29/05/2016

Resenha: Outro Conto Sombrio dos Grimm

Título: Outro Conto Sombrio dos Grimm
Autor: Adam Gidwitz
Editora: Galera Junior
ISBN: 9788501106865
Ano: 
2016
Páginas: 
352
Compre: Aqui

Sinopse:

Depois de revisitar a história de João e Maria, mostrando o conto original dos irmãos Grimm, o autor mais uma vez usa a escrita original dos autores para mostrar a verdadeira aventura de João e o Pé de Feijão. Juntem-se a este conto de fadas pra lá de diferente e acompanhem João e Jill pelas histórias dos Irmãos Grimm, de Hans Christian Andersen e de outras figurinhas do universo do faz de conta. E se preparem para descobrir paisagens incríveis, que podem ou não! ser assustadoras, sangrentas, aterrorizantes e cheias de surpresas.

Resenha:

Adam Gidwitz é um escritor norte-americano que se propõe a revisitar e recontar os contos de fada de uma maneira diferente. O objetivo do autor é recuperar, ao menos em parte, aquele lado sombrio dos contos originais, isso sem perder a chance de falar com crianças. Ou seja, ele escreve para crianças, mas sem fazer com que os contos de fadas pareçam açucarados e bobos.

Com essa ideia, Adam revisita o conto do João, aquele mesmo do pé de feijão. Contudo, dessa vez, esse garoto não estará sozinho. Ele terá duas ilustres companhias: Jill e o sapo de três pernas. Aliás, essa dupla que irá acompanhar o João teve um início bem diferenciado. O nosso querido sapo não virou príncipe. Ele até tentou, mas não deu. Ele foi rejeitado por uma princesa. No final, terminou com o coração partido.


Jill também teve um início desastroso. Ela é da família real, uma princesa. Porém, querendo ser ainda mais bela do que já é, adquire uma seda para fazer um belo vestido. Contudo, essa seda tinha características especiais: ela era invisível para a maioria das pessoas. Jill se sentia linda no seu novo vestido, porém, quando saiu pelas ruas, todos a enxergavam nua. A princesa morreu de vergonha, obviamente. Então, resolveu fugir do seu reino fantástico e acabou conhecendo o tal sapo e o João.
“Com toda dignidade que havia sobrado, o pequeno sapo mancou para fora do quarto dela, desceu a enorme escada e saiu noite afora, deixando um rastro de sangue de sapo por onde passava” (p. 38).
Esse trio, obviamente, aprontará muitas travessuras. Com os desafios e aventuras que eles irão encontrar, o leitor se diverte, ri e sente também repulsa. Sim, acontece os três ao mesmo tempo. Isso se dá porque Adam não romantiza seus contos; o objetivo é que as crianças também sintam outras coisas, como medo. Porém, ao mesmo tempo, ele deixa tudo mais leve e divertido com tiradas engraçadas e falas cômicas.

Aliás, outro ponto que deixa a trama mais leve é a forma que o autor resolveu contar a obra. O narrador intromete-se no meio dos ocorridos diversas vezes para proferir juízos de valor, fazer comentários e até soltar uma piada ou outra. Esse recurso narrativo deixa o livro mais solto e envolvente, além de dar um diferencial para a obra.


Outro fato muito interessante é que, nessa obra, o autor não se prende apenas no enredo de João e o pé de feijão. Adam permite-se visitar diversos contos clássicos, modificando-os e o unindo-os de maneira interessante e coerente. Isso faz com que Outro Conto Sombrio dos Grimm seja uma releitura ao mesmo tempo em que tenha um enredo original. Mesmo que o jovem leitor já conheça todos os contos de fadas, ele conseguirá se divertir com essa nova junção.
“Na verdade, se vocês são o tipo de pessoa que não gosta de ler sobre sofrimento, derramamento de sangue e lágrimas, por que não fingem que o dia acabou ali e fecham o livro agora mesmo?” (p. 84).
Quanto à parte física, a Galera caprichou. A capa é muito bonita e atrativa; demonstra a essência do conto de fada sem deixar de ser sombria ao seu modo. A diagramação, por sua vez, é bonita e confortável, proporcionando uma boa leitura. A tradução e revisão estão excelentes.

Em suma, Outro Conto Sombrio dos Grimm é uma excelente releitura e que, mesmo se baseando em contos consagrados, consegue ser, ao menos em parte, original. Ademais, é divertido, mesmo quando causa terror. Sem dúvidas, uma ótima pedida para leitores mais jovens.

Outras fotos:







Comentários
25 Comentários

25 comentários:

  1. Oi, Marcos, tudo bem?

    Essa capa está muito bonita e chamativa!
    Essa parte do tecido invisível me lembrou um episódio de Chapolin, um que só os inteligentes podiam ver o "tecido"! hahaha
    Sabe que eu nunca li os contos em suas versões originais? Deve ser muito legal. E que bom que essa releitura conseguiu os dois fatos, pegar o que as histórias tinham de melhor e, ao mesmo tempo, ter identidade própria. É uma leitura que eu não faria apenas por não me identificar mais com o gênero, mas com certeza presentearia meus sobrinhos com este livro.
    Excelente resenha como sempre.

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  2. Quando vi o tema pensei que seria um livro que somente resgata os contos originais. Que bom que não era isso. Outras visões dos clássicos são sempre bem vindas

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcos!

    Eu gostei muito da edição do primeiro livro, apesar de ainda não o ter lido, e estou bem curiosa para adquirir este tbm!
    Achei que era uma história mais voltada para o publico adulto, nem reparei que era do selo junior da editora... mesmo assim, quero lê-lo. Acredito que gostarei muito da história!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcos!
    Que linda essa capa, amei! E as ilustrações também estão muito graciosas. Mesmo sendo uma obra mais voltada para o público jovem, gostaria de ter na minha estante e me divertir com essa leitura leve. Os contos na versão dos irmãos Grimm sempre são ótimos e essa releitura deve ser muito interessante. Obrigada por sua resenha. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Marcos!
    Eu não sabia dessas releituras dos contos dos Irmãos Grimm. Achei bem interessante como o autor escreveu. E essas capas são divosas.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Olá, Marcos.
    Tenho gostado muito dessas releituras que ando lendo dos contos de fadas. E essa me pareceu ser muito boa. O conto em questão não é um dos meus favoritos, mas como teve esses outros personagens inseridos, acho que vou gostar bastante.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. A ideia do livro é maravilhosa, estou louca para ler!
    E que trabalho maravilhoso esse da editora não é? a capa e a diagramação estão perfeitos! *-*

    Beijos
    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Só para criança nada. Adorei e já coloquei na lista dos desejados.
    Como não gostar dessa coisinha um tantinho mais sombria??
    Na minha época não tinha dessas coisas, rsrsrs.

    Adorei a resenha!

    Bjksssss

    Lelê

    ResponderExcluir
  9. A capa e as ilustrações pelo livro estão lindas apesar de simples. Bem legal da parte do autor escrever um conto que já é bem conhecido de forma diferente.

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Quero muito ler a obra, achei a ideia dele sensacional. Já está na minha lista *--*

    Beijos ♥
    https://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Marcos
    Adorei saber que a narrativa é tão gostosa assim, cheia de piadas do narrador. Misturar outros clássicos também deve ter dado um diferencial ao livro.
    Adoro releituras e acho que esse vai me agradar muito. Estou com o livro em casa e já vou começar a ler.
    Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  12. Amo releituras, nunca fui fã de João e o pé de feijão mas me interessei pela obra instantaneamente, a capa é maravilhosa, vou dar uma chance ao livro, mesmo sendo um pouco aterrorizante, acho que também conseguirei me divertir, amei a diagramação e já adicionei a lista de desejados

    ResponderExcluir
  13. eu que amo contos de fada ainda ainda mais essas versoes originais que sao mais sombrias, adorei conhecer mais esse

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  14. Oi Marcos!
    Nem preciso falar que adoro contos de fadas, ainda mais quando tem esse toque sombrio. Há tempos estou querendo ler o primeiro livro e sempre que ia comprar não estava disponível. Daí meio que deixei pra lá. Mas agora sabendo dessa maravilha eu quero muito ler os dois. Adoro essa junção de personagens e da releitura com modificações. Com certeza é uma ótima dica!
    Abs!

    ResponderExcluir
  15. Oi Marcos, tudo bem?
    Eu ando lendo muitas adaptações dos clássicos e ando curtindo muito. Então adorei conhecer esse livro e com certeza vai para a lista, até porque estou querendo usar o conto do João em um próximo trabalho, então gosto de conhecer as várias releituras que aparecem por aí :)
    E achei bacana também esse lado mais sombrio, mas ainda engraçado. E já fiquei com pena da menina do vestido invisível :( Tadinha
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Marcos! Obg pelos detalhes do livro! Tô doida pra ler!
    Não tenho duvidas de que eh um excelente livro de contos!
    A capa está incrível!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Oi
    ainda não li nenhum desses livros, mas tenho curiosidade pois parece ser bem legal, ainda mais depois da resenha, é sempre legal ver um outro lado de histórias que conhecemos, gostei da resenha.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Marcos
    Se minha filha fosse mais novinha, compraria este livro para ler junto com ela, achei ele lindo e interessante, mesmo possuindo um lada mais sombrio. Eu curto demais conhecer releituras de contos de fada (apesar que os meus preferidos são os das princesas, principalmente o da Bela e a Fera).
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Sorteio dos 3 livros da Trilogia FUNÇÃO CEO de Tatiana Amaral

    ResponderExcluir
  19. Olá, Marcos, adorei teus comentários sobre a leitura e concordo em grande parte.
    As intromissões do autor/narrador são muito divertidas, ri demais.
    E a edição está impecável.
    Como eu gosto de contos de fadas e leio bastantes textos sobre literatura infantil e juvenil, estava bem exigente nas expectativas pela leitura desse livro, mas não me decepcionei!

    Beijinhos, Hel - Leituras & Gatices

    ResponderExcluir
  20. Gosto muito destas releituras dos contos de fadas então é claro que gostei deste livro. Nunca tinha visto uma releitura do conto João e o pé de feijão e gostei muito desta, além de possuir o sapo do conto A princesa e o sapo, também aparecer o rei, no personagem da princesa, do conto A roupa nova do rei. Gostei mesmo deste livro, a diagramação é bonita. Amei a resenha.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  21. Eu adoro livros e filmes que trazem versões diferentes da original, ou melhor, da versão infantil desses contos. Percebi que ele é bem divertido. Fiquei com um pé atrás por achar que seria contos para adultos, não por serem eróticos ou algo assim, mas pro trazerem cenas sangrentas e isso não é bom para um criança. Mas percebi a proposta do livro e gostei bastante ! ;)

    ResponderExcluir
  22. Oi, Marcos!
    Achei bastante interesaante e inteligente a forma como o autor contará essa releitura. Ao mesmo tempo que ele fará divertida e mais leve para o seu público não deixa de explorar outras emoções que poucos contos para crianças focam.

    Beijos,

    www.liliterario.com

    ResponderExcluir
  23. Que máximoooooo!!!
    Eu amooo releituras de contos de fadas!!
    Gosto dos contos, mas não tanto quanto as releituras, que sãao sempre mais bem argumentadas e divertidas, e esse parece ser ótimo.
    Com essa mistura de divertido e repulsivo.
    Gostei muito das ilustrações também, tem jeito de ser um livro bem primoroso.
    Anotado aqui ;)
    bjs

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Ainda não conhecia esse autor mas fiquei curiosa para conhecer sua escrita, gosto muito das releituras dos contos de fadas e esse foi um livro que achei interessante, mas principalmente a a proposta do autor de trazer esse lado mais sombrio dos contos originais mais ainda falando para crianças!!

    ResponderExcluir
  25. Oi Marcos, tudo bem?
    Eu gosto de releituras e esta parece ser muito interessante. Dica anotada. Ótima resenha.
    Um ótimo final de semana.
    Abraço.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo