o Lorde Sombrio une seus esforços a Xizor, poderoso líder de uma organização criminosa. Mas Vader não é o único a querer as graças do imperador, e seus planos podem ser colocados em risco, já que o chamado Príncipe Negro pode ter outros interesses nessa empreitada.

Resenha:

Sombras do Império é uma obra do universo expandido Legends de Star Wars e que se passa entre os filmes V (O Império contra-ataca) e VI (O retorno de Jedi). Apesar de ser considerada apenas uma lenda, é uma obra incrível e que merece ser lida; ela agradará aos fãs e principalmente aos que não são fãs. Sim, você não leu errado. O motivo disso? Explico abaixo.

Han Solo foi congelado em carbonita e sequestrado a mando de Jabba – um chefe do crime organizado –, o que não deixa Leia e Luke nada feliz. Ela começa a se convencer que está apaixonada por Solo, então precisa salvá-lo de toda forma. Skywalker, por sua vez, quer salvar o amigo e se junta a essa empreitada.


Ao mesmo tempo, o Imperador determina que Darth Vader encontre Luke, pois a Força é forte no rapaz. Caso eles consigam atraí-lo para o lado sombrio, certamente o Império triunfará. Vader, sabendo que se unir é realmente essencial, colocará toda a sua força nessa empreitada. Além disso, ele possui um motivo a mais: Luke é seu filho e ele quer estar perto do garoto.
“Se Xizor pudesse disparar um raio através do tempo e do espaço para atacar e matar Vader, faria isso sem pestanejar. Apenas fantasia: Vader era poderoso demais para ser atacado diretamente” (p. 14).
Ao menos tempo, Xizor, poderoso líder de uma organização criminosa, resolve prestar serviços ao Império. Porém, o Príncipe Negro – apelido carinhoso de Xizor – pensa somente em si mesmo e, quando for necessário, poderá tomar atitudes questionáveis. Assim, a galáxia pode acabar se tornando palco de uma profunda guerra de interesses.

A premissa é boa, deveras; contudo, o melhor da obra é o trajeto de leitura e não a premissa propriamente dita. O motivo: se você é fã de Star Wars e conhece bem os filmes, já sabe qual será o final da obra; afinal, ela se passa entre dois episódios da trilogia clássica. Para quem é novo no universo, a leitura será uma descoberta completa, o que dará um brilho a mais. Isso faz a obra ser ruim para quem já é fã? Não mesmo. Como foi dito, a beleza de Sombras do Império está no trajeto, nas lutas, nas intrigas políticas e na briga pelo poder galáctico.


Além disso, outro aspecto pelo qual a obra merece ser lida é a boa qualidade dos personagens. Imperador, Darth Vader e Luke já são velhos conhecidos, então nem preciso dizer que são incríveis. Na obra, quero destacar Leia e Xizor. A primeira ganha os holofotes por, novamente, quebrar com os padrões. Ela não é a princesa a ser salva; ao contrário, é ela quem vai salvar o “mocinho”. Além disso, também ganha destaque pela força que demonstra. Xizor, por sua vez, é o melhor personagem de toda a trama; inteligente, estrategista e altamente ganancioso, ele conquistará rapidamente quem gosta de personagens voltados para o lado sombrio.
“Xizor era, afinal, um criminoso. Sua moral era perversa, sua ética transitória, sua lealdade inexistente. Não pararia por nada até conseguir o que queria, e Vader estava bem certo de que o que Xizor queria não incluía uma galáxia com espaço para Vader ou o Imperador” (p. 52).
Outro fator que contribui para a boa leitura é a escrita de Steve Perry. Com uma narrativa rápida, inteligente e profunda, consegue fazer com que as mais de 400 páginas passem rapidamente. Quanto mais você lê, mais quer devorar a obra. Mesmo sabendo o final, fica impossível largar o livro.

Se tudo isso não fosse o bastante, a obra ainda conta com um trabalho gráfico primoroso. A capa é bonita, apesar de não ser a mais bela do universo Star Wars. A diagramação está perfeita: linda e confortável, o que facilita bastante o processo de leitura. Além disso, a obra conta com uma boa revisão.


Desta maneira, afirmo: leia Sombras do Império. Se você conhece bem os filmes, as intrigas políticas irão te prender. Caso você seja novo no universo, leia sem medo; para você, a obra é um emaranhado de possibilidades.
“Competir com Xizor é perder” (p. 61).

Comentários
10 Comentários

10 comentários:

  1. Mesmo vindo no blog há tão pouco tempo, já deu para perceber que Star Wars não é meu tema preferido..aliás, passa bem longe de ser até um pouco preferido. Já tentei ler alguma coisa e ver alguns filmes. Mas não adianta, não me prende, não me convence..Então, para não me tornar mais chata ainda, prefiro não ver e nem ler.
    Sei que os fãs piram em livros assim e isso que importa. É uma saga com milhões de fãs pelo mundo, então, ter que ser ovacionado tanto em livros quanto em filmes!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcos!

    Esse eu tenho! kkkk Mas ainda não li :(

    Está dificil conseguir comprar os demais livros da coleção, mas tenho fé que um dia eu consiga! rsrsrsrs

    Adorei a resenha e suas fotos com o Darth me matam de inveja! kkkk

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Marcos!

    Acompanhar suas resenhas dessa série através de livros, tem sido fabuloso.
    E esse trabalho gráfico? O maior luxo!
    Quero todos!
    “Com a sabedoria aprendemos a ser tolerantes.” (Henry David Thoreau)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcos!

    Adorei saber do livro porque eu adoro os filmes! Ás vezes me sinto perdida no universo dos livros de Star Wars e com este eu não terei problemas!

    Adorei a resenha como sempre!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oii Marcos.

    Apesar de curtir muito o filme, não creio que os livros sejam o meu estilo, geralmente me cansa. Amei a edição do livro, essa ultima foto está linda.

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  6. Oi Marcos
    Eu já disse aqui que eu adoro essa série, e amo ler suas resenhas sobre, fico louca pra ler. Amei sua coleção, me faltam vários livros ainda para completar a minha.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Marcos!!
    Como fã dessa série estou adorando conhecer os livros de Star Wars!! Sem dúvida vou comprar esse livros para minha coleção!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  8. Olá!!!
    SW cada vez prende seus fãs...Boa leitura gte!!

    ResponderExcluir
  9. Hum, pareceu-me mesmo bem clássico e de tirar o fôlego!
    Não, mas olha, de novembro não passa!
    VOu dar um jeito de assistir a todos os filmes de Star wars pra poder ler os livros kkkk se não, não entendo bem kkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Já vi os filmes e conheço os personagens, exceto o Xizor. Gostaria de ler para conhecer um pouco mais a fundo os sentimentos de Vader em relação aos seus filhos.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo