29/04/2016

Resenha: A Neta da Maharani

Título: A Neta da Maharani
Autora: Maha Akhtar
Editora: Primavera Editorial
ISBN: 9788561977092
Ano: 
2009
Páginas: 
363
Compre: Aqui

Sinopse:

Em três gerações e um século completo, o livro traz a história de quatro mulheres admiráveis marcadas por amores secretos.
A neta da Maharani é um romance de memórias que retrata amor, esperança e choque cultural. Relato da saga de Maha Akthtar em busca de sua verdadeira origem, a obra é um resgate de experiências que o tempo tentou apagar. Em três gerações, o livro traz a história de quatro mulheres marcadas por amores secretos - Anita Delgado, uma bailaora espanhola que aos 17 anos se casou com o marajá de Kapurthala, na Índia; Laila, uma mulher libanesa independente e à frente de seu tempo; Zahra que cometeu o erro de se apaixonar por Ajit, filho de Anita Delgado e do marajá; e Maha que busca a verdadeira identidade em viagem que começa em Nova York, passa pela Europa e chega à Índia.

Resenha:

Você acredita em contos de fadas? Eu nunca acreditei. Porém, o livro A Neta da Maharani mostrou-me que eu estava errado. Contos de fadas existem, porém, não são tão coloridos quanto os da Disney. É possível acordar e descobrir que se é uma princesa, mas existirá choque cultural, coerções e tudo mais. Na vida real tudo é mais emocionante e mais duro, principalmente para as mulheres. Aliás, é sobre as mulheres que iremos falar nessa obra.

Mara Akthtar, uma mulher forte e moderna, é jornalista e acredita ter nascido na Austrália. Porém, por causa de sua profissão e algumas questões burocráticas, ela precisa procurar alguns documentos antigos, o que mudará sua vida completamente. Ao tentar localizar a sua certidão de nascimento, começa a perceber que a história da sua vida pode não ser exatamente o que ela sempre acreditou.


A partir daí, Mara começa a investigar o seu passado e acaba tendo que tirar algumas dúvidas com sua mãe, com a qual já não nutria um relacionamento tão bom. Diante disso, o seu passado vem à tona. Aliás, não apenas o seu passado, mas o de toda a sua família, tanto por parte materna quanto por parte paterna. Definitivamente, sua vida muda de forma completa. É sobre essas mudanças e sobre as mulheres que vieram antes dela (mãe e avós) que esse livro fala.
“Às vezes a vida nos põe diante de encruzilhadas e nos oferece caminhos distintos. Você pode escolher um ou outro, mas o destino tem uma maneira estranha de se manifestar; sempre nos devolve a trilha em que devemos estar, a trilha que escolheu para nós” (p. 246).
Em primeiro lugar, a obra chama a atenção por ser uma história real. É claro que o enredo é romanceado, mas toda a essência é verdadeira. O leitor fica com aquela sensação de que o que está presenciando uma novela ou um conto de fadas real, guardando as devidas proporções, é claro. Ademais, outro aspecto que me ganhou foi a obra ser baseada nas mulheres da família. A vivência, o sentimentos, a cultura, tudo tem foco principalmente na questão feminina. Por isso ser pouco comum na literatura, esse aspecto me agradou demasiadamente.

Aliás, o que falar dessas mulheres encantadoras? Cada uma, com suas características, amores impossíveis e improváveis, e personalidades marcantes, marcou-me e tocou-me profundamente. Por terem origens em culturas diferentes, cada uma delas deixa ensinamentos únicos. Além disso, aprendemos também sobre aspectos culturais com o livro, pois somos levados a desbravar várias cidades e povos.


O livro ainda reservou-me outra surpresa: a escrita de Maha Akhtar. Por saber, desde o início, que era uma obra mais densa, que apresentava diversos aspectos culturais, imaginei um enredo mais arrastado por conter muitas explicações. Engano meu. Akhtar escreve maravilhosamente bem e possui uma narração ágil e envolvente. Sua escrita permite uma proximidade com o leitor enorme, o que faz com que desejemos desbravar uma página atrás da outra.
“Entretanto, o mais importante de toda aquela informação era que Anwar Akhtar não era o meu pai. Entendi a maneira que se comportava comigo, sua frieza, seu ressentimento, sua má educação, suas ameaças, seu assédio psicológico, sua chantagem emocional… tudo. Nada que eu pudesse fazer teria mudado seus sentimentos em relação a mim e, sabendo disso, fiquei aliviada ao compreender que aquela repulsa não tinha sido culpa minha” (pp. 347 a 348).
Quanto à parte física, eu não tenho o que reclamar. A capa é maravilhosa e já apresenta os aspectos culturais que estarão presentes na obra. A diagramação, por sua vez, é simples, mas com certos detalhes bonitos. A fonte e espaçamento possuem tamanho ideal, o que proporciona uma boa leitura. A revisão e tradução também estão ótimas.

Desta forma, diante dos aspectos mencionados, resta-me indicar A Neta da Maharani. Se você gosta de romances reais e livros com mulheres fortes, essa obra é para você.



Comentários
25 Comentários

25 comentários:

  1. Com certeza é um livro que vale a pena ser lido . A capa é linda, e sua historia ainda mais. Gosto de livros que focam nas mulheres e no modo como elas dirigem suas vidas. Me parece uma obra densa mesmo, mas acredito que é muito engrandecedor.
    Bom dia !

    ResponderExcluir
  2. Já me apaixonei no primeiro paragrafo da resenha, gosto de contos de fadas mas infelizmente aqueles da disney são bem surreais, mas este parece ser excelente primeiramente por mostrar um choque de cultura e a presença da mulher, achei bem interessante como ela descobriu ser de outra família, percebi mesmo que a capa e a diagramação são lindas e parecem fazer um belo par com a história

    ResponderExcluir
  3. Olá Marcos!
    Gostei dmais viiu!
    Permissa linda msm, não conhecia a autora e suas obras, me chamou bastante atenção realmente a história...
    Qro mto ler!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcos!

    Ha! Quero claro! A princípio, gostei muito da capa mesmo sem ler a sinopse, depois de sua resenha, fiquei ainda mais curiosa e vou adicioná-lo na minha lista de desejados.

    Adoro livros com culturas diferentes, e o ponto principal deste, que me fez desejá-lo ainda mais, são as mulheres fortes e a história real por trás do romance.
    Fico feliz por ser um livro gostoso de ler e ágil.

    Parabéns pela resenha e parabéns a editora pelo belíssimo exemplar!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  5. Achei interessante como a história é construída, mas não fiquei curiosa em conhecer. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  6. Oie...
    Esse livro parece ser fascinante! Livros que exploram outras culturas sempre me agradam e sempre acrescentam algo a mais no meu ser, apesar de sempre ler com o coração na mão, pois, sempre as mulheres sofrem muito nesse tipo de leitura.
    Já havia visto esse livro por aí, mas, ainda não sabia que se tratava de uma história real, agora, mais do que nunca quero ler!
    A edição está mesmo MARAVILHOSA!
    Beeiijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nossa com certeza leria esse livro!! Amo historias assim, conto de fadas na vida real nao e tao facil cmo na disney cmo vce disse e por se tratar de uma historia que envolve choque cultural me interessou ainda mais!


    http://naiamelo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Fiquei com muita vontade de ler, gosto muito de livros que retratam outras culturas, além disso, o fato de ser uma história real, embora romanceada, me chamou muito a atenção!
    A capa está incrível, muito linda mesmo, e a resenha também está incrível, como sempre!

    ResponderExcluir
  9. Oii,
    Não é uma obra que me interessa, acho um pouco chato esses assuntos focos, mas gostei da resenha, fotografias bem bonitas, com foco, e contraste entre as cores.
    Parabéns, o blog está belíssimo, e obrigado pelo comentário no meu blog, fiquei muito feliz, e acho muito importante essas parcerias de divulgação, assim nosso trabalho ganha muito mais valor!
    Abraços!
    http://umalbumpanoramico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá...
    Que resenha incrível.... Amo um bom romance e curto demais livros que mostram o quanto as mulheres são fortes e determinadas... Quero realmente descobrir se Maha vai encontrar sua verdadeira identidade...
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro, mas deve ser um livro muito rico em detalhes e em cultura, ficamos curiosas para ler.

    Beijos


    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Marcos!

    eu tb não acredito em Contos de fadas, mas vou rever meus conceitos rsrsrs acho que a parte cultural deve ser muito interessante, assim como a personalidade das mulheres! Parece ser muito bom!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  13. Adoro livros com personagens femininas fortes, principalmente quando é historia é mais real. Já quero! E essa capa ficou linda demais.

    Abraços.
    aressacaliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Sou apaixonada por livros com mulheres fortes, já que geralmente não são muitas as obras que as retratam assim, essa história parece incrível, acho que vou comprar de presente pra mamãe, ela também é super fã de narrativas assim! Já coloquei na minha lista, adorei a sua resenha!

    Beijos~ ♡
    ✮ C'est la Lola ✮

    ResponderExcluir
  15. Essa é a segunda resenha que vejo do livro e parece ser realmente muito bom. Acho que sei mais ou menos o que acontece, e estou bem curiosa pela leitura.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  16. Eu gosto desses contos de fadas, de fantasias, embora saiba que a realidade é diferente, mas é bom fugir dela as vezes. Gostei muito da premissa do livro, por mostrar que o glamour da realeza nem sempre é tão glamourosa assim. Gostei da personagem principal e de saber que a história é real. Gostei muito da obra e da resenha.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  17. Oi Marcos.
    Não conhecia esse livro. A história parece ser mesmo encantadora! Um mix de cultura e um grande ensinamento sobre as mesmas torna a obra ainda mais chamativa. Mulheres fortes, guerreiras e com um toque de romantismo na alma só pode gerar ótimas histórias. E como fã de documentários, com certeza iria adorar ler esse conto de fadas real. Imagina só você descobrir que o seu passado é bem maior do que você imaginava? Que talvez você seja uma princesa? Ou uma rainha? Ou que sua avó foi uma? Só posso dizer que sem dúvidas, é uma ótima dica!
    Abs!

    ResponderExcluir
  18. Eu preciso dizer que já quero ler o livro? Com toda a certeza vai para a lista :)
    Como você mesmo já disse na resenha, é tão difícil encontrar livros com mulheres - que dirá mulheres fortes e importantes - que esse é o ponto principal que me faz querer ler a obra.
    A capa é muito bonita também :)
    Espero ter a oportunidade de ler e curtir tanto quanto você :)
    Beijoos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá, Marcos.
    Eu vi uma resenha desse livro no blog Irmãos Livreiros e me interessei pela obra. Além da capa linda, a história parece ser incrível. Gosto muito de histórias assim, gosto de ler sobre a cultura deles. E se a autora ainda soube desenvolver essa parte muito bem, é claro que vou querer ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  20. Que lindo! Amei a capa e ainda mais a história, parece ser um livro ótimo.
    Não só por toda essa reviravolta na vida da personagem principal, como também, por mostrar a vida e problemas e a força de todas essas mulheres.
    É difícil ler um livro que a mulher e seus problemas diários não sejam banalizados, então quando encontro um livro que nos valoriza, fico ansiosa para lê-lo.
    Esse já está anotado aqui!
    bjss

    ResponderExcluir
  21. Nunca li nada sobre a cultura indiana, mas ela me fascina, interessante o livro acompanhar 3 gerações, e por isso pretendo ler, já até coloquei no skoob.
    A capa é linda

    ResponderExcluir
  22. Oi Marcos.

    Gostei bastante da resenha, o livro me pareceu ter uma boa premissa, eu amei essa capa, é realmente difícil encontrar livros como esse, principalmente com mulheres fortes e decididas, eu simplesmente amei a resenha.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
  23. Oi, Marcos! Tudo bem?

    Cara, este livro é incrível!
    Eu li e me apaixonei pela escrita de Maha Akhtar. A Primavera arrasou com o lançamento desse livro! Super curti! :)
    Parabéns pela resenha, TOP!

    Abraços,
    Daniel Moraes
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  24. Ha Marcos...
    Tantos livros que quero ler... O que posso comentar sobre este, parece muito interessante, do jeito que eu gosto, mas por se tratar de uma história real ( mesmo que romanceado como disse) fica ainda mais tentador. Quero sim ler este livro.
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Sorteio da Trilogia O Inferno de Gabriel para 2 ganhadores

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo